Dica da brasileira: Flamenco em Madrid

Assistir a um espetáculo de flamenco é uma das atividades de que muitos brasileiros não abrem mão quando vêm a Madrid e a cidade oferece uma ampla oferta de espetáculos. Ainda estou longe de ser uma especialista no assunto, mas gosto cada vez dessa arte. Por isso, gostaria de compartilhar com vocês essas dicas de espetáculos de flamenco em Madrid, que tem opiniões minhas e da minha amiga Letícia, que já assistiu a vários shows.

Com tanta influência árabe, o último reino a ser reconquistado pelos espanhóis foi o território que passou mais tempo sob o domínio árabe. A Andaluzia tornou essa pequena palavrinha uma marca registrada da Espanha e principalmente do flamenco. Segundo alguns historiadores, trata-se de uma saudação árabe para Alah, Deus. No contexto flamenco, ela é utilizada para expressar emoção, incentivo e alegria.

Corral de la Morería

Corral de la Morería

Assim como essas três letrinhas, o flamenco surgiu na Andaluzia, muito provavelmente nas margens do Guadalquivir, aquele famoso rio que corta a preciosa cidade de Sevilha, separando Triana do centro sevilhano.

Ok, as origens nos reportam à magia andaluza, permeada pela influência árabe, cigana e espanhola. Além de ser de lá, na Andaluzia pode ser muito mais fácil escutar flamenco nas ruas, nos bares e até mesmo nas baladas. Porém, como uma boa capital, Madrid atrai muitos estudiosos do flamencos. Músicos e bailaores podem ser vistos pelas “calles madrileñas” justamente porque seu caráter cosmopolita atraiu grandes escolas de flamenco e, por que não, os melhores tablaos do mundo.

Corral de la Morería

Corral de la Morería

Os madrileños podem até se incomodar com generalização de Espanha = flamenco, mas está claro que é na capital da Espanha que é possível encontrar espetáculos dos mais incríveis aos mais autênticos e intimistas.

Corral de la Morería

Primeiramente, é necessário citar o conhecido Corral de la Morería. Esse tablao fica no bairro de La Latina, na Rua Morería e é um verdadeiro espetáculo de flamenco. Os bailaores são de altíssima qualidade e o lugar ganhou muitas vezes prêmios de melhor tablao flamenco do mundo. Por tantos prêmios, o lugar sempre está nos guias de turismo, o que obviamente atrai turistas desentendidos que teimam em acompanhar o show com palmas pra lá de inadequadas. No entanto, os grandes profissionais que se encontram ali no palco dão conta – e muito- do recado, deixando todos os espectadores mais que satisfeitos.

Casa Patas

Na mesma linha está o tablao Casa Patas, na Calle Cañizares, perto do metrô Antón Martin e  Tirso de Molina. Lá é possível encontrar grandes músicos, verdadeiros artistas da música flamenca em um espetáculo de arrepiar até o mais leigo no assunto.

Na Casa Patas se respira flamenco do início ao fim. Além das apresentações em um espaço intimista, o edifício também abriga uma fundação e um conservatório com aulas de canto, dança, percussão, etc.

Cardamomo

Localizado em pleno bairro de Las Letras, no coração de Madrid, o Cardamomo surgiu em 1994 e, durante esses 24 anos, conquistou o título de “Patrimônio Cultural da Cidade de Madrid”, concedido pela prefeitura. Tanto a disposição do espaço em que acontece a apresentação, com bastante proximidade dos artistas e um ambiente intimista, quanto a qualidade dos músicos e dançarinos fazem com que esse espetáculo valha muito a pena.

O Cardamomo recebe com frequência artistas renomados do mundo do flamenco, por isso recomendo conferir a programação deles no site. No dia em que fui, tive a sorte de assistir ao bailaor granadino Juan Andrés Maya e foi uma experiência impressionante!

Confira também a Parte 2 do post, com mais dicas de tablaos flamencos.

3 Comentários em Dica da brasileira: Flamenco em Madrid

  1. Lari,

    adorei! Adorei como ficou e adorei participar do seu blog!

    Os echo MUCHO de menos también!

    Já estou ansiosa pra Outubro!

    Um beijo enorme!

  2. como vejo esta página de desconto? Att

3 Trackbacks & Pingbacks

  1. Dica da brasileira: Flamenco em Madrid (parte 2) | ¡Esto es Madrid, Madrid!
  2. Show de Flamenco em Madrid no Essencial Flamenco | ¡Esto es Madrid, Madrid!
  3. 50 Sinais que você já se espanholizou. - O Depoimento - EducaHelp

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.