Quem tem direito à nacionalidade espanhola?

Muita gente pensa que basta vir morar na Espanha para ter direito à nacionalidade espanhola ou que as coisas funcionam de uma maneira rápida e simples, mas infelizmente não é assim. Eu mesma, por exemplo, completo quatro anos morando na Espanha nesse mês e ainda não tenho direito à nacionalidade!

Por isso, decidi fazer esse post para esclarecer em que situações é possível pedir a nacionalidade espanhola. Como não é um tema que domino, consultei os advogados da empresa brasileira BR-Visa, especializada em trâmites relacionados à imigração, vistos, etc.

cidadania_espanhola

O post é para esclarecer quem tem direito à cidadania e não como tirá-la, já que eu ainda não tirei a minha. Mas quando eu fizer esse procedimento, volto para contar como é.

Quem tem direito à nacionalidade espanhola por herança?

  • pessoas que já estiveram sujeitas ao poder paternal de um espanhol;
  • pessoas que foram adotadas legalmente por um espanhol;
  • pessoas cujo pai ou mãe são espanhóis;
  • netos de espanhóis menores de 18 anos, desde que seus pais já tenham requerido a nacionalidade. Se forem maiores de 18 anos têm direito apenas após residir legalmente por 01 ano na Espanha.

Os trâmites para obtenção da nacionalidade espanhola para os casos que se encaixam às regras acima podem ser feitos diretamente no consulado da Espanha no Brasil de jurisdição da residência do candidato.

Meu marido/minha esposa é espanhol(a). Tenho direito à nacionalidade?

Pessoas que se casam com espanhóis têm direito à nacionalidade:

  • Se o casamento foi realizado antes do dia 02/05/1975, a pessoa será espanhola;
  • se o casamento foi realizado depois de 02/05/1975, poderá solicitar a nacionalidade espanhola após residir 1 ano legalmente na Espanha.

Tenho união estável com meu companheiro/minha companheira. A união estável dá direito à nacionalidade?

  • Não. Só pessoas casadas com espanhóis têm direito à nacionalidade. Pessoas divorciadas ou com União Estável não têm direito (volto nesse ponto um pouco mais tarde!)

Quem tem direito à nacionalidade espanhola por tempo de residência?

Pessoas que residem na Espanha por 10 anos ininterruptos e de forma legal. No caso de pessoas de países  iberoamericanos, como é o Brasil, esse prazo cai para 02 anos.

Exceções:

  • 05 anos para pessoas que têm condição de refugiados;
  • 01 ano para pessoas que tenham nascido na Espanha;
  • 01 ano para pessoas casadas com um espanhol;
  •  01 ano para viúvos ou viúvas de um espanhol, desde que não estavam divorciados no momento da morte;
  •  01 ano para pessoas nascidas fora da Espanha, com pais também nascidos fora da Espanha, mas que sejam filhos de espanhóis;
  • 01 ano para pessoas que estiveram sob tutela ou guarda de entidade governamental espanhola (orfanato, Conselho Tutelar, etc) por 02 anos consecutivos.

cidadania_espanhola_2

Queria só esclarecer algumas coisas em relação a essas informações passadas pelos advogados:

1- Quando eles dizem residir de forma legal, eles querem dizer que você deve ter um “permiso de residencia”. Infelizmente, quem vem como estudante não tem essa permissão e sim um visto de estudante, portanto, o tempo que você reside aqui com um visto de estudante não conta para tirar a nacionalidade. Isso aconteceu comigo, pois passei os 3 primeiros anos na Espanha com um visto de estudante, que não contam na hora de pedir a nacionalidade.

2- Conforme expliquei acima, quem faz a união estável (pareja de hecho – tudo sobre esse assunto aqui) não tem direito à nacionalidade, mas se você mora aqui e faz a união estável com seu companheiro/companheira, isso te dá uma permissão de residência por cinco anos e, dois anos depois, se você for brasileiro/a e quiser, você pode pedir a nacionalidade. Ou seja, você consegue a nacionalidade por tempo de residência legal. Isso, é claro, só se você ficar morando aqui durante no mínimo 2 anos.

Espero ter ajudado! Caso seu caso não se encaixe em nenhum desses, mas você acha que pode ter direito à nacionalidade, recomendo consultar um advogado especialista. No site do Ministério de Justiça da Espanha você também encontra diversas informações sobre o tema.

Boa sorte!

Related Post

224 Comentários em Quem tem direito à nacionalidade espanhola?

  1. Acabei de escrever um post pro BLPM com o procedimento pra tirar a nacionalidade por residencia!

  2. Isto de nacionalidade é um coñazo como dizem eles aqui! Cada pouco muda o processo e os documentos necessários! Estou esperando o resultado do meu processo e estou com medo de não conseguir. Ótimo post, Lari.

    Beijo

    • Cris, ainda não comecei o meu processo de nacionalidade porque só no ano que vem completo os dois anos. Vou precisar de dicas suas depois! E fica tranquila porque vai sair, sim! 😀

  3. Oi Larissa, tudo bem?

    Sabe quem vai com o visto de trabalho (Profissional Qualificado) e morar por dois anos também consegue?

  4. Obrigada Larissa! Vou ficar de olho no http://blogueirosmadrid.com/ !
    =D

  5. Olá Larissa, Tenho uma tia que mora na Espanha a mais de 15 anos, e gostaria de morar lá por um tempo. Ela consegue um visto de residente para mim?

  6. Muito interessante o seu post!

    Tenho acompanhado o blog de vocês! Muita informação legal! Parabéns!

    Vi também que o procedimento de nacionalidade espanhola vai mudar…

    Sabe me dizer se esta informação é verdade?

    Abs

  7. plinio ferreira da silva // 02/11/2015 em 9:27 pm // Responder

    obrigado por informações de extrema importancia para quem tem interesse em morar na espanha.

  8. Se minha namorada (brasileira) for adotada por uma cidadã espanhola e se tornar uma cidadâ espanhola, quando eu casar com ela poderei morar lá? ter visto e ser um cidadão espanhol?

    • Yan, se você se casar com uma pessoa que possui a cidadania espanhola, você poder obter a cidadania espanhola depois de um ano morando legalmente no país. Inicialmente, você teria um visto de familiar e depois poderia dar entrada na sua cidadania, como expliquei neste post.

  9. Olá Larissa. Uma pergunta quem faz parera de echo com espanhol além do permisso de residência tem o permisso de trabalho? Ou so consegui depois dos dois anos de permanência legal?

    • Oi, Zany. Sim, o permiso de residência que te dão (e que costuma demorar uns 3 meses pra ficar pronto) já te permite trabalhar.

  10. Larissa,
    se eu tiver a união estável reconhecida no Brasil isso facilita alguma coisa? Ou não faria diferença?

    • Oi, Anna. Não entendi. Se você tiver feito a união estável na Espanha e ela for reconhecida no Brasil, isso não muda nada, porque o te daria direito à nacionalidade são os dois anos de residência legal na Espanha.

