Lojas de artigos flamencos em Madrid

A Espanha é o berço do flamenco e Madrid é uma das cidades onde você pode assistir a um bom espetáculo de flamenco (falei sobre eles nesse post) e também aprender a dançar. Se você já dança flamenco ou pensa em começar e quer comprar roupas, sapatos e acessórios, você não deve perder esse post sobre lojas de artigos flamencos em Madrid, escrito pela Camila Pierin*, que é leitora do blog e dançarina de flamenco há mais de três anos.

“Dependendo do seu orçamento, não compensa muito comprar vestimenta na Espanha (a não ser que seja algo muito raro, impossível de encontrar no Brasil). As saias comuns custam em torno de 100 a 150 euros, sendo que uma saia igual no Brasil custa de 100 a 150 reais. Ou seja, acaba saindo muito mais caro pra quem compra euros pra passear na Espanha. O mesmo vale para as batas de cola (aquelas saias com um “rabo”), o valor numérico é o mesmo em euros e reais, então compensa mais comprar no Brasil mesmo.

os sapatos e acessórios são outra história. Aqui no Brasil só existem duas marcas boas de sapatos flamencos (Ramirez e Dona Danza – sendo que a Dona Danza está meio sumida, não sei se fechou). Os sapatos custam de 200 a 300 reais (ou mais!) e, apesar de serem de qualidade, não se comparam com os sapatos espanhóis, que são infinitamente melhores! Vale a pena comprar um sapato espanhol, independente do valor. E sapatos de qualidade podem ser encontrados para todos os orçamentos!

Maty

Calle Maestro Victoria, 2 – 28013
Tel.: +34 915 31 32 91
http://www.maty.es/

A Maty é talvez a maior loja flamenca que eu pude encontrar em Madrid. Localizada na esquina da Calle Maestro Victoria com a Calle Tetuán, ela me intimidou um pouco por sempre estar com as portas de vidro fechadas e nenhum aviso se está aberta ou não. Aqui podemos encontrar basicamente tudo o que uma flamenca precisa: saias, vestidos, blusas, acessórios (brincos, pulseiras, peinetas), mantones (os famosos xales usados no Flamenco), mantoncillos (xales pequenos), leques e, claro, sapatos! A Maty trabalha com a marca própria e com a Begoña Cervera. Eu não cheguei a comprar nenhum, mas provei alguns Begoña e achei muito confortáveis. O ponto ruim é que temos que provar os sapatos com meia calça (eles fornecem) e num tapete, o que dificulta um pouco pra pessoas que preferem dançar sem meia, como eu. Também não dá pra saber como é exatamente o som do sapato. A vantagem é que eles possuem muitos modelos a pronta entrega, o que é muito bom pra quem vai a uma viagem curta a Madrid e não tem tempo para encomendar um sapato sob medida, que leva em torno de 30 dias pra ficar pronto.

No verão a Maty fecha no horário de siesta e abre novamente às 17h. Aceitam cartões de crédito, inclusive American Express, que não costuma ser aceito em todo lugar.

Também é possível encomendar o sapato sob medida na loja e receber na sua casa. Uma vez que fui, tinha uma moça do México encomendando um sapato e eles iam entregar na casa dela por 50 euros!

A Maty também vende castanholas da Castañuelas del Sur, que são super boas e de uso profissional. Foi a única loja que vi vendendo castanholas.

Ao lado da Maty tem uma loja de bugigangas (sem nome) que também pode ser útil. Apesar de os trajes serem meio carnavalescos e parecerem fantasia, é boa para encontrar leques e acessórios (brincos e peinetas) por preços muito mais convidativos do que na Maty!

Gallardo

Calle de los Cabestreros, 4
28012
Tel.: +34 915 27 01 00
http://www.gallardodance.com/

Gallardo é uma marca de sapatos flamencos que é super conhecida aqui no Brasil. Todo mundo sempre recomenda que a gente compre um Gallardo. Existem duas lojas, uma do lado da outra, não sei exatamente qual é a diferença entre elas. Fui no verão e cheguei no horário da siesta, porém as portas estavam abertas. Perguntei se estava funcionando e a funcionária me disse que não, mas abriu uma exceção (talvez porque tenha percebido que eu era estrangeira). Tem poucos modelos para pronta entrega, porém os que têm possuem um preço muito convidativo. Paguei 113 euros num sapato pronto, os sob encomenda custam em torno de 130 euros pra cima. O foco maior deles são os sapatos sob medida, por isso há poucos modelos prontos.

Sinceramente, não achei o sapato tão confortável. Tanto que comprei outro sapato depois e acabei vendendo o meu Gallardo assim que cheguei ao Brasil. É muito duro e machucou horrores meu pé. No entanto, já ouvi muitas pessoas falando muito bem dos sapatos.

Outra coisa interessante é que dizem que há uma espécie de “museu flamenco” dentro da loja. Eu não cheguei a conhecer porque achei que seria muito abuso da minha parte (teoricamente a loja estava fechada quando fui), mas vi algumas fotos na internet e parece ser interessante. Pelo que entendi é possível até acompanhar o processo de fabricação de um sapato!

Calle Duque de Fernán Núñez

Não é uma loja, mas uma rua. Essa rua é exatamente ao lado da Amor de Dios, provavelmente a melhor escola de flamenco do mundo, onde os melhores bailaores do mundo estudaram. Obviamente, ao redor dela encontramos muitas lojas.

