Chocolate + churros

Apesar de a Espanha não ser um país tão famoso pelos doces, tem um deles que é conhecido internacionalmente e capaz de deixar qualquer chocólatra louco: o chocolate com churros, ambos bem diferentes dos que estamos acostumados a beber e comer no Brasil, e muito populares no ano inteiro, embora sejam muito mais consumidos no inverno (especialmente o chocolate).

Diferentemente do churro brasileiro, o espanhol é mais fininho e comprido e não é recheado, é só a massa com um pouco de açúcar que pode ser mergulhada no chocolate. Esse, por sua vez, é beeeeem grosso, quase como um creme que dá pra comer de colher. Você também pode tomar seu chocolate com porra. Sim, porra, um churro bem mais grosso, mas também sem recheio.

Abaixo, dou a dica de três lugares mais tradicionais para provar o chocolate com churros ou porras no centro de Madrid. Normalmente, ao pedir, o chocolate vai vir acompanhado de uns 3 churros ou de 1 porra.

San Ginés

Com mais de 100 anos de tradição, já passaram por essa chocolateria muitos famosos cujas fotos decoram as paredes. Durante à noite, tenha paciência porque pode ter filas bem longas, já que é um dos passeios obrigatórios para turistas e para os ‘nativos’. Funciona 24 horas, por isso pode ser uma boa quando sair da balada às seis da manhã e quiser recarregar as energias.

O churro é feito na hora

O churro é feito na hora

Os churros devem ser pedidos no caixa antes do consumo, aí te dão a senha e você mesmo pega seu churro quando te chamam ou um dos garços serve na própria mesa (mas tenha paciência, porque pode demorar, rs!).

Encontrar a San Ginés é fácil: está numa travessa da Calle Arenal, pertinho de Sol. Você tem que subir uma ruazinha estreita entre a balada “Joy Slava” e uma banca livros, mas de longe dá pra ver o letreiro vermelho.
Endereço: Pasadizo de San Ginés 5, Madrid (metrô Sol/Opera)

DSC00870

Valor

A Chocolateria Valor não é um ponto turístico específico da cidade, pelo contrário, está espalhada em todo país em forma de franquia e também vende chocolate (para comer) nos supermercados. Mas a Valor também tem uma longa história e a loja de Callao pode ser uma boa opção quando a San Ginés estiver muito lotada (embora ela costume estar bem cheia durante o inverno). Na Valor, o atendimento é melhor: você senta na mesa, faz o pedido e te trazem. Eu gosto do chocolate de lá porque eles têm várias opções e o chocolate com laranja, por exemplo, não é tão enjoativo; além de ter chocolate branco e até uma versão chamada “asteca”, com pimenta mexicana.

É possível encontrar no site da Valor todos os seus endereços, mas uma das mais centrais em Madrid é a que está na Calle Postigo de San Martín, 7.

DSC_0209

Bar Naviego

O bar Naviego, na Calle Mayor, não tem nem a história de uma, nem o charme de outra, mas é o clássico bar madrileño, com papéis espalhados pelo chão, com gente tomando o café da manhã enquanto outros já estão tomando aquela cerveja. Digamos que aqui você vai viver uma experiência mais local!

Foto: Susana Menéndez

Foto: Susana Menéndez

E vocês, que cafeteria recomendam?

Related Post

2 Comentários em Chocolate + churros

  1. Quando fiz intercâmbio, comi duas vezes no Nevada, que se não me engano é uma rede, mas as duas vezes que fui foi na loja que fica próximo a Plaza de España. Achei ótimo, talvez não seja um clássico, mas o churros e o chocolate são muito bons!

4 Trackbacks & Pingbacks

  1. Roteiro de Madrid: um dia de caminhada! (parte 1) «¡Esto es Madrid, Madrid! ¡Esto es Madrid, Madrid!
  2. Roteiro de Madrid: um dia de caminhada (parte 2) | ¡Esto es Madrid, Madrid!
  3. Gastrofestival Madrid – ou como comer bem gastando menos! | ¡Esto es Madrid, Madrid!
  4. O Chocolate Mais Doce de Madrid está na Calle Mayor | ¡Esto es Madrid, Madrid!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.