Sistema Educacional Espanhol/ Como entrar na universidade?

(Post atualizado em janeiro/2016)

Quem vem à Espanha para estudar se depara com muitas diferenças no sistema educacional. Eu mesma vim pra cá fazer um Máster, que no Brasil seria o Mestrado, mas aqui a maioria dos másters dura apenas um ano, começando em setembro ou outubro e com aulas até junho do ano seguinte. Já o TFM (Trabalho de Fim de Máster) pode ser normalmente apresentado em junho, setembro ou janeiro do ano seguinte. Mas, assim como no Brasil, só pode fazer um Máster quem já terminou a graduação.

A principal diferença nos sistemas educacionais é para quem pensa em fazer a graduação aqui, começando do zero. Isso porque o ingresso à universidade na Espanha é diferente do Brasil, onde temos o vestibular. Embora hoje em dia praticamente todos os vestibulandos façam o ENEM, as melhores universidades do país ainda têm suas provas específicas de acesso e os alunos brasileiros acabam fazendo 3,4, 5 provas de vestibular.

Aqui, o sistema é um pouco mais prático. Depois de terminar o Bachillerato (equivalente ao nosso Ensino Médio, mas com apenas dois anos de duração), os alunos fazem a “Selectividad”, uma prova de acesso à universidade que acontece em junho durante três dias. Todos os alunos de uma mesma comunidade, por exemplo, a Comunidade de Madrid, fazem a mesma prova e o resultado dela (somado à sua nota média durante o Bachillerato) será o utilizado para a aprovação na universidade. Ou seja, os estudantes espanhóis fazem uma única prova como vestibular, independente do número de universidades nas quais vão tentar entrar.

Alunos estrangeiros

Mas para os alunos estrangeiros, o processo seletivo para entrar numa universidade espanhola é um pouco diferente. Tudo vai depender do país onde o aluno cursou o Ensino Médio, já que a regra varia. Se ele for de um país da União Europeia funciona de um jeito, se não for da UE mas tiver um acordo com a Espanha funciona de outro e também há a possibilidade ele vir de um país que não tem nenhum acordo na área com a Espanha.

Como funciona para os brasileiros que fizeram o Ensino Médio no Brasil?

Antes, os alunos brasileiros tinham que obrigatoriamente fazer uma prova de acesso chamada PAU (Prueba de Acceso a la Universidad), que pode ser feita a distância, inclusive no Brasil, e é composta de uma fase geral obrigatória e uma fase específica optativa que ajuda na hora de formar a nota.

Agora, a PAU não é mais obrigatória em todas as universidades, mas pode ser feita para ajudar na nota. A principal desvantagem é que a PAU é bastante similar à selectividad aplicada aos espanhóis, ou seja, tem temas que os espanhóis estudam aqui durante o Bachillerato, mas estudantes de outros países, não; como filosofia ou desenho técnico.

O que os alunos brasileiros devem obrigatoriamente fazer é homologar seu estudos. Depois disso, cada universidade pode estabelecer seu próprio requisito de acesso, o que volta a complicar, porque cada uma pode pedir uma coisa diferente. Ou você pode ter sorte e a universidade onde você quer estudar não te pedir nada. Só para dar um exemplo, a Universidad Complutense de Madrid ainda usa a PAU como requisito de seleção para alunos de outros países, incluindo o Brasil.

Mudanças

Com a Espanha em crise, as universidades estão cada vez mais interessadas nos alunos de outros países que têm dinheiro para pagar os estudos e estão facilitando o acesso desses alunos. A partir do ano letivo 2017/2018 (ou seja, no ano que vem), a PAU deixará de existir para os estrangeiros e as universidades terão liberdade para fazer suas próprias provas de acesso, como revela essa matéria do “El País”.

Além de ter que levar em conta a nota média do Ensino Médio dos alunos estrangeiros, elas também podem realizar provas com enfoque específico na graduação que o aluno está interessado, em sua formação acadêmica ou profissional complementária ou até estudos superiores prévios.

Daqui até 2017/2018, os alunos podem fazer a fase específica da PAU para aumentar sua nota.

Quanto preciso tirar para entrar na universidade?

Por enquanto, os alunos estrangeiros devem ter, como mínimo, nota 5. Se a nota for abaixo disso, ele tem que fazer o exame novamente. Mas cada graduação e universidade tem sua própria nota de corte. Por exemplo, para entrar na Univ. Complutense de Madrid, a nota de corte em Jornalismo neste ano é de 6,989; na Carlos III, 9,89; e na Rey Juan Carlos é de 7,38 no campus Fuenlabrada e 8,57 no campus Vicálvaro.

