Bolsas de estudo na Espanha, Portugal e América Latina

Download PDF

O Banco Santander abriu as inscrições para três programas diferentes que irão entregar mais de 1000 bolsas de estudos para brasileiros realizarem intercâmbio na Espanha, Portugal e em sete países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai, Porto Rico e Peru). São muitas oportunidades, especialmente para estudar na Espanha e Portugal e alguns alunos têm a sorte de poder se inscrever e concorrer em mais de um programa.

Universidad de Salamanca-  foto Maria Rosa Ferre (CC)

Universidad de Salamanca- foto Maria Rosa Ferre (CC)

Abaixo estão disponíveis todas as informações úteis para se inscrever em cada um dos programas, como prazo, exigências e condições. Em caso de dúvidas, recomendo olhar o site do Santander Universidades e, se necessário, entrar em contato com eles ou com a sua própria universidade aí no Brasil.

bannerIberoPP847x290

Programa de Bolsas Ibero-americanas

Para promover o intercâmbio entre estudantes ibero-americanos, esse programa irá entregar nada menos que 850 bolsas a estudantes matriculados em 129 universidades brasileiras para estudar por até 6 meses em uma das universidades participantes de 9 países diferentes.  Aqui na Espanha, mais de 70 universidades aderiram ao programa e podem receber os estudantes brasileiros que receberem a bolsa.

Prazo de inscrição: Até 10 de junho de 2016 (23h59 horário de Brasília).

O que inclui: uma bolsa equivalente a 3.000 euros, que pode ser usada para pagar passagem, hospedagem, alimentação ou outros gastos e pode ser usufruída até seis meses depois da concessão.  O curso é concedido como resultado de um acordo entre as universidades (a do estudante e aquela que o receberá como intercambista), ou seja, o aluno não paga pelo curso.

Requisitos: ser estudante de graduação em uma das 129 universidades brasileiras participantes. Cada universidade pode estabelecer suas próprias regras de seleção. Entre as que participam do programa estão públicas e privadas.

Como participar: é preciso se inscrever no site do programa e entregar a ficha de inscrição e os documentos exigidos (variam de acordo com a uni) à área de Relações Internacionais da sua universidade.

Quando acontece: os beneficiados irão fazer a viagem entre setembro de 2016 e dezembro de 2017.

Onde se inscrever: no site oficial.

bolsas-luso-2016

Bolsas luso-brasileiras

Em sua 11ª edição, esse programa irá conceder 165 bolsas de estudo para que estudantes de 23 universidades brasileiras, todas públicas, façam um intercâmbio de um semestre nas mais de 20 universidades portuguesas que aderiram ao programa.

Prazo de inscrição: Até 06 de de maio de 2016.

O que inclui: uma bolsa equivalente a 3.300 euros, que pode ser usada para pagar passagem, hospedagem, alimentação ou outros gastos e pode ser usufruída até seis meses depois da concessão.  O curso é concedido como resultado de um acordo entre as universidades (a do estudante e aquela que o receberá como intercambista), ou seja, o aluno não paga pelo curso.

Requisitos: Para concorrer é preciso estar matriculado em um curso de graduação de uma das 23 universidades participantes.

Como participar: é preciso se inscrever no site do programa e entregar a ficha de inscrição e os documentos exigidos (variam de acordo com a uni) na área de Relações Internacionais da sua universidade.

Quando acontece: os beneficiados irão fazer a viagem entre agosto de 2016 e dezembro de 2017.

Onde se inscrever: aqui.

bolsas-top-espanha

Programa Top Espanha

Para quem não pensa em passar tanto tempo fora do Brasil, essa pode ser uma boa oportunidade, já que concede bolsas para passar três semanas estudando espanhol em Salamanca com tudo pago. Além de alunos de graduação, também podem se inscrever professores. Se você está interessado nesse tipo de curso, saiba que também estão abertas as inscrições para as bolsas do curso de espanhol da Universidad de la Rioja, sobre as quais falei aqui.

Prazo de inscrição: Até 13 de abril de 2016.

O que inclui: voos de ida e volta até Madrid, traslado até Salamanca, hospedagem, alimentação e curso de 3 semanas de espanhol.

Requisitos: Para concorrer é preciso ser estudante de graduação ou ser professor em uma das 43 universidades participantes (públicas e privadas).

Como participar: é preciso se inscrever no site do programa e entregar a ficha de inscrição e os documentos exigidos (variam de acordo com a uni) na área de Relações Internacionais da sua universidade.

Quando acontece: os beneficiados irão fazer a viagem em julho de 2016.

Onde se inscrever: no site oficial.

Participantes da edição 2015 do programa Top España em Salamanca

Participantes da edição 2015 do programa Top España em Salamanca (foto: divulgação)

 

Related Post

2 Comentários em Bolsas de estudo na Espanha, Portugal e América Latina

  1. Quero receber informações sobre bolsa de estudo.

    • Oi, Sara! Para receber informações sobre essa bolsa de estudo especificamente, recomendo acompanhar o site do Santander Universidades.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Bolsas de estudo para a Espanha

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*