Como é morar na Galícia

Estudar na Espanha, seja para fazer a graduação, pós ou até mesmo aprender espanhol, é o sonho de muitos brasileiros que, na maioria das vezes, escolhem Madrid e Barcelona e acabam deixando de lado outras cidades do país, o que é um erro porque há boas escolas e universidades em toda Espanha e essas costumam ser muito mais baratas – além de ter um custo de vida mais baixo. Foi esse o motivo que levou o Lucas a morar na Galícia e estudar na cidade de Ourense.

O Lucas é mais um brasileiro que veio parar na Espanha como estudante e ele escreveu um texto que vai inaugurar uma nova seção colaborativa aqui do blog, contando como é morar em outra região da Espanha que não seja Madrid. A ideia é contar com o depoimento de vários leitores espalhados pelo país para ter uma visão mais completa e ampla, já que eu, pessoalmente, só posso falar de Madrid porque só morei aqui – e neste post eu contei os motivos que me levaram a escolher a capital espanhola.

galicia morar

O Lucas está há seis meses em Ourense, onde faz um Máster, e nesse post ele conta como é viver nessa cidade galega. Ah! Ele também já me ajudou em um post sobre a documentação exigida dos estudantes brasileiros quando vêm à Espanha.

Mais uma vez, muchas gracias, Lucas!

“Eu sempre fui um apaixonado pela Espanha, por sua cultura, gastronomia, idioma, etc. Entre 2006 e 2007, morei em Vila-Real, uma pequena cidade perto de Castellón e Valencia, muito mais conhecida pelo seu time de futebol e aqui na Espanha pela fábrica da Porcelanosa. Vim para Vila-Real jogar futebol e fiquei um ano morando na Espanha, mas era muito novo e voltei para o Brasil e, após terminar minha faculdade, comecei a pesquisar e entrar em contato com as faculdades espanholas para fazer um mestrado no país. A princípio pensei em Madrid, Sevilla ou Valencia, mas fui pesquisando e conhecendo mais sobre a região da Galícia e acabei vindo morar em Ourense.

Principal parque de Ourense

Principal parque de Ourense

Ourense é uma cidade pequena, com pouco mais de 100 mil habitantes, fica a 1 hora de Vigo e 1 hora e 30 de Santiago de Compostela. É uma cidade que tem um dos maiores polígonos industriais da Galícia e que abriga empresas como Adolfo Domínguez e Coren.

O centro de Ourense decorado para o Natal!

O centro de Ourense decorado para o Natal!

Diferente da Comunidad Valenciana, aqui na Galícia faz bastante frio. Mesmo esse ano eles insistindo que o inverno não está sendo tão rigoroso, para quem saiu de um calor de 40 graus do Rio de Janeiro, vir para uma cidade com máxima de 8 graus é algo impossível de não sentir. Em Ourense, e na Galícia em geral, é impossível viver em uma casa sem calefação.

O que gosto de Ourense é a simpatia do povo. Muitas vezes lemos que o europeu é muito fechado, não faz piada nem te dá papo, mas aqui o povo gosta de conversar, de saber mais sobre o Brasil, sobre como você veio parar em Ourense… Claro que como todos os lugares do mundo tem as pessoas que são fechadas e não te dão muita ideia, mas em 6 meses morando aqui, conheci poucos assim. Na cidade, temos dois campi universitários que abrigam milhares de estudantes (a maioria deles de cidades galegas próximas a Ourense) e o que me chamou a atenção aqui é o fato de ter conhecido poucos estrangeiros e nenhum brasileiro, algo curioso, já que sempre ouvimos que brasileiro tem em todo lugar.

Praia da cidade de Vigo, uma das maiores da Galícia

Praia da cidade de Vigo, uma das maiores da Galícia

A culinária galega é fantástica. Eles comem muito e de tudo, o almoço de final de semana deles dura horas entre o primeiro prato e o café final. Aqui comemos muitos frutos do mar e o pulpo gallego é o prato mais comido, junto com cocido gallego, imprescindível nesse frio.

Principal rua comercial de Ourense

Principal rua comercial de Ourense

Aqui na Galícia, assim como na Catalunha e País Basco, eles têm o próprio idioma, que é o Galego (gallego). O curioso é que por estarmos perto de Portugal, o Galego parece bastante com português e por isso eles acham que sabem falar português e que nós entendemos melhor o Galego que o espanhol, mas pelo menos para mim é muito mais complicado entender o Galego.

