É fácil fazer amigos na Espanha?

Uma das coisas que mais preocupa os brasileiros na hora de mudar de país é a dificuldade de fazer novos amigos e o medo da solidão. Os brasileiros somos bastante conhecidos por sermos calorosos e bastante abertos, enquanto o pessoal do hemisfério norte costuma ser famoso por ser “frio” e fechado. Mas na Espanha como funciona? É fácil fazer amigos espanhóis?

Essa era uma das minhas inseguranças quando cheguei, porque eu não sou exatamente uma pessoa muito aberta. Me explico: sou um pouco tímida e, em ambientes novos, tendo a ser fechada e só observar, e sempre demoro um pouco para me soltar. Além disso, meu primo que morava em Santander já havia comentado que o pessoal lá não era muito sociável, especialmente com estrangeiros.

Mas a minha experiência foi COMPLETAMENTE diferente e a da maioria dos imigrantes que vêm para Espanha também, já que um estudo feito pela empresa InterNations (a mesma que fez esse estudo sobre os motivos pelos quais os estrangeiros escolhem a Espanha para emigrar) revelou que a Espanha é um dos melhores países para fazer amigos e se sentir bem-vindo.

Com os amigos no Mulafest

Com os amigos no Mulafest

No ranking de 67 países, a Espanha aparece em 5º no quesito “se sentir bem-vindo”, em 12º no quesito simpatia e em 14º na categoria “fazer amigos”. Não está mal, né?

trabalhar na espanha

Ex-compis de trabalho e agora amigas!

Claro que esses estudos dão apenas uma visão geral sobre o assunto e que nem sempre é tudo tão simples. Há muitas variáveis que devem ser levadas em conta, como a cidade onde você vai morar, sua idade, o que você vem fazer aqui, sua área de trabalho, etc. No meu caso, acho que tudo isso foi bastante favorável, já que:

  • vim para Madrid, a maior cidade da Espanha, onde há um grande número de imigrantes do mundo inteiro, ou seja, onde os locais já estão acostumados a conviver com estrangeiros.
  • vim aos 26 anos, uma idade em que ainda somos bastante abertos a conhecer gente nova e fazer amigos.
  • vim sozinha. Isso tem seus prós e contras, já que a solidão pode ser um grande problema. Mas, na hora de fazer amigos, eu acho que é melhor.
  • vim para estudar e isso faz muita diferença, já que tem muita gente de fora que vem com o mesmo objetivo e que também quer fazer novos amigos. No meu caso, no meu máster, fizemos um grande grupo formado por brasileiras, espanhóis, colombianos, chilenos e venezuelana.
  • trabalho em um setor “aberto”. Desde que entrei no mercado laboral na Espanha, sempre trabalhei com jornalismo/comunicação/tradução, um setor em que as pessoas costumam ser bastante viajadas e abertas. Isso fez com que eu nunca me sentisse de fora pelo fato de ser estrangeira. Talvez em um setor mais “careta” isso possa existir.
  • tive um relacionamento com um espanhol. Ter um(a) namorado/a local faz toda a diferença, porque você vai passar a conviver com uma família local e amigos locais. Para mim, essa foi uma experiência incrível!

Resumindo: acredito que os espanhóis são, sim, amigáveis e abertos com os estrangeiros, e que é possível fazer não só colegas, mas amigos para a vida inteira. Sinceramente, morreria de saudade dos meus se fosse embora daqui.

amigos-na-espanha

Tudo vai depender também da sua atitude ao chegar aqui. Para mim, foi fundamental me abrir a pessoas que eram bem diferentes de mim, em vários sentidos e isso foi enriquecedor, embora nem sempre fácil. Mas se fosse para ser fácil a gente nem tinha saído do Brasil, né?

Com as amigas brasileiras - e portuguesa!

Com as amigas brasileiras – e portuguesa!

Claro que eu morro de saudades dos meus amigos do Brasil, falo com alguns quase diariamente graças ao santo whatsapp e também tenho um grupo de amigos brasileiros aqui porque tem horas que a gente precisa falar a nossa língua e ter as mesmas referências, mas eu posso dizer que meus amigos espanhóis são incríveis e sinto que tive muita sorte e fiz uma boa escolha vindo pra Espanha.

Para quem quiser ler mais sobre esse assunto, recomendo esse post incrível de uma nova-iorquina que foi fazer intercâmbio em uma cidadezinha de 5.000 pessoas em Extremadura e se apaixonou pelas pessoas e pelo país. Aqui você pode ler a versão em espanhol e aqui em inglês.

(Ok, sou a pessoa mais chorona do mundo, mas cada vez que leio esse texto e vejo o vídeo da Casie com os velhinhos dizendo “hola”, me dá vontade de chorar. Acho que não consigo mais me imaginar longe daqui).

Por isso, a todos os amigos que fiz aqui, muchas gracias! Sois la hostia!

25 Comentários em É fácil fazer amigos na Espanha?

  1. quero ser amigo de alguém na espanha

  2. Poxa, to em Madrid a 2 anos e ainda n consegui fazer muitos amigos, as vezes me sinto sozinha e isso é mto chato. Voce poderia me incluir no seu circulo de amigos ne? Haha um beijo linda! Amei o texto!

    • Oi, Monique! O jeito é se inscrever em tudo que pode ajudar na socialização: cursos, trabalho voluntário, academia… vou tentar organizar outro encontro de leitores agora no segundo semestre. Um abraço!

  3. Otimo! Me avise, vou adorar ir. Um beijo

  4. Olá.. primeiramente parabéns pelo texto, adorei.
    Gostaria de trocar informações sobre mudança para Espanha. Sou filho de espanhóis.
    Por ventura vc conhece algum grupo de whatsaap sobre informações de como viver na Espanha? Se souber poderia me adicionar? 21993955751

    • Oi, Rafael. Não conheço nenhum grupo de whatsapp, mas tem uns grupos de Brasileiros na Espanha e de Madrid no Facebook, talvez lá possam te indicar algum grupo. Um abraço!