Nesse link estão disponíveis as notas de corte das universidades públicas de Madrid para 2015/2016.

Dica:

Assim como entrar na pós-graduação na Espanha, fazer a graduação aqui também exige preparação: tanto estudar espanhol, como homologar os estudos e estudar para conseguir uma boa nota na parte optativa do PAU é fundamental. O ideal é ir se preparando bastante antes para evitar perder um ano de estudos por conta da burocracia. Pense que, depois de tudo isso, tem o processo do visto, encontrar apto, etc.

Um site que você deve consultar sobre esse assunto é o Universidad.es, do Ministério da Educação, focado na internacionalização da educação espanhola.

95 Comentários em Sistema Educacional Espanhol/ Como entrar na universidade?

  1. Não tenho como pagar uma universidade. Mais mesmo assim é possível que eu consiga entra nessa universidade.

  2. Larissa, para demonstrar fazer a PAU, basta entrar em contato com a universidade? Faz aqui no Brasil mesmo a prova?

    • Oi, Elinton, que organiza essa prova é a UNED e no Brasil ela acontece em SP, pelo que vi. Atualizei o link no texto e você já pode clicar para ver todas as informações. O problema é que seria só para o ano que vem, pq esse ano a prova já passou.

  3. Vou iniciar a faculdade de odontologia no Brasil e planejo transferir para concluir na Espanha, pois vou me mudar. O procedimento é o mesmo? Aguardo resposta. Grata!

  4. Olá Larissa. Você disse que os alunos de alguns países estão isentos de fazer a PAU. Eu tenho passaporte português, sabe dizer se estaria isenta de prestar o exame? E, se sim, como seria então o processo seletivo de portugueses para ingressar na graduação espanhola?

  5. Olá Larissa. No meu caso eu vou pra Espanha agora no meio do ano, conclui o ensino médio e irei para fazer faculdade, então eu só preciso de homologar meu certificado de conclusão do ensino médio e meu histórico escola para que ele sejas valido na Espanha e então fazer as provas que as universidade pedirem? Lembrando que irei como turista porem irei ficar lá, tenho uma tia legalizada e primos que também legalizados que moram lá.

    • Oi, Ericlys. Isso, você deve homologar seus estudos e verificar quais são as exigências estabelecidas pela universidade em que você pretende estudar. Hoje em dia, muitas ainda exigem a PAU, então veja com antecedência para, caso seja necessário, se preparar para a prova e não perder um ano inteiro.

  6. Ola, sou formada em odontologia no Brasil, gostaria de saber como posso homologar meu titulo para poder atuar na espanha? Desde ja agradeço.

  7. Leonardo garzon // 18/04/2016 em 8:13 pm // Responder

    Larissa, tenho passaporte espanhol, ou seja, cidadão espanhol, qual seria o processo para eu me engressar em uma faculdade

    • Oi, Leonardo. O que conta não é sua nacionalidade, mas o sistema educativo de onde você vem, ou seja, o acesso seria o mesmo que para um estrangeiro, com a diferença de que você não precisa passar pelo trâmite do visto. Abs

      • Ei, Larissa! Fiquei com uma dúvida em relação à situação do Leonardo. Tendo ele a nacionalidade espanhola, ele não teria direito a passar pelos mesmos trâmites de um nativo? Ele entra na Espanha como cidadão espanhol, logo os direitos deveriam serviguais, não?

        • Oi, Grassy. Conforme respondi para ele, o que vale no acesso à universidade é onde você estudou e não sua nacionalidade. Deixo o site da Universidade Complutense como exemplo: https://www.ucm.es/quiero-estudiar , você vai ver que em nenhum momento se fala da nacionalidae. Agora, o que muda, é que ele não vai precisar tirar visto de estudante e vai se beneficiar do preço para cidadão europeu (caso estude em uma universidade que tenha preços diferentes).

  8. Olá Larissa, se não for muito incômodo, gostaria de fazer algumas perguntas em relação ao Master na Espanha.

    Em julho deste ano eu irei obter meu diploma de Eng. Agrônomo, e logo depois iniciar minha documentação para realizar o Master, de preferência na Espanha. Gostaria de saber se assim como na graduação, está complicado para alunos de pós-graduação conseguirem bolsas de estudo nas universidades espanholas?
    Meu pai vive com sua família na Espanha(Lugo) há pelo menos 10 anos, além de eu ser neto de espanhóis, isso poderia facilitar o meu acesso?
    Outra coisa. Durante a graduação eu fui intercambista pelo CsF, na França, durante o período de 1 ano. Ter tido alguma experiência em algum país da UE também conta pontos na preferência dessas universidades?

