Como é morar em Ibiza?

Depois do Lucas estrear a seção “Como é morar em…” falando sobre a Galícia, é hora da Beatriz, autora do delicioso blog Ritmo de Banana, contar como é morar em Ibiza, esse paraíso natural conhecido pela animada vida noturna – mas que vai muito além disso!

A Bree vai falar do perfil da cidade, dos moradores, da questão do emprego, da aceitação dos imigrantes, de educação e da vida em geral. Caso você também more em outra região da Espanha e queira compartilhar sua experiência, me escreva! A ideia é que essa seção continue crescendo e que possamos dar uma visão ampla e variada da Espanha.

Com vocês, o texto e as belíssimas fotos da Bree:

Primeiramente, o que é Ibiza?

Ibiza é uma ilha dentro da Comunidade Autônoma das Ilhas Baleares, na Espanha. As Ilhas Baleares são compostas por Ibiza e Formentera, Palma de Mallorca e Menorca. Palma de Mallorca é a maior ilha de todas e Formentera a menor. Ibiza é a mais conhecida por ser a “capital da festa” da Europa. Aqui se fala Castelhano, Catalão e Ibicenco, dialeto local bem parecido com o Catalão.

morar em ibiza

E como é que eu vim parar aqui???

A família do meu namorado é daqui de Ibiza. São gerações e gerações nascidas e criadas nesta ilhazinha no meio do Mediterrâneo. Em 2014, ambos estávamos recém-desempregados e recém-formados. Não tínhamos nada e nem ninguém nos prendendo no Brasil. Decidimos que seria uma boa oportunidade pra sairmos de lá, a hora perfeita. Dito e feito, fizemos esta decisão mais ou menos em junho e 2 meses depois eu já estava encaixotando todas as minhas coisas. Cheguei em fevereiro de 2015.

Sempre sonhei em morar fora do Brasil. Mas nunca passou pela minha cabeça morar na Espanha, e muito menos Ibiza! Nunca, nunquinha. Meus planos sempre foram outros. Acontece que a vida nem sempre é como planejamos né? 😉 Acabei gostando muito da ilha e hoje dá friozinho na barriga de pensar em voltar pra cidade grande rs.

Aí vão algumas curiosidades sobre Ibiza!

1. Tamanho

A Ilha tem 571km² de extensão, dentro da ilha existem várias cidades, dentre elas, a cidade Ibiza (onde eu moro). A cidade de Ibiza tem apenas 11km² e, apesar de ser a cidade “capital”, é a menor de todas! As maiores em extensão são San Juan e Santa Eulària des Riu. As distâncias entre uma cidade e outra variam de 10 a 40min de carro dependendo do seu ponto de partida.

No geral é tudo perto, mas sem carro fica extremamente difícil de se locomover, porque o único transporte público é o ônibus, que tem rotas bem limitadas. O eaeroporto fica a 8min de distância de carro do centro de Ibiza, 15min de ônibus. É bem perto!

ibiza

2. Perfil Econômico

Ibiza é completamente turística! É a capital da festa da Europa, e muito famosa pelas suas baladas e praias paradisíacas. A temporada de verão começa em Maio e vai até Outubro. É aí que abre tudo nas cidades, os restaurantes, bares, lojas… O verão aqui é uma loucura, são milhões de turistas de todas as partes do mundo! Às vezes é até difícil encontrar alguém falando espanhol nas ruas. O que mais se ouve é inglês e alemão (principais turistas da ilha).

3. Cidade Jovem?

Por ser conhecida como a Capital da Festa, espera-se que seja uma cidade bem jovem e descolada né? Errado!

Na verdade Ibiza é super tradicional (quem imaginaria?), e a população no geral é infantil, adulta ou idosa. O meio termo jovem-adulto não se encontra facilmente. O que mais se vê são mães e pais com carrinhos de bebê e crianças, ou velhinhos.

Há apenas uma universidade na ilha toda, e com poucos cursos – o mais popular é o curso de Turismo. Depois que terminam a escola os jovens vão para a “península”, como chamam aqui, que seriam as cidades grandes, Barcelona, Madrid, Sevilla, Valencia, etc. Muitos voltam no verão pra trabalhar nas férias, juntar dinheiro e ver a família.

viver em ibiza

4. Imigração

Ibiza é lotada de imigrantes. Principalmente latinos e africanos, mas muitos europeus também. Acho que meu bairro é composto de uns 60% marroquinos, só pra dar uma ideia. A comunidade muçulmana aqui é muito forte.

E é claro, também há muitos brasileiros! Eu nem imaginava que iria encontrar tanto brasileiro em uma ilha no meio do nada… Mas sim, nós dominamos o mundo. Todo dia ouço alguém falando português na rua!

No geral vejo os estrangeiros sendo bem recebidos, as relações entre estrangeiro e espanhol costumam ser harmoniosas. Digo pela minha experiência e por experiência de pessoas que conheci. Porém há certas nacionalidades estigmatizadas.

