Como é morar em Múrcia?

Depois de saber como é morar na Galícia, em Ibiza, Lleida e Valencia, chegou a hora de ir mais ao sul da Espanha. O destino da vez é Múrcia (ou Murcia, sem acento, em espanhol), capital da Região de Múrcia e local de origem dos meus bisavós espanhóis.

Estive em Múrcia só uma vez, há quase quatro anos, durante o festival SOS 4.8, mas não tive tempo de conhecer a cidade.

SOS Múrcia 2013

Espero voltar em breve e o texto da Anna, carioca residente em Múrcia, só aumentou meu desejo. Confiram o texto:

“Olá Pessoal!

Me chamo Anna, nasci no Rio de Janeiro, como dizem, carioca da Gema. Vivo em Murcia há 11 anos e vim contar um pouquinho dessa cidade convidada pela Larissa. Obrigada pelo convite, estou adorando a experiência.

Nem sabia que Murcia existia, e muito menos estava nos meus planos, até conhecer um murciano. Sim, o que me trouxe a Murcia foi o amor, e desse amor nasceram outros amores, e o maior deles, nosso filho, que hoje tem 8 anos, nascido e criado aqui.

A Região de Murcia está situada entre a Comunidade Valenciana, Andaluzia e Castilla – La Mancha, no sudeste da Espanha. É uma cidade com uma tradição de vida universitária, com um dinamismo de negócios próprios, umas das regiões com maior crescimento econômico na última década. Voltada e estruturada para o público universitário ou de turismo, mais jovens que idosos.

Conhecida Cidade do Sol, uma das vantagens de viver em Murcia, que tem um clima mediterrâneo, com temperaturas suaves no inverno e quentes no verão. Uma região de diversidade esportiva, seja pelo ar, terra ou água, com praias paradisíacas e animados portos. Com verdadeiros paraísos, como Percheles e Calblanque. Para muitos, o melhor das férias!

A Região de Murcia não é muito grande, tem apenas 44 1003 habitantes, sempre foi uma região de tradição agrícola pelo clima, mas com a seca começaram a explorar as construções e o turismo, que hoje são a fonte da economia da região, mesmo tendo a agricultura como um motor importante de desenvolvimento.

Outro ponto a favor da cidade é o lazer, uma vida agitada e badalada, tem para todos os gostos e idades.  Murcia tem opções para os amantes da arte e da cultura e conta com todos os requisitos, desde o antigo até o moderno.

Parece que viver em Murcia é um sonho, mas como tudo nessa vida, tem suas vantagens e desvantagens. Murcia não é uma das cidades com melhor conexão com outras cidades, mas a vida em Murcia como dizem os espanhóis é muy llevadera, suave e de muita festa.

A capital murciana é de gente muito hospitaleira, com um jeitinho “abrasileirado”, com pessoas pelas ruas mesmo no inverno e uma forte gastronomia mediterrânea.

Murcia, por ser uma cidade universitária e voltada para esse público, também é a cidade da Espanha com maior número de estrangeiros, com uma porcentagem muito alta, depois de Barcelona e Madrid. Boa parte dos imigrantes que estão em Murcia trabalham no setor agrário e de construção. Após a crise internacionacional, muitos voltaram aos seus países, mas, ainda assim, segue sendo uma das comunidades com maior porcentagem de imigrantes e também com crescimento da taxa de criação de empregos.

Além de Murcia capital e praias, a região conta com a cidade de Cartagena, uma outra joia com uma história milenar e bela, coisa que não pode faltar em qualquer roteiro por essa região. Cartagena não tem a mesma vida noturna que Murcia, mas conta com encanto próprio.

A melhor época para desfrutar de Murcia é na primavera, com o cheirinho de jasmim e flores, e com a festa da primavera dando entrada à verdadeira vida murciana, feliz e alegre, uma festa tradicional que se repete todos os anos com seu desfile com a batalha das flores. Uma cidade de festa como ela só, tudo aqui se comemora.

A região tem muitos atrativos: Cartagineses y Romanos, Moros y Cristianos, Carnavais de Águilas, Festivais de Músicas, Romaria, Semana Santa, Caballos del Vino em Caravaca de la Cruz, Feira de Lorca, Tambores de Mula, etc. Uma grande oferta e que não dá lugar para o descanso.

Murcia é daquelas cidades para curtir durante todo o ano. Se você gostou do que eu escrevi aqui e quiser conhecê-la, recomendo buscar algum paraíso de praia no verão, como Mazarrón ou Campoamor. E para conhecer a capital murciana, a melhor época é a da primavera, onde você pode estar em contato diretamente com os murcianos nas Festas de Primavera. Um ambiente para lá de agradável.

Vem para Murcia!

Related Post

27 Comentários em Como é morar em Múrcia?

  1. Notei que a região de Murcia está em crescimento na área de construção civil, meu filho tem a dupla cidadania espanhola e formou-se a pouco em engenharia civil é possível arrumar emprego na região nem que for de estágio!!

