Como morar na Espanha sendo familiar de um europeu?

Dentro dos assuntos legais, esse é um dos que provavelmente gera mais dúvidas: posso residir na Espanha se meu marido/mãe/filho tem a nacionalidade espanhola ou de um país da União Europeia? Que vínculos preciso ter com essa pessoa? O que preciso fazer?

Nesse novo post escrito pelo pessoal do Nabas International Lawyers -que já falou aqui no blog sobre os novos requisitos para obter a cidadania espanhola e sobre morar na Espanha com a nacionalidade de outro país da UE -, você vai tirar essas e outras dúvidas.

familiar-europeu

Como sempre aviso, esses são guest posts e eu não sou nenhuma especialista no assunto. Por isso, caso você tenha dúvidas sobre o tema, recomendo entrar em contato com eles ou com o próprio consulado da Espanha aí no Brasil. Vamos ao texto:

Residência de familiar não-comunitário de cidadão da União Europeia

Os membros da família de um cidadão de um Estado membro da União Europeia ou de um Estado partícipe do Acordo sobre o Espaço Econômico Europeu ou da Suíça* que não possuam a nacionalidade de um desses Estados, quando o acompanhem ou se reúnam a ele,  poderão residir na Espanha por um período superior a três meses, estando sujeitos à obrigação de solicitar e obter um “cartão de residente de familiar de cidadão da União Europeia”.

A solicitação do cartão de residência de familiar de cidadão da UE deverá ser apresentada pessoalmente pelo familiar no prazo de três meses desde a data de entrada na Espanha, no Escritório de Estrangeiros da província onde o interessado pretenda permanecer ou estabelecer sua residência ou, na falta deste Escritório, na Delegacia de Polícia correspondente.

Nota: Se você é cidadão de um país da UE e tem familiares que não são, esses familiares podem te acompanhar ou se reunir com você caso você decida residir em outro país da UE. Eles devem levar um passaporte válido em todo momento e, dependendo do seu país de origem, pode ser que tenham que apresentar também um visto na fronteira.

Para evitar problemas, pergunte com antecedência no consulado ou embaixada do país para onde irá viajar quais são os documentos que seus familiares extracomunitáriow terão que apresentar na fronteira.

Requisitos

  • Acompanhar ou se reunir com um cidadão da UniãoEuropeia ou outro Estado parte do Espaço Econômico Europeu que tenha direito a residência por um período superior a três meses.
  • Ter seguro médico e meios econômicos suficientes para a unidade familiar, ou ser estudante com seguro médico e recursos suficientes para a unidade familiar.Ter o seguinte parentesco com o cidadão da UE:
    • Se é familiar de estudante, poderá ser: cônjuge, sempre que não tenha sido cancelado o acordo ou a declaração de anulação do vínculo matrimonial ou divórcio.
    • Casal que mantenha uma relação estável e que esteja inscrita em um registro público estabelecido em um Estado membro da União Europeia, ou em um Estado parte do Espaço Econômico Europeu que não tenha cancelado esta inscrição. O que deverá ser comprovado.
    • Filho de cidadão da UE ou do seu cônjuge (ou casal registrado) mas que o acordo nao tenha sido cancelado; ou a declaração de nulidade do vínculo matrimonial ou divórcio; ou que se tenha cancelado a inscrição registral do casal; ou que seja menor de 21 anos ou maior de tal idade que viva sob seus cuidados; ou que seja incapaz.
    • Qualquer membro da família que, no país de procedência, esteja sob os seus cuidados ou vivam com o cidadão da UE. Deverá tambem ser comprovada uma convivência continuada de 24 meses no país de procedência.
    • Qualquer membro da família que, por motivos graves de saúde ou deficiência seja incapaz de se manter, ficará sob o cuidado pessoal do cidadão da UE.
    • União estável devidamente comprovada ao mostrar a existência de um vínculo duradouro. Em todo caso, se entenderá a existência desse vínculo se for comprovado um tempo de convivência marital de pelo menos, um ano seguido, exceto caso tenham descendência em comum, já que neste caso bastará comprovar a convivência estável. As situações de matrimônio e união estável serão consideradas incompatíveis entre si.

    Se entenderá que estão sob seus cuidados aqueles familiares cujo sustento econômico é oferecido pelo cidadão da UE e que necessitam de ajuda material para cobrir suas necessidades básicas. Esta dependência deve ocorrer no país de origem.

    Procedimento

    Sujeito legitimado para apresentar a solicitação: o familiar do cidadão da UE ou de outro Estado parte, pessoalmente.

    Lugar de apresentação: Escritório de Extranjería da província onde pretenda residir ou na Delegacia de Polícia correspondente. Para obter informações do endereço, telefones e horários de atendimento ao público do Escritório de Estrangeira, é possível consultar o site:

    http://www.seap.minhap.gob.es/web/servicios/extranjeria/extranjeria_ddgg.html.

    Prazo de apresentação: três meses contados desde a data de entrada na Espanha. Será entregue um comprovante da apresentação da solicitação que é suficiente para comprovar a situação de estância legal até a entrega do cartão.

    Taxas: o valor da taxa deve ser pago antes da expedição do cartão de familiar de cidadão da UE.

    Validade do cartão de residência de familiar do cidadão da União: o cartão terá uma validade de cinco anos a partir da data de emissão ou do período previsto de residência do cidadão da UE, se esse período for inferior a cinco anos.

    *Incluídos no âmbito de aplicação do Real Decreto 240/2007, de 16 de fevereiro, sobre a entrada, livre circulação e residência na Espanha de cidadãos dos Estados membros da União Europeia e de outros Estados parte do Acordo sobre o Espaço Econômico Europeu.

    Assessore-se legalmente e garanta o direito que possui. Nabas International Lawyers conta com advogados especializados em assuntos que imigração que podem lhe atender com o profissionalismo e a agilidade para proteger você e seus direitos.

