Como é morar em Valência

Depois de contar como é morar em Ibiza e na Galícia, é hora de falar sobre Valência. Para isso, convidei minha amiga Julie, que é uma pessoa que eu conheço virtualmente há anos porque ela também foi au pair na Califórnia na mesma época que eu e tinha um blog ótimo. Depois ela voltou pra São Paulo e, como o mundo é muito pequeno, ela entrou em contato comigo através do blog quando decidiu vir morar aqui na Espanha.

A Jules também é colaboradora do blog super fofo Lomogracinha, onde ela dá dicas da vida na Espanha e compartilha fotos lindas. Jules, obrigada pelo post! Se você também mora na Espanha, mas em outra região, e quer compartilhar sua experiência, deixe um comentário ou me escreva: estoesmadridmadrid@gmail.com

“Valência é aquela cidade esquecida da Espanha. Todo mundo sempre pensa em Madrid, Sevilha, Barcelona, Granada, Málaga, e até Ibiza… mas Valência? Todo mundo sempre me falava “nossa, nunca tinha ouvido falar”. Acontece, né? :p

valencia

Valência é a terceira maior cidade da Espanha, com 700 mil habitantes e fica a 355km de Madrid. Você pode achar que por ser a terceira maior da Espanha, é uma cidade grande – mas pra paulistana aqui, Valência é bem pequenininha.

Aqui, se fala o Castelhano e o Valenciano – que é quase a mesma coisa que o Catalão, mas sem o sotaque da Cataluña. Além disso, por ser uma cidade praiana, o clima aqui é bem ameno – no inverno, temperaturas em torno de 10ºC e no verão, 35ºC. Pra quem gosta de meio termo, é uma boa opção de lugar para viver.

viver em valencia

Valência parece ser a cidade onde todos os velhinhos da Espanha vivem sua aposentadoria. Vejo poucos jovens passeando pelos bairros, mas muitas famílias. Apesar disso, tem muitos estudantes do mundo todo por conta das escolas de espanhol e da Universitat de València. A Universidade, inclusive, ficou entre as melhores da Espanha num ranking publicado recentemente aqui no blog. Se você estiver pensando em estudar por aqui, saiba que o custo de vida é bem mais baixo que as famosas Barcelona e Madrid, e que a cidade tem tudo o que precisamos (lojas grandes, supermercados e toda a infraestrutura necessária para viver).

morar em valencia

Como aqui em casa somos dois publicitários, só tenho noção sobre o mercado de trabalho nessa área. Até tem algumas vagas de emprego para publicitários, mas o que mais vejo são empregos na área de turismo e serviços. Para as outras áreas, a oferta de emprego tem crescido aos poucos, como no resto da Espanha. Já não se fala tanto em desemprego e é notável que a cidade não passa mais pela crise que assolou a Espanha há alguns anos, mas os empregos, em sua maioria, são em restaurantes, hotéis, bares, cafés…

Vim parar em Valencia depois de decidir morar na Espanha e ver que os preços de aluguel em Madrid e Barcelona eram de outro mundo. Como já tinha vindo até Valencia anteriormente atrás de documentação dos familiares do meu marido, começamos a pesquisar apartamentos aqui e… bom, viemos nós dois e os dois cachorros, de mala e cuia. Além disso, sempre quis morar perto da praia e viver aqui é a realização de um sonho. Para quem viveu em uma cidade grande, Valencia é o lugar perfeito para dar uma desacelerada.

valencia bandeira

A cidade conta com ótima infraestrutura de transporte – metrô, ônibus municipais e intermunicipais e trens para outras cidades como Madrid e Sevilha (operados pela RENFE), além do aeroporto (VLC). Além disso, a cidade também tem um sistema de bicicletas públicas chamado Valenbisi e dá pra caminhar ou andar de bike por toda a cidade, que é bem plana e arejada.

No centro velho da cidade, você vai encontrar diversos monumentos históricos – a Catedral de Valencia, Torres de Serrano, Plaza de la Virgen, Plaza de Toros… Além disso, Valencia tem um centro novo e moderno, onde ficam o Oceanografico e a Cidade de Artes e Ciências.

valencia sol

As praias de Valencia podem não ser as mais lindas da Espanha, mas são ótimas caso você não tenha a opção de viajar para lugares mais bonitos como Ibiza ou Mallorca. A praia de Malvarrosa é a mais popular da cidade, e agora no verão fica lotada de turistas e locais procurando um lugarzinho ao sol.
Em março, a cidade tem um festival super tradicional conhecido como Fallas ou Les Falles. A cidade para completamente para o festival, e você pode aproveitar para saber mais da história da Espanha e da Comunidade Valenciana, já que os “ninots” (bonecos de papel marché gigantes) são todos feitos como protestos contra a corrupção, situações que eles não aprovem ou coisas que eles considerem ruins para o país. No Dia dos Pais (19/03), acontece a cremà, onde eles queimam todos os bonecos em fogueiras gigantescas, como se estivessem se livrando dos problemas que os bonecos representavam para o começo de um novo ano.

