15 Curiosidades da Espanha (que você nem imaginava!)

Quem é brasileiro adora dizer que “isso só acontece no Brasil”, mas depois de morar na Espanha eu acabei descobrindo que várias dessas coisas inusitadas também acontecem por aqui. A Espanha é um país deliciosamente louco e intenso, com um estilo de vida próprio e peculiar – e isso não é uma crítica. Tenho certeza de que algumas das curiosidades da Espanha que vou contar nesse post você nem imaginava!

Eu mesma me surpreendi com várias delas no meu dia-a-dia aqui, algumas vezes para o lado positivo e outras nem tanto. Vamos aos fatos:

1- A Espanha tem 44 lugares classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, ficando atrás só da Itália e da China.

2- Os espanhóis são os 7º mais longevos do mundo, mas perderam posições nos últimos anos. Atualmente, a média de idade é de 82,4 anos. O segredo para viver muito? A dieta mediterrânea.

3- O espanhol é o segundo idioma mais falado do mundo, atrás apenas do chinês (e dialetos). No entanto, na Espanha, além do espanhol, há outras três línguas oficiais: o catalão, o galego e o euskera (basco).

4- A Espanha foi o quarto país do mundo em regular o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a porcentagem de aceitação da homossexualidade entre os espanhóis é a mais alta da Europa.

curiosidades da espanha

5- Um dos homens mais ricos do mundo é o espanhol Amancio Ortega, dono da Inditex, grupo proprietário de diversas marcas, entre elas a Zara. O primeiro lugar do ranking está em constante mudança, já que as fortunas estão em ações que variam de preço todos os dias.

6- A Espanha é um dos países do mundo que registra maior aumento da desigualdade  e entre 2007 e 2014 o salário dos espanhóis caiu 22,2% como reflexo da crise.

7- A pintura rupestre mais antiga do mundo está na Espanha, na região de Cantábria, e tem 40.800 anos. Atualmente, só pode ser visitada por pessoas que foram sorteadas, para poder preservá-las. Mas você pode visitar o Museu de Altamira, onde há uma reprodução idêntica da caverna.

8- A Espanha é o país com mais bares por habitantes da União Europeia. São 700.000 estabelecimentos, que respondem por 15% da economia do país. Cada vez que minha mãe pegar no meu pé porque vou muito ao bar, vou dizer que estou apoiando a economia!

9- O “Chupa Chups” foi criado na Espanha e Dalí foi quem criou o logo da marca, que ficou a cara dele, totalmente psicodélico.

10- A Espanha é o único país do mundo que tem um hino sem letra!

11- A Espanha é líder mundial na produção de azeite de oliva e, na verdade, 2/3 do azeite que tem etiqueta italiana são na verdade azeite espanhol.

12- Apesar de o índice de natalidade estar em queda na Espanha, esse é o país com maior incidência de gêmeos da União Europeia. E adivinhem quem entrou na estatística? Minha cunhada! Serei tia de gêmeos – além de já ter um sobrinho guapísimo.

13- A Espanha tem um salário médio abaixo da média da União Europeia. Os dados de 2014 mostram que o salário médio do país ficou em 1.634, enquanto a média da UE era de 2.062. Dos países da Europa Ocidental, a Espanha só ficou à frente de Portugal e Grécia.

14 – Na Espanha estão o melhor e o mais antigo restaurante do mundo. Estamos falando do Celler de Can Roca e da Casa Botín, respectivamente. Esse último está aqui em Madrid.

15- A Espanha, junto com o Reino Unido e a França, é o país com maior consumo de cocaína e cannabis da União Europeia. Confesso que isso foi uma coisa que me chocou quando cheguei aqui e comecei a ir pra balada, porque é algo “comum” de se ver.

11 Comentários em 15 Curiosidades da Espanha (que você nem imaginava!)

  1. Ai a curiosidade, jajajaja, me fez vir correndo pra cá. Amo esse país, só sendo assim para entenderlo não é mesmo? E parabéns pelos sobrinhos em dose dupla que estão a caminho. Beijos.

  2. Que legal! Nossa, juntando tudo assim dá pra entender que esse país é louco mesmo 😉 e adoramos!

  3. Por isso amo tanto esse país, e por outros motivos também. ?

  4. O hino espanhol tem letra sim.

  5. o hino com letra era da época da ditadura de Franco. Atualmente o hino é só instrumental, a marcha imperial.

    • Oi, Daniel! Procurei sobre isso na internet, mas não achei. O que vi foi que, antes de Franco, o hino espanhol (Marcha Real) tinha sido substituído pelos republicanos. Quando Franco chegou ao poder, ele voltou a estabelecer a Marcha Real como hino, mas não há menções sobre letra. Foram escritas algumas letras, mas nenhuma foi adotada oficialmente: https://es.wikipedia.org/wiki/Marcha_Real Um abraço e obrigada pelo comentário!

  6. Tereza do nascimentot // 17/04/2016 em 2:41 pm // Responder

    Gostei da matéria esse país me encanta pretendo ir visitar.

  7. A Espanha é realmente “encantadora”!Amo este país!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. As melhores regiões da Espanha para morar -

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.