Como é morar em Lleida?

No quarto post da série “Como é morar em…?”, viajamos para a Catalunha, mas não para Barcelona, sua capital e cidade mais famosa, e sim para Lleida. Para grande dos brasileiros, Lleida é uma desconhecida, mas para o Nathan, que mora lá há quase seis meses, a cidade é um lugar incrível tanto para jovens estudantes quanto para famílias. E a verdade é que, depois de ver as fotos, eu também fiquei morrendo de vontade de conhecer Lleira – e acho que vocês vão sentir o mesmo. Quer saber como é morar em Lleida? O Nathan conta neste post – muito obrigada por compartilhar conosco a sua experiência!

cidade lleida

“Minha estância por Lleida iniciou-se em janeiro deste ano de 2016 e termina dentro de poucos dias, no começo de julho. No último ano participei de uma seleção que havia oferecido cinco bolsas de estudos em universidades espanholas. Dentre as Universidades presentes no edital estavam a de Barcelona, Granada, Lleida, Salamanca e Sevilha. De todas elas, a única que não conhecia, não tinha ouvido falar era justamente Lleida.

cidade da catalunha

Acontece que minha universidade no Brasil, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, é conveniada apenas com Lleida, ao menos naquela época da seleção, e como fui um dos selecionados, o jeito foi enviar a solicitação para a Udl (Universidade de Lleida). E coincidentemente, de todas, a citada universidade foi a que julguei mais interessante por sua oferta de disciplinas na área de humanas, especificamente em Antropologia. E a partir daí, só vieram surpresas e agradáveis descobertas de uma rica região cultural da Espanha.

lleida

Lleida é uma cidade situada na comunidade autônoma da Catalunha, com uma população em torno dos 139.000 habitantes. É a segunda mais importante cidade catalã depois de Barcelona e à frente de Gerona e Tarragona.  Está a 462 Km de Madrid e a 158 km de Barcelona. Sua estação de trem Renfe é chamada de Lleida- Pirineos, pois a cidade é porta de entrada para as belas montanhas localizadas na fronteira com a França, onde podes desfrutar dos parques naturais e de paisagens exuberantes.

lleida natureza

 

Aqui se fala o Catalão e o Castelhano. O clima pode chegar aos extremos, alcançando altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno, com chances de nevar. Mas o que mais chama a atenção no inverno é a forte neblina que toma toda a região, podendo permanecer meses e impedindo até enxergar o sol.

lleida clima

A população está bem distribuída entre jovens, adultos e idosos. E por ser uma cidade universitária, recebe estudantes de outras regiões da Catalunha e do mundo. A Universidade de Lleida é a mais antiga Universidade Catalã, com pouco mais de 700 anos e, com o passar do tempo, nos últimos anos tornou-se referência em todas as áreas do conhecimento. Não tenho o que reclamar da instituição, excelente para aprimorar seus conhecimentos e pesquisa. Super recomendo para quem estiver interessado em estudar na Espanha.

morar em lleida

O custo de vida foi uma das coisas que mais me surpreendeu: é baixo, significativamente, em vista de outras cidades espanholas, e aqui você encontra ótimos lugares para viver, desde casas e apartamentos, mercados, variedades de lojas, opções de lazer. A região é consideravelmente agrícola e possui um bom número de indústrias. Não ouço falar de desemprego em massa e podes encontrar boas opções de trabalho entre os três setores, primário, secundário e terciário.

Os pontos mais conhecidos da cidade são bem próximos, podes ir caminhando de um lugar ao outro, mas caso necessitas ir mais longe, a cidade conta com um excelente sistema de transporte público e Renfe (trens que vão a outras regiões do país).

Na cidade podes encontrar uma maravilha do mundo antigo, e cogitada a ser um símbolo representativo da Catalunha: “La Seu Vella” (Séc XIII), linda Catedral que está localizada no ponto mais alto da cidade e que possui a segunda mais alta torre medieval da Europa.

lleida catedral

Para quem gosta de atividades culturais, a cidade tem teatros, museus, centros culturais, sem contar que, ao longo do ano, acontecem as festas tradicionais da Catalunha, como, por exemplo, a festa de São Jorge, onde os rapazes dão às moças uma flor e em retribuição ao gesto, elas presenteiam com livros.  Lleida é conhecida por ser a terra dos caracóis, e se você curte ou tem curiosidade por comer caracóis, aqui é o lugar.

lleida neve

A cidade é cortada pelo rio Segre, onde as pessoas gostam de ir e curtir uma tarde com a família, amigos, com o animal de estimação. Nos últimos anos Lleida tem recebido muitos imigrantes advindos do norte da África, América Latina e de países do Leste europeu. E todos convivem numa boa.

lleida rio

Super recomendo a cidade para jovens descolados, estudantes que queiram aprender e desvendar um lugar incrível, que não é muito conhecido, porém que nos enche de bonitas experiências e belas recordações. Sentirei muita saudade e tenho certeza de que um dia voltarei para reviver novas experiências”.

