Post-índice: Tudo sobre morar na Espanha

Depois do sucesso do post-índice sobre estudar na Espanha, chegou a hora de reunir em um só lugar todos os posts já publicados aqui e no BLPM (do qual faço parte) sobre morar na Espanha e especificamente em Madrid.

O objetivo desse post é facilitar a vida de quem está planejando adotar a Espanha como lar e acredito que pode ser muito útil em diversos aspectos, desde o momento em que você está planejando sua vinda, com os documentos e toda a burocracia, até a chegada à Espanha, escolha de apartamento, acesso à saúde pública, etc. São mais de 30 posts sobre diversos assuntos relacionados à vida aqui.

Documentos

Como morar na Espanha sendo familiar de um europeu: seu marido ou mulher tem nacionalidade europeia e vocês estão pensando em vir pra cá? Saiba o que você precisa fazer.

Como morar na Espanha com a cidadania de outro país da União Europeia: se você tem a nacionalidade iut, portuguesa ou de outro país europeu e planeja morar aqui, não deixe de ler para saber o que precisa fazer.

Como se preparar para mudar para a Espanha: tudo que você precisa planejar antes de vir definitivamente pra cá (papéis de banco, declarações, etc.).

Como viver legalmente na Espanha se sou aposentado no Brasil: sim, isso é possível.

Como transportar seu animal para a Espanha: como trazer seu pet se você está vindo definitivamente para cá.

Como fazer o empadronamiento: a Juliane conta nesse post como se registrar na cidade de residência.

Perdi o meu NIE. O que faço?:  como providenciar uma 2º via (duplicado) do NIE caso ele tenha sido perdido ou roubado.

Pareja de hecho/união estável em Madrid: como fazer?

Como dirigir na Espanha se sou residente?

Minha carteira de motorista espanhola

Escolhendo a cidade onde morar

Por que morar na Espanha?: os motivos que levam outros estrangeiros a escolher esse país e as vantagens/desvantagens que eles veem.

As melhores regiões da Espanha para morar: um estudo bem completo que avalia desde a qualidade de vida até os salários e poluição.

Por que eu escolhi Madrid?: todas as vantagens e desvantagens que a capital espanhola oferece para quem mora aqui.

Como é morar em Ibiza

Como é morar em Valencia

Como é morar na Galícia

Como é morar em Lleida

Quanto custa morar em Madrid?

Trabalhar na Espanha

Estágio na Espanha: como ser estagiário na Espanha ou em outro país da Europa.

Trabalhar na Espanha: mercado de trabalho e visto de trabalho.

De colega de trabalho a amiga da “vida real”

Como é trabalhar na Espanha: as diferenças práticas de ser trabalhador aqui e no Brasil.

Morar na Espanha e contribuir com o INSS no Brasil: os dois países têm um acordo que permite isso.

Como ser autônomo em Madrid

Salários na Espanha e áreas com mais oportunidades

Residência

Como alugar um apartamento ou quarto em Madrid

Melhores bairros para morar em Madrid

A mítica Plaza de la Cebada, em La Latina

Morar em Madrid com a família

Educação na Espanha para crianças

Saúde pública

Quem tem direito a usar a saúde pública na Espanha e como fazer o cartão de saúde.

Como a saúde pública espanhola funciona na prática.

Reflexões

Quatro anos depois morar na Espanha, o que mudou?

10 coisas muito fáceis de se acostumar na Espanha

10 coisas muito díficeis de se acostumar na Espanha

Arroz negro

Como é morar em um país em crise?

1o coisas que aprendi morando em outro país

Brasileiros que moram no exterior: ame ou odeie?

Identidade brasileira: o que é isso afinal?

Related Post

16 Comentários em Post-índice: Tudo sobre morar na Espanha

  1. Quero morar com uma amiga que mora na Espanha ela é legal lá
    Tem um pequeno negócio. Se eu for com uma carta convite la ficaria mais fácil ter um visto permanente
    Com todos os documentos e consegui emprego

    • Erick, a carta-convite só vale para convidar um turista a se hospedar na casa de um residente por um período máximo de 90 dias. A única solução para poder ficar, seria que ela tentasse te contratar e você passasse a ter um visto de trabalho, mas isso é complicado porque ela precisaria comprovar que não conhece nenhum espanhol (ou imigrante residente) que possa ocupar o posto.