      • Olá Larissa,
        Então, eu tenho cidadania espanhola e namoro há 5 anos e gostaria de me mudar pra Espanha. Se eu reconhecer a união estável no Brasil já adianta/facilita algo pra meu namorado conseguir cidadania ?

        • Oi, Anna! Sim, ele teria que morar dois anos aqui para conseguir a cidadania e, ao chegar aqui, tem que providenciar o documento de familiar de comunitário – os dois anos só começam a contar quando esse documento for emitido. Recomendo que você consulte o consulado para saber direitinho que documentos precisa trazer para fazer esse trâmite aqui.

  11. Sherlen Sarmento // 25/04/2016 em 1:48 pm // Responder

    Olá. Sou brasileira, meu esposo também. Estou grávida e minha filha irá nascer aqui na Espanha. Após o nascimento dela, teremos o visto de residência concedido. A partir do momento que tivermos essa permissão, após 2 anos residindo aqui, obtemos a nacionalidade?

    • Sherlen, se você tiver a permanência de residência, depois de dois anos pode dar entrada no processo de pedido da cidadania. Mas até ela ser concedida demora. Parece que atualmente está demorando dois anos.

  12. Estou casada com espanhol desde 1979 e gostaria de ter cidadania espanhola, mas sei que teria que morar por 1 ano na Espanha para ter direito, meu filho mora em Barcelona e tem família a mais de 3 anos, será que consigo cidadania através do endereço dele sendo que vou visita-lo frequentemente.

    • Oi, Lucia. Acho que só um advogado poderia te responder isso, porque em parece que não se pode ficar mais de três meses fora da Espanha se você está tramitando a nacionalidade. Por isso, o ideal seria residir aqui, senão você pode ter a nacionalidade negada.

  13. Boa tarde, sou neto de espanhol e ja tenho minha cidadania espanhola, agora que me casei quero saber se é possível tirar a cidadania para minha esposa.
    obrigado

    • Oi, Rafael. Conforme expliquei no post, sua esposa tem direito à nacionalidade se residir um ano legalmente na Espanha.

  14. Oi Larissa, tenho cidadania espanhola e tenho uma duvida, pretendo me casar e depois me mudar pra Europa, sei que pra ganhar a cidadania meu esposo tem que morar um ano na Espanha, mas gostaria de saber se antes disso ele ja pode trabalhar legalmente lá, e se caso eu escolha morar em outro país que não a Espanha se ele pode trabalhar também.

    Obrigada

    • Oi, Manu! Sim, ele pode trabalhar aqui enquanto tiver um Nie (um documento como o RG) de familiar de comunitário. Em relação a outros países, não sei como funciona. Abs

  15. Raquel Bandeira // 05/06/2016 em 6:54 am // Responder

    gostaria de saber como fica a cidadania brasileira se pedir a espanhola sem ser descendente de espanhol, sem ter um conjunge espanhol, se perde a brasileira, se o tempo de residencia cabe a qualquer um e ja pode pedir cidadania espanhola sem perder a Brasileira…

    • Raquel, a Espanha não exige a escolha da nacionalidade. Você pode pedir a nacionalidade espanhola por tempo de residência (sem esquecer que só vale residência legal) e não precisa abrir mão da brasileira.

  16. Raquel Bandeira // 05/06/2016 em 6:55 am // Responder

    site muito bom..

  17. Raquel Bandeira // 05/06/2016 em 11:56 pm // Responder

    Obrigada Larissa, muito obrigada.

  18. William Gonçalves // 13/06/2016 em 11:35 am // Responder

    Vc e muito eficiente ótima profissional parabéns

  19. Alguém poderia por gentileza, me informar como conseguir um visto de trabalho?
    É para um amigo que é cabeleireiro aqui no Brasil e quer ir morar na Espanha.

    Muito obrigado!
    Heberson

  20. Olá Larissa! Parabéns por criar este canal! Me casei aqui no Brasil com um espanhol este ano, já tenho o libro de família e ele precisa ir morar com o pai aí na Espanha. Será que com este libro eu posso viver legalmente aí? Bjs mto obrigada

    • Oi, Ana! O ideal seria ir até consulado porque acredito que você tenha que providenciar algum documento para vir. Confira com eles! Mas sendo casada com um espanhol, você pode vir sim morar aqui. Abs

  21. Gian Carlo Otaviano de Castro // 01/08/2016 em 7:53 pm // Responder

    Ola, Larissa
    Estou quase aposentando e gostaria de informações visto e como fixar residência, vc sabe me informar alguma coisa? Muito obrigado.

  22. Eu tenho 35 anos e sou filho de mãe solteira minha mãe viver com um espanhol ele quer fazer o reconhecimento de paternidade por opção, para que eu possa ter direito a nacionalidade espanhola gostaria de saber ser pode isso.

    vir em site que fala assim

    1) Nacionalidade por Opção:
    A opção é um benefício que a nossa legislação oferece a estrangeiros que se encontram em determinadas condições, para que adquiram a nacionalidade espanhola. Terão direito a adquirir a nacionalidade espanhola por esta via:

    – As pessoas que estejam ou tenham estado sujeitas ao poder paternal de um espanhol.
    – As pessoas cujo pai ou mãe tiver sido espanhol ou tiver nascido em Espanha.
    – As pessoas cuja determinação da filiação ou do nascimento em Espanha (a determinação da filiação significa estabelecer quem são os pais de alguém) acontecer após os dezoito anos de idade. Neste caso, o prazo para optar pela nacionalidade é de dois anos a partir da data da determinação da filiação ou do nascimento.
    – As pessoas cuja adoção por espanhóis tiver lugar depois dos dezoito aos de idade. Neste caso, o direito de optar existe até que decorra o prazo de dois anos a partir da data da constituição da adoção.

    • Oi, Daniel! Infelizmente não posso te ajudar porque não sei como isso funciona (e se sequer funciona) para um filho adulto. Além disso, se a sua mãe só reside com um espanhol e não é casada, isso pode ser um impedimento. O melhor é entrar em contato com um advogado para conferir se o seu caso se encaixa. Abs!

  23. viviane santos delgado // 18/08/2016 em 9:40 pm // Responder

    Oiii eu sou cabo verdiana minha mae vive em espanha e tem nacionalidades espanhola ela pode dar me residencia.

    • Oi, Viviane. O ideal é você entrar em contato com a embaixada espanhola aí em Cabo Verde para ver como funciona no seu caso. Abs!

  24. Antonio Corobim // 19/08/2016 em 8:03 pm // Responder

    Sou neto de espanhol e maior de 18 anos.
    Esse um ano que necessito morar na Espanha é ininterrupto?
    Grato pela resposta.

