A tradição da Trashumancia em Madrid

(Atualizada em outubro/2018)

Imaginem o centro de uma capital europeia com 4 milhões de habitantes cheio de ovelhas passeando pelas ruas! É isso o que acontece todos os anos na Trashumancia em Madrid, uma tradição que começou na Idade Média e que consiste em levar o gado dos pastos frios ao mais cálidos no inverno e o dos quentes aos mais frescos no verão.

trashumancia 2

Todos os anos eu só ficava sabendo sobre a Trashumancia depois que ela já tinha acontecido, mas em 2015 tive sorte  e pude ir até o centro no dia planejado para ver cerca de  2 mil ovelhas passeando pela calle Alcalá.

trashumancia 3

Ovelha negra <3

Claro que nem todo o percurso do norte ao sul do país é feito a pé, porque isso provocaria um caos tremendo. Mas alguns trechos são feitos assim com o objetivo não só de manter a tradição, mas para mostrar às pessoas a importância do gado e dos pastores no desenvolvimento rural e na conservação da riqueza cultural e natural do país.

trashumancia 4

Em Madrid, as ovelhas saem da Casa de Campo e vão até Cibeles, passando por Sol, pela Calle Bailén, Calle Mayor, Sol, Calle Alcalá e Plaza de Cibeles. É na galeria de cristal do CentroCentro  onde acontece um ato simbólico de pagamento dos pastores em “maravedíes”, uma moeda antiga de valor imaginário usada nos séculos XV e XVI (correção feita pelo Armando, que descobriu isso assistindo à série de TV espanhola Isabel). Sério, essas tradições são muito fofas! Em Netuno, elas fazem a volta e retornam a Sol.

Que festa na Espanha não tem música?

Que festa na Espanha não tem música?

Invadindo Cibeles!

Invadindo Cibeles!

Eu, que sempre fui muito urbana, fiquei super empolgada, igual às centenas de crianças que ficavam esperando ansiosas as ovelhas passarem, algumas inclusive com uma ovelha de pelúcia na mão!! O ambiente era bem familiar e os turistas olhavam incrédulos. Além disso, dá para ficar do lado das ovelhas, já que não há nada que as separe do “público”.

Quem acha que eu estava empolgada?

Quem acha que eu estava empolgada?

O mais legal é que, como tudo por aqui, há muitas tradições bonitas. Antes das ovelhas passarem, há um grupo que abre o caminho com a bandeira da Extremadura, roupas típicas e música. No final, a cena se repete.

trashumancia 5

Sabe o mais bacana de tudo isso? Ver que, embora Madrid seja uma grande cidade, é possível encontrar aqui tradições dos “pueblos” e que não tem nada mais gostoso caminhar por uma das principais vias de Madrid com a família numa manhã de domingo, porque a cidade está feita para as pessoas e não só para os carros.

trashumancia 6

Assistam ao vídeo que fiz:

Info sobre a Trashumancia 2018

Domingo, dia 21/10, às 11:00 na Calle Mayor.
Mais informações aqui.

7 Comentários em A tradição da Trashumancia em Madrid

  1. Nossa que interessante. Isto é uma coisa que eu realmente gostaria de ver. Adorei o texto, as fotos e o vídeo. Beijo!

  2. E normalmente quais são as datas que acontece isso?

  3. Quando será esse ano de 2017, a Trashumancia? Já acorreu? Se não, quando ocorrerá?
    O que tem de interessante em agosto/2017 em Madrid que vale à pena ser visto?

    • Oi, Lola! A Trashumancia costuma ser na mesma época todos os anos, ou seja, será mais adiante. Aqui no blog costumo fazer posts com as atividades do mês, então semana que vem ele já deve estar por aqui. Mas, de qualquer forma, o site da própria prefeitura pode ser uma boa referência para procurar atividades: https://www.esmadrid.com/

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.