Como se preparar para a prova DELE Cervantes?

O DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) é o certificado de proficiência de espanhol, como contei nesse post, onde você pode ler para que ele serve, quanto custa e como você pode se inscrever. Mas dessa vez eu vou falar como se preparar para o DELE, que é uma prova que exige estudo e dedicação – mas que não é um bicho de 7 cabeças.

A prova é composta por 3 partes: compreensão leitora/escrita (redação), compreensão auditiva e compreensão oral, cada uma delas responsável por 1/3 da nota. A nota total é 100 e o mínimo que você precisa tirar para aprovar é 60, mas não vale tirar 30 em uma parte, 30 em outra e 0 na última, você tem que fazer no mínimo 20 pontos em cada uma das partes.

Como se preparar para o DELE?

Por mais chavão que seja, a resposta é estudando. E estudando muito! Além do curso de espanhol que você possa estar fazendo em uma escola, estude em casa por conta própria. Outra boa maneira é fazer as provas das edições anteriores do DELE, que são disponibilizadas pelo Instituto Cervantes no site deles.

O tempo de preparação para o exame vai depender do que você já sabe e do seu objetivo. Eu fiquei estudando todos os dias, pelo menos uma hora por dia, durante dois meses para fazer a prova do nível C2 (Superior) – lembrando que eu já tinha feito um curso de um ano e meio no CCAA e depois um mês de aula intensiva na Espanha.

Material preparatório para o DELE

A minha principal “estratégia” para me preparar para o DELE foi estudar com livros que havia comprado na Espanha (e que podem ser encontrados no Brasil) e fazendo simulados.

Para mim, a editora que possui o melhor material didático de espanhol é a Edelsa. Os livros deles são carinhos no Brasil, mas para mim valeram a pena. Recomendo, particularmente, três deles:

  • Uso de la gramática española avanzado

Esse é um ótimo livro para colocar em prática tudo que você já aprendeu. Funciona assim, são duas páginas de teoria e outras duas de exercícios. Simples, prático e direto!

  • Preparación al DELE C2

Esse é um bom porque é voltado à prova e isso significa que os exercícios têm um estilo muito similar ao das perguntas da prova, assim você já vai se habituando.

  • A arte de conjugar verbos espanhóis (da editora brasileira Martins Fontes).

Esse livro é ótimo para quando entra a dúvida mais comum dos alunos de espanhol: como é que se conjuga tal verbo em tal tempo? O livro é só de consulta, sem exercícios, mas quebra um galho porque é bem fácil de consultar e tem muitos verbos. Eu mesma nunca procurei um verbo e não encontrei.

Além disso, recomendo ter um bom dicionário.

Material não escolar

Para mim, foi fundamental estudar de maneiras não convencionais, ou seja, ler jornais e livros paradidáticos, ouvir música (já viu minha seleção de bandas espanholas) e ver filmes/assistir notícias em espanhol.

Além disso, pratique com as edições anteriores do DELE, porque isso ajuda muito.

Foco no que você precisa aprimorar

Meu problema sempre foram os verbos em espanhol, além dos pronomes. De onde saiu o palavrão “regalárselo” ou perguntas do tipo “¿se lo has dicho?”?. Por isso, a minha dica é focar naquilo que você tem mais dificuldades. Eu lembro que pegava um verbo e tentava conjugá-lo de todas as formas possíveis e imagináveis.

Também tinha um certo receio da parte auditiva e praticava escutando tanto os simulados quanto vendo filmes e escutando músicas.

Se você conhece outros materiais que recomenda, deixe nos comentários. E boa sorte com a prova!

Related Post

20 Comentários em Como se preparar para a prova DELE Cervantes?

  1. Nossa eu também tenho muitas dificuldades com os verbos e pronomes. Acho que este é o ponto fraco para os Brasileiros não?
    Fiz o curso de Espanhol na Escola de Idiomas da Universidade de Santiago de Compostela, gostei muito de tudo!!!! Fiz um módulo que me deu o certificado para o Nível B2.1, ainda tenho que seguir estudando muitoooo mais para daqui um tempo fazer o DELE.

    • Oi, Roseana! Realmente acho que essa é a parte mais difícil do espanhol. Ânimo nos estudos e boa sorte com o DELE 🙂

    • MARIA HELENA MASTRANTONIO DE AZEVEDO // 19/08/2018 em 1:11 am // Responder

      oi o que vc acha do livro objetivo dele b2 sgel

      • Oi, Maria Helena. Não conheço esse material, por isso não posso ajudá-la. De repente algum grupo de estudantes preparatórios do DELE no Facebook pode te ajudar. UM abraço!

  2. Oi Larissa, tudo bem? Gostei muito do post! Você teria indicações de livros/materiais para quem está começando agora (não sabe NADA do idioma)?

  3. CHRISTIANE PESSOA - // 27/02/2017 em 7:57 pm // Responder

    Oi, Larissa.
    Eu estudei até o B2 e tenho o material de preparação pro C1 (o que você indicou). Você aconselha que eu faça um curso preparatório específico pro C1, ou acha que com o material é possível se preparar sozinha?
    Outra dúvida: todas as etapas da prova são realizadas no mesmo dia?
    Desde já, muito grata.

    • Oi, Christiane. Acho que dá para se preparar sozinha, sim. Quanto às datas das provas, acho que isso depende do lugar onde você faz. Em SP, ela é feita em dois dias! Abs e boa sorte!

  4. Boa noite, Larissa! O Dele pode ser feito somente após dois anos morando na Espanha? Ou preciso fazer no Brasil antes de me mudar? Creio que após um tempo vivendo na Espanha seja mais fácil fazer a prova. O que você recomenda?

    • Oi, Gabriel. O Dele pode ser feito em qualquer momento, já que ele não tem validade. No seu caso, recomendo fazer aqui porque com certeza você vai estar falando melhor o idioma. Mas não deixe para fazer com pouca antecedência porque o resultado demora um pouco para sair (uns 3-4 meses) e aí você teria que ficar esperando a resposta para dar entrada no processo.

  5. Oi Larissa, essas dicas de livros que passou..serve para o B2? ou acha que pode ser alguns livros para o espanhol intermediário?

    • Oi, Angela. Para estudar para o B2, você pode pegar os livros da mesma coleção, mas de um nível mais baixo, ou seja, específiicos para B2. Normalmente essas coleções têm livros de todos os níveis (exceto o de verbos, que vale para todos). Abs

  6. Bom dia. É obrigatório começar pelo DELE A1 e gastar com o A2, B1, mesmo que eu queira fazer a prova pro B2? Grata.

  7. ola!!!
    tem indicação de alguma curso preparatório na Argentina (intensivo), Uruguai, Paraguai para o Dele?

  8. Eliane Oliveira Da Silveira // 18/08/2018 em 12:14 am // Responder

    Boa noite. Pretendo fazer o curso preparatório no Cervantes, pois vou fazer o DELE para o nível C1, alguém tem alguma informação para acrescentar do curso? Estou estudando com provas anteriores. Obrigada.

    • Oi, Eliane. Nunca estudei no Cervantes, então não posso opinar, mas vamos ver se alguém que já estudou lá responde teu comentário. Um abraço!

  9. Você considera o nivel B1 dificil de se conseguir?
    Pretendo fazer o SIELE, já que a minha futura faculdade exige.

    • Oi, Mateus. Não tem como dizer se é difícil. Depende se você já estuda espanhol. Se você está fazendo um curso de espanhol há cerca de um ano e meio, não acho que tenha dificuldades. De qualquer forma, no próprio site do Instituto Cervantes você pode fazer download das provas anteriores para dar uma olhada.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.