    Artigo elaborado pela Assistente Legal Olga Zambrana funcionária de Nabas International Lawyers, sob a supervisão de Vitória Nabas, Abogada Portugal, Brazil, European Lawyer e Sócia de Nabas International Lawyers.

    Este artigo foi escrito apenas para fins informativos e discussão. Não deve ser considerado como uma opinião legal a ser aplicada em qualquer negócio especificamente.

155 Comentários em Como morar na Espanha sendo familiar de um europeu?

  1. Ramon Silva Couso Broullon // 15/11/2016 em 4:24 pm // Responder

    Boa tarde Larissa !! Bem pai é Espanhol completa 65 anos em 2018 não contribuiu nem no Brasil e nem na Espanha!! Pergunta , ele teria algum benefício da Espanha , moramos aqui em Curitiba Brasil , estou perguntando por que fechou o consulado aqui em Curitiba , ai meu pai ficou sem mais informações , quando estava aberto o consulado eles tinham dito pro meu pai que teria algum tipo de benefício , por que ele veio em 1957 e quem viesse antes de 1979 teria algum tipo de benefício por causa da guerra civil da época , o que ele teria que fazer???na pergunta anterior vc me falou do escritório KOETZ ! Eles me dariam mais informações isso?

    • Oi, Ramon. Tudo bem? Recomendo que você entre em contato com o pessoal do escritório Koetz, que eles pdoerão te ajudar nisso, já que eles são especialistas na área. Um abraço!

  2. Hola Larissa! Tudo bem? O cartão de residência de familiar de cidadão da UE dá direito a esse familiar trabalhar na Espanha? Você sabe como funciona isso? Beijos!

  3. ola Larissa meu nome é claudio,eu tenho um irmão que é casado tem filho com espanhola tem casa própria família e trabalho na Espanha em Madri,o fato de ter um irmão q more la, me da algum direito de residir la também ou ate aplicar para cidadão ?

  4. Olá Larissa, meu avô era espanhol e minha avó filha de espanhóis. Minha pergunta é, eu conseguiria a cidadania sem morar na Espanha? Tenho mais de 40 anos. Se minha mãe que é filha e neta de espanhois tirar a cidadania, eu conseguiria tirar a minha? Meu filho é bisneto, ele tem alguma chance de cidadania? Obrigada

  5. Ola Larissa, sou casada com alemão e pretendemos morar na Espanha. Eu preciso provar o que pra imigracao pra conseguir esse visto de 5 anos(alem da nossa certidao de casamento)? Comprovante bancario que meu marido eh autonomo ja resolve? E apos 2 anos na Espanha posso aplicar para cidadania espanhola?
    Obrigada!

  6. Boa noite Larissa, minha namorada e seu filho tem nacionalidade espanhola e ele vai voltar ano que vem em Março para Barcelona novamente. Ela engravidou e nasceu agora a 3 meses nosso bebê, nossas perguntas são. Eu tenho direito da nacionalidade espanhola ou o que preciso fazer para ir embora com ela legalmente para a Espanha e nosso filho bebê têm direito a nacionalidade espanhola? Quais documentos temos que arrumar pois ela quer casar para agilizarmos minha documentação pra entrar legalmente.

  7. boa tarde larissa minha mae temuma cedula de indentidade de espanhola quando tinha 9 anos ou seja ela naceu no brasil meus avos sao espanhoeis eu morei na espanha e fiz um certificado de empadronamento e voltei para o brasil ainda tenho que morar um ano na espanha.

    • Oi, Evandro. Não sei como funciona se você já residiu na Espanha. O melhor é consultar o consulado ou um advogado especialista.

  8. Olá Larissa, gostaria de tirar uma dúvida? Eu e meu marido moramos na Espanha 6 anos, 4 anos ilegal e depois com o nascimento da nossa filha ficamos legal. Já estamos trabalhando por conta e não usamos o documento para trabalhar. Viemos passear no Brasil e resolvemos ficar, faz 4 anos. Eu, meu marido e nossa filha conseguimos voltar e trabalhar, ela estudar legal?

    • Oi, Mabel! Acredito que se sua filha tem a nacionalidade, vocês podem voltar e morar legalmente aqui. Mas o melhor é ir até o consulado para ver o que vocês precisam fazer. Abs!

      • Sim, ela tem a nacionalidade. Andei me informando, e acho que não teremos problemas. Obrigada pela atenção. Abraço

  9. Tadeu Garcia Todaro // 27/02/2017 em 3:18 pm // Responder

    Oi Larissa boa tarde, aqui é o Tadeu, tenho 36 anos, sou neto de Espanhol, meu avô veio de Zaragossa, e minha mãe já faleceu. Gostaria de saber se ainda existe a possibilidade de eu tentar tirar a Cidadania Espanhola, ou por minha mãe já ter morrido quebrou o vínculo?

  10. oi Larissa boa noite morei na espanha alguns anos tive o nie depois passei do tempo pra renovar pra 5 anos
    tive que fazer tudo de novo do zero so consegui atraves de minha filha que nasceu ai agora estou no brasil
    e tenho o nie caducado a mais de um ano sera que posso voltar e renovar novamente atraves dela obgd.