      • Ola, boa tarde
        Então, tenho uma avó que é argentina mas reside a 20 anos na espanha, estou pretendendo morar com ela mas gostaria de saber qual a forma mas facíl de eu conseguir a permanencia no país, obrigado ….

        • Oi, Fabricio. Se você é maior de idade, o fato da sua vó residir aqui acho que não ajuda muito. Você poderia tentar as vias “normais”, como estudante, por exemplo. Abs

  2. Antonio José Martins // 12/03/2017 em 9:20 pm // Responder

    Boa noite ,
    Gostei muito das suas informações. Parabéns. Tenho à cidadania portuguesa mas penso em ir morar na Espanha por causa do desconto do IR de 25% , pela Receita Federal. Um abraço.

  3. Oi Larissa, amei suas informações, tudo muito esclarecedor!!
    Sou filha de espanhóis, mas até hoje não solicitei minha cidadania. Estou aposentada e pensando em ir morar na Espanha. Gostaria de saber se, morando na Espanha com autorização por estar aposentada, é possível requerer minha cidadania por lá.

    • Oi, Maria Antonia. No seu caso, como filha de espanhóis, você pode pedir um visto de arraigo familiar. Consulte o consulado! Abs

  4. EXELENTE POSTS. LINKS QUE MOSTRAM O CAMINHO DAS PEDRAS.

  5. OLa, obrigada por tanta informaçao de boa qualidade disponibilizada para gente.
    Eu estou me preparando pra mudar pra espanha em 2018, com meu marido. Iremos com o visto de autorização de residencia nao lucrativa. Ainda estamos muito indecisos com relacao a cidade, uma vez que nao iremos trabalhar, o mercado de trabalho nao é uma questao em destaque. Queremos mais a socialização com pessoas locais, aprender o idioma (so falamos ingles, zero espanhol). Queremos estar proximos a grandes centros, clima mais ameno, mais pra frio do que pra calor, custo de vida baixo, infraestrutura acho que nem preciso me preocupar ne? Queremos uma cidade mais pra moderna, que tenha “coisas” pra fazer. Nao somos muito fãs de cidadezinha pequena, isolada, monotona (por mais linda que seja). Nesse primeiro momento queremos “fugir” de Madrid e Barcelona pois queremos “sentir” melhor a espanha antes de morar em uma das duas (iremos fazer isso mais pra frente). Enfimmmm… falei demais ne?! Teria dicas quentes pra me dar? Hehe… Obrigada desde ja! Abraços e parebens pelo blog!

    • Oi, Juliana. É bem difícil opinar porque eu só tenho a experiência de morar em uma região da Espanha. Eu diria que, por vários pontos que você mencionou, Bilbao poderia ser uma boa escolha, mas não sei como é a questão do custo de vida e como está a questão do idioma atualmente – se eles falam mais o euskera ou espanhol. Cidades grandes de verdade, se comparamos com as do Brasil, só Madrid e Barcelona mesmo. Acho que esse post talvez possa ajudar um pouco: http://www.estoesmadridmadrid.com/2016/02/24/as-melhores-regioes-da-espanha-para-morar/ Abs

  6. Ah, temos 31 anos.
    E nao somos grandes fãs de litoral. Pode ter praia, mas nao é uma coisa que nos faria morar em certa cidade por CAUSA da praia. Preferimos parques, área verde, parques, castelos… etc etc. Obrigada de novo! 🙂

  7. Obrigada pelo tempo que me dedicou! Abraços e sucesso!!!

  8. Bom dia, sou italiano e tenho residencia permanente na Espanha como ciudadano europeo, mi novia es Bahiana e queremos casar aqui na Espanha, que documentos tem que fazer ela em Salvador por casar aqui. Obrigado e perdoa o meu portugues

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*