Restaurantes típicos em Madrid: onde comer comida da Catalunha

A Espanha tem atualmente os melhores chefes do mundo e uma tradição gastronômica que faz a alegria de qualquer turista. Cada região desse país tem a sua cultura e seus pratos típicos e na Catalunha não é diferente. A comida catalã é incrível e a boa notícia é que você pode prová-la também aqui em Madrid, caso sua viagem não inclua uma passagem por lá (algo que você deve reverter na próxima viagem!).

Descobrimos por acaso o Can Punyetes em uma caminhada pelo centro de Madrid quando minha mãe veio nos visitar em agosto passado. Entramos e amamos! O Can Punyetes tem dois restaurantes aqui em Madrid e na Catalunha tem outros, mas nós sempre vamos no que está próximo à Calle Mayor, porque o atendimento é ótimo. Apesar de estar no centro da cidade, fica numa rua tranquila e é uma ótima opção para quem está passeando pela região da Plaza Mayor, Palacio Real, Catedral de Almudena e não quer gastar muito.

Can Punyetes

Can Punyetes

A decoração é simples e as mesas são bem próximas. Não é o mais recomendável para um jantar romântico porque há muito barulho, mas é uma ótima pedida para ir com amigos, especialmente se você está com muita fome e quer comer algo que realmente te deixe satisfeito! A especialidade da casa são as carnes assadas de todos os tipos assadas, seja de vaca, porco ou cordeiro. Há também diferentes tipos de butifarras, uma linguiça típica da Catalunha que é deliciosa.

Butifarra, uma linguiça típica da Catalunha!

Butifarra, uma linguiça típica da Catalunha, com tosta com tomate e batata!

Esses pratos vêm acompanhados de batata assada ou de tostas com tomate e azeite (uma torrada bem crocante) custam entre 8 e 12 euros, e são bem grandes, especialmente os de carne de vaca.

Ótima opção para os que amam carne.

Ótima opção para os que amam carne.

Para entradas, o grande destaque são os calçots, uma espécie de cebola que deve ser comida com molho romesco. É delicioso e faz a maior meleca, mas vale a pena. O único problema é que os calçots não são encontrados o ano todo – só no final do inverno e início da primavera, como você pode ver nesse post do Sol de Barcelona.

Calçots, um clássico catalão!

Calçots, um clássico catalão, feito na brasa (a foto não faz jus à delícia que estava)!

Se você for e não tiver calçots, você pode pedir salada ou também uma tosta para dividir. Mas só se tiver muita fome mesmo, porque com o prato já costuma ser suficiente.

Para acompanhar a comida, nada melhor que um típico cava catalão, um vinho claro espumante bem refrescante. Eles têm dois tipos e os dois são bons! Para seguir as tradições, não deixe de pedir uma “crema catalana” na sobremesa que você não irá se arrepender.

Como eu já disse, o atendimento no Can Punyetes é ótimo e o ambiente é bem informal, com famílias e amigos e muita conversa.  Nos finais de semana, o restaurante fica cheio, por isso é bom chegar cedo.

Ambiente informal

Ambiente informal

O custo médio por pessoa com entrada (dividida), prato principal, cava e sobremesa (dividida) é de 20/25 euros por pessoa.

 

9 Comentários em Restaurantes típicos em Madrid: onde comer comida da Catalunha

  1. Nossa, eu AMO calçots! Possp comer uma caixa sozinha!

  2. Larissa,

    Comemos Calçots quando estivemos aí pela primeira vez, no inverno em 2012. Eu adorei. Não me lembro o nome do restaurante. Lembro-me que ganhamos uns babadores para comer a calçotada, pra evitar de ficarmos muito lambuzados.

  3. Larissa,

    O nome do restaurante é La huerta de Lleida e fica perto da praça Santo Domingo. Foi lá, também que eu experimentei os caramujos, mas estes não achei tão especiais.

  4. Olá Larissa!!!! Gosto muito de suas dicas, mesmo porque eu e meu marido estamos com planos de voltar para Espanha.
    Moramos por 3 anos em Mallorca, trabalhamos como cuidador de pessoas maior. Meu marido é enfermeiro e eu sou professora.
    Gostaria de saber, se essa oferta de trabalho para cuidar de pessoas maior ainda está tendo oferta para imigrante ilegal rsrsrsr!!!No primeiro momento irá somente meu marido, eu irei quando pegar afastamento por 2 anos do meu trabalho, já que tenho essa possibilidade, pois se não der certo tenho o meu trabalho de volta aqui no Brasil.

  5. Muito obrigada pelas dicas!!!! Estamos estudando ainda se vamos.Já entrei em contato com pessoas que eu conheci ai, os mesmos falam q está difícil, porém não impossível, pois pessoas maior é o que mais tem na Espanha. E como estamos buscando esse tipo de trabalho… Mas são planos para o ano que vem. estaremos pensando com bastante cutela. Beijos!!! fique com Deus! Mais uma vez obrigada por me responde!!!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.