Quando vier a Valencia, aproveite para provar duas delícias que são originais daqui: a Horchata, bebida feita de um tubérculo daqui de Valencia chamado “chufa” (junça, em português) e a Paella Valenciana (que eles chamam apenas de Paella, já que ela foi criada aqui). A paella valenciana é totalmente diferente do que estamos acostumados – aqui, ela não tem frutos do mar, e sim, coelho e frango.

Valencia é aquela cidade perfeita para passar dois dias no caminho de Barcelona até Sevilha ou Córdoba. Quando vier pra cá, só mandar um alô. 😉

Related Post

65 Comentários em Como é morar em Valência

  1. Adorei saber mais sobre essa cidade, já que tenho pensado bastante em viajar no futuro para um lugar na espanha que nao faça um calor senegales (eu moro no RJ 😉 ) nem um frio congelante e além de tudo tem o moderno e o “antigo”.
    Gostei.
    Anotado com carinho.
    Gracias

  2. Ola, adorei o post, estou pesquisando cidades para morar em Espanha e estou amando Valencia. Só tenho uma duvida, se puder me explicar. Em Madrid as escolas publicas tmb são pagas, lógico que bem menos que uma particular, mas se paga um pouco. Ja em Málaga, pesquisei e a partir de 6 anos vc não paga nem 1 Euro. Como é ai em Valência?

    • Oi, Luisa. Vou pedir para a Julie responder a sua dúvida. Só uma coisa que eu queria falar sobre Madrid: se você se refere à educação até o Ensino Médio, existe educação gratuita, sim. Quando se passa a pagar é na universidade. Abs!

    • Oi, Luisa! Não sei que tipo de escola você está se referindo – universidades ou escolas para crianças? Aqui em Valencia existem tanto escolas publicas como particulares, assim como no resto da Espanha (como a Larissa falou, inclusive). Só vale lembrar que aqui as crianças aprendem Valenciano e Espanhol, tá? 😉

      Beijos.

      • Olá Julie!! Meu nome é Renata Bagno e estou , juntamente com meu marido e três filhos, estudando todas as possibilidades para morar na Espanha. E adorei saber um pouco mais sobre Valência! Sobre as escolas até o fim do ensino médio, elas são gratuitas?
        O custo do aluguel de uma casa com 3 quartos quantos euros mais ou menos? Sabe me dizer?

      • carlos alberto gheren // 26/04/2017 em 12:47 am // Responder

        Julie. Boa noite. Estou em processo de estudos para mudarmos (eu e família) para Valencia. Pode me ajudar com algumas dúvidas? Meu email e: cgheren@terra.com.br

        Por favor me escreva e te passo minhas duvidas.
        Obrigado

  3. Olá! Estamos planejando nos mudar para Sagunto no próximo ano para estudar. Pelo que pesquisei, Sagunto é uma cidade bem próxima de Valencia, como se fosse a Grande São Paulo, estou correta? Tenho uma filha de 3 anos e tenho um pouco de receio em relação a escola para estrangeiros. Como é a receptividade à estrangeiros aí? E o custo de vida é muito alto? Obrigada!

    • Oi, Salem! Não conheço Valencia, então não posso falar, mas talvez a Julie possa te ajudar em relação a isso. Você pode escrever para ela no blog dela, o Lomogracinha. Quanto à escola, sua filha não deve ter problemas. A comunidade imigrante é muito grande na Espanha e a convivência costuma ser bastante tranquila! Abs!

    • Salem, o custo de vida é baixo comparado a outras cidades da Espanha (como Madrid e Barcelona), e não acho que as pessoas aqui sejam preconceituosas até porque a Espanha é o país “menos preconceituoso” daqui da Europa. Eles aceitam estrangeiros super bem, e sua filha sendo tão pequena… bom, duvido que ela vá sofrer qualquer tipo de preconceito. 😉
      Sagunto é uma cidadezinha bem pequena, e seria como Americana, por exemplo. (ou até menor!)

      Beijos.

  4. Primeiramente obrigada por compartilhar as informações!
    Será que sua amiga Jules pode ajudar quanto a achar escola de espanhol para estudantes? Tipo para estudar 6 meses?
    Mais uma vez obrigada!

  5. OI Larissa,

    parabéns pelo blog. Vc pode me passar o e-mail da Jules, pois pretendo fazer um curso de 1 ano em Valencia ano que vem e gostaria de saber algumas informações praticas para morar.

