Como é viajar com a Air China para Madrid?

Se há alguns anos a Iberia era a única companhia que fazia voos diretos do Brasil para Madrid, agora os turistas já contam com uma oferta maior e, como resultado, os preços se tornaram mais competitivos. Além da companhia aérea espanhola, a LATAM, a Air Europa (também espanhola) e a Air China também fazem voos diretos e é essa última que vem conquistando boa parte dos turistas graças aos preços baixos.

aviao-air-china

Foto: Byangel (CreativeCommons)

Mas como é voar de Air China? Muita gente já me fez essa pergunta e, embora eu nunca tenha voado com essa companhia, pedi para alguns amigos compartilharem sua experiência aqui no blog. Além de muitas vezes oferecer preços mais baixos que a concorrência, a Air China tem voos diretos de São Paulo a Madrid (com destino final em Pequim) duas vezes por semana.

air-china

Segue o depoimento da minha amiga Letícia:

“Já voei três vezes com essa companhia. A primeira vez em outubro de 2015, o trecho São Paulo-Madrid. Confesso que fiquei preocupada por não ser uma companhia muito conhecida no Brasil mas na ocasião paguei R$ 1400 ida e volta com taxas, então não tinha comparação com as demais.

Achei a companhia boa, nada excepcional, mas pro preço que oferece vale a pena. Alguns cuidados: a tripulação é 100% chinesa e só fala chinês ou inglês. A comida segue os padrões chineses, por exemplo, servem massa e frango no café da manhã.

air-china-comida

air-china-cerveja
De lá pra cá já introduziram filmes e entretenimento em inglês, a primeira vez só tinha em chinês. Minha mala quebrou durante o voo e eles foram muito solícitos, arrumaram super rápido e ficou perfeita!

air-china-programacao air-china-magazine
Acho uma companhia dentro da média, mas, como costuma ser praticamente a metade do preço por um voo direto, vale a pena”.

Já minha amiga Gabi, que veio a Madrid em setembro de 2016, disse que a comida era bastante ruim e o sistema de entretenimento só oferecia filmes e músicas chinesas. As fotos que vocês veem nesse post são dela, que fotografou do celular como se fosse uma espia, já que usar o celular (mesmo em modo avião) e fotografar é proibido e as aeromoças podem te dar aquela bronca se te pegarem no flagra.

Foto: ByeAngel (CreativeCommons)

Foto: ByeAngel (CreativeCommons)

Meu primo, sua esposa e o filho de 3 anos vieram a Madrid em maio de 2016 e, entre eles, as opiniões foram diferentes. Enquanto meu primo comentou que o serviço da Air China é inferior ao das outras companhias, sua esposa comentou que a comida estava gostosa e que as aeromoças foram atenciosas com o pequeno.

air-china-espanha

Resumindo, viajar com a Air China vale a pena? Se a diferença de preço for significativa e você não fizer questão de ver filmes em português ou comer o clássico “carne ou massa”, a companhia chinesa pode ser uma boa. Talvez quem viaje a primeira vez para a Europa e não fale inglês fique inseguro por conta da comunicação, mas quase sempre seu vizinho de fila pode te dar uma ajuda. E, na mímica, todo mundo se entende. Mas, se você valoriza o conforto e não se importa de pagar um pouco mais por isso, as outras companhias aéreas podem te deixar mais satisfeito.

A leitora do blog Andréa Bonfanti veio a Madrid em maio de 2015 e essa é a opinião dela: “Os pontos fracos são a comida, falta leite e café (para quem está acostumado a viajar com a Iberia, com fartura de chá e pão, vai sentir a diferença) e tem uns legumes impossíveis de comer, intragáveis realmente. As comissárias não entendiam o meu inglês. E assisti jogos vorazes em chinês (escolhi um filme q já conhecia, pra poder passar o tempo). Não tem ponto forte, é mediana, funciona bem, igual às outros. Mas o preço faz valer a pena. O problema foi quando cheguei de volta ao Brasil com 2 gaitas de fole e eles me barraram porque o voo vinha da China. Fiquei lá no setor de agropecuária até a Polícia analisar as gaitas. Tive que explicar que o voo veio de Madri e que eu adquiri as gaitas na Galicia, levou meu tempo… mas enfim, deu tudo certo!”.