Nessa rua há algumas lojas de vestimenta (saias, vestidos e blusas) a pronta entrega e lojas de sapatos, como a Don Flamenco e a Senovilla, além de outras marcas que nunca ouvi falar na vida.

Don Flamenco

Calle Duque de Fernán Núñez
Tel.: +34 914 29 98 39
http://www.donflamenco.com

O Google diz que o endereço é  Calle León, 16, mas fui nessa loja em agosto de 2015 e ela estava na Duque de Fernán Núñez. Vale a pena ligar antes para confirmar ou arriscar ir até a Duque de Fernán, não vai ser uma viagem perdida, já que é aí que se encontram a maioria das lojas flamencas de Madrid.

Conheci algumas pessoas no Brasil que falaram muito bem desses sapatos, mas as pessoas que conheci na Espanha me falaram que são meio porcaria. Talvez seja porcaria pro parâmetro deles, já que existem sapatos muito melhores. Mas aqui no Brasil talvez não seja tão ruim. Não pude provar nenhum sapato para opinar porque eles só trabalham sob encomenda, não há nenhum sapato pronto.

Senovilla

Calle Duque Fernán Nuñez, 7
28012
Tel.: +34 911 592 431
http://www.calzadosenovilla.com/

Esse é meu maior sonho de consumo flamenco. Aqui no Brasil eu nunca tinha ouvido falar dessa marca, mas minha professora de Flamenco de Madrid só usava sapatos dessa marca e eles realmente são maravilhosos. A madeira utilizada é o palo santo, o que dá um som diferente pro sapato. Além disso, são absurdamente confortáveis.

Também trabalham sob encomenda mas há alguns modelos prontos para levar, geralmente sapatos que alguém encomendou e achou que não ficou bom. O mais barato é em torno de 150 euros, mais caro do que a maioria das lojas, mas vale muito a pena.

O atendimento foi excelente quando fui, e a loja tem um mini tablado pra gente testar o sapato, dá pra sapatear um pouquinho pra ver como o sapato soa e se fica bom no pé. Foi a única loja que eu fui que permitia que a gente testasse o sapato de forma mais “real”!

Deportes Jopy

Calle Parra, 5
28025
Tel.: +34 915 65 09 28
http://www.deportesjopy.com

Quem me recomendou foi uma bailaora chamada La Lupi, ela tem uma linha própria de sapatos Osuna (http://www.oletuszapatos.com) , que é uma marca de Málaga. Os sapatos são lindos de morrer e com um som incrível, são os sapatos que ela usa mesmo. Eu andei por Madrid inteira atrás desses sapatos e não encontrei em lugar nenhum, fui falar com ela e ela me disse que em Madrid só encontramos na Deportes Jopy. Foi assim que eu descobri essa loja.

Talvez essa seja a mais bizarra de todas. Não é uma loja de flamenco, é uma loja de artigos de pesca. Se eu passasse na frente, nunca entraria nela.

No fundo tem um balcão onde é feito o atendimento da parte de dança. Eles têm algumas saias (de gosto duvidoso) e trajes, nada excepcional e tudo meio antiquado. Mas eles têm alguns modelos de sapatos a pronta entrega da marca Osuna, e foi um desses que eu comprei e uso para dançar. Paguei 99 euros (!!!!) num sapato lindo, super confortável e com som muito bom. Infelizmente, os sapatos da Lupi só são feitos sob encomenda, no mesmo esquema das outras lojas (30 dias para ficar pronto) e eu não tinha tempo para esperar. A moça que me atendeu, a Marta, foi super fofa e até arrumou pra mim uns modelos da Lupi que estavam prontos e foram abandonados, mas nenhum me agradou. Ela também me deu a possibilidade de encomendar e pedir pra entregar no Brasil, saía em torno de 50 euros, mas fiquei receosa de não ficar bom e não poder trocar.

Casa de Diego

Plaza de la Puerta del Sol, 12
28013
Tel.:  +34 915 22 66 43
http://casadediego.info/es/

Não é uma loja propriamente flamenca, mas vende algumas coisas úteis, como bastones, mantones, leques e peinetas. No site diz que vende castanholas também, mas não vi quando fui na loja.

É uma loja cara, não sei se vale muito a pena para quem está começando. Mas realmente os itens são bem únicos e não se encontra igual em outros lugares.

Essas são as recomendações de lojas especializadas em flamenco que encontrei por Madrid. Alguns elementos do flamenco podem ser encontrados em lojas comuns de regalos (lembrancinhas), como é o caso dos mantoncillos (xales pequenos) e leques. Eu comprei leques para dançar numa loja de regalos na Puerta del Sol, peguei uma promoção de 2 leques por 10 euros.

Algumas lojas de sapatos possuem sistema de encomenda pelo site, eles ensinam como medir os pés e assim é possível encomendar seu sapato daqui do Brasil e retirá-lo quando estiver na Espanha!

Atenção: algumas lojas de regalos vendem castanholas “profissionais”, não se engane! Essas castanholas são apenas decorativas e produzem um som horroroso!

* Camila Pierin dança flamenco há 3 anos, foi aluna do estúdio A Su Salud, em São Paulo – SP, e estudou nas escolas Amor de Dios, Pasión e  UFlamenco com Carmen Talegona, todas em Madrid.

Related Post

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*