    Obrigado e parabéns pelo blog, pude tirar muitas dúvidas com os seus posts =).

    • Luís, você só teria vantagens se você fosse espanhol, já que assim você poderia concorrer às bolsas exclusivas para espanhóis. Para estrangeiros, conseguir bolsa é complicado – mas não impossível. Provavelmente as universidades levem em conta sua experiência na França na hora de avaliar seu currículo. Espero que dê tudo certo! Um abraço e obrigada pelo carinho.

  9. oi, acabei o ensino médio ano passado, tenho lugar pra ficar em zaragoza, e quero saber como faço pra entrar em uma universidade na espanha. pretendo fazer arquitetura. se puder me ajudar trocando e-mail, ficaria grata rsrsrs

    • Oi, Lívia! Nesse próprio post que você comentou, tem toda a informação necessária para quem quer começar a fazer a universidade na Espanha. Dá uma lida que com certeza já vai ser um bom ponto de partida!

  10. Boa noite, fui admitido em Jaen, estou bem perdido com os próximos passos. Sei que tenho que convalidar meus estudos, porém a prova de acesso vou conseguir fazer a tempo? Me ajude

  11. ola minha filha mora legalizada na espanha tem cidadania italiana e fez os estudos de ensino medio no brasil, fazia universidade ja quando resolveu morar em barcelona com a familia, tenho tido diversas informacoes desencontradas sobre como adquirir a documentacao necessaria para ingresar na universidade.
    falam sobre “bachillerato” isso seria a legalizacao dos documentos do ensino medido dela pelo consulado espanhol no Brasil?

    • Oi, Rogério. Sua filha poderia fazer duas coisas: uma seria homologar os estudos do Ensino Médio no Ministério da Educação espanhol e depois se submeter ao processo seletivo da universidade em que quer estudar (eles variam de acordo com a uni) ou tentar transferir os estudos universitários dela para cá, caso ela já tenha feito grande parte da faculdade lá e não queira perder. Nesse segundo caso, ela também teria que entrar em ctto com a universidade interessada para ver o que eles exigem para a transferência – caso haja vaga!
      Sobre a homologação, você pode ler aqui: http://www.mecd.gob.es/servicios-al-ciudadano-mecd/catalogo/educacion/gestion-titulos/estudios-no-universitarios/titulos-extranjeros/051270.html

      • Ok, provavelmente adotaremos o processo via ensino medio, a informacao que obtive no Brasil foi : juntas historicos ensino fundamental e medio ,reconhecer firma, passar no eresp, legalizar no consulado espanhol e em seguida traduzir com a Sra Pilar a unica pessoa autorizada a realizar esta traducao aqui no Br.
        Agora te pergunto, isso tem que ir ainda para o governo da espanha para ser homologado ? levo os documentos a espanha para fazer a homoogacao por a ?, vcs fazem este tipo de processo ?

        • Rogégio, esse processo que você falou é só para eles conseguirem entender o tipo de curso que ela fez, a carga horária, essas coisas. Mas a homologação precisa ser feita, sim, porque é a homologação que diz que o Ensino Médio brasileiro é equivalente ao Ensino médio espanhol e, por isso, permite o acesso à internet. No próprio link que te mandei explica como funciona. Eu não presto esses serviços, mas procurando pela internet você certamente encontrará empresas que façam – ou você ou ela mesma pode fazer.

  12. Oi Larissa, sou brasileira com segundo grau completo e tenho 28.
    Trabalho numa gestoria contabil e gostaria de fazer uma graduacao aqui ate para melhorar o salario e fzr uma carreira quem sabe.
    Minha duvida é se eu me encaixo como aluna estrangeira ou faço aquela prova para qm tem mais de 25?

    Parabens pelo seu blog!

    • Oi, Mônica. Conforme falei no texto, a forma de acesso está mudando, por isso o ideal seria você entrar em contato com as universidades que te interessam para ver as formas de acesso para estrangeiros, porque pode ser que elas nem te peçam a PAU. Obrigada pelo carinho e sucesso! Abs

      • Oi Larissa.
        Só me esclarece uma dúvida. Meu filho tem 20 anos e estava cursando a faculdade de medicina veterinária por 3 semestres, e segundo ele não era o que queria e abandonou o curso no meio do 3º semestre. Queremos ir morar na espanhã e ele quer trabalhar com bolsa de valores. Pretende começar um curso correspondente nessa área na universidade de oviedo. Eu só gostaria de saber se há a possibilidade dele começar um outro curso sem a prova de acesso, á que ele a estava na universidade, apenas com os documentos escolares do brasil homologados. Obrigada!

