Estágio na Espanha

Quem nunca quebrou a cabeça pensando em uma maneira economicamente viável de morar em outro país? Vir como estudante não é uma possibilidade para todos, já que os cursos costumam ser caros e ainda há os gastos com passagens, acomodação, alimentação, etc. Mas, navegando na internet, descobri uma alternativa muito interessante para viver essa experiência: fazer um estágio na Espanha – ou em qualquer outro país do mundo!

A Thaís Nascimento, do blog Sete Mil Km, foi fazer um estágio em Londres há mais de três anos, e contou para mim como foi todo o processo para se tornar uma estagiária na Europa e quais as vantagens de vir assim e não como estudante.

estagio na espanha

Para começar, a Thaís fez tudo com uma agência chamada “The Intern Group”, que envia estudantes para várias partes do mundo, inclusive para a Espanha. Para participar, é necessário estar fazendo uma graduação, ter se formado recentemente ou ser um estudante de pós, com no mínimo 18 anos. O estágio não é remunerado, mas pense que você terá a oportunidade de ter uma experiência internacional no currículo, praticar o idioma e morar fora sem gastar em um curso.

A Thaís explicou que o desde que ela se inscreveu no programa até o embarque demorou cerca de 4 meses. “Fiz minha primeira entrevista com a agência no final de agosto e em dezembro estava embarcando para Londres”.

Sobre a escolha do país, a Thaís explicou: “Eu escolhi o país porque desde criança sonhava em morar em Londres. Como fazia Design de Moda e é um curso que te dá muitas opções de carreira, falei das áreas que me interessavam para a agência e eles me deram duas opções de empresa que encaixavam naquela proposta. Escolhi uma delas, preenchi a papelada e fiz uma entrevista pelo Skype só para as minhas chefes me conhecerem, mas pra ser sincera nem me senti num “processo seletivo” de tão fácil que foi (talvez pelo estágio ser não remunerado, mas não é um processo muuuito difícil não…)”.

fazer estagio europa

Conversei com o pessoal de marketing da agência e eles me explicaram que Londres é mesmo o destino mais popular entre os estudantes brasileiros, mas que cada destino é especializado em um setor. A Colômbia, por exemplo é o melhor destino para quem procura estágio na área de Engenharia ou Medicina, enquanto Londres é a melhor opção para quem quer atuar na área RP e Marketing.

Desde 2012, a agência já enviou 25 estudantes brasileiros para fazer estágio em outros países, o que é um número significativo, já que o Brasil não é um dos principais mercados da agência.

O que eles oferecem?

“As empresas parceiras da agência oferecem estágio não remunerados baseado na normas culturais e percepções do que é ser um estagiário nesse país. É uma oportunidade de aprender e uma experiência educacional em um ambiente de trabalho que permite o desenvolvimento profissional dos participantes em sua área de atuação”, nas palavras da Kirstie Weston, responsável pelo marketing da agência.

Para a Thaís, essa é “a melhor maneira de passar uma temporada fora do país, vivenciando uma outra cultura e num ambiente profissional completamente diferente do Brasil. Acho que é uma vivência muito mais “real” do novo país e estagiar/trabalhar fora, mesmo que apenas por 6 meses, definitivamente faz diferença no currículo!”.

estagio na europa

Apesar de ela ter ficado em Londres, porque recebeu uma proposta de trabalho, ela explica que “com as mudanças da imigração tem ficado cada vez mais difícil ser contratado no final do estágio, não conheço ninguém que tenha ficado. Infelizmente não é vantagem para a empresa gastar milhares de libras para ter o direito de empregar um estrangeiro, quando em Londres tem tanta gente super qualificada com cidadania britânica/europeia”.

Quanto custa? 

O preço varia de acordo com a duração e o destino, já que entre 35-55% do gasto é com acomodação. Por isso, o programa em Nova York é mais caro do que na Colômbia, por exemplo. No caso da Thaís, ela já tinha um namorado que morava em Londres e negociou com eles para que a hospedagem não estivesse no pacote – que é o mais comum.

Para Madrid, há programas que variam entre 6 e 24 semanas. O preço para seis semanas é de 3.470€ e o de 24 é de 7.750€. Mais info aqui.

De que documentos preciso?

Se você for ficar até 3 meses, você não precisa de nenhum visto para vir para a Espanha. Para ficar mais do que isso, é necessário tirar um visto.

Vale a pena?  

A Thaís dá um conselho para quem está pensando ir: “É bem clichê dizer isso, mas corra atrás dos seus sonhos! “Extremamente raro” não significa impossível, no meu caso deu certo, fui contratada e continuo na mesma empresa 3 anos depois. Mas saiba manter as expectativas sob controle, para que se no final do estágio você tiver que voltar ao Brasil isso não seja algo terrível, sabe? Muita gente sonha em poder passar uma semana no exterior e você teve a oportunidade de passar meses, vivenciar um novo país e enriquecer teu currículo… Acho importante ser muito grato por isso, mesmo que o plano de “ficar pra sempre” não tenha dado certo”.

Por euquanto, a agência não tem nenhum estudante brasileiro na Espanha. Se você for o próximo, venha aqui para contar sua experiência!

E não deixem de passar no blog dela para ver posts ótimos sobre como o processo com a agência, sobre Londres e viagens por aí! Thaís, super obrigada por topar colaborar e compartilhar sua experiência.

Se você pretende vir estudar em Madrid e quer saber como trabalhar tendo um visto de estudante, não deixe de ler este post do blog.

Related Post

2 Comentários em Estágio na Espanha

  1. Meu filho esta com 17 anos, acabou de completar o ensino medio e gostaria de fazer parte do programa, Voces aceitam menores de idade? Ele esta na alemanha melhorando o ingles dele e teria o mes de junho livre. Tem disponibilidade para este periodo?

    • Oi, Luiz! Tudo bem? Quem oferece este serviço é a agencia. Eu apenas divulguei os serviços dela. Caso seu filho tenha interesse, ele deve entrar em contato com a agência para ver como funciona o programa e se ele pode paeticipar. Um abraço!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.