  25. Tenho 25 anos, estou querendo ir para espanha, minha mãe é brasileira e possui a nacionalidade espanhola. Por ela possuir a nacionalidade, facilita para mim tirar os papéis para permanecer no país legalmente? Fica facil pra eu tirar a nacionalidade tbm? O que me diz?

    • Oi, Kesley! Sem dúvida, o fato de sua mãe ter a nacionalidade ajuda muito. O que recomendo é entrar em contato com o consulado para saber exatamente os documentos necessários e o que você precisa fazer (se no seu caso seria necessário ou não residir 1 ano na Espanha para poder pedir).

  26. Sophia Montenegro // 14/10/2016 em 9:53 pm // Responder

    Boa tarde,

    Sou bisneta de uma espanhola.
    No entanto, minha mãe não deu entrada no processo dela de cidadania.
    Gostaria de saber se caso minha mãe entre no processo, se eu conseguiria ter direito a essa cidadania.

    • Oi, Sophia! Conforme o texto, sua mãe teria direito se residisse um ano na Espanha. Só depois que a cidadania dela saísse, você poderia pedir a sua. Um abraço!

  27. Olá,

    Muito interessante e informativo o blog. Parabéns! Estou planejando me mudar para Espanha no próximo ano por cidadania (sou Sefaradim). Mas agora estou muito mais interessado em aplicar por residencia. Você poderia me falar mais sobre o processo após esses dois anos vivendo lá? E se ja conseguiu a sua, aceito dicas 😉

    Boa sorte,
    Obrigado

  28. Ola eu e meu esposo somos brasileiro, ele esta na epsanha vai fazee 2 anos , trabalha na espanha e eu ainda nao tenho documentos , ,com 2 anos na espanha pode se pedir a nacionalidade ne? E demora muito para fica pronta?

    • Oi, Aline! Ele tem que estar legalmente na Espanha há dois anos para pedir a nacionalidade. Se esse for o caso dele, já pode solicitar. Sobre o tempo, parece que está levando entre cerca de 6 meses e 1 ano.

  29. Olá Larissa,
    Eu tenho o passaporte espanhol, será que preciso de mais alguma coisa para entrar e residir na Espanha?
    Quero levar minha esposa e meus filhos que não tem passaporte espanhol, eles conseguem visto de residencia por mim?

    Obrigado pelo post, muito bom!

  30. Renato Conceição // 01/11/2016 em 2:40 pm // Responder

    Minha avó paterna nasceu em malaga e veio morar no Brasil quando era adolescente.
    Eu tenho direito a ter direito a cidadania espanhola.

    • Oi, Renato! Conforme o próprio post explica, você tem direito a nacionalidade, mas precisa residir legalmente um ano na Espanha.

  31. Oi meu avó materno é espanhol, e tenho cidadania espanhola, tenho dois filhos maiores um de 25 e outro de 30, quando fiz a minha a 5 anos, meus filhos ja eram maiores por isto nao consegui a deles. Porém gostaria de saber se eles quiserem morar e trabalhar na Espanha de forma legal eles podem? E se eles tem algum direito.

  32. Olá minha esposa tem nacionalidade espanhola, para eu ter a nacionalidade também preciso morar lá ou morando aqui no Brasil consigo. Se sim, qual o procedimento. Obrigado.

    • Oi, Ricardo. Conforme consta no post, “se o casamento foi realizado depois de 02/05/1975, poderá solicitar a nacionalidade espanhola após residir 1 ano legalmente na Espanha”. Se foi antes, não é preciso residir na Espanha e o trâmite pode ser feito no consulado.

  33. Olá boa tarde, sou Brasileira estou na Espanha a 6 meses e vou me casar com Espanhol, quanto tempo depois do casamento sai meu Nie e quando posso pedir minha naciolidade? estou empadronada a 6 meses isso já conta como esse tempo de um ano como legal? Obrigada.

    • Oi, Carla! Depois do casamento, você deve pedir seu NIE de familiar de comunitário e ele leva uns 3 meses para ficar pronto. Você poderia pedir a nacionalidade dois anos depois de obter esse NIE. Não posso te dizer se esse tempo que vc já está aqui conta, porque não sei que tipo de documento você tem atualmente. O empadronamiento por si só não vale!

  34. Sidney Alonso Pradela // 16/12/2016 em 10:45 pm // Responder

    Meus avós veio da Espanha residiu no Brasil até suas mortes,e minha mãe nasceu aqui no Brasil, e eu carrego o sobrenome espanhol,sera que eu também consigo nacionalidade espanhola, que eu tenho que fazer pra poder residir na Espanha como um espanhol?

  35. Bom dia!! Eu sou bisneta de espanhol, minha mãe já tem a nacionalidade espanhola, eu tenho mais de 18 anos. Soube que poderia obter a nacionalidade por residencia por 1 ano. Gostaria de saber quais as regras e os tramites para eu obter a nacionalidade dessa forma? to tendo muita dificuldade em saber esses detalhes.
    obrigada!!

  36. Eu li uma vez q tramitavam uma lei q pessoas com sobrenome (matos)tem direito de requerer cidadania por decendencia dos Judeus q foram espulsos da Espanha na idade media? E verdade?

  37. Olá, estou indo com meu esposo.. ele já tem a cidadania e somos casados no papel, vs disse que tenho que morar 1 ano legalmente na Espanha, e como faço isso. Lembrando que não vou ter tempo de mexer com nenhum papel aqui no BR, pois já estamos indo. Obrigada.

  38. Ola parabéns pelo trabalho, eu e minha esposa temos a guarda legal da criança (filho dela). Eu tenho a nacionalidade espanhola minha pergunta é se ele tem direito?

  39. Sergio Luiz do Prado // 25/01/2017 em 9:08 pm // Responder

    Olá Larissa tudo bem? Parabéns pelo trabalho.
    Gostaria de saber como proceder , como é residir um ano legalmente na Espanha sendo neto de espanhois.
    Tenho que ir para a Espanha com todos os documentos que comprovam que sou neto e dou entrada aí no Consulado Espanhol?.
    Vou como turista e chegando na Espanha dou entrada no Consulado?
    Pois fui aqui no Consulado Espanhol em São Paulo e a atendente só me respondeu que preciso residir um ano legalmente na Espanha.

  40. Ola! Seu site é mt util! Hahaha
    Agora me resta a duvida: como conseguir um permiso de reaidencia? Vc diz q conjugues d espanhois conseguem, imagino que, quem tenha contrato d trabalho tbm… trabalhadores autonomos conseguem? Existe alguma outra possibilidade alem do matrimonio e do contrato formal d trabalho?

    • Oi, Luana. Sim, é possível obter um permiso de residência se você for casado ou tiver união estável com um espanhol, ou então se for contratado por uma empresa ou for autônomo.

  41. Ah e vc disse q ficou 3 anos com visto d estudante, como vc fez a mudança d visto ? Da p faZer tranquilamente a mudança d visto?