        • Oi, Elzi. Provavelmenente sim. O melhor seria entrar em ctto com a universidade que ele está interessado em fazer para saber qual o processo seletivo deles e se tem como eles convalidarem as matérias que seu filho já fez. Abs!

  13. JOSCÉLIA DOS SANTOS CAMBRAIA // 23/06/2016 em 11:18 pm // Responder

    MUITO INTERESSANTE ESSE BLOG, TRAS INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA QUEM TEM PLANOS DE ESTUDAR FORA OU MESMO MORAR ETC, TER UMA NOÇÃO DE COMO TOMAR A DECISÃO CERTA.

  14. Olá Larissa, você sabe qual é a faculdade ou as faculdades para fazer desenho, artes ou similar em Madrid ? Obrigada

  15. Como faço para homologar meu estudos? Moro no Brasil e pretendo ir para Madrid assim que terminar o Ensino Médio ( 2017 ).

  16. Estou cursando o segundo ano do ensino médio e gostaria de fazer o terceiro ano na Espanha, alguém por favor poderia me indicar algumas escolas e o que vou precisar em relação a documentação (não sou maior de idade) e como faço para tornar tudo valido aqui no Brasil ? Desde já, agradeço.

    • Fernanda, o melhor seria entrar em contato com o ministério da educação para ver os documentos que você precisa trazer. Quanto à escolha da escola, você deve encontrar na internet rankings sobre as melhores escolas do país. Abs!

      • Obrigada Larissa, você poderia me informar como são as vossas aí em relação aosexual estudos no ensino médio, como são “tratados os estrangeiros”

        • Fernanda, desculpe, mas acho que não entendi muito bem sua pergunta. Se for sobre a recepção a estudantes estrangeiros, normalmente costuma ser tranquila, porque há muitos.

  17. Oi Larissa, estou totalmente perdida, não sei por onde começar, sou formada em odontologia e pretendo fazer mestrado na Espanha, eu tenho que fazer a homologação do meu diploma primeiro pra depois tentar engressar no mestrado ou eu entro com pedido e depois faço homologação?
    Você sabe mais ou menos quanto tempo isso pode levar!? Obrigada

  18. Larissa Pereira // 12/09/2016 em 6:53 pm // Responder

    Olá Larissa,queria saber como eu faço pra estudar na Espanha,estou fazendo faculdade aqui no Brasil já e tenho parentes na Espanha.Gostaria de saber como é a admissão na faculdade particular e publica

    • Oi, xará! Nesse próprio post que você comentou, você encontra as informações sobre a admissão numa universidade espanhola. O que você tem que ver é se vai pedir transferência ou se vai começar de novo. Caso vá pedir transferência, cada universidade tem um processo diferente e você deve consultar o site da universidade que te interessa. Deixo aqui o exemplo de como funciona na Complutense: https://www.ucm.es/continuar-estudios-iniciados-en-el-extranjero

  19. Que droga, então na Espanha não existe o meio de apenas fazer prova de língua espanhola quem estiver cursando idiomas em seu país de origem e quer ir pra Espanha trabalhar e estudar. Quero cursar Design Projeto de Produtos, e procuro um meio que ajude mais que é de fazer prova do idioma para conseguir ter nota boa para ingressar na faculdade.

    Eu conseguindo comprovar que sou neto de espanhola e bisneto de espanhóis facilita a cidadania e o visto de morar no país?

    E uma curiosidade que sai um pouco do assunto de Universidade. A CNH brasileiro vale para a Espanha? Ou terá que fazer tudo novamente? Tenho a cnh AD, vai ser chato fazer uma nova habilitação. E tipo, caso a resposta seja de que terei que fazer nova cnh na Espanha, será que se comprovar que sou descendência espanhola eles podem tipo converter a cnh brasileiro para espanhola permanentemente ou apenas aceitar a cnh brasileira? Como funciona as cnhs estrangeiras na Espanha? Eu sei bem que dá pra tirar a cnh internacional, mas essa cnh é somente para turismo, agora morar permanentemente no país em que o brasileiro desejar, dependendo do país tem que fazer uma nova habilitação. E na Espanha como funciona?

