Como ser au pair na Espanha?

Sempre tive vontade de morar em outro país e minha primeira experiência do tipo foi como au pair nos Estados Unidos. Para quem não sabe, o programa de au pair é aquele te permite ir a outro país para morar com uma família local e cuidar das crianças enquanto pratica o idioma e faz cursos. Sem dúvida, no Brasil o destino mais comum para os interessados em ser au pair é os Estados Unidos.

Com as minhas host kids na minha época de au pair na Califórnia

Com as minhas host kids na minha época de au pair na Califórnia

Entre as principais vantagens dos EUA é que há muitas famílias cadastradas e diversas agências que oferecem o programa – além de os interessados normalmente buscarem principalmente o inglês. Mas diversas agências do Brasil oferecem o programa de au pair também para países europeus, como Alemanha, Bélgica, França ou Holanda – minha irmã esteve no último e adorou a experiência.

Já aqui na Espanha, não há nenhuma grande agência do Brasil que ofereça o programa, por isso me surpreendeu quando encontrei a Grazielle, uma paulista que está morando na Espanha como au pair. Decidi conversar com ela para saber sobre como funcionou e ela conta aqui:

Como você veio como au pair?

Quando visitei Madrid em julho de 2014 voltei pra casa com a certeza de que eu tinha que voltar o mais rápido possível para a cidade dos meus sonhos, assim, comecei a procurar programas de au pair no Brasil, porém, nao há nenhuma agência que faça este tipo de intercâmbio para a Espanha, por isso, corri atrás por conta própria com a ajuda de alguns sites como o AupairWorld. Este site é gratuito.

Você faz o cadastro com seus dados, fotos e experiências. Através dele, as famílias cadastradas entram em contato através do perfil cadastrado ou entramos em contado com as famílias. No meu caso eu entrei em contato com a família e conversamos por três meses antes de eu vir a Madrid. Conversávamos todos os dias por whatsapp, algumas vezes por skype e isso me deu muita segurança na hora de embarcar.

Gra em Madrid

Gra em Madrid

Como foi a parte burocrática?

Vim duas vezes, as duas por 90 dias – que é o prazo máximo para turistas. As duas vezes que vim foram sem visto, porém, tive que fazer um seguro viagem, trazer uma quantia em dinheiro, cartão de crédito e a carta-convite feita pela família e reconhecida pela polícia. Das duas primeiras vezes que vim nunca tive problema, mas, desta última me pediram os documentos, afinal, eu voltei exatamente 90 dias depois que tinha ido para o Brasil, apresentei os bilhetes de volta, a carta convite e o seguro-viagem e carimbaram meu passaporte.

Há um visto para au pair/estudo, porém, é necessário estar fazendo um curso de no mínimo 20 hs semanais e ter o contrato de aupair, que o próprio consulado fornece. No meu caso nao foi possível, pois, para a familia os horários dos cursos são os que eu estou com as crianças.

Quais foram as condições de trabalho?

A família me oferece um pagamento semanal, alojamento e comida. No meu caso, me sinto em casa, a família com quem vivo é muito especial, me fazem sentir parte deles. Cuido de dois meninos, um de três e outro de sete anos. É a minha segunda vez com eles. Na primeira vez fiquei os 90 dias permitido como turista e agora fico por mais 90 dias, também como turista.

Cursos

A família não me proporciona nenhum curso, porque os cursos são no horário que estou com os pequenos e fica difícil conciliar. Trabalho na semana e tenho as sextas de tarde e fins de semana livres.

Outras au pairs

No pueblo onde vivo (cidade próxima a Madrid) conheco duas au pairs, elas são alemãs e estão na mesma situação que eu, apenas ficam com as crianças, sem estudar. Sei que existem  au pairs brasileiras por conta de um grupo de facebook que tenho acesso, mas não tenho contato com elas.

au_pair_espanha

Vantagens de ser au pair na Espanha

Com certeza ser au pair na Espanha vale muito a pena! Eu sou suspeita, pois sempre tive o sonho de viver em Madrid e através deste trabalho consegui realizá-lo! Super recomendo o programa de au pair, é uma oportunidade maravilhosa de viver em outro país, aprender o idioma e uma nova cultura.

Segurança

Não conheço pessoas que tiveram problema com este site, parece ser muito seguro, porém, a responsabilidade é da pessoa que se cadastra  e da família que entra em contato. Eu creio que a família me escolheu pelo bom nível de espanhol que tenho, o fato de eu ser professora no Brasil e os longos anos de experiência com crianças, creio que isso foi o diferencial.

Opinião da blogueira

Ser au pair na Espanha pode ser uma ótima oportunidade para, como explicou a Gra, praticar o idioma e morar na cidade sem ter que gastar muito dinheiro, já que você não gasta com aluguel e alimentação e ganha um salário. Por outro lado, não tem as vantagens do programa de au pair com uma agência, que oferece mais segurança e um acompanhamento – normalmente você tem uma pessoa de apoio com quem pode entrar em contato em casos de emergência  e que promove reuniões entre outras au pairs da mesma região, o que ajuda muito na hora de conhecer gente nova.

No caso da Gra, ela não teve tantos problemas burocráticos porque ficou por até 90 dias – prazo máximo para turista- e por isso não precisou tirar o visto. Caso a família queira que você fique por mais tempo, há toda a parte burocrática com o visto, mas você tem a vantagem de fazer um curso.

Se decidir vir sem agência, converse antes com a família e tente garantir que são pessoas idôneas para não entrar numa furada!

Alguém aí já veio ou já pensou em vir como au pair? Compartilhem suas experiências!