  11. Olá Larissa,
    No caso do “agrupamento” de familiar de cidadão europeu, você sabe se é muito difícil comprovar que o ascendente é dependente econômico? No meu caso, eu ainda moro no Brasil, mas na metade do ano vou para a Itália tirar a cidadania; logo depois, vou para a Espanha e, posteriormente, quero levar minha mãe (brasileira) que só tem eu como família aqui no Brasil e faz três anos que está desempregada, ou seja, ela é totalmente minha dependente.
    Abs

    • Oi, Camila! Acreidto que não, mas o melhor é consultar um advogado especializado para saber como isso funciona. Abs

  12. Olá Larissa! Meu esposo e meu filho mais novo tem cidadania espanhola tudo ok. Quando casamos meu esposo era divorciado, e agora não estamos conseguindo registrar nosso casamento no livro de família, para nos mudar para espanha. Ja fomos no consulado aqui de Santos e eles nos indicaram um advogado espanhol que nos cobrou 600 euros. Achamos muito caro.parece que o caso é simples mas Nao sabemos o que fazer… Obs: meu esposo Nao registrou o primeiro casamento na espanha, por isso não estamos entendendo

    • Oi, Sheila. Quanto aos preços cobrados por esses escritórios, confesso que não tenho muita ideia (por isso não posso te dizer se é caro ou não. Tente consultar o pessoal da Nabas para ver quanto eles cobram. Abs!

  13. Boa tarde Larissa, meu único filho acabou de tirar cidadania italiana, vai em Junho pra espanha ja com trabalho certo. Sou mãe solteira e Tenho 58 anos. Ele pode me legalizar no país? Desde ja agradeço

  14. Oi,minha esposa é cidadã europeia(italiana)vive em Valencia Espanha tem residência em seu nome e contrato de trabalho, temos dois filhos menor idade somos casados temos Certificado de matrimônio Multilingue em maio vou morar na espanha e levar nosso filhos. A imigração vai se feita em Madrid(Barajas) com os passaportes brasileiros vou levar o Certificado de matrimônio Multilingue mesmo assim sera q vou ter problemas na imigração em Madrid.

    • Oi, Jean. Acredito que não tenha problemas, mas o ideal seria consultar o consulado ou um advogado especializado para evitar problemas. Abs

  15. Olá!
    Tenho uma dúvida sobre passagem aerea do meu conjuge, eu pretendo viajar para a Espanha em Agosto, porém vou comprar passagem só de ida. Isso atrapalha a entrada do meu marido que é brasileiro?

    • Oi, Karina. Não entendi muito bem: seu marido vem a turismo e só tem passagem de vinda? Nesse caso, ele pode ter problemas, sim. Agora se ele tem passagem de ida e volta e só você tem só o de ida, não há problemas.

  16. Olá Karina! Tenho um casal de filhos com cidadania espanhola.
    Eles estão indo para a Espanha, para residir. Minha filha, tem uma filha de seis anos, que também irá. Essa é minha família. Poderia eu,morar legalmente na Espanha, indo com eles?

    • Oi, Rosana. Mas seus filhos têm a nacionalidade ou vêm por outros motivos? Você poderia ir como dependente. Peça que eles consultem o consulado para saber as condições. Abs

  17. Ola. Sendo casada com português eu posso morar por um tempo na espanha a fim de estudar e trabalhar?

    • Oi, Paula! Sim, exatamente como explico no texto. Dá uma lidinha com calma que todas as informações estão aí!

  18. Tenho pretensão de passar uns 2 anos.

  19. Olá, Larissa! Li vários posts seus e achei muito elucidadores, mas fiquei um pouco confuso com muitos itens que não sei se seriam necessários para meu caso. Sou nascido no Brasil, mas já tenho cidadania espanhola. Sou recém-aposentado e estou esperando minha mulher se aposentar em breve para mudarmos para a Espanha. Há uma lista específica do procedimento para este caso em particular? Grato!

    • Oi, Antonio. Os trâmites são esses que aparecem no post, mas sempre recomendo consultar um especialista antes (ou o próprio consulado) para poder trazer todos os documentos que serão exigidos. Abs

  20. Oi Larissa,gostaria de saber se preciso de visto ou alguma permissão para residir em Pontevedra Espanha,meu marido e filhas tem a cidadania espanhola e já demos entrada no nosso matrimonio e no livro da família no consulado.Posso comprar passagem só de ida sem problema?

  21. Oi Larissa, meu padrasto era espanhol e me criou desde os 3 anos de idade, era casado legalmente com minha mãe inclusive em comunhão universal de bens. Ele faleceu em 2005, e minha mãe e minha irmã filha dele de sangue tem terras que ficaram de herança (do pai e mãe, do meu padrasto). Sou advogada, minha irmã pedagoga e minha mãe tem a pensão por morte do meu pai e tb é aposentada, sou casada e tenho 1 filho, e diante da situação do Brasil, estamos fazendo planos para morarmos na Espanha, já que temos lugar para morar lá. A dúvida é …. Como posso me legalizar na Espanha? Eu e meu filho no caso, pois minha irmã já tem a cidadania. Ah! Como já disse sou advogada, mas tb Chef de confeitaria e meu filho técnico de informática (20 anos – solteiro), e no caso eu iria abrir um negócio na área de confeitaria, para ajudar minha mãe, irmã e filho.

  22. Oi Larissa!Minha mãe é casada com um español, e tenho uma irmã española, morei um tempo na españa,e já sou maior de idade.Gostaria de saber se tenho direito a nacionalidade española.
    Desde já, agradeço.

  23. ola minha filha e espanhola e tem passaporte, consigo ir e viver legalmente na espanha???

    • Oi, Maykon. Depende de vários fatores: de ela ser espanhola porque nasceu na Espanha (ou por outros motivos), da idade que ela tenha e da idade que você tenha. O melhor é consultar um advogado para se informar.

  24. Olá! Todo material que tenho lido descreve os procedimentos para um estrangeiro que não ostente a nacionalidade de um estado membro do mercado comum europeu. Sou espanhol casado com uma brasileira (tudo já acertado no consulado espanhol) mas que também ostenta a nacionalidade italiana, portanto, cidadã europeia (comunitária). Não consigo achar nenhum material sobre os procedimentos para este caso, mesmo nos links oficiais. Tens alguma dica?