    E uma outra curiosidade. O governo tem algum projeto para estrangeiros entrar no serviço militar como meio de emprego para estrangeiros?

    Acho bom você me responder por email, caso não vê pode me responder pelo facebook ao qual deixei o link. É difícil eu ver a mesma página novamente rsrsrsrs Caso não dê então responde por aqui mesmo.

  20. José Antonio Rocha // 16/01/2017 em 7:38 pm // Responder

    Boa tarde! Larissa, gostaria que você de ajudasse com a seguinte questão: minha filha, Izadora, é bacharel em Direito pela UNAERP (SP), tendo se graduado no primeiro semestre de 2016 e com aprovação na OAB. Agora, ela está fazendo intercâmbio na Austrália. Entretanto, ela descobriu que sua vocação é medicina veterinária. Como posso obter informações sobre acesso às universidades da Espanha, como graduada em curso superior. Além disso, eu e minha esposa estamos nos aposentando até julho de 2017 e pretendemos morar na Espanha.

    • Oi, José. Acredito que ela teria que ingressar com os documentos do Ensino Médio, já que o novo curso não tem relação com o primeiro. O ideal seria consultar as universidades onde ela tem interesse em estudar para ver como funciona, porque a forma de acesso pode variar e exatamente nesse ano ainda estão avaliando se a tal PAU será necessária ou não.

  21. Boa noite Larissa!
    Poderia me tirar uma dúvida?
    Fiz parte do meu ensino fundamental na España e parte em Portugal. Sabe me informar se consigo ingressar na faculdade como devo fazer tal homologação? Há alguma possibilidade de conseguir transferir a faculdade de direito que começei no Brasil?

    • Oi, Ana Carolina. Acho que vai contar aquele onde você terminou, mas o melhor é checar com o Ministério da Educação. Sobre transferir a faculdade iniciada, é possível, mas me parece que cada universidade espanhola tem seu método e exigências específicas. O ideal é entrar em ctto com aquelas que te interessam ou checar no site delas.

  22. Boa noite Larissa
    Quero fazer medicina na Espanha, você tem ideia de quanto eu preciso de media no meu boletim do ensino medio ?

    • Oi, André! Acho que isso varia muito de acordo com a univesidade. O ideal é checar direto no site onde você pretende estudar. Abs

  23. Oi Larissa Bom dia ,
    Faço radiologia no Brasil ,queria me especializar na medicina ou na biomédicina ,na Espanha tem área para radiologia? É muito difícil

    • Oi, Kassia. Não conheço nada da área de saúde. Recomendo que você procure associações do médicos para dar uma pesquisada. Abs

  24. Boa Tarde Larissa!

    Planejo fazer um Máster em Barcelona, como quero dar aula e só pode ser depois de fazer um mestrado gostaria de saber se o título tem validade no Brasil? Como funciona o processo de legalização do documento espanhol para valer no Brasil?
    E qual a diferença de Máster e Posgrado Proprio? O Posgrado Proprio tem validade no Brasil como Pós graduação ou somente como curso complementar?
    É muito díficil fazer o Máster? Em um ano você consegue fazer?

    Muito obridada

    • Oi, Karen. Não sei exatamente como isso funciona porque nunca validei meu título. Talvez aqui você encontre mais informações: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/retorno-ao-brasil/revalidacao-de-diplomas Até onde sei, o máster oficial pode ser revalidado e o próprio, não, mas recomendo checar essa informação. É possível fazer o máster em um ano, sim. Abs

      • Larissa, o Máster Oficial também é focado no mercado de trabalho ou apenas em pesquisa? Eu consigo fazer um estágio em empresas ou tenho que me dedicar apenas a pesquisas para a tese?

        Muito obrigada pela informação da revalidação do diploma, eu também li que o Máster Oficial pode ser homologado.

        • Oi, Karen. Não, o Máster oficial pode ter enfoque no mercado de trabalho e é bem comum os estudantes fazerem estágios. Abs!

