Madrid celebra 25 anos da queda do Muro de Berlim

A queda do Muro de Berlim é um dos eventos mundiais mais importantes das últimas décadas e Madrid também vai entrar na celebração dos 25 anos desse fato histórico realizando diversos eventos, sendo o mais interessante a “transformação” da Puerta de Alcalá no Portão de Brandenburgo. Mas, antes, vamos recapitular um pouco sobre a história com a Nicole, do blog Agenda Berlim:

Queda do Muro e Festa de 25 anos

Não era para o Muro de Berlim cair. Em 9 de Novembro de 1989, Günther Shabowski anunciava uma nova legislação para viagens ao exterior, algo que seria burocrático, demorado, e permitiria que alguns dos cidadãos da RDA (República Democrática Alemã, conhecida também por Alemanha Oriental) viajassem ao ocidente. Despreparado para a ocasião, o porta-voz do partido comunista alemão (SED) respondeu à última pergunta da coletiva de impressa com a seguinte afirmação: “que eu saiba, IMEDIATAMENTE”. A pergunta se referia a quando a nova legislação começaria a valer; e a interpretação alemã, sempre muito literal, foi a de que então agora, *imediatamente*, aos cidadãos da RDA seria permitido viajar ao ocidente.

Construção do Muro

Construção do Muro

A essa altura as pessoas já estavam nas ruas, todos já pediam por liberdade. Ouvir, ao vivo, o porta-voz comunista dizendo aquilo foi a gota d’água que o movimento precisava para transbordar a barreira do Muro de Berlim. As pessoas foram até as fronteiras e o muro ficou cheio de gente – dos dois lados – gritando, suplicando, dizendo que ali havia um só povo. Pediam para abrir as portas, o próprio porta-voz do partido havia anunciado a sua queda (mesmo que tenha sido sem querer); todos estavam surpresos, felizes, ansiosos. Os guardas de fronteira não sabiam o que fazer, nenhum superior se responsabilizara e mandara disparar contra a multidão suplicante. Nas imagens fica tão óbvio que os guardas, apesar de confusos, também estavam felizes. Alguém cedeu e o primeiro passou, o segundo… a multidão. O muro caiu.

Arte no Muro de Berlim

Arte no Muro de Berlim

Há exatos 25 anos o Muro de Berlim levou consigo a queda de um sistema falido, o fim da Bipolaridade mundial. Berlim estará em festa neste fim de semana, na tentativa de recuperar aquela felicidade vivida em 9 de Novembro de 1989. Uma fronteira de luz será erguida e depois dispersada no ar em balões de gás hélio, uma grande festa vai rolar no famoso e simbólico Portão de Brandenburgo, além de exposições e tours em outros pontos importantes. Se você tiver a chance, venha conferir esse momento histórico, dá uma olhada na programação completa lá no blog Agenda Berlim e se quiser fazer um passeio detalhado sobre o Muro ou qualquer outro tema em Berlim, entra em contato com a gente“.

Quem não tiver a oportunidade de celebrar em Berlim, pode participar dos eventos que acontecem aqui em Madrid. Segue uma listinha rápida:

– Puerta de Alcalá – Nessa quinta-feira, a Puerta de Alcalá vai “se transformar” no Portão de Brandenburgo graças a efeitos de luz, imagens e música em um evento organizado pela Prefeitura e pela Embaixada da Alemanha aqui. As vídeoprojeção começa às 21 e ficará até meia-noite. Quem não puder acompanhar hoje, poderá ver uma versão mais curta e sem som até domingo. Parece que vai ser incrível!

Projeção na Puerta de Alcalá

Projeção na Puerta de Alcalá

– Cine – A Embaixada de Berlim também irá exibir documentários e vai promover palestras sobre o tema até 22/01.

– Foto – O Centro Centro promove, até o dia 30, a exposição: “25 Años de la Caída del Muro de Berlín” com fotos da época. Entrada gratuita. Info aqui.

– Exposição – O Thyssen também se une à homenagem e exibe, até janeiro, a exposição “Calles y rostros de Berlín en las colecciones Thyssen-Bornemisza”.

– A Cineteca também exibe documentários sobre o tema dos dias 10 ao 19 no ciclo “1989, el año que cambió el mundo”. E o Matadero apresenta a exposição de fotos “Muros Entre Hombres”, sobre muros que ainda estão de pé, um tema bem interessante levando em consideração o que vem acontecendo em Melilla.

Para ver a programação completa, dá uma olhada no site da Embaixada.

E, se você vier a Madrid depois e quiser ver o Muro de Berlim aqui, isso é possível! O Parque de Berlín (perto da estação Concha Espina de metrô) conta com três “pedaços” do muro e também tem uma estátua de um ilustre cidadão alemão: Bethoven; e outra do animal que é símbolo de Berlim, o urso, como conta essa matéria do ABC.

Posto de controle do Muro

Posto de controle do Muro

Related Post

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.