Visita à estação “fantasma” de Chamberí

Uma das coisas mais bacanas de Madrid é ver como a cidade conserva muito das suas construções antigas e qualquer passeio pela região central se torna uma aula de história. Não é exagero, qualquer pessoa que olhar uma foto da Gran Vía na década de 50 ou a Plaza de Cibeles na década de 1910 ou 20 vai perceber que a cidade mudou pouco e a grande diferença fica por conta do transporte.

Mas há um lugar na cidade que é um verdadeiro passeio ao passado: o Andén 0 del Metro (algo como Plataforma 0 do Metrô) na antiga estação de Chamberí, por onde o metrô continua passando, mas já não para. A estação foi fechada definitivamente em 1966 e agora é um pequeno museu, com acesso gratuito e que conta a história do metrô de Madrid e, especificamente, dessa estação.

estacion_chamberi

PASSEIO

O passeio começa no que seria a entrada da estação: há as antigas catracas e se podem ver os bilhetes antigos e algumas placas afixadas. O “tour” não é guiado, exceto se fizer uma reserva para grupos, então há bastante liberdade para parar e ver com atenção o que você quiser. Depois, é hora de passar por um dos corredores da estação, no qual foi colocado um painel com as datas mais importantes da história do Metrô Madrileño, com textos e imagens. Vale a pena ler e aprender, mais deixo aqui algumas curiosidades:

Painel com informações históricas

Painel com informações históricas

– A estação de Chamberí faz parte da primeira linha de Metrô da cidade, inaugurada em 1919 e que contava com outo estações.

– Durante a Guerra Civil, as estaações funcionaram como abrigo para os civis dos ataques aéreos.

Abrigo para civis

Abrigo para civis

– As propagandas daquela época (década de 20) foram mantidas, o que dá um toque muito especial à estação e colabora com essa sensação de “imersão no tempo”. Afinal, quem é que imagina hoje em dia ver propaganda de purgante ou de cimento no metrô?

Propaganda da época

Propaganda da época

– Também há alguns vídeos que reproduzem propagandas da época e objetos e fotos que ajudam a acompanhar a evolução do metrô e das estações, como imagens dos trabalhadores, foto da inauguração da primeira escada rolante, tickets da época, etc.

estacion_chamberi2     estacion_chamberi8  estacion_chamberi10

– A estação de Chamberí passou anos abandonada e foi totalmente restaurada para receber os visitantes, além de ter sido construído um acesso que permite a visita de deficientes e idosos. No dia em que eu fiz a visita, havia muitos idosos e fiquei imaginando a emoção que eles deviam estar sentindo.

estacion_chamberi6

– O fechamento definitivo aconteceu em 1966, porque os trens que passaram a ser usados naquela época eram muito grandes e, como a estação de Chamberí está em uma curva, não foi possível adaptá-la.

estacion_chamberi11

Quem quiser, pode assistir a um vídeo sobre a história do Metrô de Madrid, desde o lançamento até os dias de hoje, em uma sala que fica à esquerda da entrada.

Serviço: 

O Andén 0 está na Plaza de Chamberí, entre as estações de Bilbao, Alonso Martínez e Iglesias – ao chegar na Plaza é possível ver a entrada em uma das suas esquinas e se parece muito a uma entrada do metrô com elevador. A entrada é gratuita. As visitas podem ser feitas às quintas, das 11 às 13, às sextas, das 9 às 14H e aos sábados e domingos das 11 às 14 horas.

4 Comentários em Visita à estação “fantasma” de Chamberí

  1. Muito legal seu post! Tentei ir nesta estação na primeira vez q fui a Madrid, mas não deu tempo… emjaneiro irei de novo p lá e tentarei ir. Só p atualizar o seu post, fui verificar os horários da estação e agora estão diferentes: Nave de Motores de Pacífico:
    ♦ Jueves de 9:00 a 13:00 horas.
    ♦ Viernes de 9:00 a 14:00 horas.
    ♦ Sábados y domingos de 11:00 a 14:00 horas.
    ♦ Los días de Navidad y Año Nuevo cerrado al público.
    Isto é, tá abrindo só de manhã de quinta e sexta e das 11 as 14 no final de semana.
    Quem quiser verificar, aqui está o site do metro: https://www.metromadrid.es/es/viaja_en_metro/anden_0/index.html
    Parabéns pelo blog!!!!! Bjus!!!!

    • Oi, Thaís! Tudo bem? Obrigada pela dica, mas fique atenta porque a Nave de Motores de Pacífico é outra coisa, que é onde se pode ver os antigos motores do metrô. Obrigada pelo carinho! Um beijo

      • Olá! Obrigada por me responder!!! É tão legal quando se tem resposta do dono do blog!!! Rs….
        E obrigada por me alertar!!! Não tinha reparado q a estação era dividida em duas… Eu já ia em horário errado…
        Olhei de novo no site e lá tem tb o horário da estação em si

        Estación de Chamberí:
        ♦ Jueves de 10:00 a 13:00 horas.
        ♦ Viernes de 11:00 a 19:00 horas.
        ♦ Sábados y domingos de 11:00 a 15:00 horas.
        ♦ Los días de Navidad y Año Nuevo cerrado al público

        Agora sim!!!! Rs… Vou atualizar meu mapa de passeios com o horário certo…

        Bjus!!!!!!!

        • Oi, Thais! Atualizei o post informando que até o dia 12/11, a estação estará fechada por conta da reforma na linha 1. Depois vou atualizar com o horário que for estabelecido. Obrigada 🙂

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.