  25. larissa ;saldanha // 11/12/2017 em 11:42 pm // Responder

    Boa noite Larissa. tenho dúvidas. Sou casada com uma alemã no Brasil e tenho uma filha de 13 anos do primeiro casamento. pretendemos morar na espanha em 2019. o que temos que fazer?

    • Oi, Larissa! Tudo bem? No próprio post você encontra as informações sobre como fazer isso. De qualquer forma, recomendo que consulte o consultado espanhol para evitar problemas e providenciar eventuais documentos que possam ser necessários.

  26. boa tarde. tenhio 26 anos. aos 18 tentei dar entrada pela ley memorial historica mas por ser bisneta me foi negado. apesar de minha mae ja ter a certidao espanhola. hoje ela e minha tia ja possui o dni. ten alguna possibilidade de eu conseguir morar la de manera legal ou conseguir mais documentos sen morar os 2 años la?
    grata!

    • Oi, Bianca. Acredito que não seja possível, já que têm direito à nacionalidade apenas netos, ou seja, bisnetos não seriam contemplados. Um abraço!

  27. Ola Larissa. Sou brasileiro casado com Francesa e estou em um processo seletivo para trabalhar em Barcelona.
    Minha pergunta eh, caso eu seja aprovado, minha esposa teria que tambem estar trabalhando para que eu consiga o visto, ou somente o fato de eu ter um emprego basta para conseguir o mesmo?

    • Oi, Gustavo! Se você conseguir o emprego e a empresa bancar um visto de trabalho para você, sua esposa pode vir acompanhá-lo – e não precisa estar necessariamente trabalhando. Abs

  28. se eu retirar o NIE na espanha…
    minha mulher e meus filhos teriam o direito de viver comigo na espanha…
    poderiam viver legal?

  29. Geraldo Miranda // 16/02/2018 em 12:09 pm // Responder

    Ola, bom dia!!!
    Eu e minha esposa temos a nacionalidade Portuguesa, gostaria de saber se p obrigadoiosso morar em espanha, trabalhar e levar uma filha que depende da gente, a filha tem o cartão de residencia Portuguesa

  30. Olá Larissa, boa noite me tira uma dúvida, sou brasileiro, moro no brasil, tenho uma irmã que vive a 13 anos na Espanha, é casada, tem filho espanhol e ela tem cidadania espanhola. Eu consigo algum benefício para ir e morar lá com ela?, consigo cartão de residência de familiar de cidadão da UE, ou algum visto de permanência até conseguir um trabalho lá e assim a permanecia?

    • Oi, Paulino. No caso de irmãos, não há nenhum benefício para conseguir algum tipo de permissão de residência, exceto se você for menor de idade e dependente dela. Um abraço!

  31. Olá Larissa, gostaria de tirar uma duvida. Meu avó nasceu na espanha, minha avó é filha de espanhóis, mas nascida no Brasil, minha mãe e meu irmão (nascidos no Brasil) já possuem a cidadania espanhola. Tenho 41 anos, posso tirar a cidadania espanhola?

  32. Filho de Espanhola // 05/03/2018 em 11:15 pm // Responder

    Boa tarde Larissa, primeiro gostaria de agradecer pelo seu site. Acompanhado há algum tempo, e se não fosse por você talvez eu nem sequer estivesse correndo atrás da minha possível cidadania. Fora que tenho certeza que você trabalha muito duro para mantê-lo e isso é admirável.
    Meu caso é o seguinte: minha mãe já possui o passaporte espanhol, embora não resida na Espanha, estou tentando tirar o meu. Sou filho legitimo dela, tenho 24 anos e sou dependente financeiramente. Planejamos nos mudar para lá ainda este ano, para viver por um ano e dar entrada no pedido. Você sabe dizer, ou apontar um link com a resposta, de quais documentos são necessários e para o processo? Mais especificamente minha dúvida é: devo entrar como turista e lá legalizar minha situação? Devo ir junto com ela, ou apenas depois que ela alugar um lugar por mais de 6 meses? Ela precisa já ter tirado DNI para que eu dê entrada na Oficina de Extranjería? Por último, mas não menos importante como posso provar que sou dependente financeiramente dela?
    Agradeço desde já pelo espaço!
    Atenciosamente,
    Filho de Espanhola

  33. Ói Larissa, tudo bem?
    Meu companheiro é holandês e eu brasileira.
    Gostaríamos de morar na Espanha! Seria possível eu conseguir a residência , já que não somos casados?
    Temos um relacionamento a mais de 3 anos.
    Muito obrigada

    • Oi, Claudia! Infelizmente, não. Para ser considerado é necessário ser casado ou ter feito a união estável. Um abraço!

  34. Vera Lúcia da Silva Ramos Jimenez // 07/04/2018 em 5:22 am // Responder

    Sou brasileira, casada legalmente pelas leis brasileiras com um espanhol, residente no Brasil desde 1953. Temos um filho que já possui cidadania espanhola, podemos nos mudar para Espanha e lá residir? Como fica a minha situação? Lembrando que sou neta de Espanhol ( minha avó materna) mas não possuímos qualquer documentação.