5. Desemprego

No verão é tudo festa, todo mundo arranja emprego no que for! Lavando prato, limpando quarto de hotel, fazendo propaganda de balada nas praias… Tem muita oportunidade pra quem se dispõe a fazer bicos. Milhares de pessoas de outros países vêm para Ibiza pra trabalhar também, e pelo que ouço por aí, as pessoas costumam trabalhar igual escravos pra juntar dinheiro o suficiente pra viver na baixa temporada.

E aí quando o verão acaba, o que acontece? Os estrangeiros voltam para seus países, mas os espanhóis ficam no paro, que é o seguro-desemprego. Em baixa temporada é extremamente difícil encontrar trabalho, e as opções são bem limitadas. São milhares e milhares de espanhóis vivendo de seguro-desemprego por 6 meses, todos os anos.

Concluindo…

Recomendo Ibiza pra quem já é aposentado, ou quer uma vida mais calma e tranquila. Pode parecer piada, mas é isso mesmo. Não recomendo para jovens em idade universitária pois a vida aqui é de empregos limitados, rotinas e calmaria. Quem quer festa vem apenas para férias, não pra morar.

vida em ibiza

Para o turista interessado em cultura e natureza, Ibiza é o lugar perfeito. Se você quer conhecer algumas das praias mais lindas com a água mais transparente que você já viu, esse é o lugar. Grande parte de Ibiza é tombada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, há até mesmo sítios arqueológicos de 2000 a.c, então vale muito a pena conhecer. Temos um castelo medieval fantástico na Cidade Velha, onde também acontece a Feira Medieval em Maio, uma experiência de outro mundo!
E é claro, pra quem gosta de curtir e tem uma vida noturna agitada, aqui estão algumas das baladas mais populares do mundo, como Pacha, Amnesia e Ushuaïa. São opções pra todos os gostos e bolsos 😉

Related Post

18 Comentários em Como é morar em Ibiza?

  1. Tô namorando esse post há um tempão, não por querer morar em Ibiza, mas por estar maluca de vontade de passar uns dias lá! <3

    <3

  2. Muito bem elaborado esse post. parabéns!
    estou indo para ibiza dia 20 para passar os próximos 6 meses regresso de madrid e vou a procura de tranquilidade e um emprego que possa me manter no inverno em madrid!

  3. Ola Larissa, estou a pensar em ir para ai morar tambem! qual é o preço médio de um apartamento?

  4. Oi, Larissa! Boa noite! Estou indo a Barcelona em março/17 e gostaria de ficar de 25 a 28 de março em Ibiza. Sei que não é a época recomendada, pois é frio. Mas não me interesso pelas baladas… Queria saber de você (já que você mora aí) como fica a cidade nessa época. Li que muitas coisas fecham na baixa temporada. Entao, vale a pena ir mesmo assim ou é roubada total visitar Ibiza nessa epoca do ano? Dá pra pegar uma praia (mesmo que com o friozinho) sem entrar no mar e visitar lugares legais ou a ilha fica completamente deserta e nao conseguirei fazer as atividades mais bacanas?

    • Oi, Rodrigo. Nunca fui a Ibiza! Quem morava lá é a Beatriz e você pode tentar entrar em ctto com ela através do blog dela! Um abraço!

  5. Post super legal. Vou passar 3 semanas em Madri a trabalho de 18/9 a 8/10/16 e estou pensando em passar um final de semana em Barcelona e o outro em Ibiza. Mas vou sozinha, então estou querendo conhecer pessoas que estejam por lá neste período para ter companhia. Me ajudem!!!rsrs

  6. Larissa, gostei da dica dos apps. Pelo incrível que pareça, eu nunca tinha usado, mas vou testar com certeza. Obrigada!

  7. Ola, preciso de uma ajuda, minha irmã está morando em Ibiza a mais de uma mês, mais está passando por bastante dificuldade por não conhecer ninguem e estar grávida, pode me passar o contato da beatriz.

  8. Larissa, sobrevivo de fotografia?

  9. katia Goncalves // 17/03/2017 em 2:01 am // Responder

    Lindo texto informativo, gratidao! Queria saber como funciona a questao de hostel ou hotel que aceitam trabalho voluntario ..Ou como funciona a questao de dividir um apto com alguem? Existe um site, blog, face que tenham essas informacoes… E sobre ir a Europa, existem muitas restricoes com relacao a ir ä Europa? Gratidao

    • Oi, Katia. Não sei como funciona exatamente isso de trabalhar em um hostel em troca de trabalho. Sobre dividir apartamento, isso é bem normal por aqui e você encontra aptos para dividir em sites como Idealista, Fotocasa. Sobre as restrições, elas variam de acordo com o tempo que você for ficar e o seu objetivo aqui. Quem vem como turista pode ficar no máximo 90 dias e tem que seguir uma série de requisitos de entrada. Falei sobre eles aqui: http://blogueirosmadrid.com/2016/07/13/requisitos-entrada-espanha/

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Colaboração no blog amigo e Novidade | Ritmo de Banana

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*