Ponto de encontro dos universitários

Ponto de encontro dos universitários

O lado ruim de Ourense e da Galícia é que as cidades têm problema de conexão com outras cidades da Espanha. Em fevereiro aqui em Ourense foi inaugurado o trem direto para Madrid, o que deixa a viagem mais curta, mas os aeroportos recebem poucos voos. Na Galícia temos três aeroportos: Vigo, Santiago de Compostela e A Coruña, mas para chegar até aqui do Brasil, o mais fácil é ir para a cidade do Porto, em Portugal. Até dentro da cidade, pegar um ônibus requer muita paciência e trabalho, já que são poucos horários por dia.

Outro ponto negativo são as chuvas. Eu vim de Petrópolis, uma cidade na serra do Rio de Janeiro que chove muito, mas quando cheguei aqui, vi que lá não chove nada perto do que chove e venta na Galícia, fora o frio já citado anteriormente.

A Galícia tem praia, mas o clima não colabora muito...

A Galícia tem praia, mas o clima não colabora muito…

Sem citar o fato da questão do emprego na Espanha. Li muito antes de vir para a Espanha sobre a questão do desemprego no país e achava um pouco de exagero, mas chegando aqui vi que realmente não está fácil, as condições de trabalho estão muito ruins, salários baixos e muito desemprego, não só aqui na cidade de Ourense, mas no país como um todo.

Ourense é uma cidade com custo de vida baixo, aqui podemos sair de festa com amigos e pagar pouco na bebida e comida, o preço do aluguel é muito baixo comparado a outras cidades da Espanha e até os cursos na universidade têm um preço bastante acessível, mas para aqueles que são mais agitados e gostam de muita animação, Ourense não é muito recomendada, já que o frio e a chuva na cidade te levam a querer ficar em frente à TV com a coberta e a calefação ligada”.

Região da universidade de Ourense

Região da universidade de Ourense

Se você ainda está em dúvida, pode ler sobre quais regiões da Espanha oferecem melhor qualidade de vida! Já se a sua dúvida é em relação às melhores universidades da Espanha, não deixe de ler esse post. Mas se você já mora na Espanha, em outra região, e gostaria de compartilhar sua experiência, deixe um comentário ou me mande um email: estoesmadridmadrid@gmail.com 😀

46 Comentários em Como é morar na Galícia

  1. Larissa!

    ótimo post, como sempre informativo! Especialmente se levarmos em conta que minha principal opção hoje é ir justamente para a região da Gallicia (Santiago é a principal opção, apesar de Ourense já me soar uma opção plausível e atrativa!)

    Mas o melhor de tudo isso é saber que esse relato nao foi escrito apenas por um compatriota, mas também por um conterrâneo petropolitano! Ótimo saber que pessoas daqui conseguiram fazer o mesmo caminho que eu pretendo fazer com minha noiva!

    Se possível, Lucas, gostaria de poder trocar alguns emails com você. Acho possível? Larissa, você pode mediar essa comunicação? Meus endereços são: sathler.caio@gmail.com e caio.sathler@orange.com

    Muito obrigado aos dois e continuem com o ótimo trabalho!

    • Oi, Caio! Que legal… esse mundo é pequeno mesmo! Vamos ver se você vai pra lá assim o Lucas passa a conhecer pelo menos um brasileiro! Já passei teus contatos pra ele, ok? Obrigada pelo carinho!

    • Oi Caio! Tudo bem?

      Ótimo saber que mais pessoas estão planejando e procurando para vir morar aqui, vou te passar meu e-mail e pode me escrever a hora que quiser com qualquer dúvida que tenha. A Larissa me ajudou muito na organização para vir, pois encontramos muitas informações na internet e algumas confusas, e terei o maior prazer em te ajudar.

      Meu e-mail é: lucascarvalho_7@hotmail.com

      • Opa Lucas!

        Muito obrigado pela resposta cara! Com certeza vou te enviar um email assim que possível! E fico feliz de saber que tenho um conterrâneo da serra ai pros lados da Gallicia!

        Um obrigado especial à Larissa, que mediu esse contato! Disposta a ajudar como sempre, muitíssimo obrigado!

        Um abraço aos dois!

    • Eu moro na Irlanda, já visitei A Coruña duas vezes e amei a cidade, meu marido é Gallego e me conta histórias dessa região e de toda Espanha e estou encantada com tudo, mesmo estando em outro país, amo Galicia ?

  2. CORACI RODRIGUES DA COSTA // 31/05/2016 em 5:29 pm // Responder

    ki saudade de Orense…já morei aí por 6 meses…adorei… vendo essas fotos me deu saudade. quero muito fazer uma pós, terminei minha faculdade ano passado aqui no brasil.., pero minha irma mora em vigo com teu esposo e filha… quero voltar a ourense, posso ate fazer uma pós ai……amooooo ourensse!!

  3. Boa noite, Lucas. Vi o post sobre como é morar na Galícia. Estou com planos de ir para lá e gostaria de me comunicar com alguém que está vivendo essa experiência.