  42. Bom dia! Depois de casar com um espanhol ou espanhola, morar por um ano, solicitar e conseguir a nacionalidade… Se este casal se separa, há alguma implicação em relação à nacionalidade espanhola adquirida?

  43. Bom dia, sou chilena e moro no Brasil. Porem quero adquirir minha nacionalidade espanhola.
    Não tenho ensino superior concluído e a minha família tem linhagem espanhola.
    Como faço? É possível sair daqui, ir para lá e morar? Não entendo quase nada disso.
    Obrigada

    • Oi, Jocelyn. No caso dos brasileiros, é possível tirar a nacionalidade quem for até neto de espanhol, mas não sei se para chilenos é diferente. O ideal seria ir até o consulado da Espanha aí no Brasil para ver como funciona. Abs

  44. Alexandre Herreira // 09/02/2017 em 12:59 pm // Responder

    Bom Dia… tenho uma dúvida, sou neto de espanhol de origem, consegui minha dupla nacionalidade através da lei de memória histórica depois do meu pai conseguir a dele. Agora tive um filho recentemente, como fica a situação dele?
    Eu posso tirar a nacionalidade espanhola dele através da minha antes dele completar 18 anos, ou ele é bisneto de espanhol de origem e não tem direito a nacionalidade espanhola??
    Obrigado Alexandre

    • Oi, Alexandre! Acredito que ele possa tirar sem nenhum problema por ainda ser menor de idade. Mas, como sempre, o melhor é consultar o consulado ou um advogado especializado. Abs

  45. Ola, sou brasileira e meu namorado tbm, estou gravida e vou ganhar meu filho na Espanha, automaticamente eu consigo o direito a residência? vou poder trabalhar tbm? e se sim, quanto tempo vale?

  46. Bom dia Larissa, muito bom o post,

    Sou bisneto de espanhol maior de 21 anos e minha mãe já possui a cidadania dela reconhecida, pretendemos nos mudar para a Espanha e permanecer com o visto de residência não lucrativa para mim no caso, após um ano posso solicitar a minha cidadania através dela ou tenho que ter os documentos dos meus bisavós para comprovação??? obrigado!!

    • Oi, Renan! Infelizmente, não sei te informar. Acho que antes de ir à Espanha, o ideal seria consultar o consulado para saber como isso funciona. Eu acredito que não haverá problemas em tirar através da sua mãe (usando os docs dela). Abs!

  47. Olá, boa tarde

    Farei dois anos morando na Espanha e estou empadronado. Comecei a buscar com quanto tempo eu conseguiria o premiso de residência para trabalhar e achei esse post. Eu gostaria de saber como eu posso provar essa mudança na lei, que diz que para brasileiros o prazo muda pra dois anos. Assim, quando eu fizer 2 anos, poderei dar entrada. Obrigado desde já

    • Oi, Ailton. Mas que tipo de autorização de residência você tem? Porque para estudantes, esses 2 anos não contam (mesmo estando empadronado). Tudo vai depender do seu tipo de visto. Abs

  48. Oi Larissa,
    Morei na Espanha legalmente com NIE e permissão de trabalho temporário, durante 2 anos (de 2007 a 2009). Este tempo serve para pedir a nacionalidade por tempo de residência? Ou não vale mais já que não moro mais la?

    Outra questão. Meu pai mora na espanha a muitos anos, porém não possui ainda a cidadania. Ele tem apenas o NIE definitivo, pois tem empresa lá. Posso pedir minha cidadania através dele? Ou somente caso ele venha a tirar a cidadania dele que poderei pedir a minha?

    Obrigado

    • Oi, Patrick. Não sei se existe esse prazo de dois anos “vence” se você morar fora da Espanha. Acredito que não tem como pedir a cidadania através dele porque ele não tem. É melhor consultar o consulado aí para saber qual seria a melhor maneira de você ter acesso à nacionalidade. Abs

  49. Sou bisneto de espanhol e a minha avo esta viva so que ela nao tem nacionalidade espanhola, se ela tirar a nacionalidade, meu pai e eu conseguimos tirar tambem?

    • Oi, Fabio. Acredito que sim, mas que tanto seu pai quanto você teriam que residir um ano legalmente na Espanha para poder tirar a nacionalidade depois que sua avó já tiver tirado.

  50. Priscila Ferreira // 29/03/2017 em 1:59 pm // Responder

    Oi Larissa!
    Sou neta de espanhol e estou consultando advogados para obtenção do visto provisorio para residir legalmente na Espanha, tambem estou tentando entrar em contato com o consulado (mas sem sucesso), e as informações que os advogados me dão são contraditorias, por isso vim aqui pedir sua ajuda rsrsrs
    Queria saber se pra obter o visto provisorio eu ja preciso ter uma proposta de trabalho (tem advogado que diz que sim, outros dizem que não) e se meu conjuge tem direito a algum visto semelhante (um me disse que ele teria que entrar como residencia não lucrativa e outros que ele só poderia ir depois que eu estiver a um ano la), enfim, se voce tiver alguma informação pra me passar agradeço muito!

  51. Olá.

    Minha esposa brasileira veio para a espanha em 2001 com seu pai os dois tinham NIE aqui na espanha ela ficou sobre tutela do orfanato de 2005 a 2010 e em 2012 ela foi para o brasil onde me conheceu e voltou agora em 2017 e me trousse junto, como ela estava no brasil ela não renovou o seu NIE e agora estamos morando aqui sem documento.

    Vi este trexo do seu artigo:
    01 ano para pessoas que estiveram sob tutela ou guarda de entidade governamental espanhola (orfanato, Conselho Tutelar, etc) por 02 anos consecutivos.

    E queria saber se por esses 5 anos ininteruptos no orfanato ela tem direito a nacionalidade espanhola?

    • Oi, Alex. Não saberia te informar. Recomendo que vocês consultem um advogado especializado para saber como isso funciona. Abs!

  52. João Victor Cabañas // 01/04/2017 em 8:07 pm // Responder

    Olá! Sou bisneto de espanhol, como faço para solicitar a cidadania espanhola?

  53. Elizete Rodrigues // 02/04/2017 em 10:52 pm // Responder

    Boa noite!

    Sou neta de espanhol, minha avó veio para o Brasil grávida do meu pai e ele nasceu no Brasil. Ele já faleceu, eu ainda consigo cidadania espanhola se morar pelo menos um ano na Espanha? Existe alguma maneira de conseguir a cidadania?

    • Oi, Elizete. Recomendo que entre em contato com o consulado ou com um advogado especializado no tema para te orientar quanto aos documentos e procedimentos necessários.

  54. Meu pai era espanhol, trabalhou na Espanha, tenho documentos que compravam isso. Veio na década de 30 para o Brasil mas em 1965 naturalizou-se brasileiro. Tenho direito de solicitar a cidadania espanhola?

    • Oi, Mirian. Não sei como funciona neste caso. Recomendo que você entre em contato com o consulado ou com um advogado especializado no assunto.

