Post-Índice: Tudo sobre estudar na Espanha

Aqui no blog já rolaram vááários posts para quem pretende vir estudar na Espanha, seja em Madrid ou em outra cidade. Como às vezes o pessoal me manda perguntas cujas respostas já estão em outros posts do blog, resolvi fazer esse post-índice com tudo que você precisa saber para estudar na Espanha.

Post-índice, WTF? (ou, em bom espanol, ¿qué coño es esto?). Simples! Esse é um post que funciona como um índice para os outros posts que já foram publicados sobre esse assunto, assim você não perde tempo procurando por aí.

Basta ler abaixo o tema que te interessa, clicar nele e você vai direto para o post que fala sobre o assunto escolhido. Se, ainda assim, você continua com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo – sempre e quando souber, claro!

Escolhendo o curso

Documentos

Depois de chegar

Related Post

26 Comentários em Post-Índice: Tudo sobre estudar na Espanha

  1. Ola. Gostaria de saber se alguem consegue me ajudar. Agora em janeiro estou indo pra Madri fazer um curso de 3 meses (85 dias). Na embaixada da Espanha, eles disseram que nao me dão o visto pelo falo do curso durar menos de 3 meses que a permanencia como turista e que eu poderia ir como turista mesmo. A duvida é o seguinte, eu preciso chegar uns dias antes e voltar uns dias depois pra ter mais tempo de organizar as coisas, também dependo de passagem mais em conta pois já está bastante cara e pode ser que dê diferenca de semanas a mais da permanencia como turistam pra pegar uma data mais flexivel. Eu sei que não pode mas será que tem muito problema passar um pouco desses 90 dias, já que minha intenção realmente não é ficar no país? Fiquei com receio de perguntar na embaixada. Outra questão é que após o curso eu vou pra Londres, que não está no tratado de Schengen. Bom, pensei em colocar a volta da passagem por Londres umas 3 semanas depois do curso. Ou perder a passagem de volta de Madri e comprar um nova só de vinda de Londres pq não sei o dia exatato que volto. Estou com bastante dúvida. Se alguem puder me ajudar, agradeço. Obrigado

    • Oi, James! Infelizmente não tenho como garantir que não aconteceria nada se você superasse esse período. Pode ser que na saída do país, eles te dessem uma multa por superar o prazo de 90 dias ou colocassem algum tipo de aviso no seu passaporte que dificultaria seu retorno algum dia. Será que não vale mais a pena você pegar mais alguns dias de curso? Quanto a Londres, não sei como funciona, porque realmente não faz parte do tratado. O que pode acontecer é que eles vejam que vc superou os 90 dias e não te deixem entrar. Recomendaria consultar um especialista para tirar as dúvidas e evitar problemas. Abs

  2. Olá, você sabe como funcionam outros tipos de cursos (tipo cursos técnicos e não graduação)?
    Eu não sei como são chamados ai na Espanha e por isso nao consigo achar informações. Há instituições como Senai/Senac para cursos técnicos, voltados ao mercado de trabalho?
    Muito obrigada pela atenção 😉

  3. Olá, desculpe incomodar novamente 🙂
    Mas só para você entender melhor minha situação, eu tenho cidadania italiana então não busco o estudo como forma de obter visto mas sim qualificação mesmo.

  4. Boa Noite,

    quando a universidade pede o curriculo profissional – existe algum modelo mais utilizado ou devemos apenas traduzir o que utilizamos aqui no Brasil?

  5. Ola !!!!
    Mnha esposa e espanhola e formada em odontologia aqui no Brasil e tenho dois filhos na universidade aqui no brasil e gostaria de saber se é possível ela exercer a odontologia de forma legal na espanha e se meus filhos espanhóis tem direito a frequentar /transferirem para uma universidade na espanha ?

    • Oi, Wagner! PAra atuar como dentista, ela teria que homologar seus estudos. Aqui você encontra mais informações: https://www.boe.es/diario_boe/txt.php?id=BOE-A-2008-12390. Se seus filhos têm a nacionalidade, eles podem frequentar a universidade na Espanha, mas o acesso depende de onde eles estudaram e não da nacionalidade. Recomendo conferir o site da universidade onde eles pretendem estudar para ver como funciona o trâmite de acesso, já que em cada uma ele muda.

