Passo-a-passo da “autorización de regreso”

Em 2012, quando estava renovando meu visto de estudante, surgiu o convite para ir à Alemanha para participar de um evento como jornalista freela. Na hora, me animei, mas depois lembrei: xi, meu NIE (documento de estrangeiro) já venceu e o novo ainda não chegou. O que eu faço? A resposta é “autorización de regreso” ou “permiso de regreso”.

Como foi há muito tempo e eu já nem lembrava como funcionava, pedi à minha amiga Fernanda que escrevesse um post sobre o tema, já que ela passou pelo processo recentemente. Conheci a Fernanda através do blog e ela não só se tornou minha amiga, como também já escreveu outro guest post aqui. Com vocês, o texto dela:

“Se você é um estrangeiro que está tramitando a renovação ou a prórroga da sua residência aqui na Espanha e precisa viajar para fora do país, deve solicitar a autorización de regreso. O documento permite que você saia e entre em território espanhol de maneira legal e evitando problemas com a imigração.

Teoricamente, a autorização só é necessária quando você sai da zona da União Europeia, já que não há controle de imigração entre um país e outro. No entanto, quando estava buscando informações sobre a autorização, não encontrava nenhuma clara: em alguns sites diziam que sempre que você fosse sair da Espanha deveria pedir a permissão e, em outros, só se a sua viagem fosse fora da União Europeia.

Eu, quando fui à Suíça e estava tramitando a renovação do meu visto de estudante aqui na Espanha, preferi pedir a autorización de regreso mesmo que não fosse realmente necessária, para garantir e evitar problemas. O meu conselho é: peça  e fique despreocupado.

O trâmite funciona da seguinte maneira: você deve, obrigatoriamente, pedir um horário e um dia neste site

Tenha em conta que o documento tem uma validade de 90 dias contados a partir do dia em que você o recebe. Quando tirei o meu, ele ficou pronto no momento então não peça a hora e o dia com muita antecedência, pois a autorização pode vencer antes ou durante a sua viagem. No momento de entrar outra vez em território espanhol o seu documento deve estar dentro da validade.

No dia você deve levar a seguinte documentação:

  • Formulário  EX-13 por duplicado (Solicitud de autorización de regreso).  Você pode encontrar o formulário aqui
  • Cópia do passaporte completo;
  • Cópia da solicitação da renovação ou prórroga da autorização de residência ou, se você está esperando que o NIE fique pronto, levar o resguardo;
  • Documentação que comprove que a viagem é de necessidade (quando fui tirar a minha autorização levei as passagens da viagem e disse que o motivo era turismo. Não tive nenhum problema);
  • Pagar a taxa de 10,40 e levar o comprovante de pagamento. Para pagar você deve preencher o modelo 790 código 012 e marcar a opção “autorización de regreso”.  O formulário é esse

Observação: além das cópias dos documentos você deve levar todos os originais.

Você também encontra informações sobre o procedimento no site “Portal de Inmigración“.

Boa viagem! E super obrigada, Fê, por mais este post!

Se você chega a Madrid de avião, minha dica é ir ao hotel de transfer: ele te espera na área de desembarque e te deixa no hotel por um preço acessível. Falei sobre este serviço aqui.

No blog há vários posts sobre o aeroporto de Barajas. Você pode ler mais sobre este assunto aqui.

Related Post

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*