32 Comentários em Como é morar em Lleida?

  1. Concordo plenamente, linda cidade, fiquei um mês por lá, adorei… Recomendo a todos e se puderem, dêem uma esticada de carro até Paris, são exatamente 1000 km, fiz o percurso de carro, paisagem mais linda não há… Perfeito!!!

  2. Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/wp-spamshield/wp-spamshield.php on line 2033

    Olá Larissa,
    Que interessante post! Sou professor da UFRRJ e irei solicitar bolsa de posdoc na Udl estava buscando informações sobre a cidade se é próxima a BCN e tal e achei o seu post e é tão recente. Você já voltou? Da pra morar em BCN e se deslocar para atividades em Lleida e voltar? Me Add no e-mail msborges@hotmail.com para conversarmos mais. Um abraço márcio Borges

    • Oi, Marcio. Esse na verdade foi um guest post escrito pelo Nathan, um brasileiro que morava em LLeida, mas já tá voltando pro Brasil. Eu ainda não conheço a cidade. Abs!

    • Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/wp-spamshield/wp-spamshield.php on line 2033

      Marcio, o mais interessante de morar na Espanha ou mesmo em Lleida e em qualquer cidade como barcelona é a facilidade do deslocamente. Uma rede ferroviária altamente funcional serve o país, incluindo os distritos e bairros.
      Para morar em Barcelona e deslocar-se de trem é muito simples e quando morei la em Lleida custava 16 euros a ida e o retorno tem 40% de desconto. Sempre é assim tem o desconto para o retorno. Tambem tem a facilidade de ir ao aeroporto do Prat em Barcelona, em Lleida tem um onibus que sai de Lleida e desembarca em baixo do T1, o terminal de passageiros que saem da Espanha.
      Voce quando mora lá e obtem o visto de permanencia e estudo ou trabalho, tem direito a um cartao de onibus, para facilitar sua vida nos deslocamentos, tem custo abaixo do preço normal para estudantes.
      Se bem que Lleida é super facil para percorrer a pé.
      Morei lá, trabalhei la e tenho um filho que nasceu lá. Se desejares maior informações estou a disposição. Paulo, mpsministerios@hotmail.com.
      Abraços.
      PS. Fiquei interessado neste pos grado la.

  3. Ah ok Larissa. E você tem o contato do nathan? Não achei aqui no post. Obrigado.

  4. Bom dia, Larissa!

    Você saberia me dizer se conhece algo do bairro de LAS AGUILAS? Se é um bairro bom de se morar, se esta bem localizado com relação a transportes e etc.

    Att, Fabi

    • Oi, Fabiana! Não conheço esse bairro, mas pelo que vi tá perto de Aluche, ou seja, um pouco afastado do centro. Normalmente, bairros assim são mais baratos para morar, mas não tenho como te falar se é bom ou como funciona o transporte – embora a cidade de Madrid tenha uma rede bem completa de transporte público! Abs

  5. Ezequiel Santos // 19/10/2016 em 7:17 pm // Responder

    Meu filho foi passar um ano estudando na cidade. Na UDL.
    Sobre moradia o valor é bastante acessível. Ele esta compartilhando um apto com 4 pessoas e quarto individual no Centro por 800 Euros. Alimentação e tudo mais bastante acessível . Inferior ao que gastávamos para mantê-lo numa Federal no Brasil no interior de MG.

    • Nossa, Ezequial, que barato! Aqui em Madrid é muito mais caro. Espero que ele esteja curtindo a experiência! Um abraço!

  6. Morei em Lleida quase dois anos, tenho um filho que nasceu nesta cidade. Realmente o texto que escreveu representa muito bem o que se vive por lá. Faltou falar de algumas coisas por exemplo, a Festa Mayor; a Festa Moros y Cristianos…e outros festivais.
    Trabalhei nas montanhas dos Pirineos como agente de segurança de incendios. Muitas vezes subi e desci a Boi Taüll, parque de esqui.
    Fascinantes são os entardecer de Lleida, ir a um café na calle mayor, plaza San Juan, e tantos outros lugares.
    Melhor Bairro para morar, Baláfia. Melhor escola para estudar Sagrada Familia; e sem duvida melhor universidade UDL.
    Abraços.

