As melhores universidades da Espanha em 2016

Um dos posts mais lidos do blog é o que escrevi sobre o ranking feito pela Fundación BBVA sobre as melhores uvniversidades espanholas. Como a lista foi recentemente atualizada, decidi retomar o assunto, escrevendo sobre as universidades mais bem colocadas em 2016.

Para quem pensa em vir fazer a faculdade ou uma pós-graduação na Espanha, esse documento é fundamental, pois ele não só indica quais são as melhores universidades em geral, mas também permite ao aluno montar seu próprio ranking colocando a área de interesse e suas prioridades.

Para mim, ter acesso a essa informação é fundamental, principalmente para quem vem de fora e não tem referências e também porque quem vem do Brasil vai gastar uma boa grana fazendo faculdade aqui, por isso é melhor escolher uma boa universidade.

Foto: Universidad Carlos III -Creative Commons

Foto: Universidad Carlos III -Creative Commons

Além de algumas mudanças de posições entre as primeiras colocadas, também participam algumas universidades particulares pela primeira vez, somando no total 61 universidades espanholas, que correspondem a 95% do sistema universitário. Para montar o ranking, são analisados 3 aspectos principais: docência, pesquisa, e inovação e desenvolvimento tecnológico.

Foto: Universitat Pompeu Fabra - Creative Commons

Foto: Universitat Pompeu Fabra – Creative Commons

O ranking principal, que avalia as universidades de acordo com o rendimento ficou assim (as que aparecem em destaque são de Madrid):

1º Universitat Pompeu Fabra

2º Universitat Autònoma de Barcelona
Universitat Politècnica de Catalunya
Universitat Politècnica de València

Universidad Autónoma de Madrid
Universidad Carlos III
Universidad de Navarra
Universidad de Barcelona

4º Universidad de Cantabria
Universidad Miguel Hernández de Elche
Universidad Politécnica de Madrid
UNiversitat de les Illes Balears
Universitat de València
Universitat Ramón Llull
Universitat Ravira i Virgili

O ranking completo está disponível no site oficial. Como dá para ver, há poucas madrilenhas entre as melhores.

Ranking por área

E como eu sei qual é a melhor na minha área? Simples! É só ir até o site, escolher o curso de graduação que você gostaria de fazer, a cidade onde gostaria de estudar e o peso que dá a cada um dos três aspectos principais.

Universidad Autónoma de Madrid. Foto da Sandra, do blog Sandra B. Em Madrid

Universidad Autónoma de Madrid. Foto da Sandra, do blog Sandra B. Em Madrid

Juntos, eles têm que somar 100. Fazendo isso, o site automaticamente mostra não só quais são as melhores da área, como também qual o custo de vida na cidade, o clima na região, a oferta cultural e o acesso em transporte público.

Se você não sabe que região da Espanha escolher, o ranking permite selecionar todas e mostra as melhores universidades de todo país – de qualquer forma, aqui eu já falei sobre as melhores cidades da Espanha para ser estudante.

Usando esse ranking “personalizado” dá para ver uma diferença significativa em relação ao geral. Buscando por jornalismo, minha área de formação, a primeira colocada é a Carlos III, seguida pela Pompeu Fabra e pela de Navarra.

ranking melhores universidades

Embora essa lista seja apenas para graduação, ela serve como base para quem pretende vir fazer um máster, já que uma universidade que é forte em uma área costuma sê-lo tanto na graduação quanto na pós.

Se você já escolheu a sua faculdade, mas não tem nem ideia de como funciona o passo-a-passo para se inscrever em uma graduação, leia esse post. Se o seu foco é em pós, você pode se informar aqui sobre os trâmites. Já se a sua preocupação são os preços, você pode se informar aqui sobre isso.

Como sempre, dicas e sugestões são super bem-vindas!

5 Comentários em As melhores universidades da Espanha em 2016

  1. Larissa, qual é o seu email???

  2. Larissa, quero tirar dúvidas sobre morar na Espanha é parte burocrática.

  3. Olá !!!! Boa noite. Sou Marta , sou brasileira casada com um espanhol . Moramos nos Estados Unidos. Meu marido gostaria de comer um doce típico da região de Valência que só se encontra na época de Natal . Não encontrei a receita desse doce que ele diz que se chama “pastissos de nadal. Vc pode me ajudar ? Conhece onde eu poderia encontrar essa receita? Gostaria de fazer essa surpresa para ele. Desde já muito obrigado..

2 Trackbacks & Pingbacks

  1. Bolsas de estudo para a Espanha
  2. Bolsas de estudos para fazer a graduação completa na Universidad de Jaén

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.