Viajar de ônibus na Espanha

Desde que as companhias aéreas low cost invadiram o mercado europeu, as viagens de ônibus perderam força. Afinal, quem ia preferir o ônibus se o avião é mais rápido e barato? Ou se existe o trem de alta velocidade que é mega confortável? Mas nem sempre é simples assim e nesse último final de semana eu descobri que viajar de ônibus na Espanha também vale a pena.

Quando decidimos ir a Bilbao para ver o festival BBK Live, começamos a pesquisar passagens com todos os meios de transporte. De avião, nenhuma das três maiores companhias low cost que atuam no mercado espanhol -Ryanair, EasyJet e Vueling – faz essa rota e com as cias aéreas que fazem – Air Europa e Iberia-, as passagens custavam mais de 70 euros por pessoa/trecho.

viajar de onibus espanha

De trem, não há viagens em trens de alta velocidade e por isso levaria no mínimo 5 horas para chegar. Na época que pesquisamos, os preços rondavam os 45 euros pessoa/trecho.

Então decidimos olhar os preços da viagem de ônibus, algo que nunca fazemos. Tivemos uma surpresa: a viagem demorava as mesmas 5 horas, mas custava 30 euros pessoa/trecho. Como éramos dois, a economia total em relação ao trem foi de 60 euros e em relação ao avião foi de 160 euros!

onibus alsa

Compramos as passagens sem saber muito bem o que esperar e tivemos uma ótima surpresa! O ônibus era novo e extremamente confortável, tinha wi-fi, tela individual para cada passageiro com séries, filmes e jogos, e cabo usb para conectar o celular. O que mais poderíamos pedir da vida? (Um bar, mas isso não tinha, rs!).

viagem onibus espanha

A viagem foi tranquila e passou rápido dentro do possível, afinal, eram 5 horas. Na ida, o ar-condicionado estava forte e coloquei até uma blusinha, mas na volta confesso que passei um pouco de calor. O motorista só fez uma parada, que foi suficiente para esticar as pernas e aguentar o restante da viagem.

A vista não tinha nada de deslumbrante, mas confesso que dá sempre uma emoção ver as montanhas espanholas com seus moinhos e touros.

estradas espanholas

Resultado da experiência: positivo! Acho que se o preço for igual ao do trem, vale mais a pena ir de trem porque é ainda mais confortável, especialmente para os mais altos, como já contei nesse post. Mas se você estiver fazendo uma viagem com o orçamento apertado, ir de ônibus é uma ótima opção.

onibus madrid bilbao

A maior companhia de ônibus da Espanha é a Alsa e foi através do site deles que compramos a nossa passagem.

– Quer saber como é viajar de AVE (trem de alta velocidade) na Espanha? Confere esse post.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.