Siesta: verdade ou lenda?

Confesso que eu pensava que a siesta era um desses estereótipos sobre os espanhóis, assim como a ideia de que todos são toureiros e comem paella todos os dias; ou seja, um exagero que não corresponde à realidade. Mas, surpresa! siesta não é uma lenda. Quer dizer, é praticamente 100% verdadeira.

Explico: com exceção dos centros das grandes cidades,  das grandes empresas e dos mercados, praticamente tudo fecha entre 14h e 17h, o que inclui comércios e pequenos prestadores de serviço. Isso não significa que todo mundo obrigatoriamente dorme depois de almoçar, embora essa seja uma possibilidade. Vale ressaltar que a siesta não significa trabalhar menos, porque quando voltam ao trabalho no período da tarde, eles costumam ficar até às 20h, 20h30. Para os turistas, a siesta não tem muito impacto porque praticamente tudo no centro fica aberto, incluindo lojas, museus, centros comerciais, restaurantes, cafés, etc.

Já imaginou ter esse horário de trabalho?

Já imaginou ter esse horário de trabalho?

Quando cheguei, achava a siesta a coisa mais estranha do mundo. Primeiro porque em São Paulo isso seria impossível, não dá pra imaginar todo mundo saindo do trabalho e voltando pra casa pra voltar ao trabalho depois de três horas porque é simplesmente inviável, perderíamos essas três horas indo e vindo, rs! Segundo porque eu SEMPRE esqueço da hora da siesta e saio pra comprar alguma coisa e dou de cara com tudo fechado, como papelaria, livraria, lojinha do bairro, etc. Terceiro porque é surreal ter que ir pra faculdade, voltar pra casa e fazer hora pra depois voltar pra faculdade e ter mais aula.

Maaaas… depois de um tempo é inevitável se acostumar um pouco ao estilo de vida espanhol, muito mais tranquilo que o brasileiro, e confesso que não tem coisa melhor do que uma soneca depois do almoço. Aliás, não sou eu que digo isso, há estudos que comprovam!

spanish1 (1)

 

3 Trackbacks & Pingbacks

  1. 10 diferenças Brasil x Espanha difíceis de se acostumar | ¡Esto es Madrid, Madrid!
  2. 10 diferenças Brasil x Espanha difíceis de se acostumar -
  3. 50 Sinais que você já se espanholizou. - O Depoimento - EducaHelp

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.