  • Gabi, Leti, Paulinho, Márcia e Andréa, super obrigada por compartilhar a opinião de vcs! Gabi, gracias por las fotos!! 🙂

Related Post

33 Comentários em Como é viajar com a Air China para Madrid?

  1. mariangela leme bardi // 09/11/2016 em 7:47 pm // Responder

    Oi, Larissa
    Sei que a experiência de viagem com esta Cia não foi sua mas será que sua amiga pode me dizer algo sobre o número de malas que posso despachar e o peso? O site da Air China me deixou em dúvida Se são 2 de 32kg ou 1 de 23kg, vou de econômica. O portão de desembarque em Madri é o 1?

  2. Oi Larissa tudo bem? Nossa como essas coisas confundem a gente, no site da Air China está muito confuso, lá está dizendo que a mala com 32kg é para a classe executiva e 23kg para a classe econômica, a sua amiga veio ou foi quando? Meu voo para Madri é dia 12/01, agora estou perdidinha, já fiz as malas mas se for uma mala só por pessoa estou na roça kkk.
    Obrigada

    • Oi, Suzana! Ela veio em julho do ano passado. Talvez tenha mudado alguma coisa… o melhor é tentar ligar pra Air China e falar com eles, porque agora também mudou bastante o protocolo das empresas em relação às malas despachadas, né? Abs

  3. Obrigada Larissa, vou me informar direitinho e volta aqui para contar!!! Abs

  4. Oi Larissa, liguei na Air China hoje e me informei com a atendente Mônica, ela me disse que são duas malas de 32kg por passageiro na classe econômica. Ufa
    Abs

    • Que ótimo, Suzana! Obrigada por voltar para compartilhar a informação. Boa viagem!

    • mariangela leme bardi // 05/01/2017 em 12:24 pm // Responder

      Oi, obrigada por compartilhar a informação.Bom Ano!

    • eu estava com essa mesmíssima dúvida da quantidade de malas até ontem quando comprei minhas passagens (encontrei ida e volta pela air china nas datas que eu precisava por 1900!). fico mais aliviada em saber disso, obrigada por compartilhar a informação!

    • Raquel Gonçalves // 25/03/2017 em 11:54 pm // Responder

      Obrigado pela informação estava em duvida tambem.abs

  5. Olá!
    Precisa de visto para viajar de Air China?

    • Oi, Carolina. O visto depende do seu destino, não da cia aérea. Se você vai viajar até Madrid, você não precisa de visto para vir como turista.

  6. Larissa, obrigada pelo texto! Me deixou mais tranquila, pois comprei minhas passagens para Madri por essa empresa que não conhecia até então. Uma dúvida, você sabe dizer se o avião da Air China disponibiliza tomadas na classe econômica? Novamente obrigada!

    • Oi, Gabriela! Infelizmente, não sei te responder. Tente entrar em contato com eles para ver se eles podem te ajudar. Abs

  7. Comprei passagens São Paulo-Madrid para julho pela Air China, na hora me pareceu muito bom, mas agora estou apreensiva, pois pelas avaliações, parece que precisaremos de sorte e que não há garantia de que será um voo confortável. O que posso realmente esperar?

    • Oi, Helenice! O post fala exatamente sobre isso: a experiência de pessoas que viajaram pela Air China. Como você já fez a compra, o jeito é torcer para ter uma viagem tranquila.

    • mariangela leme bardi // 26/03/2017 em 4:20 pm // Responder

      Oi, fui e voltei de Madrid em Janeiro 2017 com essa Cia, foi uma viagem tranquila mas… o entretenimento individual não funcionava, nem desligava então a solução da aeromoça foi colocar um jornal para a luz não me atrapalhar já que o voo era noturno, hahahaha. Na volta o voo saia as 7h00 e só pudemos fazer o check in as 5h00 da manhã, a comida é mais ou menos, tem macarrão no café da manhã, essas coisas que não tornam a viagem muito confortável.Não sei se recomendaria…nem se tiver oportunidade se escolho novamente essa Cia.

    • Cresoni N. Brito // 04/07/2017 em 6:01 pm // Responder

      Boa tarde Helenice,

      Estou pesquisando passagens e essa Air China tem um preço bem melhor que as outras, então lhe perguto, como foi sua experiência viajando pela Air China?? Pode nos dar alguma dica ??
      Estarei no aguardo

  8. Esclarecendo a questão das bagagens despachadas em vôos internacionais, pela Air China, segue o descrito no site da cia. Para classe econômica um volume de até 23 kg e que com 156cm (soma de todas as medidas dos volumes)
    Franquia Gratuita de Bagagem Despachada em Rotas Internacionais e Regionais Operadas pela Air China