  6. Beatriz Mancebo Gomez // 26/06/2017 em 11:21 am // Responder

    Oii, eu precisava tirar algumas duvidas. Então, minha família é espanhola, logo eu tenho a nacionalidade, seria indicado mesmo assim eu fazer uma prova de proeficiência por eu nao ter nascido na Espanha? E quero me mudar para a Espanha no ano que vem, só que agora estou cursando direito em uma faculdade aqui no BR, voce sabe me dizer se tem algum modo de transferir? Agradecida, aguardo retorno.

    • Oi, Beatriz. Se você tem a nacionalidade, não precisa fazer a prova de proficiência. Há como transferir a faculdade, mas o processo pode ser meio burocrático e muita gente desiste e acaba começando de novo. O ideal é entrar no site da universidade que te interessa para ver os trâmites porque eles variam de uma universidade para outra. Abs

  7. Oi Larissa!
    Muito bom seu post. Não sei se você consegue me ajudar: vou com meu marido para Madrid. Ele vai passar uns dois meses a trabalho. Eu queria fazer um curso de espanhol. É mais em conta eu já ir com um curso ou chegar ai e me inscrever em algum?
    Já estou vendo orçamento com duas escolas que você indicou, a EF e a Eforex.
    Abraço

    • Oi, Adriana. Acredito que estando aqui talvez seja mais fácil você ir até a escola para obter informações, mas não sei se os preços seriam diferentes. Talvez valha a pena também levar em conta a questão da distância da sua casa x escola para não perder tanto tempo em deslocamento. Um abraço!

  8. Olá!
    Terminei o 12º com media de 17,2(10,11,12) anos. Fiz hoje o exame 2ª faze matematica, gostaria de saber se posso me candidatar ao curso de medicina na universidade de Santiago de Compostela Espanha, para frequentar o 1 ano 2017/2018? Em caso de poder o que é necessário fazer?.
    Bjs Ines

    • Oi, Ines! Recomendo que você entre no site da universidade tanto para ver a nota de corte quanto para checar os métodos de acesso. Um abraço!

  9. Oi Larissa, tudo bem? Tenho 18 anos e pretendo fazer um intercâmbio de 5 meses ano que vem para aprender espanhol. Lendo na internet fiquei com certo receio da Espanha por me terem dito que os espanhóis são muito fechados entre eles, e o meu objetivo é, de certa forma, imergir no meu intercâmbio. Neste caso, procuro uma cidade que seja mais acessível que Madrid/Barcelona e tenha muitos estudantes estrangeiros, incluindo em escolas de Espanhol e não apenas universidades. Qual cidade você me recomendaria? Obrigado!

    • Oi, Tobias. Pense que em um intercâmbio para aprender espanhol, a tendência maior é fazer amizades com estrangeiros, já que na escola os únicos espanhóis serão provavelmente os professores. Quanto a recomendar uma cidade, talvez Salamanca ou Alcalá de Henares sejam boas opções, mas em praticamente qualquer cidade grande você vai encontrar bastante oferta de escolas (Granada, Bilbao, Valencia). Abs

  10. Olá Larissa, conhecendo seu site hoje. Muitas informações pertinentes, parabéns !!!!!!!!!

    Poderia me tirar uma duvida? Estou buscando mestrado na espanha, mas me deparei com designacoes que eu nao entendi. Como máster universitario, profesional, academico. Qual é a diferença? Também vi uam espanhola dizer que depende se é mestrado para especializacao, para doutorado ou para exercer. Nao entendi nada kkk. Eu busco mestrado para trabalhar em organismos internacionais, qual seria a desigancao? Desde ja agradeço a atencao !!!!!

    • Oi, Mara. Normalmente, os máster acadêmicos são mais voltados para a carreira acadêmica e os profissionais ao mercado de trabalho. O que eu recomendaria é sempre pegar um “máster oficial”, porque esses são mais fáceis de serem homologados caso você volte ao Brasil depois.

      • Muitíssimo Obrigada !!!

      • Larissa, só mais uma dúvida, se possível. O que é “máster de investigación” ? É um máster que serve para docência (como o acadêmico) ou para trabalho (como o profesional)? Estava buscando informações, mas não encontrei. Obrigada, novamente.

  11. Olá, bom eu gostaria de fazer uma faculdade na espanha, sou brasileira e estou terminado o ensino médio agora. Você sabe me dizer os documentos necessários?

    • Thaise, os documentos e exigências variam de acordo com a universidade. Você deve entrar no site da universidade que te interessa para saber as exigências dela. Abs

  12. E também se precisa pagar algo. Pois eu entrei em contato com a faculdade de la e eles só disseram que preciso ser fluente e fazer uma prova tipo o Enem aqui no brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*