La Bola, um dos restaurantes mais tradicionais para provar o cocido madrileño

Cada região da Espanha tem seu prato típico e, apesar de muita gente vir pra Madrid pensando em comer paella – o que é bastante comum e fácil de achar -, o prato tradicional da região é o “cocido madrileño”, que, apesar de não ser tão conhecido no Brasil, é delicioso e recomendo a todos provar.

madrid,cocido,gastronomia,comida

La Bola, um dos estabelecimentos centenários de Madrid

O cocido madrileño é um prato típico do inverno, embora possa ser facilmente encontrado por aqui em qualquer época do ano. É um prato pesado e que sustenta muito, ideal para aqueles dias em que você não tem nada para fazer durante a tarde e pode dormir uma siesta, rs!

Em Madrid, ele é encontrado em muitos restaurantes, mas alguns tem no cocido sua especialidade, como é o caso do La Bola, um restaurante localizado na tranquila Rua da Bola, pertinho do Teatro Real e do Palácio Real. O Bola é um dos negócios de Madrid comprovadamente centenário e isso pode ser visto numa placa comemorativa que está bem em frente ao restaurante.

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Placa comemorativa do La Bola

Ele foi fundado em 1870 e ainda mantém o salão de entrada tal como era naquela época, o que garante uma viagem ao tempo, já que desde então o seu prato-chefe era o cocido, que era apreciado tanto por trabalhadores de obras e estudantes como pela infanta Isabel, para quem a carruagem do Palácio vinha buscar a comida preparada.

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Salão original do La Bola, de 1870!

E o que torna esse prato tão especial? Bom, ele é bem consistente! A receita é relativamente simples: grão de bico, repolho, osso de jamón, toucinho, chorizo, carne de boi, batata e cabelo-de-anjo. O prato consiste basicamente em cozinhar tudo isso durante seis horas em fogo lento (seguindo o tempo de cozimento de cada ingrediente), usando um  puchero de barro, como o da foto abaixo. Claro que se for para mais gente, pode ser um maior!

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Servindo o caldo, que fica com um gostinho de jamón…

O prato pode ser servido junto ou separado: nesse caso, primeiro a sopa/caldo de cabelo de anjo e depois o grão de bico e todas as carnes. É uma receita saborosa e com cara de comida de casa, bem familiar. No “La Bola”, cada cocido vem com um puchero, ou seja, é comida para caramba! Eu recomendo ou pedir um cocido por pessoa (com a certeza de que vai sobrar) ou pedir uma entrada e depois um cocido para dividir. O cocido do La Bola custa  21 euros. Se sobrar espaço para a sobremesa, peça o buñuelo de maçã com sorvete, que é incrível!

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Grão de bico, repolho e carnes

O atendimento é ótimo e o ambiente é bacana, muito castizo! Recomendo fazer reserva, porque há grandes riscos de chegar lá e ficar sem, especialmente no final de semana. O único problema é que não aceitam cartões, então não esqueça de ir com dinheiro.

cocido,Madrid,gastronomia,comida

O tradicional cocido madrileño

La Bola
Calle La Bola,5 (Metrô Ópera)
Horário: no almoço há os turnos das 13h30 e das 15h, e à noite fica aberto das 20h30 às 23h.

– O pessoal do La Bola convidou os blogueiros que fazemos parte do “Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid” para acompanhar o processo de preparação do cocido e depois prová-lo. A Suzana, do blog That good Trip, e eu encaramos essa “dura tarefa”! Agradeço à Mara pelo convite e à Andrea, do Descubra Madrid, por ter organizado esse encontro.

cocido,Madrid,gastronomia,comida

Se você quiser, peça para visitar a cozinha e ver a preparação do cocido! Esses são os ingredientes.

Related Post

5 Comentários em La Bola, um dos restaurantes mais tradicionais para provar o cocido madrileño

  1. Larissa, fiquei imaginando como lava esse puchero de barro, porque não cabe uma mão dentro. rsrs

    Larissa, você sabe informar como é o IPTU ai em Madrid?

    Obrigado!

  2. Hahahah, depende, se for a minha, que é minúscula, acho que até cabe!

    Sobre o imposto, não sei te dizer. Você teria que pesquisar por IBI (Impuesto de Bienes Inmuebles). Acho que esse site pode te ajudar: http://www.madrid.es/portales/munimadrid/es/Inicio/El-Ayuntamiento/Hacienda/Tributos-Municipales.-Tramites-y-Gestiones?vgnextfmt=default&vgnextoid=65591ce0c0aa6110VgnVCM1000000b205a0aRCRD&vgnextchannel=5b2a171c30036010VgnVCM100000dc0ca8c0RCRD&idCapitulo=4703875

  3. Larissa,

    Porque você não faz alguns vídeos de Madrid, mostrando a cidade,barzinhos, restaurantes e o dia a dia, existe no youtube um canal sobre a Espanha que é feito por um brasileiro, mas ele mora em Burgos e não tem muitas coisas interessantes, você é mais descolada e conhece bem Madrid. Fica a dica! Obrigado

    Obs: Faz um vídeo no El Corte Inglês, mostrando os preços! rsrs

  4. Vídeo não dá trabalho, uma Sony Action Cam é pequena e faz ótimos vídeos, não existe um canal de brasileiros em Madrid, tenho certeza que vai bombar!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. 10 coisas para fazer em Madrid em fevereiro -

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.