    A Air China utiliza o Conceito de Número de Itens Despachados em sua franquia de bagagem gratuita para rotas internacionais e regionais.
    1. Dimensões da bagagem despachada comum em rotas internacionais e regionais

    A soma do comprimento, largura e altura de cada item de bagagem não devem exceder: 158cm (62 in, incluindo rodinhas e alças).
    A soma do comprimento, largura e altura de cada item de bagagem não devem exceder: 158cm (62 in, incluindo rodinhas e alças)

    (1) Viajantes em Primeira Classe/Classe Executiva

    Caso o(a) passageiro(a) esteja viajando em Primeira Classe/Classe Executiva com passagem adulta ou infantil, a franquia de bagagem será de dois itens comuns, cada com não excedendo o peso limite de 32 Kg (70 lb).
    (2) Viajantes em Classe Econômica

    ① Nas rotas a seguir, passageiros(as) em Classe Econômica têm a franquia gratuita de bagagem comum de um item despachado, com o peso limite de 23 Kg (50 lb):
    Rotas internacionais da Air China envolvendo as Américas, Europa, África, Oriente Médio, Austrália, Nova Zelândia e Ásia (exceto Japão), bem como rotas regionais a Hong Kong, Macau e Taiwan.

    ② Nas rotas a seguir, passageiros(as) em Classe Econômica têm a franquia gratuita de bagagem comum de dois itens despachados, cada um com o peso limite de 23 Kg (50 lb):
    A. Rotas operadas pela Air China envolvendo o Japão;
    B. Rotas envolvendo a Sexta Liberdade do Ar (Sixth Freedom Right), com trânsito rumo às Américas (não incluindo o Havaí) partindo de outros países ou Hong Kong, Macau e Taiwan partindo da China Continental (excluindo Hong Kong, Macau e Taiwan).

    (3) Viajantes com passagem de bebê

    No caso de passageiros(as) viajando com passagem de bebê (independente da classe de serviço), a franquia gratuita de bagagem comum é de um item que não exceda o limite de peso de 23 Kg (50 lb), adicionado de um carrinho de bebê dobrável ou berço.
    (4) Para viajantes PhoenixMiles Lifetime Platinum, Platinum, Gold, Silver em Primeira Classe ou Classe Executiva, além da franquia original de bagagem, um item adicional pode ser despachado gratuitamente com o peso de até 32 Kg (66 lb); Para viajantes PhoenixMiles Lifetime Platinum, Platinum, Gold, Silver em Classe Econômica, além da franquia original de bagagem, um item adicional pode ser despachado gratuitamente com o peso de até 23 Kg (50 lb);

    (5) Para viajantes Star Alliance Gold, além da franquia original de bagagem, um item adicional pode ser despachado gratuitamente com o peso de até 23 Kg (50 lb).
    Disponível em https://www.airchina.com.br/BR/PO/info/checked-baggage/international.html visualizado em 03/05/17

    • Obrigada pela info, Isabel! Abs!

    • Cresoni N. Brito // 04/07/2017 em 5:47 pm // Responder

      Boa Tarde Izabel, tudo bem??
      Eu e mais 3 amigos estamos indo para Portugal, e nas nossas pesquisas de precos encontramos essa Cia Air China, porêm nao conhecemos, e nas nossas pesquisas encontrei diversos comentários inclusive o seu e gostaria muitíssimo de suas dicas no sentido da cia aérea, voce comprou direto pela própria Air China ?? é confiável ??
      pode nos dar informações a respeito??? pode nos add no facebook se for o caso
      Rosimeire Rondina e ou Cresoni Nascimento

