As festas de Madrid em agosto

Post atualizado em agosto/2019

Agosto em Madrid. A cidade está vazia e está cheia. Isso porque agosto é um mês do verão em que faz muito calor e praticamente todo mundo sai de férias. São férias escolares, fábricas dão férias coletivas e nos escritórios todo mundo tem pelo menos uns dias livres – no meu, me obrigaram a tirar uns dias de folga!

Então todo mundo aproveita as férias para viajar ir para qualquer lugar que tenha um clima mais fresco ou uma praia onde seja mais fácil desfrutar do calor. Resultado: a cidade fica vazia de madrilenhos e cheia de turistas.

Mas quem caiu de paraquedas por aqui em pleno mês de agosto, tenho uma boa notícia para dar: é justamente nesse mês que acontecem algumas das festas mais bacanas e tradicionais de Madrid, que são as festas de San Cayetano, San Lorenzo y La Virgen de la Paloma.

O mais bacana é que as festas não acontecem em um dia, mas durante semanas e têm de tudo: de jogos para crianças a exibição de filmes, de shows de tudo quanto é tipo de música -incluindo aquelas típicas da região-  a comes e bebes (MUITOS!), sem esquecer das missas e procissões. Mas o mais legal é o pessoal vestindo a roupinha típica de chulapo e chulapa.

A grande festa mesmo é a da Paloma, que acontece no dia 15 ( feriado) no bairro de La Latina. Se tivesse que fazer uma comparação para que vocês tenham uma ideia do que é, eu compararia com as festas juninas, porque as ruas se enchem de bandeirinha e são montados os “bares” nas ruas que vendem comidas e bebidas. Mas a festa aqui é enorme, ocupa várias ruas do bairro e fica LOTADA. Ah, e também não tem hora pra acabar, né?

Rua de La Latina decorada

Rua de La Latina decorada

O que fazer neste ano nas festas de La Paloma?

Dia 15

  • Paella gratis a las 15:00 en la Calle Aguila
  • Procissão da Virgem da Paloma às 20:00 horas saindo da Iglesia de la Virgen de la Paloma
  • Música Castiza às 21:30 horas na Plaza de las Vistillas.

Dia 16

  • Visita guiada pela Madrid dos Áustrias às 10:00 saindo do Museu de San Isidro (também no dia 17)
  • Apresentação da orquestra Tributo 80/90

A programação completa está disponível no site da Madrid Destino.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Feriados de Madrid em 2016

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.