Perdi meu NIE. O que faço?

A resposta a essa pregunta poderia ser simplesmente: senta e chora. Ok, não sejamos dramáticos, mas tem momentos em que a burocracia espanhola desanima qualquer um. Aliás, se tem uma coisa que eu detesto é quando um brasileiro fala com a boca cheia que no Brasil tudo é pior do que em qualquer outro lugar e que na Europa é tudo muito mais fácil. Talvez até seja mesmo, mas para quem nasce aqui, porque os imigrantes enfrentamos uma burocracia terrível!

Para quem não sabe, o NIE é o documento de identidade dos estrangeiros – a sigla significa Número de Identificación Del Extranjero. Pelo que sei, todo mundo que vem para a Espanha para morar no mínimo seis meses deve tirar o NIE ao chegar. Não vou falar aqui sobre todo o processo para tirar o NIE porque já faz muito tempo que fiz o meu e o processo já mudou um pouco, então estou por fora (se alguém quiser colaborar, a ajuda será bem-vinda!). Mas para quem vem como estudante, a minha dica é sempre conversar com alguém da universidade, porque eles até ajudam nesse processo, como aconteceu comigo na Casa Del Estudiante da Complutense.

Bom, mas voltando ao tema inicial: e se eu perder ou roubarem meu NIE? Passei pela segunda situação recentemente e o processo para tirar a segunda via (el duplicado) é bem chatinha. Vamos ao passo-a-passo:

1) Faça um boletim de ocorrência (conhecido aqui como denuncia) assim que possível. Fiz o meu em uma pequena “delegacia” que está dentro da estação de metrô Sol e foi relativamente rápido, além de o policial ter sido bastante generoso: me deixou usar o telefone para ligar para a empresa do celular para cancelar o serviço, além de ter ligado para o banco para bloquear o cartão. É muito importante que no boletim esteja o número do seu NIE. Caso você não lembre, você pode depois voltar à mesma delegacia e pedir para fazer uma ampliação da denúncia incluindo esse dado.

2) Fazer um duplicado do NIE é praticamente como tirar um novo! Você tem que entrar no site e pedir “cita” ou pode ir diretamente na Extranjería (no caso de Madrid capital, em Aluche) e pedir cita ali. No meu caso, me deram cita para depois de um mês. Para pedir por internet, você tem que entrar nesse site, clicar Cita Previa Extranjería e selecionar a província e a opção “Expedición de Tarjeta de Identidad del Extranjero (huellas).

3) Enquanto você não tiver o novo NIE, é recomendável andar com uma cópia da denúncia da carteira, principalmente para evitar ficar andando com o passaporte o tempo todo.

4) No dia da cita, você terá que levar os seguintes documentos: comprovante de agendamento, passaporte (original e uma cópia da página principal), comprovante de pagamento da  taxa modelo 790 Código 012*, (o valor que eu paguei foi de 18,36euros), original e cópia do B.O. e uma foto nova – não pode ser a mesma que estava no NIE perdido/roubado, mesmo que ele seja relativamente novo.

5) Entre um mês e quarenta dias depois de levar os documentos, o seu novo NIE estará pronto. Você pode retirá-lo no mesmo local apresentando o seu passaporte e o resguardo (comprovante que será entregue a você no dia que você levou os documentos). Nos casos de perda ou roubo, é necessário apresentar novamente o B.O.

6) Isso significa que entre a perda/roubo do NIE e ter o novo documento em mãos há, no mínimo, dois meses!!! Lembrando que quem está sem o NIE vigente em mão e vai viajar para o exterior, é necessário pedir uma autorização de regresso ou o controle policial pode barrar sua entrada na volta. Mas isso fica pra outro post.

  • A taxa modelo 790 Código 012 deve ser pedida ao policial no momento de fazer a denúncia ou então pode ser retirada na Polícia Nacional, como a Jaque disse nos comentários abaixo.

Boa sorte no processo!
Ps. Não, não é só no Brasil que acontecem furtos. Por aqui isso também acontece e infelizmente essas situações têm crescido com a crise.  Mas, como eu já disse em outro post, são pouco frequentes os casos de violência, uso de arma, sequestros, etc. Como sempre, vale a pena prestar atenção na recomendação: estar sempre atento à bolsa e colocar a mochila na frente, especialmente nos lugares mais movimentos. No meu caso, fui roubada saindo da estação de metrô de Ciudad Universitaria e nem percebi porque dei bobeira e estava com a mochila nas costas.

10 Comentários em Perdi meu NIE. O que faço?

  1. obrigado pela dica…perdi o meu quinta feira…q raivaaaaa!!!

  2. Oi Lari, tudo bem?

    Como você fez para pagar?
    Porque eu solicitei o Duplicado, mas não apareceu para realizar o pagamento.

    Obrigada.

    Beijos

    • Oi, Jaque. Na época eu coloquei “modelo 790 Código 012” na internet e o documento em PDF estava disponível para impressão. Agora parece que não está mais… então ou você teria que ligar na Extranjería para saber onde conseguir esse documento ou ir até lá. Sorte!

      • Lari,

        Agora você precisa ir até a Policia Nacional para retirar boleto para pagar o Duplicado.
        Quando fizer a Denuncia já pede para o policial, se você não pedir ele não te fala nada.

  3. Olá, tenho uma dúvida. Minha esposa esteve na Espanha e tinha o N.I.E era para residência e estudo, agora ela estando na Espanha de novo com um contrato de trabalho, ela consegue recuperar o documento, ou terá que solicitar um novo? Como proceder alguém sabe?

  4. Quando você é apadronado em um município para estudar é obrigatório o N.I.E ?

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.