    • Oi, Vera. Vocês podem residir na Espanha sem problemas. De fato, se você se casou antes de 1975, você pode pedir a nacionalidade aí no Brasil. Caso vocês tenham casado depois, você deve pedir um visto de familiar de comunitário e, depois de um ano de residência legal, você pode pedir sua nacionalidade. Abs

  35. Boa Tarde,

    Tenho uma duvida, minha mae tem cidadania Suíça e vive na Europa faz 20 anos ( eu tb vivi por alguns anos quando era menor, mas retornei ao brasil pelo meu pai antes de receber cidadania.) Minha mae mora na Espanha agora e gostaria que eu fosse morar la com eles. Em tese minha mae não tem responsabilidade financeira comigo faz anos, porem eu sai do meu emprego recentemente e não tenho vinculo empregatício algum. Tenho 32 anos atualmente (não casada e sem filhos) e gostaria de saber se com esse perfil daria para aplicar para reagrupamento familiar? So pra mencionar que tb tenho minha irma ( que sei que não me direito) e meu padrasto todos com cidadania Suíça. E em caso de dependência, oq seria necessário para comprovar que dependo deles? Obrigada desde ja 🙂

    • Oi, Kel! Tudo bem? Não saberia te indicar porque a Suíça, na verdade, nem é parte da UE, apenas do Espaço Schengen. Minha recomendação é consultar o consulado ou um advogado. Abs

      • Sim nao e parte de UE, porem existe um acordo entre a Espanha e a Suíça desde 1999 onde as mesmas regras se aplicam quando o assunto reagrupamento familiar. Por isso minha curiosidade sobre o assunto. Cidadao Suico tem o mesmo direito por conta desse acordo. So tenho interesse mesmo em como provar dependência e se idade influencia.

  36. Hola sou brasileira tenho uma filha de 7 meses ela tem documentacao espanhola passaporte e dni vinhemos pro brasil a 3 meses agora quero voltar pra espanha con ela estaou separada de seu pai que e espanho egostaria de saber se terei algum problema pra entrar tirei meu passaporte novo no brasil a uma semana porque o outro foi roubado antes de viajar pro brasil eu nao pedi nenum documento pra me legalizar porque nao tinha intecao de ficar la mais agora quero voltar con ela

  37. Boa tarde Larissa!

    Sou casado com uma francesa e estamos pensando em morar na Espanha. Qual seria o tipo de visto que No meu caso? No momento estamos em Amsterdam mas é muito burocrático aqui, na Espanha é a mesma coisa? Obrigado!

    • Oi, Luis. Você teria um NIE de familiar de comunitário, conforme explico no post. Não posso comparar a Espanha e a Holanda porque nunca residi na Holanda, mas já antecipo que a Espanha é sim um país bastante burocrático. Um abraço!

  38. Ola, sou casada a 14 anos com uma brasileira, o meu sogro era espanhol a minha esposa tem o passaporte espanhol , caso queira ir morar na Espanha consigo a cidadania?

    Obrigado

    • Oi, Rafael. Sim, brasileiros casados com pessoas que possuem a nacionalidade espanhola podem tirar a nacionalidade depois de um ano de residência legal na Espanha. Abs

  39. Ola, sou neto de espanhol, já tenho a nacionalidade espanhola. Meu filho ( que no caso é bisneto ) tem 13 anos de idade eu consigo tirar a nacionalidade para ele.

    • Oi, Marco. Infelizmente, não sei como funciona no caso de bisnetos menores de idade. Recomendo consultar o consulado. Um abraço!

  40. ola, sou brasileiro morando no brasil casado com espanhol a 10 anos na espnaha, pedi minha cidadania enquanto morava la e foi negada, queria saber se posso voltar a espanha e pedir novamente a cidadania?obrigado.

    • Oi, Mauro. Não sei se os motivos pelos quais sua cidadania foram negados pela primeira vez mudaram, por isso te indico procurar um advogado para poder consultar esse assunto. Abs!

  41. HELIO RENATO FREDDI // 26/05/2018 em 2:00 am // Responder

    Boa Noite.
    Voce faz consultas por telefone?

  42. Bom dia. Tenho duvidas sobre nacionalidade.Consegui minha nacionalidade (casada com espanhol) e vim para o Brasil para concluir o ensino superior. Meu filho fara 18 anos em outubro e estamos viajando para Espanha o mes que vem para obter a nacionalidade para ele… Nao encontro qual documentação preciso levar daqui do Brasil para la. Desde ja agradeço se puder ajudar.

    • Oi, Rosana. Recomendo que você consulte o consulado da Espanha aí no Brasil para evitar problemas. Um abraço!

  43. Monalise F Zanotto // 19/06/2018 em 8:40 pm // Responder

    Oi! Sou cidadã italiana e quero ir morar na Espanha com meu namorado, que é brasileiro. Nossa ideia é registrar nossa união estável aqui para depois tentar regularizar ele por lá, registrando também a união estável lá. Ele tem um bom dinheiro guardado (bem mais do que eu), e juntos, nós teríamos o suficiente para se sustentar por pelo menos um ano sem nenhum dos dois trabalhar. A ideia é que eu consiga emprego antes de 3 meses, mas caso não dê, nós teríamos o plano B. Minha maior dúvida é como que podemos comprovar na extranjería que temos esse dinheiro? Ele precisa necessariamente estar vinculado a uma conta no meu nome para comprovar que eu tenho meios suficientes para sustentar ele ou podemos simplesmente juntar todos os nossos extratos de nossas contas e apresentar? E que tipo de documentos são aceitos como forma de comprovar renda? Eles tem que necessariamente estarem traduzidos para espanhol no momento da apresentação?

    Um última dúvida, mais simples: no aeroporto, ele pode entrar comigo na fila de cidadãos europeus ou ele tem que passar pela imigração normalmente como cidadão não-europeu?

    Obrigada!

  44. Boa noite Larissa,

    Minha esposa brasileira tem nacionalidade espanhola e meu filho nasce esse mês, ele poderá pedir nacionalidade pela mãe ou pelo avô? mais uma duvida, temos planos de morar na espanha ano que vem, na sua opinião a melhor forma de eu brasileiro estar legal na Espanha indo junto com ela e meu filho seria ir como turista e pedir residencia de familiar não comunitário da UE, isso é seguro?
    Obrigado

  45. Ola, sou Brasileiro, minha esposa é tem cidadania italiana e já esta legal na espanha, com nie e tudo, porem eu estou ilegal, nosso casamento é reconhecido na italia, minha duvida é, como faço para me regularizar se já estou a mais de 3 meses na Europa. Muito obrigado.