  55. Sou casada a 9 anos e sou espanhola mas moro no Brasil. Meu marido tem direito a cidadania ou precisa morar 1 ano na Espanha?

    • Se você se casou antes de 1975, ele terá direito à nacionalidade sem residir aqui. Se você casou depois de 1975, ele precisará morar aqui um ano.

  56. Oi Larissa, tudo bem?

    Lendo os seus artigos ñ consegui resposta à minha dúvida.

    Sou filho de espanhóis, nascido no Brasil, mas com cidadania espanhola desde os 22 anos.

    Meu filho de 23 anos tem direito à cidadania?

    Agradeço!

    • Oi, Carlos. Ele tem direito à cidadania, mas acredito que para isso ele teria que residir um ano aqui na Espanha. Abraços!

  57. Olá, preciso de auxílio. Meus bisávos maternos são espanhois. Minha mãe e minha avó não tem cidadania. Eu consigo entrar com pedido de cidadania?

    • Oi, Tania. Seria difícil. Sua avó teria que tirar a cidadania e sua mãe também (sua mãe só teria direito depois de um ano de residência legal na Espanha). Só depois que sua mãe tirasse é que você, depois de um ano de residência aqui, poderia pedir.

  58. Selma Duarte tralhao // 14/05/2017 em 5:40 pm // Responder

    Bom dia Larissa, sou neta de espanhol,meu avô materno é nascido na Espanha,veio pró Brasil aos 17 anos, porém minha mãe não tem cidadania,como faço pra fazer a minha? Tenho direito?

    • Oi, Selma. Conforme explico no post, você teria direito só se sua mae tirasse a cidadania e depois de um ano morando legalmente aqui na Espanha.

  59. Minha nora é neta de Espanhois e gostaria de tirar passaporte com cidadania Espanhola, como ela deve proceder?

    Quem ela deverá procurar?

  60. Oi, sou casado com um espanhol a um ano mas casamos e moramos na Inglaterra, é possível que somente eu vá morar na Espanha por um ano para poder adquirir o passaporte espanhol ou ele precisa me acompanhar?

    • Oi, Gustavo. Apenas casados com espanhóis podem tirar a nacionalidade depois de um ano de residência na Espanha. Não sei se sendo familiar de um inglês você pode residir na Espanha sem que ele resida aqui. O melhor é consultar a embaixada da Espanha aí na Inglaterra.

  61. Oi gostaria de saber o que terei de direitos.
    Sou Brasileira estou na Espanha mas ainda nao tenho permiso de residencia, e vou me casar com um brasileiro mas que ja tem a nacionalidade. Tenho direito a algo?

    • Oi, Aline. Ao se casar com uma pessoa que tem a nacionalidade espanhola, você poderá o documento de familiar de comunitário da UE. Um ano depois, se você quiser, você pode dar entrada no pedido da nacionalidade. Abs

  62. Oi, sou neta de espanhol e meu avô está vivo porém não quer fazer o reconhecimento da minha mãe na Espanha, ele mora lá e o cônsulado aqui do Brasil está exigindo documentos dele que não tenho para tirar a cidadania da minha mãe, como posso proceder?

  63. Olá Larissa!
    Sou bisneta de espanhol e maior de idade, mas meu avô (filho do espanhol) e minha mãe (neta do espanhol) ainda estão vivos. Então tenho algumas dúvidas:
    Se meu avô tirar a cidadania, minha mãe conseguiria tirar a cidadania sem residir 1 ano na Espanha?
    Se meu avô tirar a cidadania eu conseguiria tira-la por ser neta de espanhol?
    Se a minha mãe tirar a cidadania, como seria o processo para eu tirar a cidadania também?
    Muito obrigada!!!

    • Oi, Karina. Não, sua mãe teria que residir um ano na Espanha para poder tirar a nacionalidade. Não sei se no seu caso, como bisneta de espanhol nascida na Espanha, você poderia tirar a nacionalidade. O ideal é consultar um advogado especialista ou o consulado. Abs!

  64. Bom dia!
    Sou neta de espanhóis, tenho cidadania espanhola e vou me casar. Meu marido poderá tirar a cidadania espanhola ou o passaporte após o casamento? Por enquanto moramos no Brasil.

    Muito obrigada!

    • Oi, Bettina. Seu marido teria direito à nacionalidade espanhola apenas após um ano de residência legal na Espanha. Abs

  65. Ola boa noite!!!
    Consegue tirar minha dúvida por gentileza,
    Sou filha de espanhol mas nao tiramos minha cidadania ainda!! Tenho 32 anos, ainda consigo adquirir minha cidadania mesmo morando no Brasil???
    E tenho um filho de 3 anos, assim que se possivel adquirir a minha consigo pro meu filho??
    Grata

    • Oi, Ana Paula. Conforme explico no post, filhos de espanhóis nascidos na Espanha têm direito à nacionalidade. Se seu pai nasceu aqui, você poderia solicitare seu filho também. Abs

  66. boa noite Larissa , a bisavó da minha esposa era Espanhola , o bisavó por parte de pai era portuguesa , e o trisavo italiano, é uma familia bem misturada , tentei tirar cidadania portuguesa mais meu sogro precisa comprovar vinculo com portugal para pegar a nacionalidade e depois passar para minha esposa, e o italiano entra a lei de 48 por ter uma mulher no meio do processo o que gastaria muito dinheiro e a incerteza de ganharmos o caso em roma, será que conseguimos o da espanha se morarmos la por algum tempo? desde já eu agradeço pelo post um forte abraço fique com deus.

    • Oi, Rodrigo. Infelizmente, não. Conforme explico nesse mesmo post, só netos de espanhóis têm direito à nacionalidade e só se a mãe ou pai tiver tirado e depois de um ano residindo na Espanha. Abs

  67. Mirian Vendrame // 12/09/2017 em 4:38 pm // Responder

    Boa tarde, avó do meu do meu marido já falecida era espanhola ela casou no Brasil e teve um filho, esse filho também faleceu sem fazer o reconhecimento da nacionalidade espanhola. Minha pergunta é o meu marido teria direito a nacionalidade se morasse um ano na Espanha mesmo que o pai tenha falecido sem fazer o reconhecimento. Obrigado

    • Oi, Mirian. Conforme explico no post, ele só teria direito se o pai dele tivesse tirado. Os dois requisitos são obrigatórios. Abs!

  68. Amarildo Domingos Calderon // 18/09/2017 em 1:26 pm // Responder

    Bom dia…
    Meu Bisavô é Espanhol.
    Meus avós e meu pai são Brasileiros (já falecidos).
    Gostaria de saber se tenho direito ou consigo a dupla cidadania espanhola.
    Se tenho direito, quais os procedimentos a tomar…
    No aguardo…
    Obrigado..

