Dicas para aproveitar o verão em Madrid

Se tivesse um gráfico que mostrasse o número de pessoas que estão na cidade de Madrid em todos os meses do ano, esse gráfico ia revelar uma queda brusca entre julho e agosto porque todos os madrileños que podem escapam da cidade para um lugar mais fresco ou com praia. Faz um calor infernal nessa época do ano em Madrid e só os turistas mais desavisados vêm pra cá nesses meses.

Se esse é o seu caso ou se você está morando aqui e não vai ter férias nessa época, eu vou dar algumas dicas para aproveitar o verão em Madrid. Porque sim, isso é difícil, mas não impossível. Além do mais, não deixe de ler as dicas de sobrevivência ao verão madrilenho.

1. Terrazas

Nada melhor que curtir uns bons drinques em uma típica terraza madrileña depois do pôr do sol – antes, só se ela tiver guarda-sóis e ventiladores/umidificadores. Não faltam opções em Madrid, mas recomendo duas praças que adoro: a Plaza de Olavide, perto do metrô Iglesia, e a Plaza Paja, em La Latina.

terrazas madrid

2. Rooftoops

Vários hotéis, hostels e edifícios comerciais contam com rooftoops que costumam ser mais frescos e oferecer uma vista bonita da cidade.

hotel_emperador_madrid_2Tudo isso pode acabar impactando no preço do que você consumir, por isso prepare a carteira. Adoro a do hostel The Hat (embora seja sempre lotada) e estou ansiosa para conhecer a The Mint, em plena Gran Vía. Nesse post falei sobre lugares com uma vista legal de Madrid e vários deles têm bar!

3. Piscina

Madrid tem muitas piscinas públicas e elas costumam ser ótimas, além de funcionarem das 11 às 21 horas. A entrada para um dia custa 4,50€ para adulto, mas você também pode comprar um abono para 10 dias por 40€, com o qual pode entrar em qualquer uma das piscinas públicas municipais. Os preços para crianças são mais baixos.

Uma das mais piscinas elogiadas é da Universidad Complutense. Mais info aqui.

piscinas publicas

4. Comidas frescas

Abrace as saladas e o gazpacho e deixe de lado o chocolate com churros e o cocido. Por sorte, muitos restaurantes de Madrid oferecem opções mais frescas e saudáveis.

5. Bebidas refrescantes

Tem opções para todos os gostos e idades, como é o caso da chufa. Já falei sobre as várias opções de bebidas refrescantes aqui.

verao madrid bebidas

6. Cinema ao ar livre

Durante o verão, ficar na rua é difícil, mas em casa é impossível se você não tiver ar-condicionado. Mas à noite, as temperaturas caem um pouco e as ruas ficam cheias de gente. Uma das melhores opções são os cinemas ao ar livre. Há desde o clássico Fescinal até o Sing Along, uma mistura de cinema e karaokê onde você assiste a musicais e pode cantar junto – e tem até acessórios para se fantasiar. Imperdível!

Fugindo do calor com cinema a céu aberto (foto: divulgação)

Fugindo do calor com cinema a céu aberto (foto: divulgação)

7.Festivais e shows

Esse ano, Madrid tem uma programação musical bem legal durante o verão. Além dos Veranos de la Villa (shows que acontecem em vários espaços da cidade), também vai começar o Noches del Botánico, uma série de shows no campus a Complutense, misturando estilos bem variados. Aqui você pode ver alguns shows brasileiros que vão rolar na cidade.

8. Festa da Paloma

Uma das minhas festas favoritas do mundo. Todo mundo se reúne no dia 15 de agosto para amar Madrid e celebrar a nossa sorte de viver nessa cidade maravilhosa. Como? Com muita música, comida, bebida e procissão no bairro castizo de La Latina.