  6. Olá. Adorei o post. Tenho pesquisado sobre cidades na Espanha, já que em 2018 vou passar 7 meses por lá. Parece distante, mas o tempo está voando e preciso me organizar, pois não vou trabalhar, pretendo apenas estudar espanhol e curtir o período. Estou em dúvidas entre Sevilha e Valência, mas agora Valência está bem tentadora. Vou aproveitar e acessar o blog de Jules. Ahhh, sou de Salvador – BA. Obrigada

  7. Jose Carlos Campelo // 28/09/2016 em 5:34 pm // Responder

    Ola Larissa muito interessante as suas informações estive agora em junho em Madri mas eram só 3 dias e aproveitei e fui ate Valencia e Toledo, gostaria de saber quanto ganha um motorista de caminhão de grande porte (18 rodas) ai na Espanha e preços de aluguel de um apto. pequeno pode ser de 1 dormitório, quando estive ai não tive tempo pra pesquisar a respeito, obrigado e parabéns pelo seu site.

  8. Ola Larissa/Julie estou querendo mudar de londres, e pelo fato do meu esposo ter passaporte espanhol , pensamos em Valencia pelo baixo custo de vida, e tb pelo fato de ter uma crianca com Autismo, poderiam me dar uma dica como relacao a educacao para criancas c necessidades especiais?

    • Oi, Adriana! Eu, infelizmente, não posso te ajudar porque não tenho filhos e esse é um assunto que não domino. Minha dica é procurar blogs em espanhol mesmo de pais de crianças autistas, que talvez possam ser mais informativos. Boa sorte!

  9. parabens pelo blog, obrigada por enquanto xx

  10. Cynthia Carvalho // 07/10/2016 em 6:00 pm // Responder

    Adorei as dicas estou indo com a família para Valência em meados de fevereiro de 2017….moro atualmente em SP. …

    • Olá ..
      Já chegou em Valencia ?
      Como foi sua adaptação ?
      Estou com planos de ir tbm …
      Tenho 2 filhos pequenos ..

  11. Muito obrigada pela suas informações. E se for possível gostaria de saber se os hotéis em Valência empregam estrangeiros.

    • Oi, Zelia! Não posso falar especificamente de Valencia, mas acredito que aí acontece o mesmo que em todo o país, eles contratam estrangeiros desde que tenham um “permiso de trabajo”. Abs

  12. Larissa/Julie
    Valeu pelo post. Muito bom. Em 2015 passamos 45 dias na Espanha e tivemos a oportunidade de conhecer Madrid, Barcelona, Sevilha, Málaga, Granada, Córdoba, Valência etc…… Somos aposentados, adoramos fotografar, viajar e gozamos de boa saúde. Estamos avaliando a possibilidade de morarmos na Espanha. A nossa primeira opção seria Madrid e em segundo lugar Valência. Sevilha é maravilhosa mais fica afastada dos grandes centros o que é uma pena. Passamos 4 dias inteiros caminhando por Valência e foi amor à primeira vista. Gostaria de saber da Julie se Valência tem uma boa vida cultura e se é fácil frequentar a praia utilizando o transporte público. Somos apaixonados pelo mar. Basta dizer que moramos em Floripa. Abusando um pouco mais da Julie, quais os locais da cidade que você poderia sugerir para morar, levando-se em conta o aluguel de um piso até 600 euros? Como fica o pagamento da taxa mensal de condomínio, costuma estar incluída no valor do aluguel? Grande abraço.

  13. JOAO CESAR DO CARMO // 13/02/2017 em 1:26 pm // Responder

    Larissa, primeiro desculpe pelo equivoco, envie uma msg anterior para aJulie.
    bom dia

    Eu e minha esposa estamos programando viajar para a Espanha e ficar numa cidade tranquila por pelo menos 30 dias, ja somos um casal de mais e 50 ano e estamos querendo ficar sem fazer nada este tempo, apenas seguindo o vento. Depois dar um giro pelo norte da Espanha. Até agora a cidade de Valencia tem nos despertado mais atenção e interessado: pelo clima, praia, custo e facilidades. Neste caso vamos alugar um apto, pergunto: Qual a melhor bairro para morar, alugar um apto e uma boa opção. que outras informações voce pode agregar a nossa pesquisa sobre a escolha do local:
    Atencipadamnete
    grato pela Atenção
    João Cesar

  14. Olá, moro em Londres e estarei em valência de 11 a 23 de março para as falhas. Vc poderia me indicar sites onde eu encontre um quarto bem baratinho?

    • Oi, Lazaro. Não conheço nenhum site específico, só os de sempre mesmo: Booking, Airbnb… nessa época não tem jeito, os preços sobem mesmo!