    • Oi, Amarildo. Infelizmente, não. Conforme explico no texto, apenas netos de espanhóis podem tirar a nacionalidade e isso só se a mãe ou o pai tiver tirado. Abs

  69. Olá minha esposa é filha de espanhol, temos dois filhos e queremos ir morar na Espanha, só que ela não tem a cidadania espanhola, nós conseguimos autorização para morar lá?

    • Oi, Valdir. Sim, sua esposa pode vir residir no país e depois de um ano dar entrada no pedido de nacionalidade. Mas não sei como isso funcionaria par ao resto da família, por isso recomendo consultar um advogado ou o consulado.

  70. Boa tarde! Que grata surpresa encontrar o seu site 🙂
    Li praticamente todos os comentários deste post para não correr o risco de perguntar algo que já tenha sido respondido, mas não encontrei especificamente uma resposta para minha dúvida! rs
    Pode me ajudar?

    Meus avós são espanhóis e minha mãe já tem a cidadania. Sei que para eu conseguir minha cidadania preciso morar um ano legalmente na Espanha. Entretanto, minha dúvida é no caso do meu esposo: se ele morar legalmente um ano na Espanha comigo, já pode solicitar a cidadania depois desse tempo, visto que já terei conseguido a minha? Ou esse prazo para ele passa a contar somente depois de eu obter minha cidadania?

    Obrigada desde já 🙂

    • Oi, Juliana. Não sei exatamente como funciona, mas uma amiga passou pela mesma situação (no caso dela, o marido era neto de espanhol e a mãe já tinha a cidadania) e ela veio morar aqui no primeiro ano como estudante para acompanhá-lo e só depois que saiu a nacionalidade dele, mais de um ano após a residência, começou a contar o tempo para ela pedir a dela. Boa sorte!

  71. Bom Dia! Queria esclarecer uma dúvida se Alguém poder me ajudar agradeço, Moro com uma pessoa no Brasil mas não somos casados legalmente, a sua mãe e suas primas já moram na Espanha e já tem Nacionalidade espanhola por serem casadas com espanhol, qual seria a maneira melhor de ficar legal lá e depois tirar nacionalidade espanhola eu e minha esposa?

    • Oi, João. Nesse caso, sua esposa não tem direito à nacionalidade porque a mãe obteve através de um relacionamento com um espanhol e não por descendência.

  72. Olá, boa tarde! Namoro uma espanhola, e estamos querendo nos mudar para a Espanha em Janeiro. Pretendemos nos casar, porém preferimos que isso fosse feito na Espanha, para que a família dela me conheça melhor. Neste caso, eu poderia ir com Visto de Turista e após o trâmite do casamento lá, alterá-lo sem a necessidade de sair da Espanha? E para a comprovação de renda, poderia ser usada a renda do pai dela, e em caso afirmativo, como faria para comprová-la? Casando no Brasil é mais garantido? Grato, e parabéns pelo ótimo trabalho!

    • Oi, Carlos! Sim, isso é possível vir como turista e casar aqui, mas recomendo que você cheque tudo antes de vir para trazer todos os documentos necessários. Não sei se a renda poderia ser do pai dela. O problema de casar no Brasil é que depois há uma certa burocracia para validar esse documento na Espanha. Dê uma pesquisada para ver qual dos dois trâmites é mais simples. Abs

  73. Meu pai tem passaporte espanhol e moramos atualmente no Brasil. Do que não falo com ele, como posso proceder para tirar o meu. ???

    • Oi, Jennifer. Tudo depende de como seu pai conseguiu o passaporte na Espanha: se foi por nascimento, herança, por ter residido. Porque nem sempre um filho tem direito à nacionalidade. Por isso, recomendo consultar o consulado ou um advogado especialista.

  74. Minha esposa e meu filho tem cidadania espanhola, eu posso ter também?

    • Oi, Yuri. Conforme explico no texto, se você e sua esposa casaram depois de 1975, você teria direito à nacionalidade depois de um ano residindo legalmente na Espanha.

  75. monique santos guimaraes // 21/10/2017 em 4:47 pm // Responder

    oi, tudo bom ? gostaria de saber uma coisa minha companheira mora a 11 anos mas ainda nÃO tem nacionalidade espanhola , mas ela tem permisao de residencia de larga duracao se eu me casar com ela la, posso conviver com ela legalmente ??

  76. Faz 1 ano que vivo na Espanha e recebo pensão do Brasil aqui na Espanha e gostaria de saber quais são as chances de conseguir a cidadania espanhola? Fico no aguardo!

    • Oi, Gislaine. Você mora aqui legalmente. Em caso positivo, depois de dois anos de residência você pode pedir a nacionalidade (dependendo do tipo de documento que você tiver).

  77. Sou Brasileira, pensionista e vivo há 1 ano e meio na Espanha. Quais as chances de me tornar uma cidadã espanhola?

    • Oi, Gislaine. Você mora aqui legalmente. Em caso positivo, depois de dois anos de residência você pode pedir a nacionalidade (dependendo do tipo de documento que você tiver).

  78. Oi, sou casada civilmente com um espanhol e tenho uma filha espanhola, faz 1 ano que moro em Barcelona com eles, mas só uso meu passaporte, será que já posso pedir nacionalidade sem nunca ter tido comunitário ou arraigo?

    • Oi, Anna. Acredito que não. De fato, acho que não está permitido residir aqui só com o passaporte. Recomendo que você regularize sua situação para evitar problemas.

  79. Boa tarde.
    Meu pai é filho de espanhola e está requerendo a cidadanua dele pelo Consulado de SP.
    Depois que ele tiver a cidadania dele reconhecida eu passarei a ser filha de Espanhol? Se sim poderei fazer o mesmo processo dele e também transmitir a meus filhos menores?

    • Oi, Nice! Não é assim que funciona. A nacionalidade por descendência conta apenas quando o espanhol em questão é nascido na Espanha. No seu caso, você teria que residir um ano na Espanha para ter a nacionalidade, já que é neta de espanhola (nascida na Espanha). Seus filhos menores poderiam residir com você e então solicitar a nacionalidade por tempo de residência. Abs

      • Muito injusto isso pois quero muito ter minha nacionalidade reconhecida mas não tenho condições de morar na Espanha.
        E quanto a minha mãe ela tem algum direito ela alem de ser casada com meu pai é neta de espanhóis.
        Grata.

        • Oi, Nice. Seu pai, como neto de espanhóis, poderia pedir a nacionalidade depois de um ano de residência (caso o pai ou mãe dele tenha tirado). Sua mãe poderia vir com ele e, depois que ele tirasse a dele, depois de um ano ela poderia pedir a dela. Abs

  80. Ola
    Tenho algumas duvidas quanto a nacionalidade
    Sou casada com espanhol e tenho uma filha nascida em Catalunya , desde 2012 moramos em Brazil
    Pretendemos regressar a Espanha em 2018
    Minha pergunta e posso pedir a nacionalidade logo que chegue em Espanha? Ou terei que esperar um ano para perdir?
    Tenho direito a pedir por ser mae de uma espanhola ou somente por matrimonio?
    Eu tive o dcto de residente caduco em 2014..
    Agradeco desde ja
    Abraco!

