As melhores universidades da Espanha em 2018
Muita gente pensa que qualquer universidade espanhola é boa e não se preocupa na hora de escolher em qual delas fazer um intercâmbio, o que eu considero um erro bastante grave, já que fazer a graduação ou uma pós em outro país representa um investimento (financeiro, de tempo e emocional) altíssimo. Neste post, comento sobre o ranking feito pelo jornal El Mundo das melhores universidades da Espanha em 2018 para ajudar na sua escolha.
Para montar o ranking, o jornal levou em conta 25 critérios, divididos em 3 grupos: dados fornecidos pela própria faculdade, como número de alunos, nota de corte, planos de estudos, etc, que somavam 50% da nota final. O segundo grupo era o de dados fornecidos pelos professores, que correspondiam a 40% da nota final; e o último eram outros indicadores, como posição em rankings internacionais, que correspondiam a 10% da nota final.
De acordo com o levantamento do El Mundo, o TOP 10 fica assim:
- Universidad Complutense de Madrid
- Universidad Autónoma de Barcelona
- Universidad de Barcelona
- Universidad Autónoma de Madrid
- Universidad Politécnica de Madrid
- Universidad Politécnica da Cataluña
- Universidad Carlos III (Madrid)
- Universidad Politécnica de Valencia
- Universidad de Navarra
- Universidad Pompeu Fabra (Barcelona)
A lista completa está disponível aqui. Dá para ver que Madrid e Barcelona dominam o ranking, né? É por isso que elas são consideradas algumas das melhores cidades para ser estudante na Espanha.
Se você já sabe qual graduação pretende fazer, o El Mundo também divulgou vários rankings específicos das principais graduações, como Administração de Empresas, Arquitetura, Direito, Economia, Engenharia, Medicina, Jornalismo, etc.
Dá para confiar plenamente nestes rankings? Na minha opinião, não. Com isso, não quero dizer que eles sejam falsos, mas que nem sempre coincidem com a opinião dos estudantes. Conheço muita gente que fez Jornalismo na Complutense (cidade que aparece em 3º no ranking dessa graduação) e já ouvi muitas críticas negativas. Por isso, minha dica é consultar vários rankings e, se possível, procurar grupos de estudantes no Facebook para ter uma visão mais ampla.
Se você estudou na Espanha, compartilhe sua opinião sobre a experiência nos comentários. Ela certamente será muito útil para outros leitores. Quer saber mais sobre estudos na Espanha? Aqui tem uma lista de vários posts publicados aqui no blog.
Eu posso falar da minha experiência, estudei na Universidade de Extremadura e para mim foi tudo muito maravilhoso. Documentação fácil, sem muita burocracia, não necesita diploma/DELE para comprovar nível de espanhol. Todos os meus professores disponíveis para qualquer tipo de dúvidas e muitas vezes se disponibilizaram para tutorias durante toda uma semana.
E eu achei a qualidade do ensino bem Ok! E o custo de vida é bem mais barato do que Madrid e Barcelona.
Oi, Thalilla. MUITO obrigada por sua opinião. Realmente as pessoas costumam ir só para as grandes cidades e esquecem das vantagens daquelas não tão disputadas. Uma curiosidade pessoal minha é: com a não exigência de diploma de espanhol, não há problemas de estudantes que não conseguem acompanhar o curso porque não dominam o idioma? Em Madrid, há alguns lugares onde estudantes e alunos têm reclamado pela queda na qualidade de ensino por este problema: https://politica.elpais.com/politica/2018/03/04/actualidad/1520170966_204927.html Um abraço!
Olá Larissa , tudo bem . Estou cursando Medicina no Paraguai .Gostaria se possível de sua consultoria para tentar uma transferência para a Espanha . Atenciosamente
Oi, Bruno! Tudo bem? Não faço nenhum tipo de consultoria, mas recomendo o pessoal da Vazquez Belisario Abogados!
Olá Thalilla
Eu sou a Aldósia e sou angolana e quero estudar em Espanha e preciso de informações sobre algumas faculdades será que podemos entrar em contacto no WhatsApp ou Facebook?
Larissa, tudo bem? Meu filho pretende estudar na Espanha e ainda está decidindo pela universidade, mas eu já quero tirar algumas dúvidas, por favor: Como estudante ele tem direito a utilizar o sistema público de saúde? Outra coisa: já li em alguns posts que o governo exige cerca de 60 euros para cada dia que vai permanecer na Espanha. Tem que levar em espécie? agradeço por sua atenção e gentileza. abraço.
