La Hummuseria, o melhor hummus de Madrid
Madrid tem uns costumes de cidade pequena e quando surge algo novo todo mundo só fala nisso, seja uma balada, bar, mercado, restaurante… o que for. E há poucos meses o must see da vez era La Hummuseria, que todos os blogs descreviam como o restaurante com o melhor hummus (homus) de Madrid.
Como boa descendente de libaneses que sou, eu fiquei salivando só de pensar; mas sempre ia adiando. Até que um dia estava passando lá em frente e decidi entrar, mas estava lotado e só atendiam com reserva. Resultado: fiquei obcecada com o tal hummus e voltei na semana seguinte morrendo de vontade. Eu até sonhei!
O mais curioso da Hummuseria é que a carta deles têm basicamente um prato: o hummus.
Na verdade, também há algumas opções de salada, mas de prato principal é só hummus, que pode ser servido com alguns “toppings”, como champignon ou tahine verde.
Se você quiser diversificar um pouco, eles têm algumas opções de “tapas”, todas vegetais, que vem em um pequeno recipiente (não tão pequeno), mas sem o tradicional pedaço de pão embaixo que costuma acompanhar as tapas.
Confesso que depois de tanta expectativa, estava com medo de me decepcionar, ainda mais porque eu tenho uma referência imbatível de hummus – o da minha bisa, que faleceu quando eu já morava aqui na Espanha. Mas a verdade é que foi uma experiência incrível!
Acabei pedindo um menu de almoço, que inclui hummus, uma tapa e uma bebida – você pode escolher tudo. A minha tapa era de beringela, o famoso babagush. Já o hummus, escolhi o que vinha com pinhões e uma cerveja. Quando comecei a comer, tive que me segurar para não chorar porque estava delicioso e me lembrou muito a comida da minha bisa.
Não sei como são as outras tapas, que não aparecem no cardápio e variam de acordo com a disponibilidade dos ingredientes, mas se tiver a beringela, aposte por ela, sem nenhuma dúvida. Dos hummus, os melhores, para mim, são o de pinhões e o de tahine verde – ambos deliciosos.
O melhor é que você vai gastar pouco para comer uma comida saborosa, natural e saudável, já que o menu do dia varia entre 9€ e 10,50€ e você sai de lá satisfeito. Pode ser uma boa opção para vegetarianos e veganos também.
Além disso, o ambiente é uma delícia, bem tranquilo, em um espaço pequeno com música ambiente e atendimento impecável.
A ideia da La Hummuseria é de um casal de israelenses que veio morar em Madrid. Não sei se vocês sabem, mas existe uma grande disputa sobre a origem do hummus e há até um documentário sobre o tema, chamado “Make Hummus Not War” (obrigada, Alê, por ter me lembrado disso). Eu não poderia estar mais de acordo com esse título!
No almoço você pode ter a sorte de encontrar lugar se chegar cedo (abre às 13h30), mas à noite é imprescindível reservar.
Calle Hernán Cortés, 8 – metro Tribunal ou Chueca
De terça a sábado, das 13:30 às 16:30 e das 20:30 às 23:30
Domingos, das 13:30 às 16:30
Telefone: 910 22 62 40
Muito boa dica.
Adoro essas comidas e vou anotar para provar.
Grata
De nada, Ilma! Espero que você goste. Se você for, depois venha contar o que achou! Um abraço!