    • Oi, Severina. Aqui mesmo nos comentários do post, o Lucas deixou o email dele. Você pode escrever pra ele! 🙂

  4. Obrigada. Vou procurar nos comentários.

  5. Oi Severina, também estou querendo ir para la, no máximo em dezembro estou indo, qualquer coisa me manda um e-mail felipe.rodriguesalvarez@yahoo.com.br , pretendo morar em algum lugar compartilhado que é mais barato, tenho 27 anos e vou para la tentar a vida que no Rio de Janeiro nao esta nada maravilhoso como falam. Qualquer coisa… podemos trocar informações. Se vocês querem fazer o que eu quero devem buscar diversas informações em diversas fontes, ja ouvi muita gente dizendo para eu nao ir, outras para eu ir. Pense muito bem e escute o seu coração. E muito obrigado mais uma vez Lucão!!!

  6. Oi Lucas, estou organizando minha vida e entro sim em contato com você. Obrigada.

  7. Oi lucas entra em contato estou em Ordenes Galicia também +34 652 84 60 45

  8. OI Lucas e Larissa,
    Que delícia ler este texto de vocês. Muito em breve estarei morando em Santiago de Compostela, sou casada com um cidadão Espanhol e ele resolver retornar para a Espanha. Bom saber que há poucos kms teremos alguns Brasileiros para conversar.
    Estou muito ansiosa com a viagem e organizando tudo para a mudança.
    Espero mantermos contato.
    Una aperta.
    Roseana

    • Oi, Roseana. Muita sorte na mudança. Seria ótimo contar com um post teu falando sobre como é morar em Santiago. Um abraço!

      • Oi Larissa, depois de um tempo de minha mudança para Santiago acho que já posso contar algo pra você e seus seguidores. Se quiser podemos trocar infos para um post. Minha visão certamente é muito diferente da mostrada pelo Lucas e pode ser que interesse a outras pessoas, pois vim com família para viver e não para estudar. Qualquer coisa me fala, segue meu e-mail: roseanafsaraiva@gmail.com Um grande abraço!

  9. Oi Larissa, pode contar comigo!
    Em breve começo a contar minhas novidades!
    Abraços, do Rio de Janeiro!

    • Oi,Larissa! Adorei seu post! Consegue esclarecer nossas dúvidas. Eu estou pretendendo morar na Espanha,tenho um filho de 11 anos e uma filha de dezenove anos, queria morar em uma cidade que não fique longe de Madri,vc pode me dar uma orientação? Obrigada!

      • Oi, Izete. Como só morei em Madrid, não posso te orientar em relação a isso. Tem muita gente que mora em cidades próximas, que são mais tranquilas, mas com a vantagem de estar perto da capital, como Las Rozas e Pozuelo. Isso vai depender muito do seu estilo de vida. Abs

    • Boa noite Roseana…
      Eu e meu esposo estamos com planos imediatos de morarmos na Espanha.
      Ele tem cidadania espanhola, a família é de Pontevedra. Você poderia dar umas dicas para nós?
      A minha intenção era Madrid, mas lá está tudo caro..

  10. Oi, gostei muito do site. Gostaria de saber mais sobre o custo de vida em Vigo, e como é o povo. Como é a homofibia na galícia? Gostaria de me mudar para Vigo, sou do Rio de Janeiro, mas tenho receio do comportamento do povo. Podia esclarecer isso se for possível? Denise

    • Oi, Denise! Não tenho nem ideia de como é o custo de vida em Vigo, mas imagino que mais baixo que em Madrid. Também não sei te falar sobre homofobia, mas a Espanha, no geral, é um país aberto à diversidade e acredito que você não tenha problemas. Abs

  11. A Espanha é fantástica…. Mas como a Galicia não tem igual. Eu irei pela 4a vez de ferias. E sempre que vou fico pelo menos 15 dias por lá, mas sempre no verao. Simplesmente amo. Come se muito bem e barato, tem belas paisagens se queres serra “montanha” tem, se queres praia tem, se queres historia tem. Cada provincia, vila ou pueblo tem uma cara e uma coisa legal para aproveitar. Que bom ler um post sobre ela e o mais legal que nao ė sobre Santiago. Nao é desfeita, nao me interpretem mal. Mas por causa do Caminho ė mais comum nos sites brasileiros escreverem mais sobre ela. E tem tantos lugares legais na Galicia… Meu sonho agora é conhecer a Playa das Catedrales na provincia de Lugo. Vi uma foto e simplesmente me apaixonei. Felicidades ai.

    • Tatiana, obrigada pelo carinho! Espero que conhecer a Galicia em breve para contar muito mais aqui no blog. Abs!

