Madrid Río, o parque perfeito para a primavera

Diferentemente de outras grandes capitais europeias, como Londres ou Paris, Madrid não tem um grande rio que é cenário de fotos ou usado para passeios de barcos, mas a capital espanhola sim conta com um rio que vem conquistando cada vez mais os locais e turistas: o Manzanares e seu parque Madrid Río, que você deve incluir na sua listinha de visitas, especialmente se estiver vindo na primavera ou verão.

O parque Madrid Río tem o diferencial de estar sempre às margens do Rio Manzanares, onde antes estava a via M30, que acabou sendo soterrada, deixando a cidade mais verde e bonita.

madrid rio

Com vários quilômetros de extensão, o parque conta com área para andar de bicicleta, de patins, parquinhos para as crianças, bares e até áreas para pescar!

parque madrid rio

Desde que me tornei adepta da bicicleta pública Bicimad, vou com certa frequência ao Madrid Río para pedalar, mas é comum ver gente de todas as idades e estilos: grupos de amigos sentados na grama tomando sol, famílias com as crianças brincando, esportistas com seus patins, idosos fazendo caminhada ou correndo e também turistas curtindo o dia.

primavera madrid

O melhor é que, ao ser nas margens do Rio, você pode chegar ao parque de diferentes pontos da cidade. Mas o mais legal é passear por toda sua extensão e ver como a cidade vai mudando, curtindo alguns pontos simbólicos de Madrid.

catedral almudena

Poderíamos chamar de começo a Puerta de San Vicente, em frente à estação de Príncipe Pio. Se você quiser ir de bike, a poucos metros dali, no Paseo de la Florida, tem uma estação do Bicimad.

bicimad

Siga o passeio pela “orla” do Madrid Río, de onde você vai ter uma vista bonita da Catedral da Almudena e do Palácio Real. Seguindo nesse sentido, você vai passar bem do lado do Estádio Vicente Calderón, antigo estádio do Atlético de Madrid.

passeio madrid

vicente calderon

Mais à frente está a Ponte de Arganzuela, a mais bonita das pontes que cruzam o rio. E um pouco mais adiante está o lugar onde sempre acabamos nosso passeio, que é o Matadero Madrid, um dos principais centros culturais da cidade. A vantagem é que bem na frente dele tem uma estação do Bicimad, onde você pode devolvê-la.

Foto: Falar de Viagens

Foto: Falar de Viagens

Nos finais de semana é preciso ter um pouco de paciência porque costuma estar lotado e os pedestres têm preferência nas vias, mas eu adoro o clima do parque. Além disso, agora dá para alugar carrinhos de kart (não motorizados) ou você pode simplesmente tomar uma cerveja em um dos bares do parque!

Durante as noites de verão, quando o sol só se põe lá pelas 22h da noite, essa é uma ótima opção de passeio. Para quem gostar, sugiro também o passeio pelo Parque do Retiro, que é ótimo em qualquer estação.

Aproveitem o calor, mas não se esqueçam de tomar os cuidados básicos que ele exige!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.