10 motivos para visitar (e amar) o Porto!

Porto foi o destino de mais de 40 blogueiros brasileiros que se reuniram nessa charmosa cidadade portuguesa para o II EEBB (Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros), um encontro para trocar ideias sobre o mundo dos blogs, fazer amigos, comer bem e, é claro, fazer turismo. Fiquei só três dias, tempo suficiente para me apaixonar, ficar com vontade de voltar e poder recomendar a vocês o que fazer no Porto!

porto ribeira 2

Claro que conhecer a cidade foi mais divertido na companhia de todo esse pessoal e na companhia da nossa guia Mariza e da Rita, autora do blog O Porto Encanta e organizadora do evento! À Rita e ao pessoal do Turismo do Porto, dedico esse post com 10 motivos para visitar e se apaixonar pelo Porto. Se você já conhece a cidade e sabe de outros motivos, compartilhe comigo para eu ficar atenta na próxima viagem! 🙂

Estação São Bento

Estação São Bento

1- Os preços

Em tempos de euro a mais de 4 reais, é sempre bom investir em destinos mais econômicos e Portugal é um dos melhores países da Europa nesse sentido – e o Porto não foge à regra, apesar de ser uma das maiores cidades do país. É possível encontrar bons hostels por 17 euros/noite ou comer bem gastando uns 12 euros por pessoa (e tomando vinho!).

porto torre 2

2- Fácil acesso

Para quem vem à Espanha, vale a pena esticar a viagem até Portugal. Daqui até Porto, os voos demoram menos de uma hora e a Ryanair sempre tem preços baixos – mas outras companhias aéreas, como a TAP e a Iberia também costumam ter preços competitivos. Nessa viagem, pagamos 30 euros por trecho! Também há a opção de ir de ônibus e de trem (mas nesse caso, passando por Lisboa).

Só não dá para ir de bondinho! Mas dá para andar chegando lá!

Só não dá para ir de bondinho! Mas dá para andar chegando lá!

3- A comida

A gastronomia portuguesa é conhecida no mundo inteiro e durante essa viagem pude confirmar o que eu já suspeitava: ela é deliciosa! Comemos muito bacalhau, pastel de Nata e a famosa Francesinha, prato típico da região do Porto.

Recomendo dois lugares para comer bacalhau: o Fish Fixe, restaurante na Ribeira que oferece muitos pratos com peixes, frutos do mar e também embutidos. Além da vista incomparável, o atendimento é o grande diferencial!

Fish Fixe

Fish Fixe, ótima opção para provar de tudo um pouco!

E a Taberninha do Manel, dica do blog Bitememad. Por um preço ótimo, você curte a vista do outro lado do Rio Douro e come um bacalhau delicioso sem gastar muito. O almoço com prato principal, duas cervejas, dois risólis (matando a saudade) e uma sobremesa para os dois saiu por 27 euros!

porto bacalhau 2

Bacalhau com nata do Manel!

4- A bebida

Quem aí nunca provou o famoso vinho do Porto? A cidade é famosa pelo seu típico vinho e durante a viagem você pode conhecer uma cave e fazer uma degustação. Nós fomos convidados a conhecer as cavas da Taylor’s e, além de provar vários vinhos da marca, também almoçamos no restaurante deles, que é simplesmente delicioso. Uma ótima opção (ou desculpa) para aprender a arte da harmonização.

Vinho do Porto no Porto!

Vinho do Porto no Porto!

O bacalhau da Taylor's acompanhado de um bom vinho!

O bacalhau da Taylor’s acompanhado de um bom vinho!

5- As pessoas

Os portugueses são extremamente simpáticos e solícitos, além de falarem um montão de coisas no diminutivo, como os brasileiros! Eu quase morria de alegria quando me ofereciam um “cafezinho”! Sem dúvida, um povo amável que cativa qualquer turista.

O dono do Fish Fixe com a Rita! Muita simpatia!

O dono do Fish Fixe com a Rita! Muita simpatia!

6- Rio Douro

Confesso que como moradora de Madrid, tenho uma certa invejinha de cidades que tem mar e grandes rios. Claro que aqui temos o Manzanares, mas acho que o seu potencial ainda não é completamente explorado, embora ache que isso está melhorando com o tempo. O fato é que o Porto tem o belíssimo Rio Douro, que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Além de contar com esse ambiente incrível de bares e restaurantes na beira do Douro, o rio é navegável. Fizemos um passeio de barco com a companhia Douro Azul e há também os que passeiam com caiaques.

