Espetáculo de flamenco no Tablao Cardamomo

Nascido na Andaluzia, o flamenco é uma arte que acabou se tornando símbolo da cultura espanhola, e Madrid, como capital do país, oferece diversas possibilidades de assistir a um espetáculo de flamenco, muitos deles de altíssima qualidade. Um dos lugares mais famosos e conceituados na cidade é o Cardamomo, tablao flamenco que completa 25 anos de história em 2019.

Para muitos turistas, vir à Espanha e não assistir a um espetáculo de flamenco é como não ter vindo; enquanto outros relacionam essa arte a um estereótipo ou algo caricato. Confesso, com certa vergonha, que durante muito tempo fiz parte do segundo grupo, mas que nos últimos anos mudei totalmente de opinião e passei a achar que incluir um espetáculo no roteiro fará com que sua viagem seja uma experiência muito mais interessante.

O importante é vir com o coração aberto e disposto a conhecer e aprender sobre uma arte que é pura emoção. No Cardamomo isso fica fácil porque já na recepção há alguns tablets onde você pode ver algumas informações e vídeos sobre a música e o estabelecimento, mas é ao entrar no tablao (a sala de apresentações) que você entra no clima, já que o espaço é bem íntimo e permite ficar próximo ao palco.

O flamenco é uma arte com diversas vertentes, nas quais podem ser usados diferentes instrumentos musicais ou vestimentas e o mais interessante do Cardamomo é que as apresentações estão em constante mudança, com uma programação que inclui artistas da casa e convidados de todo o país – e também estrangeiros. Quando estive, tive a sorte de ver ao vivo o artista Juan Andrés Maya e fiquei super impressionada com a intensidade da apresentação.

Aliás, se há uma palavra que usaria para definir o flamenco é exatamente essa: intensidade. É impossível assistir a um espetáculo e não ficar com os olhos arregalados ao ver a rapidez e dos sapatos tocando o chão, assim como é impossível não se emocionar com o canto dos cantaores (e confesso que também é impossível tentar acompanhar o ritmo das palmas, rs!).

Assim como em grande parte dos tablaos, no Cardamomo você pode comprar apenas o ingresso (que inclui uma bebida) ou escolher entre diversos tipos de menus, que incluem pratos típicos da gastronomia espanhola (paella, tostas, tortilla de patatas, etc). Nós provamos uma tábua de jamón e queijos e adoramos! 

Acontecem apresentações todas as noites e você pode consultar a programação aqui.

Depois desse espetáculo, acabei me arrependendo muito de não ter levado minha mãe quando ela veio me visitar – mas já não esqueço para a próxima vez. Além disso, fiquei com vontade de escutar e ver mais shows de flamenco, não como algo turístico, mas como parte da cultura e da rotina local que permite entender um pouco mais a alma dos espanhóis. Você pode reservar o espetáculo aqui.

As fotos e o pimeiro vídeo são de divulgação, mas os outros vídeos foram feitos por Fernando Giménez no dia da apresentação.

Assistimos ao espetáculo a convite do Cardamomo (¡muchas gracias!), mas todas as opiniões são pessoais.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.