Rua de La Latina decorada

Rua de La Latina decorada

9. Matadero – La Plaza em Verano

Que o Matadero é o lugar mais legal de Madrid todo mundo já sabe. O que vocês talvez não saibam é que no verão ele fica ainda melhor, já que é a época em que acontece o “Verano en la Plaza”, uma espécie de evento que reúne música, teatro, dança e atividades para crianças – tudo na deliciosa Plaza del Matadero.

matadero_9

10. Parques

Não tem nada mais agradável no verão madrileño que se jogar numa sombra de um parque com um bom livro e uma água – se tiver uma companhia romântica fica ainda melhor.

quinta_de_molinos4

Apesar de o Retiro ser o parque mais conhecido e central, a cidade oferece várias opções, como o Parque Juan Carlos e o Parque do Capricho. Nesse post tem mais dicas 😀

11. Snowzone

Vamos confessar: praticamente ninguém gosta do calor intenso de Madrid. Por isso, por que não passar frio? Madrid tem uma estação de esqui fechada que funciona o ano inteiro e que é uma ótima opção para quem gosta de frio e esqui. Não percam a Snowzone!

esquiar em madrid

12.  Aquópolis e Parque Warner

Além das piscinas, Madrid também tem alguns parques aquáticos, como o Aquópolis e o Warner Beach (do Parque Warner). Estivemos no Aquópolis em 2012 e adoramos.

Tem atrações tanto para crianças quanto para adultos – algumas são bem tensas. A única desvantagem é que está bem longe do centro e chegar lá pode levar uns 40 minutos.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Já o Warner Beach ainda não conhecemos, mas pode ser uma boa opção para quem pretende visitar o Parque Warner porque o ingresso combinado fica mais barato que comprando individualmente.

Tem mais? Tem muito mais! Não deixe de espiar tudo que está acontecendo nos principais centro culturais da cidade, como o Centro Cibeles, a Casa Encendida, Caixa Forum, Conde Duque, Circo Price e um longo etc. Além disso, lembre-se que nessa época do ano o sol só vai embora depois das 22h!

8 Comentários em Dicas para aproveitar o verão em Madrid

  1. Olá, tudo bem?
    Descobri o seu blog há pouco tempo, pois vou para Madrid no finalzinho de setembro, para passar uma semana e mais uns dias em Sevilha, e volto no começo de outubro. Estou adorando as suas dicas! Só queria fazer uma perguntinha básica, se nessa época do ano ainda faz um calorzinho ou é melhor levar mais roupas de frio?
    Obrigada!

    • Oi, Erika! Em Madrid já faz um pouco mais fresquinho, mas nada demais. Não precisa trazer casaco, só calça e uma blusa mais fofinha. Boa viagem!

  2. Olá Larissa, obrigada pela dica! Mas como eu sou um pouco “friorenta”, vou levar um casaco para garantir…rs. O seu blog é muito legal, todo dia eu leio um pouco e já estou salvando várias dicas! Agora só torcendo para minhas férias chegarem logo…Abraços!

    • Obrigada pelo carinho! Aproveite muito e volte para contar sua experiência!

      • Olá Larissa, tudo bem? Voltei de Madrid/ Sevilha na semana passada, e essa semana tive que sair do devaneio “férias” e entrar no modo “trabalho” hehehe…Eu amei a cidade, tudo muito limpo, organizado, metrô vazio na hora do rush (estou comparando com o inferno do metrô de Sampa!), achei os espanhóis bastante simpáticos e solícitos, me surpreendi com a cultura do país, e como tudo é pertinho em Madri e fácil de achar. Fui nos museus, restaurantes, parques, me acabei de tomar gaspacho e comer jamón, enfim, me diverti muito e mesmo andando e passeando bastante, voltei renovada e com vontade de conhecer mais cidades da Espanha. Sevilha é fofa demais! Parece uma cidade de praia misturada com cidade histórica, lindíssima 🙂 Queria agradecer de novo as suas dicas (e graças à minha teimosia levei mais roupas de frio do que de calor, resultado, passei calor e tive que comprar umas blusinhas rs…), espero voltar novamente a Madrid no futuro, pois eu amei! Gracias!

        • Oi, Erika! Que delícia ler teu relato e saber que você foi embora com vontade de voltar. A Espanha é realmente apaixonante! E que bom que você usou as dicas 🙂 Obrigada por voltar aqui e compartilhar tua história conosco. Um abraço!

  3. Fabiane Polastro // 17/07/2016 em 12:04 am // Responder

    Oi Larissa , seu blog é muito bom ….adoro!!!!Dia 30 estou chegando pra ficar e pra conhecer o calor da Europa …as suas dicas sao muito boas !!!! Bjsss

    • Fabiane, fico super feliz quando sei que as dicas são úteis. Espero que você goste e volta para compartilhar as suas dicas 🙂

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.