  25. Olá sou brasileira e estou em Barcelona gostaria de saber qual nível de inglês ou espanhol ou catalã pede para poder cursar em uma universidade de medicina ,e se teria alguma universidade privada que seria mais fácil de começar a cursar ? E quando começam as inscrições aqui

    • Oi, Thais! Acho que depende da universidade, o ideal é conferir esse tipo de informação (nível de idioma exigido, prazo de matrícula) no site da universidade que te interessa. Nas privadas, costuma haver menos concorrência, mas não sei te informar se chega a ser fácil. Abs

  26. MAYNNE FERREIRA // 16/05/2017 em 8:42 pm // Responder

    Olá, adorei a matéria, esclarece muitas duvidas, porém continuo muito perdida. Estou cursando o 5º semestre de engenharia de produção e vou me mudar para a Espanha em setembro de 2017. E até agora ainda não tenho nada concreto para solicitar minha transferência de universidade e conseguir meu visto.
    Tenho muitas duvidas e ficaria muito grata se pudesse me ajudar!!!
    -Devo primeiro solicitar a transferencia na faculdade da Espanha? Mandei inúmeros e-mails para varias universidades para saber como faço, porém pouquissimas me responderam. Já estou ficando bem preocupara pois o prazo já é curto!
    -Sai muito caro? Estou indo para estudar e morar, fiquei 2 meses em Portugal mas fiquei em casa de parentes então foi tudo bem tranquilo financeiramente, na Espanha vou por conta propria.
    -é muito dificil conseguir o visto? Leio tantas coisas na internet que nem sei por onde começar
    -Tem alguma agencia de intercâmbio que trabalhe com transferencia de faculdade?
    -É muito difícil conseguir um empreo com visto de estudante?
    -Quem devo procurar para me orientar para saber o que devo fazer? Já procurei o consulado Espanhol no Brasil, porém me enviaram apenas um link do site do proprio consulado.

    Desde já agradeço!!

    Maynne

    • Oi, Maynne. Tudo bem? Vou tentar responder as perguntas, embora eu também não saiba muito como funciona em caso de transferência. 1) Se você vem à Espanha para estudar com um visto de estudante (ou seja, se você não tem nenhum outro documento que te permita morar aqui),o primeiro passo é pedir a transferência. As universidades não costumam responder emails mesmo e o negócio é entrar no site delas para ver se há vagas abertas (já que a transferência só é possível se houver vagas) e o que você precisa fazer para ser admitida, porque cada uma tem um processe de seleção diferente. 2) Sai caro,já que só em aluguel, alimentação e gastos você vai gastar no mínimo uns 500€ por mês (mínimo mesmo). Além do valor da universidade: http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/08/19/universidade-espanha/ 3)Não é difícil, mas é burocrático. Falei sobre isso aqui: http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/09/30/estudar-na-espanha-passo-a-passo/ 4) Não sei se tem agência que trabalha com isso, mas há escritórios que costumam fazer essa parte burocrática. Procure na internet sobre escritórios especializados em imigração 5) Sobre emprego com visto de estudante: http://www.estoesmadridmadrid.com/2014/07/08/sou-estudante-em-madrid-posso-trabalhar/ Abs

  27. Ola.
    estou com a ideia de transferir meu curso de medicina para a espanha. saberia dizer alguma empresa de assessoria ou alguem que já conhece o caminho das pedras para me ajudar?
    obrigado

  28. Myllena Galvão // 11/09/2017 em 12:13 pm // Responder

    Oi, Larissa, poderia me ajudar com algumas dúvidas? Eu já conclui o ensino médio no Brasil, mas gostaria de ir para a Espanha fazer a faculdade. Minha mãe mora lá e tem nacionalidade, isso me ajudaria? Ela já tentou saber sobre, mas ela não entende muito sobre o assunto e na hora de repassar as informações para mim ela se perde um pouco. Gostaria muito que você me ajudasse, se souber, o passo a passo do que eu tenho que fazer para ingressar na faculdade lá. Agradeço desde já.

    • Oi, Myllena. Tudo bem? Infelizmente, hoje em dia existe uma brecha em relação ao acesso de estrangeiros de fora da UE. Antes era obrigatório fazer a PAU, depois o governo instituiu que cada universidade poderia colocar seu próprio método de acesso e muitas universidades ficaram perdidas, sem saber o que fazer, por isso esse último ano foi meio perdido. A minha recomendação é: tente entrar em ctto com a faculdade que te interessa para ver qual foi o método de acesso que ela estabeleceu. Quanto à sua mãe ter a nacionalidade, acredito que isso só poderia te ajudar se você for menor de 18 anos, mas o melhor é você tentar confirmar no consulado espanhol aí no Brasil. Abs

  29. Ola Larissa, meus filhos estam cursando o nono ano aqui no Brasil e decidiram se mudar para Marbella morar com o pai, apesar de terem nascido la e estudado a pre escola na Espana, como faco para eles darem continuidade aos estudos sem serem prejudicados? Poderia me ajudar?

  30. Ola bom dia!com cidadania espa hola,sabe me informar como i gressar na universidade,pois minha filha tem 18 anos e somos brasileiros com cidadania espanhola..