    • Oi, Eliciane. Não sei se como você já morou no país, você teria direito a pedir a nacionalidade direto ou se teria que esperar. É melhor consultar o consulado. Abs

  81. Oi Larissa, gostaria de saber se poderia me ajudar nesta questão meu sobrinho e filho de espanhol se ele fizer documento ele poderia passar a cidadania para minha irmã a mãe dele? Ela foi casada com o pai dele mas são separa dos. Agradeceria muito se pudesse me responder obrigada elisangela

    • Oi, Elisangela. Acredito que sim, mas ela teria que residir na Espanha. De qualquer forma, recomendo consultar o consulado sobre isso. Um abraço!

  82. Olá boa tarde ,sou casado com uma filha de espanhol ela está tirando a cidadania , posso tbm ser cidadão espanhol por ser o marido?

    • Tiago, conforme explico no próprio post, pessoas casadas com espanhóis têm direito a solicitar a nacionalidade apenas depois de um ano de residência legal na Espanha.

  83. Olá, boa tarde!!
    A mãe da minha namorada tem a cidadania espanhola (obtida via casamento).
    Minha namorada recém completou 18 anos
    Ela tem direito a solicitar a cidadania pelo fato da mãe ter a cidadania?
    Obrigado

    • Oi, Marco! Não sei se ela se encaxaria nos casos com direito à nacionalidade. Recomendo consultar o consulado. Um abraço!

  84. Boa noite…
    Se meu filho nasci na espanha tem direito a nacionalidade… nesse caso mesmo os pais sendo ilegais podem pegar a cidadania atraves do filho?

    • Oi, José. Esse post explica um pouco como funciona a nacionalidade para os bebês, porque nem sempre ele tem direito à nacionalidade espanhola, mesmo nascendo aqui. Caso o bebê nasça aqui e tenha direito à nacionalidade, os pais que estão ilegalmente podem pedir o arraigo familiar e, posteriormente, a nacionalidade.

  85. Oi,eu gostaria de tirar uma dúvida, a minha mãe é brasileira e se casou com um espanhol. Agora ela está totalmente legalizada na Espanha. Tenho26 anos e gostaria de trabalhar na Espanha. Será que vou ter facilidade em retirar um visto prlo fato da minha já estar legalizada lá

  86. Oi Larissa, boa tarde!
    Meu namorado tem cidadania italiana, ele vai trabalhar em Madrid e irei junto. Qual seria a forma mais fácil de eu ficar legal com ele a parecha ou casando? Se nos casarmos aqui no Brasil antes facilita algo?

    • Oi, Karen. Sinceramente não sei qual é a opção mais fácil. Acredito que seja casar no Brasil para já vir como acompanhante de um profissional com visto, assim você também pode trabalhar desde o princípio (se sair daí com um visto desse). Talvez esse post da Camila possa te ajudar: http://consuladodeca.blogspot.com.es/2014/02/a-documentacao-post-longo-e-util.html Abs

    • Oi, Karen. Sinceramente não sei se é mais fácil casar aí ou aqui ou fazer a união estável. Eu diria que o melhor seria fazer isso aqui para já vir com o documento de familiar de comunitário, assim você poderia trabalhar aqui desde a chegada ao país. De qualquer forma, consulte o consulado ou um advogado para ver qual é a melhor opção. Abs

  87. Oi, Larissa.
    Minha mãe é brasileira e conseguiu a nacionalidade espanhola porque é neta de espanhol de origem. Eu, entretanto, já era maior de idade na época e agora estou interessado em conseguir a nacionalidade espanhola. Tenho encontrado informações divergentes sobre o tempo que deveria morar na Espanha para dar entrada no processo. Ainda, seria necessário continuar vivendo na Espanha até a resposta do governo espanhol? Obrigado.

    • Oi, Thiago. Até onde sei, apenas netos de espanhóis (nascidos na Espanha) têm direito à nacionalidade. Acho que o melhor lugar onde você pode encontrar informações a respeito é no próprio consulado ou consultando um advogado especializado da área. Boa sorte!

  88. Hola,
    Minha mãe é brasileira e já tem DNI espanhol. Tenho 24 anos e estou na Espanha há 1 ano e também estou empadronado. Não trabalho, então ela quem me mantém aqui. Eu teria direito à cidadania nesse caso ? Vivendo há um ano empadronado.

    • Oi, James. Acho que depende muito do motivo pelo qual sua mãe teve acesso à documentação. Já que você mora aqui, o melhor é consular a extranjería ou o Ministério de Justiça. Um abraço!

  89. Parabéns pelo post! Eu gostaria de morar na espanha, posso comprovar a renda que preciso, mas eu trabalho remotamente para uma empresa, não vou precisar trabalhar na espanha. Posso tentar pelo o mesmo visto que o aposentado usa?

    • Oi, Lidiane. Se a renda vem desse trabalho, não. Se essa renda é, por exemplo, uma poupança ou uma aposentadoria (benefício) que você recebe, sim. Um Abraço!

  90. Maria das neves barros // 27/01/2018 em 12:03 pm // Responder

    Meu filho tem 32 anos é filho de espanhol que reside no brasil ele tem direito a cidadania espanhola?

    • Oi, Maria das Neves. Conforme o próprio texto explica, filhos de espanhóis têm direito a pedir a nacionalidade, independente da idade. Um abraço!

  91. Maria das neves barros // 27/01/2018 em 12:04 pm // Responder

    Aguardo resposta obrigado

  92. Neide Garcia Batista Menck // 01/02/2018 em 1:05 am // Responder

    Ola, meus avos paternos sao esponhois, consigo cidadania ?

    • Oi, Neide. Conforme explico no texto, netos de espanhóis nascidos na Espanha têm direito à cidadania caso seu pai ou mãe (aquele que for filho/a) tira a sua e depois de um ano de residência legal na Espanha.

  93. Olá Larissa tudo bem !
    Quero deixar aqui minha opinião sobre as pessoas que fazem união estável (Pareja de Hecho).
    Você escreveu que não tem direito a nacionalidade, eu tenho a nacionalidade espanhola porque fui pareja de hecho de um espanholl, Então acho que deve atualizar essa informação.
    Não sei quanto tempo leva esse post , mais sim é possível ter nacionalidade espanhola sendo pareja de hecho de um cidadão espanhol depois de residir 1 ano legalmente em Espanha.

    Abraço
    Taissa!

    • Oi, Taissa. Vamos lá: o que eu digo no texto é que fazer a pareja de hecho não te dá automaticamente direito à nacionalidade. O que ela te dá é o direito de residir no país com um visto de familiar de comunitário e depois de dois anos de residência você pode solicitar a nacionalidade espanhola. O prazo de um ano é para quem é casado (pode parecer que é a mesma coisa, mas não é). Um abraço!