  15. Olá, eu estava procurando infos sobre valencia, pq quero fazer uns 3 meses de intercambio para aprender espanhol. Ache o blog de vcs aqui falando ser uma cidade pequena e com mais velhos do q gente nova, embora mtas universidades. estou na duvida entre Barcelona, q já conheço, ou Valencia. Alguma dica? valencia entendo que seria melhor didaticamente falando, pq nao teria taaantos gringos, porem tenho medo de ficar entediada numa cidade nao tão grnde e movimentada como Barcelona. O q acha disso, qual sua opnião? Para estudar, iria para qual cidade? Grata pela atenção, Raquel

  16. Bom dia!
    Estou a ponderar ir estudar para Espanha no próximo ano. Mas ainda estou indecisa em relação ao universidade que devo escolher. Um dos fatores que pesa é o custo de vida: sabe dizer-me qual destas duas cidades é mais barata para viver, Valencia ou Sevilha?
    Muito obrigada e um beijinho! 🙂

  17. Olá bom dia ! Chamo me Cristiano .Gostaria de humildimente lhe pedir sugestões de bairros para morar em valência! Estou me mudando pra lá com minha esposa e três filhos ! Gostaria de sugestão de bairros com aluguel não muito caro de um piso com 2 ou 3 quartos . Próximo de escolas e supermercados etc… Pode ajudar ?

    • Oi, Cristiano. Ainda não conheço Valencia, por isso não posso opinar. Te recomendo que entre em ctto com a Julie através do blog dela lomogracinha.com. Um abraço!

  18. Puxa que delícia estou apaixonada por Valência antes mesmo de conhecer. Eu e meu marido estamos indo conhecer, agora nesse mês dia 22 estaremos embarcando. Muito obrigada pela dicas compartilhadas.

  19. Em valencia tem a parte montanhosa? É bom para morar? É caro?

  20. Octávio Henrique da Rocha Cousino // 09/11/2017 em 11:47 pm // Responder

    Eu estou tirando a documentação necessária para ir a Espanha, e gostaria de morar em Valência. Junto com minha esposa e meu cão. Comecei porém não terminei minha faculdade de Publicidade, tenho experiência em vendas de roupas, etc. Trabalharia com qualquer coisa aí para começar. É facil achar um imóvel para alugar e/ou comprar? As casas são muito caras?
    Qual seria um bom bairro para procurar um apartamento? Qual o valor do salário?
    Poderia me ajudar? Rsrs. Estou pesquisando ao máximo..

    • Oi, Otavio. Tente entrar em ctto com a Julie através do blog dela, o Lomogracinha.com, ou também no blog da Carol “Venga Valencia”. Um abraço!

  21. Boa noite. Alguém sabe me informar se um dentista Brasileiro pode trabalhar na Espanha ? Se precisar de equivalência é fácil ?

  22. Obrigada Larissa. Só para saber o grau da dificuldade é o tempo que levaria na realidade, sabe de algum dentista Brasileiro que passou por esse processo?

    • Oi, Roselaine. Nao conheço! Tente procurar por algum dentista brasileiro que atua aqui em redes sociais e entrar em ctto com eles. Abs

  23. Oi Larissa, gostei do que você sobre valência em junho eu e minha mulher estamos indo pra ai…queria seu contado pra quando agente chegar ai saber umas dicas pra trabalho…como vc tem mais contado e conhecimento ai poderia nos dar uma ajuda…rsrs..

    • Oi, Marcio. Esse é um guest post da Julie. Eu moro em Madrid e conheço muito pouco de Valencia. Infelizmente, não tenho como te ajudar nessa busca de emprego, mas você encontra grupos de brasileiros que residem na cidade no Facebook que talvez possam te ajudar. Um abraço!

  24. olá você ainda mora em Valência? Vou ficar meses com a família e queria umas dicas!

    • Oi, Wis. Quem mora em Valencia é a Julie. Tente entrar em contato com ela através do blog dela: Lomogracinha. Um abraço!

  25. Oi Larissa tudo bem? Sou uma das autoras do Blog Bons ventos me levam e atualmente moro em Lisboa. Sou publicitária também, mas me formei em Portugal. Nesse caso preciso validar para trabalhar na Espanha também? Como é o mercado publicitário por aí? Abraços e obrigada

  26. Valerio Marcelo // 05/12/2018 em 3:34 am // Responder

    Olá,como faço para alugar um apartamento ou quarto para morar por três meses, a partir de fevereiro?
    Próximo da universidade de Valencia.

    Caso tenha uma dica para pesquise ou corretor, fico grato desde já

  27. CLAUDIO BATTISTA PINTO // 21/03/2019 em 2:12 pm // Responder

    Oi Larissa,
    Gostaria de saber se, com a cidadania portuguesa, tenho todos os direitos que um espanhol, ou precisaria de alguma autorização. Obrigado

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.