    • Oi, André! Não sei se para quem já passou o prazo de três meses muda alguma coisa, por isso recomendo consultar a extranjería ou um advogado. Um abraço!

  46. Juan Tavares Gonzalez de Lopidana // 20/08/2018 em 10:31 pm // Responder

    Boa noite Larissa,
    A irmã do meu avô mora na Espanha há muitos anos. Eu consigo me encaixar nesse visto de reagrupamento familiar? Pretendo ficar 1 ano na Espanha para conseguir minha cidadania espanhola por eu ser neto de Espanhol

    Obrigado! 🙂

  47. Bom dia Larissa, tenho uma filha com nacionalidade portuguesa sendo que ela so tem 3 anos, posso pedir o documento de familiar de cidadão europeu, e esse documento residir na Espanha e trabalhar normalmente pois não vivermos em Portugal e sim na Espanha ela ate tem um avo que vive na Espanha a 14 anos com visto permanente,seri que ela pode pedir residencia comunitária por ser cidadã europeia eu por ser mãe dela poderia pedir também ? poderia pedir a residencia comunitária dela aqui ainda no brasil e a minha também ?

    • Oi, Maiara. Não sei se nesse caso seria possível porque, em teoria, o familiar europeu deve ser responsável economicamente pelos não-europeus que ele trouxer e no caso da sua filha, isso não é possível. Recomendo consultar o consulado. Um abraço!

  48. Olá, meu avô é espanhol e meu pai tirou a cidadania dele no Brasil. Eu tenho 33 anos , sou casado e possuo um filho de 9 anos que tem síndrome de download. Li que preciso ficar 12 meses na Espanha legalmente para conseguir minha cidadania. Quais os meios legais para permanecer legal no país? Pois tenho desejo de mudar para a Espanha.

  49. Olá, muito obrigado pelo retorno. Esse processo demora por volta de quanto tempo para sair? Pois assim que chegar na Espanha como turista irei precisar aguardar minha legalização para procurar trabalho e precisaria ter uma ideia do tempo que irei ficar sem poder conseguir trabalho.

    • Não sei te dizer quanto tempo demora porque não fiz esse processo, Nicholas, mas aqui a burocracia costuma ser lenta. Eu diria que uns três meses no mínimo. Um abraço!

  50. Vou me informar mais no detalhe então, mas muito obrigado pelo retorno novamente. Grande abs

  51. Olá, tenho 21 anos, dois irmãos (19 e 14) e nossa mãe é cidadã Norueguesa (casada com Norueguês) e temos um irmão por lá também. Eu e meus irmãos nos encaixamos dentro dos familiares que podem pedir residência no país que nossa mãe vive atualmente?

    • Oi, Dani. Sinceramente, não saberia te falar, já que a Noruega não faz parte da União Europeia, apenas do Espaço Econômico Europeu, portanto, eu acredito que não. Mas o ideal seria consultar a legislação exata.

  52. Hola larisa tengo una duda mi hermana naceu na espanha yo soy brasileña y soy mayor de edad puedo pedir residencia en España

    • Oi, Juliana! Depende. Seus pais vivem na Espanha? Você é dependente financeiramente deles? Só o fato de ter uma irmã espanhola não dá direito a pedir a residência, mas dependendo da sua situação familiar, pode ser que haja alguma possibilidade.

  53. Edilson Reis Santana // 11/11/2018 em 11:48 am // Responder

    Ola,moro no brasil tenho um filho de 17 anos, brasileiro também que foi morar com a mãe na Espanha.A mãe ja tem cidadania espanhola e essa semana assinei uns papeis aqui no brasil pra autoriza-lo a tirar o NIE ou pra ele ter direito a cidadania espanhola ou mudar pra qualque lugar da Europa
    O que quero saber se ha possibilidade de conseguir morar na Espanha ja que tendo um filho com o NIE ou a nacionalidade mesmo não sendo casado com a mãe dele. O que posso fazer?

  54. Maurício Tessitore // 02/12/2018 em 7:29 am // Responder

    Olá Larissa, obrigado pelo post, que foi ótimo.
    Porém minha situação é um pouco diferente e não consegui chegar a nenhuma conclusão nas minhas pesquisas.
    Eu sou espanhol e minha namorada é brasileira. Queremos passar uma temporada, algo entre 4 e 8 meses em Malta. Ela vai estudar inglês e eu gostaria de saber se podemos nos beneficiar da minha cidadania para que ela não precise de visto e/ou que tenha permissão para trabalhar legalmente.
    Se souber de algo, será fantástico.
    De qualquer forma, agradeço muito

    • Oi, Maurício. Não sei como funciona a questão do visto em Malta, já que é um país que desconheço completamente. O ideal é consultar a embaixada deles. De qualquer forma, acho que “apenas” como namorados é difícil que ela tenha algum benefício. Um abraço e boa sorte!

  55. Oi Larissa eu e minha irmã conseguimos a Cidadania Espanhola através do meu pai que nasceu na espanha . Estamos morando na espanha Madrid a 1 mês mas estamos com dificuldade de consegui o Nie da nossa mãe que veio conosco e tem 65 anos.Meu pai já é falecido e foram casados por 30 anos no Brasil. O casamento foi registrado no Consulado. Fomos até a estrangeira mas falaram que ela não tem direito. Apesar dela ter uma renda no Brasil ter uma casa alugada. Você poderia nos ajudar. Somos só nos 3 nessa vida e não vamos deixar ela voltar pro Brasil sozinha .

  56. Ola Larissa
    Andei lendo a maioria dos comentários, mas não vi nada parecido com o meu caso.
    Se poder me ajudar, grato desde já..
    Minha noiva é brasileira e tem a cidadania alemã, no caso ela é cidadã europeia certo?!
    Queria saber quais são meus benefícios como marido dela na Europa?
    Minha preocupação mesmo e saber se vou ter permissão de trabalho futuramente.
    Estamos querendo ir pra Barcelona
    Obrigado Larissa

  57. Oi Larissa,
    Tenho uma duvida quanto ao seguo de saúde? qual seguro tenho que ter e você tem ideia do custo deste seguro?