  94. Olá! Consegui minha nacionalidade espanhola por ser neta de espanhol. Gostaria de saber se consigo passar a nacionalidade para o meu filho de 3 anos.
    Obrigada
    Daniela

    • Oi, Daniela. Infelizmente, não sei te informar como funciona para menores. Se você conseguir descobrir isso e puder vir contar, te agradeceria muito. Um abraço!

  95. Oi Larissa, se vc puder me tirar essa dúvida agradeço muito!
    Meu namorado é bisneto de espanhol, a mãe dele já tem a dupla cidadania e o passaporte espanhol, ele consegue apenas morando na espanha por 1 ano? E no meu caso, se eu morar esse 1 ano com ele (estando casados) também irei receber a cidadania e passaporte?

    • Brenda, conforme o post explica, somente netos de espanhóis têm direito à nacionalidade por origem. Se seu namorado é bisneto, ele não se encaixaria. Um abraço!

  96. Guilherme Nunes da Silva // 15/03/2018 em 4:33 pm // Responder

    Boa tarde. Minha avó nasceu na Espanha em 1915 e migrou para o Brasil. Nunca naturalizou-se brasileira. Pergunto se minha mãe pode requerer a nacionalidade e estender a mim? Se sim, quais os custos desse processo entre honorários, taxas etc, e quanto tempo em média leva um processo como esse para ser deferido?

    • Oi, Guilherme. Sim, sua mãe pode pedir a nacionalidade e você só poderia pedir depois da sua mãe já ter a dela e depois de um ano morando na Espanha. Não sei te informar nem prazos, nem honorários. Esse tipo de informação só um advogado ou o consulado pode te passar. Abs!

  97. boa noite! sou neto de italianos e em breve estarei indo a Espanha para morar, uma duvida que tenho há algum tempo: caso eu queira me naturalizar espanhol o tempo necessário a mim será de 10 ou 2 anos? pergunto pois não encontro resposta para isso em lugar algum. Desde já agradeço!

  98. Ola,
    No caso de visto de residência legal de 2 anos, é obrigatório permanecer 2 anos mesmo ou posso estar saindo da Espanha e voltando? Tipo tenho q ficar 2 anos exatamente dentro da espanha?

    • Oi, Danny. Você pode sair do país, mas não pode permanecer muito tempo fora. O tempo que você pode permanecer no exterior depende do tipo de visto que você tiver. Caso você supere esse prazo, você pode perder a residência e, consequemente, a nacionalidade.

  99. Bom Dia!
    Meus bisavôs são espanhóis, vieram para o Brasil e meu avô nasceu e foi registrado aqui. Porém meus bisavós NÃO SE NATURALIZARAM (tenho a certidão negativa de naturalização). Sendo assim, meu avô deveria ser considerado espanhol? Posso solicitar a minha cidadania espanhola?

    Att,

  100. ola, sou espanhola e moro no brasil , eu e meu marido nos casamos na espanha e moramos la 1 ano e meio ha 6 anos, mas ele ainda nao deu entrada na nacionalidade. vc sabe se ele pode dar agora aqui no brasil pelo consulado?

  101. monique santos guimaraes // 12/04/2018 em 10:10 am // Responder

    ola, sou brasileira e to aqui de ferias na Espanha por 90 dias com minha namorada, ela vive aqui a 11 anos e tem permisso de residencia , queriamos saber se ela se casa comigo aqui na espanha/ barcelona se eu poderia de algum jeito ter tbm o permisso de residencia?? bjs

  102. Rafael Neves Galeigo // 27/05/2018 em 2:46 pm // Responder

    Bom dia. Meu nome é Rafael, brasileiro e tenho a cidadania espanhola por herança. Sou neto de espanhol e meu pai tem a cidadania espanhola também. Gostaria de saber se meus filhos 5 anos e 2 anos juntamente com minha esposa tem direito também. Obrigado!

    • Oi, Rafael. Sua esposa teria direito à nacionalidade depois de um ano de residência legal na Espanha, já sobre seus filhos, não saberia informar. Recomendo que consulte o consulado. Um abraçO!

  103. oi eu gostaria de saber sobre o meu caso,minha tataravò era espanhola eu gostaria de saber se eu tenho direito

  104. Maria Simone do Nascimento // 27/09/2018 em 5:44 pm // Responder

    Olá Boa tarde… meu marido é filho de espanhóis e tem a cidadania. Eu tenho o direito de ter a cidadania também? Somos casados no Civil… obrigada

    • Oi, Maria. No próprio texto você encontra essa informação: “Pessoas que se casam com espanhóis têm direito à nacionalidade: Se o casamento foi realizado antes do dia 02/05/1975, a pessoa será espanhola; se o casamento foi realizado depois de 02/05/1975, poderá solicitar a nacionalidade espanhola após residir 1 ano legalmente na Espanha”. Abs

  105. Adriana Albuquerque // 10/10/2018 em 1:46 pm // Responder

    Olá! Tenho uma dúvida. Minha mãe mora há dois anos na Espanha como dependente da minha irmã. Agora, minha mãe, pretende solicitar a cidadania espanhola por tempo de residência. Após ela receber a cidadania espanhola eu poderei solicitar a minha por ser filha de uma “cidadã espanhola”?

    • Oi, Adriana. Se você for maior de idade, não. Apenas se você for dependente dela financeiramente e tiver como comprovar que durante esse período ela te mantinha enviando dinheiro. Um abraço!

  106. Olá! Nasci no Brasil e consegui a nacionalidade espanhola, mas estou morando no Brasil e meu bebê nasce aqui, em março. O pai também é brasileiro e queria saber se meu filho tem direito à nacionalidade espanhola

    • Oi, Martina. Acredito que isso dependa de como você conseguiu a nacionalidade espanhola, mas é um tema que nao domino e recomendo consultar um advogado. Um abraço!

  107. Moro no Brasil.Meu sobrenome é Guardia. Consigo ter a dupla nacionalidade?

    • Oi, Paulo. No próprio post você encontra as informações para saber se se encaixa em alguma das categorias que dá direito à nacionalidade.

  108. Boa tarde!
    Sou neta de espanhol, já solicitei a nacionalidade de minha mãe junco com ela para que eu possa solicitar a minha!
    Quero residir na Europa, tenho dois filhos e sou mãe solteira, como devo proceder para que meus filhos possam ir comigo morar na Europa, como deve proceder para que eles possam ter a nacionalidade Espanhola?
    Desde já agradeço!

    • Oi, Wannely. Acredito que para tirar a nacionalidade, como neta, você tenha que residir um ano aqui antes e seus filhos podem acompanhá-la sem problema se forem menores de idade, já que são seus dependentes; mas não sei te informar quando eles poderiam tirar a nacionalidade deles. Recomendo que consulte um advogado. Se descobrir e puder compartilhar com a gente, te agradeceria muito. Um abraço!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.