37 Comentários em Como ser au pair na Espanha?

  1. Ola, tudo bem?
    Gostaria de saber se você tem o contato da aupair que morou em madri?

    Obrigada

  2. Oi, Leticia. O email dela é: grazielle.davanso@gmail.com Um abraço!

  3. Oi Lari, vc sabe algum site seguro para procurar isso? Achei o aupair.com, será que é confiável?

  4. Posso tirar o visto de au pair pra espanha Ja estando na Europa como turista? Estou na inglaterra como turista e nao tenho cidadania

  5. Olá , você poderia me indicar algum site para ser Au Pair? achei o mesmo site da menina que comentou acima , o Au Pair.com , eu n sei se eh confiável e senti um pouco d medo dele kk obg !!

    • Oi, Andriélle. Infelizmente, nunca encontrei nenhuma agência do Brasil que oferecesse au pair pra Espanha, só sites mesmo e acho que sempre é um pouco arriscado, mas a Grazi, que escreveu o post, recomendou o Aupairworld e funcionou. Por que você não tenta nesse? Boa sorte!

  6. Ola, eu gostaria de saber quanto mais ou menos eh o salario na Espanha?

    • Oi, Joara. O salário vai variar bastante de acordo com as horas de trabalho e a região do país – normalmente nas grandes se paga mais, mas o custo de vida é mais alto. No site Hostelword, eles colocam que o valor mínimo é de 70 euros por semana.

  7. Bom dia , eu gostaria de saber se este site de au pair só serve para mulheres? Eu sou homem e tenho muito interesse nisso?

  8. O salário é muito pouco, e além disso em dá para estudar

    • Oi, Tati! Realmente, os salários são baixos, mas normalmente você tem poucos gastos porque já conta com acomodação e alimentação na casa da família.

  9. JOHNEY MARTINS REIS // 13/09/2017 em 11:36 pm // Responder

    Esse Au Pair é só para mulheres?

  10. Olá Lari, também já fui au pair nos eua e estou querendo outra aventura, tenho falado com uma família da Espanha, deixa so eu confirmar uma coisa, então você foi sem visto, apenas com a passagem de ida e volta comprada + o seguro viagem e a carta convite da família pelo período que o turista pode ficar na Europa, certo?

    Muito obrigada, seu post me ajudou muito

  11. Muito obrigada vou verificar =)

  12. Qual o site para eu fazer o au pair? Quero muito ir para Espanha fazer o au pair

  13. Olá! Estou indo pra Madrid em Abril e minha familia ja me enviou a carta convite, vou por 3 meses como turista, sabe dizer se existe algum problema na imigração se disser que vai como Au pair sendo turista?

    Obrigada desse já 🙂

    • Oi, Marcela. Se você vem como turista, você não pode trabalhar, então eu recomendaria que você não dissesse nada sobre o programa de au pair e, caso te perguntem, diga que está indo passar as férias na casa de uma família de amigos. A questão é que você tem que comprovar que cumpre todas as exigências feitas a um turista, que você pode encontrar aqui: http://blogueirosmadrid.com/2016/07/13/requisitos-entrada-espanha/ Um abraço e boa viagem! Se puder, compartilhe com a gente sua experiência depois! 🙂

    • Marcela, tudo bom? Você já passou pelo processo? Como foi?

  14. Oi adorei o seu post, só fiquei com uma dúvida que não sei se vc saberia me informar, eu tenho passaporte EU, será que dessa forma eu poderia ficar mais tempo sem ter que retornar a cada 90 dias?

  15. Olá, no fim do post vc fala q algumas agências oferecem o programa no México, vc poderia informar quais são elas? Encontrei seu site justamente pesquisando como ser au pair no méxico. Amei seu site e a fanpage tb!

    • Oi, Ariliria. Na época em que escrevi o texto havia encontrado uma agência que oferecia, mas já não lembro qual era. Procurei e realmente não encontrei, por isso tirei essa informação do texto. Se você conseguir descobrir algo e puder me avisar, te agradeceria muito. Um abraço!

  16. Oi, Larissa, perguntei a uma brasileira q foi au pair no México, ela me informou q foi pelo aupairworld, mas é difícil encontrar host families pq eles querem meninas q sejam falantes nativas de inglês, para ensinar as crianças. Eu queria ter o suporte de uma agência, acho mais seguro, mas enfim acho q só pelo apw msm. Muito obrigada por responder, abraço!

  17. Ana Isabel Vieira Carvalho // 02/10/2018 em 12:54 pm // Responder

    Oi querida, muito grata pelo post. Eu estou em Madrid estudando, com visto, e gostaria de trabalhar como au pair. Você sabe como posso encontrar uma família? Você pode me ajudar com isso?

    Obrigada, um beijo, Isabel.

  18. Elisabete Regina de Carvalho // 29/05/2019 em 9:30 pm // Responder

    Olá Larissa…minha filha acabou de ser escolhida por uma familia.na Espanha…vc pode me dizer como posso consultar se essa familia e idonea?..Ela se inscreveu no Au pair pair world….desculpe…E q fico preocupada…mesmo q a familia se apresentou, se disponibilizou em.falar.comigo (mae), deixou os contatos de ex au pair’s…mas.mesmo assim nao consigo ficar tranquila.
    Agradeço e aguardo um breve retorno?

    • Oi, Elisabete! Não sei como funciona exatamente o Au pair World, mas me parece que algumas famílias fazem um cadastro pago e, nesse caso, acredito que haja mais segurança. Acho que esse lance de contato de ex-au pairs também é algo importante. Um abraço!

  19. Gabriella Matos Batista Dupin // 23/03/2021 em 2:34 pm // Responder

    Ola tudo bem?
    tenho uma duvida quem paga a passagem é a família ou o Au pair?

    • Oi, Gabriella! Como não é através de um programa formal ou uma agência, tudo vai depender da negociação que você fizer 🙂

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notice: Undefined variable: gdprcp_content in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 275