    • Oi, Suméria. O acesso à universidade espanhola depende de onde a pessoa estudou e não da nacionalidade. Nesse caso, se sua filha fez o Ensino Médio no Brasil, ela teria que passar pelo processo de seleção destinado a estrangeiros. Recomendo entrar no site da universidade onde ela gostaria de estudar para ver qual é o processo seletivo, já que ele varia de uma universidade para outra.

  31. Olá Larissa! Graças a esse seu post cai de paraquedas aqui no seu site 🙂
    Apesar do post bem explicativo, ainda fiquei com algumas dúvidas em relação ao ingresso em universidades na espanha.
    Sou brasileira, fiz o Ensino Médio aqui no Brasil, faço 25 anos ano que vem, acabei me formando em Engenharia Civil (não sei se isso vai ser útil), mas queria mesmo era Cursar Medicina na Espanha. Vou enumerar minhas dúvidas para facilitar:

    1) É possível brasileiro ingressar em Medicina em Universidades na Espanha?
    2) Se sim na 1), como seria a forma de ingresso? Seria com a prova PAU? Por eu fazer 25 anos teria alguma vantagem?
    3) Existe nota de corte com a prova PAU para estrangeiros maiores de 25 anos? (não consegui achar essa informação, e já olhei em vários sites de universidades)

    Agradeço desde já.

    • Oi, Maysa! Vamos lá: desde o ano letivo 2017/2018, o governo deixou de exigir a PAU como prova de acesso para os alunos vindos de estudos feitos em outro país. O problema é que muitas universidades ficaram perdidas, sem saber o que fazer e na verdade eu nem sei como elas fizeram esse ano, porque realmente muitas não colocaram absolutamente nada em seus sites. Parece que a UNED (Universidad a Distancia) criou uma espécie de substituto à PAU e algumas universidades aderiram (sem obrigatoriedade, já que cada uma tem liberdade de escolher seu método de acesso). Dá uma olhadinha nesse site da UNED que acho que pode te ajudar: http://portal.uned.es/portal/page?_pageid=93,55011208&_dad=portal&_schema=PORTAL Boa sorte!

  32. Yetty Francini Ricardo // 18/12/2017 em 7:11 pm // Responder

    Olá, tem faculdade pública na Espanha? Eu poderia fazer o curso de graduação 100% gratuito? Grata.

  33. Danielle Boninni // 21/12/2017 em 4:11 pm // Responder

    Ola, me chamo Danielle, gostaria de sabe eu como posso contratar uma acessória com preço acessível para me ajudar nas documentações, inscrição de seletivo na UAM para o curso de medicina! Também me ajudar na procura por um apartamento com preço também não muito exorbitante. enfim, pretendo ir a madrid no final de fevereiro, para também poder aperfeiçoar o meu espanhol e me adaptar a cidade, a cultura. Ficarei muito grata se você pode me ajudar de alguma maneira. Tentei fazer a inscrição para o seletivo mas não consegui de nenhuma maneira pela internet.
    O meu outro comentário está com alguns erros ortográficos, mas eu os corrigi.

    • Oi, Danielle. Infelizmente, não conheço nenhuma empresa que preste esse tipo de assessoria. Espero que você tenha sorte na procura. Um abraço!

  34. Olá, eu sou a Vera e sou Angolana, estou terminando a minha graduação cá e pretendo fazer o mestrado em sevilha, gostava eu de saber se a nota média da graduação será um factor de acesso ao mestrado? E se sim,qual é a média que devo ter para ser aceite numa das universidades públicas de Sevilha.
    Obrigada

  35. Milena de castro // 06/02/2018 em 7:22 pm // Responder

    Voce poderia me dizer como faço pra ganhar uma bolsa pra faculdade de musica? Na Espanha

    • Oi, Milena. As bolsas podem ser concedidas pelas universidades, por fundações ou pelo próprio governo. Eu recomendo entrar no site da universidade que te interessa para ver se eles têm processo seletivo de bolsas aberto.

  36. como eu fasso para entra nessa universidade publica

    • Flávio, cada universidade tem seu método de acesso. Você deve consultar o site da universidade que te interessa para saber o método que ela tem.

  37. Maurício de Sousa // 12/04/2018 em 3:58 pm // Responder

    Oi,quero sua ajuda de você, eu tô no Brasil eu to no 2° ensino médio e quero terminar o ensino médio no Brasil e fazer faculdade na Espanha compensa?