    • Oi, Antonio. O custo do seguro varia de acordo com um monte de fatores, como a idade do assegurado, tempo de permanência, etc. O Valor mínimo de cobertura deve ser de 30 mil euros, mas se você ligar em qualquer asseguradora que trabalhe com seguros do tipo, eles te informarão os detalhes. Abs!

  58. Olá, Larissa.. Meu caso tem alguma posibilidade? A avó da minha mae é espanhola, porém ela nao tem nenhum documento aquí na Espanha que comprove, nós 2 moramos aquí na Espanha com meu irmao que já é espanhol(casado e ele mora aqui a 10 anos). Porém estamos irregular, tentando achar alguma brecha, minha mae como neta de espanhola tem direito a cidadania ou arraigo? Ou por ter um filho espanhol? E eu no caso tenho direito por ter um irmao? Obrigada :**

  59. Boa tarde a vó da minha mãe é falecida da espanha..será que eu consigo o visto por ser descendente para ir para Portugal..mas não tenho o sobrenome dela no registro como funciona vc sabe me informar

  60. Iane Micheline Vicente Da Silva // 16/01/2019 em 8:49 pm // Responder

    Olá,minha duvida é a seguinte, minha mãe brasileira conseguiu a nacionalidade espanhola,quero ir morar com ela e sei de 1 visto de familiar de cidadão da união europeia…como já sou de maior(29anos),eles pedem que eu esteja a cargo dela e que comprove uns depositos dela para mim…não tenho ideia desses valores e gostaria de saber se existe um valor expecífico…também vi algo de ir com um contrato de trabalho não precisando passar por todos os tramites de contratação de extrangeiro pelo fato da minha mãe ter a nacionalidade..isso é verdade?
    E se você teria alguma dica de como fazer isso…ou se eu fosse morar com ela com algum outros visto e depois ja estando la morando por algum tempo legal eu teria como solicitar esse visto de familiar de cidadão da união europeia…
    Desde já agradeço a atenção.?

    • Oi, Iane! Não sei te informar de quanto seria o valor desses depósitos, por isso recomendo que contate um advogado especializado em imigração. Realmente, quando você vem com um visto de familiar de comunitário, você pode trabalhar no país sem a necessidade de obter nenhum outro documento. Se a sua mãe tem como comprovar que te mantém, acho que essa seria a via mais fácil. Boa sorte! Um abraço!

  61. Obrigada pelo post, Larissa!
    Tenho uma dúvida: sou brasileira casada com um italiano/croata e moramos na croácia (tenho residência aqui). Queremos nos mudar para Espanha e eu já tenho uma entrevista marcada, mas gostaria de saber se podemos viver lá sem que ele tenha trabalho por enquanto ou se é obrigatório pedir a residência vinculada à ele. Ou seja, para eu poder trabalhar na Espanha necessito pedir antes a residência como familiar europeu? Ele precisa conseguir um trabalho antes de mim?
    Obrigada!

    • Oi, Marcelle! Acredito que você possa vir morar aqui sem que ele tenha trabalho, desde que vocês consigam comprovar que têm condições financeiras para isso. Mas recomendo consultar um advogado para evitar problemas. Um abraço!

  62. Muito interessante seu post mas não vi nenhum caso relacionado ao meu.
    Tenho uma irmã somente por parte de pai que tem cidadania espanhola nesse caso seria mais fácil de eu conseguir a cidadania tbm ou seria a mesma coisa se eu não tivesse nenhum vínculo com um cidadão europeu ?

    • Oi, João Victor. Pelo que entendi é o progenitor diferente que deu acesso à nacionalidade da sua irmã, certo? Nesse caso, você não tem direito à cidadania. Um abraço

  63. Thelma Fernandes // 06/03/2019 em 5:46 pm // Responder

    Boa tarde, meu maridoé espanhol e veio aos 10 anos com seus pais , depois da guerra civil , agora ele quer retornar a Espanha e abrir um pequeno negócio, gostaria de saber se tem direito a ajuda para abrir seu negócio ou só voltar a morar no país.Os seus pais já faleceram aqui no Brasile nossa filha tem dupla cidadania.Grata Thelma

    • Oi, Thelma. Não sei como funciona essa questão das ajudas, por isso recomendo consultar um advogado sobre o tema. Abs

  64. Oi larissa,morei na espanha quase 6 anos,casei com uma brasileira la,e tivemos uma filha la espanhola,registrado certinho com documentos espanhois em maos,mas agora estamos no brasil quase 10 anos,queria saber c temos direitos a algum documento q podemos morar na espanha novamente?

  65. Boa tarde, meu enteado conseguiu a nacionalidade tem todos os doc ele fez 27 e pegou a pouco tempo, o pai tem direito a arraigo familiar ele estão indo pra Espanha o filho morou a vida toda com o pai. E lá não vai ser diferente.

    • Oi, Keyla! Desculpe, não entendi se era uma pergunta ou afirmação.

      • Desculpe foi sim, e ele tem 17 aí foi errado, será que meu esposo tem direito a dar entrada pelo arraigo familiar??? Ele tem nacionalidade DNI certidão tudo bonitinho adquiriu da mãe. A mãe adquiriu por tempo de permanência.

  66. Desculpe a falta da pontuação, foi uma pergunta mas quis explicar direitinho.Sera que meu marido consegue essa permissão de trabalho e residência??? Devido meu enteado ser naturalizado espanhol através da mãe e ainda ser menor???