      Se puder com um pouco de urgência,

      Obrigada

  9. Voei recentemente com a Air China para Madrid (Jul/17) e confesso que fiquei surpreendida com o atendimento. O avião que eu voei tanto na ida quanto na volta era um boeing 787-9, novinho, impecavelmente limpo, com bom espaço entre a poltrona e as pernas. O sistema de poltronas é 3/3/3 e o embarque para a classe econômica passa pela classe econômica premium, esta última que possui um pouco mais de espaço entre as poltronas. A classe executiva e primeira classe embarcam por outra porta. De fato, a língua é uma barreira para quem não fala inglês ou chinês, mas as comissárias costumam ser bastante solícitas. O entretenimento de bordo é de fácil manuseio (talvez pelo fato do avião ser novo) melhor do que muitos vôos internacionais que fiz com a American Airlines ou com a TAM. Quanto ao leque de opções de entretenimento já é um tópico a parte, já que os filmes são na maioria de títulos chineses ou documentários bem obsoletos da BBC. Quanto a comida, o café da manhã sempre havia uma opção de omelete, que atende bem ao padrão ocidental. No caso do almoço ou janta, sempre pedi a opção de frango que acompanha arroz do tipo japonês. O tempero, para quem não está acostumado com a comida oriental, pode ser estranho, mas para mim foi tranquilo. Usei o lavatório várias vezes, não tive problemas como estar sujo ou faltando papel. O serviço de bebeida é servida duas vezes durante as refeições, uma antes e outra logo depois. Além disso, durante o vôo, eles passam oferecendo água para quem estiver com sede. No geral, fiquei bem satisfeita com o serviço desta companhia. A única dificuldade que tive mesmo foi para comprar a passagem pelo site, que não tive sucesso, e acabei fazendo pelo telefone (pagando 500 a mais do que o preço online). Aparentemente, pelo fato do site estar hospedado na China, há restrições de acesso pelo Google Chrome. No entanto, mesmo usando outros navegadores como Safari, continuei tendo o mesmo problema. Acho que este foi o único ponto negativo de minha experiência. O check-in online também só é liberado 12h antes do vôo e precisará de muita paciência para realizá-lo, pois o site demora para carregar. Uma outra peculiaridade é que você não pode reservar o assento na hora da compra, apenas no momento do check-in (online ou no balcão). Consegui realizar o meu tanto na ida quanto na volta com a diferença que, em Madrid, não há um Totem para fazer check-in e, portanto, TODOS precisam pegar a mesma fila do check-in. Mesmo para apenas despachar as bagagens (meu caso). No aeroporto de São Paulo, já não tive esse problema. Mas, no geral, acho que pelo preço competitivo, em relação às outras companhias aéreas, vale a pena. Talvez, a dificuldade de comunicação e informação pode ser uma barreira ainda para muitos. Principalmente, para aqueles que não estão acostumados a viajar.

    • Oi, Luzia! Super obrigada por ter compartilhado sua experiência. Que bom que seu voo foi bom e confortável. Espero ter a mesma sorte que você ao viajar com a AirChina em novembro! Um abraço

  10. Olá, alguém pode me dizer se souber, o tempo exato que durou sua viagem de SP X MADRI? tenho um voo que sai de SP as 19:05 e chegaria 08:40 segundo o horário da passagem, porem chego em Madri e vou para Lisboa, estou querendo comprar passagem para 09:55, uma vez que não irei despachar mala, e nas duas vezes que desci em Madri, não demorou na imigração. Alguém saberia informar ao certo o tempo de voo??

    • Pablo, o voo SP-Madrid dura cerca de 10 horas, mas tem que contar também o fuso horário. Se você voa com a mesma companhia e ela te permite fazer a compra da conexão é porque ela considera que há tempo suficiente para fazer a conexão. Mas no próprio site da cia aérea, ela deveria informar o tempo exato de voo.

      • Olá, Não existe conexão. Vou de SP para Madri. E quero comprar um voo para Lisboa 1:20 depois descer. Totalmente independente.

        • Oi Pablo. Acho que depende dos seguintes fatores:

          1) Se o seu vôo de SP chegar nos terminais de 1 a 3 e o vôo para Lisboa sair de um desses terminais, acredito que você consiga pegar o vôo das 09:55 com tranquilidade. Claro, contando que a imigração não demore tanto. Eu viajei em Julho e não demorei mais que 10 minutos. Claro, isso se você não tiver mala despachada e seja só com bagagem de mão.

          2) No entanto, se o seu vôo para Lisboa sair do terminal 4 e você não chegou por este, vai demorar um pouquinho para fazer a transferência, que é por ônibus circular do aeroporto (shuttle bus) ou por metrô. Nos dois casos, acho que é bom calcular uns 30 minutos. Nesse caso, acho que não daria tempo.

          Em todo caso, eu recomendaria você comprar uma passagem com, pelo menos, 3h de diferença entre o pouso e a partida para não ter intercorrências. Nunca se sabe quando o vôo pode sair atrasado, se houver fila na imigração ou até mesmo fila da alfândega para o próximo embarque. Se você comprar pela mesma companhia aérea, eles ajudam no caso de perder o vôo. Mas se você comprar separado, corre o risco de eles alegarem “no show” e você ter que arcar com um preço maior para remarcação.

  11. Olá, Pessoal viajarei para Madrid com Air China em outubro e estou com a duvida de quantos quilos posso levar na mala para voo em classe econômica, podem me informar ? Grata,

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*