  7. Eu sou Brasileiro e moro em Lleida, e um quarto individual por 800 euros é muito caro, por 800 euros ele pode alugar 2 apartamentos, apartamentos no centro.
    Eu moro por prat de la riba, certeza que ele sabe onde e pago 200 no meu quarto, com banheiro, apartamento grande, podia alugar o apartamento todo por 400 euros

  8. Julia Zecchin Costa // 28/05/2017 em 10:02 pm // Responder

    Olá, sou Brasileira e estudo Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vou me aplicar a uma bolsa de estudos de um semestre na Espanha e ao pesquisar sobre as universidades espanholas fiquei bastante interessada pela Universidade de Lleida. Porém o que me deixa com receio é a questão da língua, me viro com o espanhol porém não sei nada de catalão. Alguém saberia me dar alguma informação sobre como é a questão da língua lá? Se eles só falam catalão e como que é esta questão dentro da universidade, em que língua são dadas as aulas etc.
    Obrigada!

    • Oi, Julia. Provavelmente no site da universidade você encontra informações sobre o idioma em que são ministradas as aulas. Uma amiga foi à Barcelona e suas aulas eram em catalão, por isso o melhor é consultar antes. Um abraço!

      • Olá, Julia!
        Acho que posso te ajudar, porque sou metade catalã!
        Apesar de ser o idioma oficial da Catalunha, não podemos esquecer que ela ainda está inserida no país Espanha, logo, obrigatoriamente se fala espanhol nas universidades e escolas! O mais legal é, você vai pra lá e aprende o catalã sem problemas porque o governo disponibiliza isso para quem estuda, mas garanto que suas aulas serão em espanhol, caso o contrário, a universidade se encarregará de auxilia-la com a língua local! Mas fique tranquila, as faculdades da Catalunha recebem estrangeiros do mundo inteiro e estão sempre muito bem preparadas para isso, acredito que você não passará por nenhum “perrengue” com a língua! Ah, e dependendo do tipo de intercâmbio suas aulas são em espanhol, mas em algumas faculdades variam desde espanhol ao francês! Boa sorte e aproveite sua estádia na tão apaixonante Catalunha! 🙂

        Larissa, adorei esse post e o seu blog!! Sucesso!!!

        • Flavia, super obrigada pelo seu comentário e pelo esclarecimento. Tenho uma amiga que foi estudar em Barcelona pelo Ciência sem Fronteiras e algumas aulas dela eram em catalão. Por sorte, não é um idioma tão difícil e além disso ela teve a oportunidade de voltar pro Brasil falando não um, mas dois idiomas estrangeiros. 🙂 Um abraço!

  9. Olá. Irei à universidade de Lleida no período de 27/05/2018 a 02/06/2018. Estou muito apertada, mas preciso fazer essa viajem. Vc poderia me indicar um Hostel perto da Universidade bem baratinho. Não precisa ter luxo.

  10. Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/wp-spamshield/wp-spamshield.php on line 2033

    Olá Charla! Também estou indo no mesmo período para um congresso! Talvez seja o mesmo! Entre em contato comigo no e-mail bia.carolinelima@outlook.com! Quem sabe não conseguimos uma estadia mais em conta por sermos duas! Abraço

  11. Ola !
    Em agosto/2018 irei para lleida e quero muito conversar com quem já teve essa experiência ou mora nessa cidade. Nunca viajei para outro país e quero tirar algumas dúvidas!

    • Oi, Stéfania. Te passarei por email o contato do Nathan. Um abraço!

      • Ionara S Quinalia // 18/05/2018 em 7:00 pm // Responder
        Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/wp-spamshield/wp-spamshield.php on line 2033

        Larissa, tudo bem?

        Vou fazer intercâmbio em LLeida em setembro/2018, se puder me passar o email do Nathan para algumas dúvidas eu agradeço tb .. o meu é ioioquinalia@yahoo.com.br

        Muito obrigada 🙂

    • Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/wp-spamshield/wp-spamshield.php on line 2033

      Oi Stefani, também estou indo para Lleida em agosto para um intercâmbio! Se quiser poderíamos combinar de nos ajudar. Será minha primeira viagem internacional e estou bem nervoso, rsrs. meu email: euslanjr@gmail.com

  12. Vou fazer intercambio a partir de agosto/2018 em Lleida e gostaria de ter o e-mail do Natan para tirar umas dúvidas tem como me passar??

  13. Oi Larissa, você poderia me passar o contato do Nathan? Vou fazer um intercâmbio de Lleida e queria algumas dicas!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.