    • Oi, Keyla! Se ele tem 17, acho que seu marido consegue pedir o arraigo. Não sei se é necessário comprovar que seu filho é dependente financeiramente do seu marido ou se vai morar com ele, mas como você diz que a situação é realmente essa, acho que não seria difícil comprovar tudo isso. Um abraço!

  67. Bom dia, Sou mae solteira
    O pai da minha filha tem direito a nacionalidade espanhola, pois o pai dele é filho de espanhol.
    Se o pai da minha filha tirar a nacionalidade espanhola e depois tirar a da minha filha.
    Eu terei algum direito ela tendo a dupla cidadania?
    Minha ideia era ir embora pra Portugal e depois buscar ela aqui no brasil, porq ela só tem 3 anos.
    O que posso fazer nesse caso?
    Eu poderia tirar também o passaporte europeu por conta dela?

  68. Sou brasileira e possuo cidadania italiana. Eu e meu marido (brasileiro) queremos morar em Valência. Somos casados com união estável. Somos os dois aposentados e temos fonte de renda suficiente. Como proceder? A nossa união estável é válida na Espanha? Como devemos fazer? Ele não tem dupla cidadania.

    • Oi, Rosilene. Juridicamente, o casamento e a união estável são coisas diferentes. Recomendo que você consulte junto ao consulado espanhol como deve ser feito o reconhecimento dessa união estável para que ele possa acompanhá-la como familiar de comunitário. Um abraço!

  69. Olá! Por favor, uma dúvida: Meu filho tem passaporte italiano e pretende ir morar na Espanha. Sua namorada é brasileira. Qual o meio mais fácil de sua namorada conseguir visto de residência para poder acompanhá-lo?

    Muito obrigado!

    • Oi, Mateus. É preciso que eles sejam casados legalmente ou tenham a união estável, mas me parece que no casamento o processo é mais fácil. Um abraço

  70. Muito obrigado!

  71. Guilherme Muglia // 01/06/2019 em 4:19 am // Responder

    Ola! Tudo bem? Chego na Espanha mes que vem e sou cidadao italiano. Minha esposa vai me acompanhar e a estadia dela vai passar dos 90 dias Schengen. Estou em duvida em qual documento solicitar para ela: TIE? Reuniao Familiar? Devo comparecer com ela ao Servicio de Extranjeria? Desde Ja Mto Obrigado!

  72. Camila Pinheiro // 13/06/2019 em 3:10 pm // Responder

    Olá, Larissa!

    Eu,meu ex marido e 1 filha (todos brasileiros) moramos na Espanha por 8 anos e lá tivemos 1 filha, que tem nacionalidade espanhola. Retornamos para o Brasil já fazem 6 anos, e quando viemos minha filha espanhola tinha apenas 2 anos, ou seja, está com a documentação vencida desde 2016 pq não retornamos ao país para renovar.

    Hj meu ex marido casou novamente e foi embora pra Espanha com sua atual esposa. Eu e minha filha continuamos aqui no Brasil.

    Minha dúvida é, hj ele precisa fazer reagrupaçao familiar na Espanha… Quero saber se minha filha, hj com 8 anos, precisa estar com ele no país? Se a atual esposa(casada em cartório) tem direito a ser reagrupada tbm?

    • Oi, Camila! Como a situação é bastante complexa, o ideal é você entrar em ctto com um advogado especialista! Abs!

  73. Olá,
    Em 2018 o procedimento de NIE para familiar de ciudadano UE mudou, e agora tudo começa como envio online dos documentos. Escrevi sobre isso aqui:
    https://medium.com/@amandamatta/nie-para-familiar-de-cidad%C3%A3o-espanhol-em-portugu%C3%AAs-50b16837c2ee

  74. Oi Larissa, tenho uma dúvida,
    Eu tenho uma sobrinha ítalobrasileira que nasceu na Espanha.
    Ela sendo uma cidadã européia eu conseguiria permissão para ficar na UE por mais de 3 meses?
    Obrigada.

    • Oi, Camila! Como explico no texto, a relação entre tia-sobrinha não se encaixa nas relações familiares que dão direito ao documento de residência, exceto se você fosse responsável por ela. Abs!

  75. Boa noite.
    Parabéns pelo post, será que pode me ajudar.
    Sou brasileiro e minha mãe é espanhola, estou em portugal com visto de trabalho porém gostaria de solicitar minha cidadania espanhola aqui de Portugal ou direto na espanha, como posso fazer isso?

    • Oi, Ronaldo. Acredito que você possa fazer isso aí em Portugal, diretamente no consulado. Entre em contato com o consulado para ver como funciona! Um abraço!

  76. Boa noite, você pode me ajudar?
    Tenho passaporte brasileiro e meu marido português. Ele está em Barcelona com contrato de trabalho, aluguel em nome dele, empadronado, tudo certo. Quais documentos devo apresentar quando desembarcar? Passaporte, certidão de casamento ? No consulado aqui em Sp eles disseram não saber . Fiquei chocada!! Abraços e agradeço sua atenção!

  77. rafael rebouças // 13/08/2019 em 10:26 pm // Responder

    boa noite, minha mae voltou a ter cidadania italiana em 1995, antes havia se naturalizado brasileira. ela nunca morou na ue. tenho direito de solicitar a residencia não lucrativa?

  78. Michele Sorolla // 20/08/2019 em 3:25 pm // Responder

    Cara Larissa, Boa Tarde.

    O meu chefe com passaporte suíço, pretende comprar um imóvel na Espanha. Ele precisa de NIE ou só a residência suíça serve para adquirir bens?
    SE sim, só ele pode ir ao Consulado? ou posso fazer isso pra ele por procuração?
    Obrigada

    Michele

    • Oi, Michele! Não sei como funciona o trâmite de compra de imóveis para estrangeiros, por isso recomendo que consulte um especialista. Se descobrir, compartilha por aqui 🙂

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.