    • Oi, Maurício. Essa é uma decisão bem pessoal. Vale avaliar se a universidade é boa, se você tem condições financeiras de se manter na Espanha durante todo o curso, etc. Como não fiz a universidade aqui, não consigo te dizer. Abs

  38. Ótimo post. Muito útil. Mas tenho uma dúvida. Para realizar alguma dessas provas específicas de cada universidade para estrangeiros, eu devo ir para Espanha já com um visto de estudante ou posso passar com apenas o visto de turista? Minha mãe mora lá e temos condições suficientes para pagar os estudos. Mas como eu sou maior de idade e não tenho nacionalidade, fiquei com esta dúvida.

    • Oi, Carlos

      Tudo bem? O processo de seleção de estudantes estrangeiros mudou nos últimos anos e cada universidade passou a ter seu próprio processo seletivo. Recomendo que você confira o site da universidade que te interessa para saber qual o processo adotado por ela. Um abraço!

  39. Anayana Pinheiro // 22/08/2018 em 6:11 pm // Responder

    Olá, sou brasileira mas moro nos EUA onde terminarei o high school e participo do programa IB (Internacional Baccalaureate). quero fazer medicina na Espanha, o que conta mais, minha nacionalidade (brasileira) ou o fato de concluir o ensino médio nos EUA?

    • Oi, Anayana. O que conta é onde você cursou o Ensino Médio. Recomendo que você confira qual é o processo seletivo para quem do sistema educacional dos EUA, porque não sei se é o mesmo para quem estudou no Brasil. Um abraço!

  40. Fabrício Henrique // 25/09/2018 em 4:41 am // Responder

    Eu tenho que me inscrever na UNED para fazer a faculdade na espanha? Tenho dúvidas em qual é o primeiro passo para eu ingressa na universidade da espanha

    • Oi, Fabricio. Atualmente o processo seletivo para estudantes estrangeiros mudou e cada universidade tem seu próprio seletivo. Você deve checar no site da universidade que te interessa.

  41. Ola, atualmente moro na Espanha e jà tenho minha documentacao (ps o teclado espanhol nao sei colocar pontuacao)
    Gostaria de saber o seguinte, cursei a faculdade de psicologia de 2014.2 a 2017.1 e tranquei minha matricula e vim morar na espanha, tem exatamente um ano. Eu gostaria de saber se tem um tempo valido pra que eu possa homologar as materias que eu cursei na faculdade,se precisava estar matriculada pra entrar na faculdade e dar pra convalidar as materias, ou vale mais a pena tentar uma prova de admissao ? meu ensino medio ja esta validado.

    • Oi, Fe! Não posso te ajudar porque não passei por essa experiência aqui e não conheço ninguém que tenha passado. As pessoas que conheço tinham terminado a faculdade no Brasil e vieram fazer máster, então não posso dizer se vale mais a pena tentar homologar tudo isso ou começar do zero. Imagino que tenha sim um tempo para fazer a validação, da mesma forma que quando você tranca uma faculdade você tem prazo para voltar. Boa sorte!

  42. Maria auxiliadora araujo // 01/12/2018 em 4:10 am // Responder

    Fiz o primeiro período de medicina no Brasil , gostaria de ter solicitar transferência para Espanha , quais os critério por onde devo começar pra onde devo encaminhar meus documentos

    • Oi, Maria Auxiliadora. Cada universidade tem seu processo seletivo. Você deve consultar o que a universidade onde você gostaria de estudar exige.

  43. Bom dia, fiz primeiro colegial completo e o 1 e 2 semestre do segundo colegial no Brasil, e em agosto fui para Espanha estudar, sem concluir o segundo colegial completo, e fui matrículado no 2 bacharelado, último ano para o processo seletivo, porém não estou conseguindo validar minhas notas no ministério da Espanha devido não ter concluído o 2 colegial no Brasil, teria alguma possibilidade ou maneira de estar podendo ingressar em uma universidade na Espanha?

    • Oi, Paulo! Infelizmente não saberia ajudá-lo. Em teoria, se você conseguiu continuar seus estudos, eles teriam que validar os do Brasil, não? Nesse caso, ao ter terminado os estudos na Espanha, o acesso não seria feito como o de qualquer aluno espanhol?

3 Trackbacks & Pingbacks

  1. Sou estudante em Madrid. Posso trabalhar? | ¡Esto es Madrid, Madrid!
  2. Série de posts especiais sobre “Morar em Madrid” | ¡Esto es Madrid, Madrid!
  3. Quase 200 bolsas de estudo na Universidad de Jaén

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.