    • Oi, Walner. Com a cidadania espanhola fica mais fácil. Fala para ele ir mandando currículo para as empresas através de sites de emprego para ver a recepção que o Cv tem.

  2. Estou para fazer um intercâmbio em Universidade Católica Santo António de Múrcia. Você pode me dizer quanto é o custo de vida de 6 mês ?

  3. Como é arrumar emprego para cozinheira em Murcia? pesquisando ir com minha esposa…eu aposentado e ela terminando o curso de cozinheira do SENAC .

  4. Olá Larissa, eu sou o Garcia de nacionalidade angolana e com vontade de fazer a minha licenciatura em Múrcia, gostaria saber quanto é que custa uma renda de casa num período de 4 anos

    • Oi, Garcia. Não sei quanto custa o aluguel em Murcia, mas você pode encontrar essa informação em sites como Idealista e Fotocasa. Abs

  5. Olá, adorei o seu texto. Pode ser que esse ano eu e meu marido tenhamos que nos mudar para essa região. Quais bairros vc indicaria para procurarmos casas? Quais são os melhores lugares da cidade para morar? Obrigada!

    • Oi, Nathalia! Esse foi um texto escrito pela minha amiga Anna. Eu, particularmente, não posso falar sobre Murcia porque só estive lá uma vez de passagem. Vou ver se ela poderia te responder por email. Abs!

  6. Boa tarde,gostaria de fazer contato com o Dr Alfredo Moreno Ega cirurgiao geral e professor no hospital la vega (CLINICA DE HERNIA) ou alguem que possa fazer esse contato por mim, poderia me indicar alguma pessoa que possa me ajudar

    • Oi, Alessandro. A melhor forma seria tentar entrar em contato com o próprio hospital ou procurá-lo em redes sociais, como o Linkedin.

  7. Claudia de Abreu // 15/11/2017 em 5:06 pm // Responder

    Qual os melhores negócios na área do comércio ou prestação de seviço para Múrcia? Algo que tenha no Brasil e não tenha em Múrcia. Pretendo morar lá e investir em algo.

    • Oi, Claudia! Sempre é difícil recomendar algo. Tente dar uma pesquisada em meios de comunicação locais. Boa sorte!

  8. Bom dia!
    Estou em buscas de documentos de um familiar em Murcia, mais precisamente de uma certidão de nascimento dele.
    Alguém poderia me ajudar em como conseguir?
    Obrigado.

    • Oi, Guilherme. Tente procurar com alguma associação de imigrantes espanhóis aí no Brasil. Acho que é a maneira mais fácil. Um abraço!

  9. Olá, meus bisavós vieram de Murcia, meu bisavó tinha o sobrenome Gonçalves, Alca e Gimenez.
    Gostaria de conhecer essa linda cidade, mas…

  10. Patrícia Saturnino // 26/10/2018 em 1:30 am // Responder

    Olá sou do Brasil e estou a procura de familiares do meu pai aí na Espanha.
    O nome dos meus avós eram
    Francisco Pina Raigal
    e Josefa Cano Garcia
    Se tiver algum parentesco com estas pessoas poderia me informar por favor.
    Grata

    • Oi, Patricia. Minha recomendação é que você procure um advogado que possa ajudá-la na busca de documentos e familiares. Um abraço!

  11. Mauro sztajnbok // 12/11/2018 em 12:24 am // Responder

    Olá Larissa!
    Também sou carioca da gema e estarei por um dia em Murcia.
    Dia 30/12, um domingo.
    Gostaria de saber como posso aproveitar esse dia bem como onde almoçar e jantar.
    Aguardo seu retorno e obrigado!!!

  12. Gisele Nascimento // 23/01/2019 em 2:39 pm // Responder

    Olá Larissa!
    Também sou carioca da gema e estou pensando em fazer mestrado em Murcia.
    Hoje vivo em cancún com dois filhos adolescentes.
    Gostaria de saber como posso verificar as credencias da universidade escolhida e como é para se estabelecer na cidade.
    Aguardo seu retorno e obrigado!!!

    • Oi, Gisele! Tudo bem? Quem mora em Múrcia é a Anna e não eu. Vou avisa-la do seu comentário e, se ela puder, entrará em contato. De qualquer forma, recomendo que procure no Facebook grupos de brasileiros que residem na região. Um abraço!

  13. Bom dia. Preciso do contato de alguém que resida e já conhece a cidade de Múrcia e arredores. Pretendo conhece uma cidade bem pequena a poucos km de Murcia – Bullas, porem preciso saber de como me locomover ate Bullas. Por mais que eu pesquise na internet não estou achei nada em concreto confiável. Preciso muito de ajuda.
    Desde já agradeç

    • Oi, Andrea! Se você entrar no site da estação de ônibus de Murcia, vai sair os horários dos ônibus que passam por Bullas. Quem opera esse serviço é a empresa “Líneas Costa Cálida” que não tem site, mas você pode tentar entrar em contato com eles pelo telefone que aparece no site da estação, que é: +34 968-29-89-27 http://www.estaciondeautobusesdemurcia.com Abs!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.