Navegando pelo Rio Douro

Navegando pelo Rio Douro

7- Street Art

A street art é uma tendência no mundo inteiro e no Porto ela não só está presente como faz parte do processo de recuperação da cidade. Em todos os cantos, é possível ver um pouquinho de arte, seja aquela claramente programada, mas também espontâneas. Vale a pena se perder pelas ruas da cidade com uma câmera na mão.

porto street art

porto street art 2

8- Tuna

Confesso que nunca tinha visto uma Tuna aqui na Espanha, embora digam que seja popular. Mas no Porto é impossível não ver pelo menos uma delas e a verdade é que tive o privilégio de ver a Tuna da Faculdade de Medicina do Porto e me emocionei muito, além de ter sido lá chamada para dançar com eles, o que me deixou morrendo de vergonha, mas super feliz!

O Porto respira esse ambiente universitário e recebe muitos estudantes europeus todos os anos dentro do programa Erasmus  – e também brasileiros que vão fazer intercâmbio.

9- Rua Das Flores

Ela é a queridinha! Com uma arquitetura única, bares, lojas, pequenos restaurantes, mercearias e muita street art, a Rua das Flores é um must see da cidade. Eu fiquei apaixonada e com vontade de conhecer cada uma das lojinhas, sejam as moderninhas ou de produtos artesanais como as de livros e objetos de segunda mão.

porto rua das flroes

porto rua das flores 2

Curioso!

Uma dica: passem pela Mercearia das Flores, um bar super fofo que vende só produtos portugueses, desde vinhos até enlatados e também comidinhas (tapas) feitas no local. Eles têm até cervejas portuguesas artesanais – claro que tive que provar, né? Estava MUITO boa!

porto rua das flores 5

10 – Cidade para dois

O Porto é definitivamente uma cidade romântica para curtir a dois! Não sei exatamente do que uma cidade precisa para ter esse toque de romantismo, mas o Porto tem! Acho que é uma mistura das suas belezas naturais, da boa gastronomia e do vinho! Quem aí não queria ter uma foto de casamento como essa aí?

porto ribeira

porto vista

Quero agradecer à Rita, ao pessoal do Turismo do Porto e a todos os patrocinadores do evento não só pelo serviço, mas principalmente pela maneira carinhosa como nos atenderam: Casa da Música, Hotel Crowne Plaza, Fish Fixe, Fundação Serralves, Taylor’s, Douro Azul e NH Porto. Obrigada!

porto rua das flores

Se você chega no Porto e precisa de um transfer (traslado), nosso parceiro oferece esse serviço a um preço bem bacana. Eles vão te buscar no aeroporto e te levam até o seu hotel, esteja no Porto ou em Vila Nova de Gaia por 25€ por veículo (de 4 passageiros). Assim, você nem fica se preocupando em carregar as malas no transporte público. Para reservar você pode clicar aqui.

14 Comentários em 10 motivos para visitar (e amar) o Porto!

  1. Conheci o Porto a muitos anos e estou muito feliz em saber que ele “cresceu e encantou” a todos. Adorei a postagem.
    Obrigada.

    • Ilma, você é super querida! Pelo que me contaram, o Porto cresceu e melhorou muito nos últimos anos. Espero que você possa voltar e comprovar isso pessoalmente. Um abraço e obrigada você pela visita!

  2. Esse Encontro foi ainda mais especial por ter sido nessa cidade maravilhosa que é o Porto, né? 😀
    Beijãoooo

    • Foi mesmo, Nicole! Agora já estamos ansiosos para nos encontrarmos em Berlim ano que vem! Vai ser ótimo visitar a cidade depois de seis anos! 🙂

  3. Larissa,
    Adorei te conhecer e confirmo todos os seus motivos ho ho ho <3
    Um grande beijo

  4. Adorei Larissa! Obrigada! beijos e saudades!

  5. E pense que ainda tem tanto por conhecer nessa cidade… 🙂
    Foi mesmo um ótimo lugar para esse encontro.

  6. Muito bom os 10 motivos. E essa noiva, acho que eu fui a única que não vi o casal, devia estar comendo, bebendo ou falando muito jajaja.
    Bjos.

    • Hhahaha, olha, a comida e o papo estavam tão bom que essa noiva teve sorte de que alguém tenha reparado nela, rs!

  7. Qual o conselho para alguém que só vai ficar por lá durante um dia?

    • Oi, Ândrea! Depende um pouco do que você gosta de ver/fazer. Eu, particularmente, recomendaria um passeio pelo centro histórico, depois passar pela Ribeira e almoçar numa cave para provar os deliciosos vinhos do Porto e um bom bacalhau. À tarde, um passeio pela Casa da Música, que é belíssima e fechar com um café no clássico Café Majestic. Mas a pessoa mais indicada para dar dicas do Porto é a Rita, do blog http://www.oportoencanta.com/ Passa lá que você não vai se arrepender!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.