  5. oii pessoal eu sou o Bento Ribeiro, sou angolano, e quero tanto viver na Espanha, mais não tenho amigos e gostaria de fazer amizade e saber mais deste maravilhoso país…

  6. Olá! Que legal ler a sua experiência.
    Moro na Espanha e quero muito fazer amizade com uma menina que é vasca e que já morou no Brasil e ela adora o Brasil, então só aí já temos bastante assunto para falar né.
    Mas ela, apesar de simpática, é muito fechada. Sempre que eu converso com ela sinto ela bem na dela, sabe? Ela pergunta muito pouco e eu é que tenho que ficar me esforçando para criar assunto (o que não é fácil, já que também não sou muito extrovertida).
    Não sei se ela é assim porque vem de uma cultura mais fria mesmo, se é porque ela é tímida ou se é porque não quer muito assunto mesmo… O problema é que nunca consigo identificar isso, não só nela, mas em outros vascos também.
    E o meu receio é estar invadinho o espaço do outro, sabe? Sendo inconveniente e entrona… ao mesmo tempo não sei se por eu ser brasileira ela espera que seja sempre eu a tomar a iniciativa de puxar assunto (por enquanto só conversamos pela internet, pois apesar de nos conhecermos pessoalmente nunca tivemos chance de conversar pessoalmente, pela correria do ambiente que estávamos, aí eu fui puxando assunto pela internet mesmo).
    Falei com ela para a gente marcar de fazer alguma coisa juntas, ela disse que sim, mas até agora não dissemos nada concreto sobre o que seria e onde seria. Acho que vou esperar ela tomar a iniciativa de falar de novo, senão fico parecendo uma doida fanática, sei lá… kkkk
    O que acha?

    • Oi, Viviane. Tudo bem? Não tenho muitos amigos vascos e sempre acho complicado esse lance de generalizar. Acho que com tudo que está acontecendo agora, o lance das relações muda um pouco, afinal não rola de sair (pelo menos aqui em Madrid ainda) para ver os amigos e tem muita gente que não gosta muito de falar ao telefone (eu mesma, rs!) ou fazer chats. Nesses casos, sempre acho que vale a pena ser direta e comentar com ela se de repente ela acha que vc está sendo mais entrona, mas que no Brasil costumamos ser mais abertos mesmo. Os espanhóis costumam ser sinceros e, dependendo da resposta dela, vc já sabe se está forçando a barra ou não. Se isso te der vergonha, eu recomendo ser mais direta no que quer. Ao invés de “vamos marcar alguma coisa?”, dizer algo do tipo: “tô a fim de ver esse filme no cinema. Estava pensando em ir sexta ou sábado. Você topa?”. Um abraço!

  7. Muito obrigada pelas dicas!
    Ser mais direta é uma boa realmente. Mas fico/sou tímida e estou com a impressão de que só eu estou realmente interessada e estou fazendo papel de boba.
    Imagina, essa semana fiz um textão falando que tem um lugar na cidade que está vendendo feijoada, mousse de maracujá e pavê. E falei isso porque aqui não tem nada do Brasil, então é realmente uma novidade. Mandei foto com as informações do local e disse que tinha experimentado e adorado.

    A resposta dela:
    “Sim? Que bom!!”

    Aqui no País Vasco já estamos na fase 2.
    E já era possível se encontrar com colegas e familiares na rua desde a fase 1 e agora na 2 já vamos poder ir a cinema, restaurantes e fazer reuniões familiares de até 15 pessoas em domicílio.
    Enfim, ela já foi imigrante no Brasil e sabe que é bom ser convidada para sair pelos nativos e que isso faz a pessoa se sentir de alguma forma integrada e aceita. Eu no lugar dela teria essa sensibilidade e convidaria, a não ser que não estivesse realmente a fim.

    Enfim… Ou ela nao se expressa bem ou
    eu tô pagando mico já. Não acha? Seja sincera kkkk

    • Oi, Viviane! Como eu disse, ser direta talvez ajude. Você pode falar: “o que você acha de irmos lá tal dia?”. Se ela disser que não e não te propor outro plano, pode ser que ela não esteja a fim mesmo, rs!

  8. Atualizando: 5h depois ela mandou outra mensagem dizendo: “vou provar a comida lá algún fim-de-semana. Como vc está?” rsrs

  9. Olá pessoal estou louco pra morar na Espanha,não vejo a hora do mei sonho se realizar.

  10. Boa noite, gostei muito de ler seu artigo, moro no Brasil, e gostaria de conhecer pessoas aí na Espanha.

    • Oi, Edineuza. Fico feliz que tenha gostado! Acho que apps de amizade podem ser a melhor opção. Tudo depende do que você está procurando ?

  11. Obrigada por sua atenção!como eu faço para obter esses apps? Se tiver como me orientar, eu agradeço!

  12. Milena Aparecida // 10/08/2020 em 3:43 pm // Responder

    Oii gente espero que alguém me responda kkkk sou Milena Tenho 21 anos pretendo ir pra Madrit no começo de 2022 , quero muito saber em relação a trabalho e moradia se alguém que more em Madrit puder entrarem contato cmg eu agradeço imensamente desde já!!!

    • Oi, Milena! Aqui no blog tem várias dicas sobre isso, mas caso você tenha alguma dúvida específica pode mandar. No Facebook, também há grupos de brasileiros que moram na cidade e que podem ser úteis. Um abraço!

  13. Quero fazer amizade

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notice: Undefined variable: gdprcp_content in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 275