  12. Tiago Cherulli Edreira // 12/02/2017 em 4:31 pm // Responder

    Pessoal, estou querendo ir estudar na espanha. Mas não tenho nem ideia de como começar a me programar. Vi que tem faculdade de engenharia industrial. Como faco para entrar na faculdade??? Moradia? Custo por mês, consigo trabalho? e etc. Sou tecnologo em zootecnia. Trabalho como supervisor de logistica na Ambev.não tenho nenhum medo de trabalho algum. Tenho economias mais acho que não da para me manter por muito tempo. Moro a 150km de brasilia. Alguem pode me ajudar?? Segue meus contatos… tcherulli@gmail.com

  13. Rafaella Teotônio // 14/02/2017 em 4:47 am // Responder

    Poxa, vi tantas fotos com céu azul de Vigo que achei que era uma cidade mais solar… vou passar seis meses em Vigo para fazer um doutorado na modalidade sanduíche e estou querendo mais informações…pelas fotos, Vigo me lembrou um pouco Buenos Aires. Qual seria o melhor bairro para morar em Vigo?

    • Oi, Rafaella. A Galícia é conhecida pelo seu clima chuvoso, por isso nao espere muito sol por lá. Como ainda não fui a essa região, não posso te recomendar nenhum bairro. Boa viagem!

  14. Bom dia!
    Gostaria do contato do Lucas também.
    Estou indo fazer um master em Ourense em outubro.
    Obrigada!

  15. Sou Neto de Espanhol. Então até os 21 anos de idade eu deveria ter solicitado a cidadania espanhola. Mas só comecei me interessar por isso agora aos 30 anos de idade. Dei entrada no meu registro civil espanhol. Consegui minha certidão espanhola mas com uma informação nela dizendo que não tenho a cidadania espanhola. Ainda me informaram no consulado que para conseguir recuperar a cidadania espanhola, eu teria que morar um ano na Espanha. Já aconteceu isso com alguém conhecido? Será que isso é realmente possível? Hoje sou Casado. A minha esposa vai poder ir comigo? Tenho muitas dúvidas.

    • Oi, Igor. Sim, é assim mesmo. A Julie, do blog Lomogracinha, passou por um caso similar ao seu (no caso dela, também era o marido que era neto de espanhol). Se não me engano, ela veio com um visto de estudante para acompanhá-lo. De qualquer forma, tenta escrever pra ela: http://www.lomogracinha.com.br/ Um abraço!

  16. Oi Larissa, tudo bem?
    Adorei o post. Tb sou de Petrópolis assim como o Lucas, muita coincidência rs rs. Estou pretendendo fazer meu mestrado na Europa, teria como vc me passar o contato do Lucas para eu tirar algumas dúvidas com ele?

    • Oi, Cecília. Tudo bem? Vou consultar o Lucas e, em caso positivo, envio o email dele para você de forma privada. Um abraço!

  17. Olá!gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito do lugar, poderia me passar algum contato ou e-mail?

  18. Morei em Ourense por 2 anos. Só posso dizer duas coisas vendo essas fotos e relembrando, Que saudade! E que vontade de voltar!

  19. Tatiana Delfina // 30/01/2019 em 9:34 pm // Responder

    Poxa esse é um tema que muito me interessa pois estou me planejando para ir morar na Galícia, mas precisamente em Coruña daqui há 02 anos. Seriam bem legal opiniões atuais dos brasileiros que estão por lá.
    Abraços

  20. Jonathan dos Santos // 06/03/2019 em 11:18 am // Responder

    Bom dia tudo bem eu espero que sim eu quero saber sobre a cidade de Granada-Espanha se lá tem empregos se é uma cidade barata para morar me responder por favor

    • Oi, Jonathan! Granada é uma cidade que conheço apenas superficialmente, já que estive de férias no ano passado. O sul da Espanha costuma ter uma taxa de desemprego mais alta que o norte, mas recomendo que você procure grupos de brasileiros naquela região no Facebook para se informar melhor. Obrigada!

  21. Tudo bom Lucas
    Meu nome é Eduardo Lucas
    Sou jornalista aqui em Santos,minha mãe é de ourense na Galicia.Ano passado consegui a cidadania Espanhola,inclusive me enviaram um questionário sobre eleções locais.
    Gostaria de saber de você se possível qual é a cidade mais adequada para morar na Galicia,pois eu, minha mulher e minha filha, estamos com o firme propósito de deixar o Brasil definitivamente.
    Parabéns por suas informações também a Larissa.
    Um grande abraço .

    • Oi, Eduardo. Tudo bem? Não sei se o Lucas continua acessando esse post, então passarei seu contato para ele. De qualquer forma, acho que ele já não mora na Galicia há um bom tempo, já que foi apenas para estudar. Um abraço e sorte!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.