Oi, José Luís. Infelizmente, estudantes não têm direito a usar o sistema público de saúde. Aliás, contratar um seguro privado é uma das exigências para tirar o visto de estudante. Quanto ao dinheiro, isso se refere a turistas (que permanecem até 90 dias no país) e não estudantes. Para estudantes, é preciso comprovar que possui os recursos econômicos exigidos na hora de tirar o visto. Atualmente o valor exigido é de 537,84€ Recomendo ler este post, que tem bastante informação sobre esse assunto: http://blogueirosmadrid.com/2016/04/05/visto-de-estudante-na-espanha/ Um abraço!
Interessante isso!! É sempre muito importante pesquisarmos os rankings de universidades mesmo antes de fazermos nossa escolha! Obrigada pelas dicas!
Valeu, Juliana!
concluir o curso de jornalismo na Espanha
horários das aulas
Gilberto, os horários dependem da universidade e das matérias que você estiver cursando.
Muito informativo!
Oi Larissa, tbm?
Eu estudo medicina no Paraguai, e gostaria transferir, para uma faculdade na espanha.
O que vc sabe sobre transferência, qual o valor mais aproximado do valor de uma faculdade de medicina. Como eu estudo no Paraguai e falo castellano, vou ter que fazer testes de língua ou não será preciso?
Oi, Isabela. Não sei se seria necessário fazer um teste de idioma, já que se supõe que você fale espanhol por estudar no Paraguai, mas o melhor é consultar a universidade que te interessa. Em relação aos preços, recomendo a leitura desse post: http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/08/19/universidade-espanha/ Um abraço!
Oi Larissa
Gostaria de saber a tua opinião acerca da faculdade de engenharia da universidade de jaén
Oi, Lavínia! Tudo bem? Não conheço ninguém que tenha estudado nesta universidade, então não tenho como opinar. Abs!
Larissa, bom dia.
Estudo economia em são paulo e estou no 7º semestre, sou espanhol por conta do meu pai o qual é residente.
Pretendo realizar a transferência para a Universidad Complutense de Madrid, e pelo que venho vendo, os custos para tradução dos documentos são altos e não gostaria de perder tempo e dinheiro sem saber se a concorrencia para quem faz transferência é muito alta, você tem algum conhecimento sobre o assunto, enviando meus documentos você por experiência acredita que exista uma chance real?
Muiito obrigado.
Abraço,
Oi, Gabriel. Não conheço ninguém que tenha transferido o curso para cá, então não posso te dizer se a transferência vale a pena ou não. Pelo que amigos espanhóis me falaram, não costuma abrir muitas vagas de transferência, então não sei vale a pena, ainda mais se você está terminando a graduação. Eu acho (mas é só achismo, hein?) que compensaria mais terminar aí e depois vir para cá. Nesse caso, você teria que verificar se é obrigatório homologar o curso para poder atuar aqui, mas eu acredito que não. Dá uma olhadinha nessa lista de cursos com obrigatoriedade: http://www.educacionyfp.gob.es/servicios-al-ciudadano-mecd/dms/mecd/servicios-al-ciudadano-mecd/catalogo/general/educacion/050580/ficha/050580/Guia-RD-967-2014.pdf Um abraço e boa sorte!
olá Larissa, estou fazendo uma pequisa sobre faculdades de astronomia na Espanha, mas não encontro nada concreto, voce sabe de alguma boa universidade para esse curso?
Oi, Brenda. Infelizmente, não tenho nem ideia sobre universidades com esse curso. Talvez esse ranking te ajude (procure uma versão mais atualizada): http://noticias.universia.es/educacion/noticia/2015/06/29/1127380/mejores-universidades-espana-fisica-astronomia.html Um abraço!
Ela, estou fazendo curso de espanhol em madrid e queria começar a faculdade mas não tenho ideia das faculdades e do nível de espanhol. não encontro muita coisa na internet, pode me dar uma luz? rsrs
Oi, Bianca. Acredito que cada faculdade tenha suas exigências em relação ao nível do idioma. O ideal seria você conferir no site daquelas que te interessam. Eu estudei na Complutense, que atualmente exige o nível B1 para graduação: https://www.ucm.es/data/cont/docs/3-2019-03-12-RequisitoNiVelEspa%C3%B1ol.pdf Abs
Oi… Sou estudante de medicina no Paraguai e gostaria de transferi para Espanha mais não tenho noção quais universidades aceita.
Alguém poderia me ajudar com essa informação?
Obrigada ?
Oi, Gardenia! O ideal é você consultar as universidades que te interessam para ver se há vagas. Um abraço!