Séries em espanhol (ou outros idiomas oficiais da Espanha)

Assim como muita gente, sou viciada em séries e ultimamente tenho visto algumas que acho que podem ser interessantes para praticar o espanhol. Mesmo que você não saiba ou não esteja aprendendo o idioma, ver uma série em espanhol ajuda a habituar o ouvido; mas é verdade que se torna ainda mais útil quando você está estudando, já que assim pode conhecer gírias, expressões, além de conhecer um pouco mais sobre a cultura local.

Neste post, eu (com a ajuda dos meus amigos Hugo e Gaby e de alguns seguidores do Instagram), vou recomendar algumas séries em espanhol e também em catalão, outro dos idiomas oficiais da Espanha – assim como o galego e o euskera/vasco (aliás, alguém tem dicas de séries nesses idiomas?)

  • Criminal España (Netflix)

Gravada em quatro países, esta série sobre investigações criminosas têm três capítulos produzidos na Espanha com atores bastante conhecidos. A produção é ótima e muitos dos diálogos são lentos, o que ajuda na hora de praticar o ouvido.

  • Vis a vis (Netflix)

Esta série fez bastante sucesso e uma das protagonistas é a atriz Alba Flores, que faz o papel da Nairobi na “Casa de Papel”. O roteiro é sobre uma jovem que, depois de ser presa por crimes fiscais, tem que se virar numa prisão feminina espanhola.

  • Casa de Papel (Netflix)

A série de maior sucesso da Neflix em espanhol é sobre um grupo de criminosos que decide roubar a Casa da Moeda da Espanha. Não espere nada muito real, mas a série é bastante entretida, especialmente a primeira emporada.

  • Salvados (Netflix)

Série de não-ficção com capítulos independentes, “Salvados” é um programa jornalístico com Jordi Évole como apresentador, um dos principais jornalistas televisivos da Espanha. Alguns episódios são entrevistas a uma única fonte, como o de Pepe Mujica ou Assange, mas outros são temáticos e entre os assuntos abordados estão a migração Marrocos-Espanha, a crise dos refugiados e os esportistas de elite.

  • Merlí (Netflix) – Dica do Hugo

A série “Merlí”, o nome do professor de filosofia mais controverso da televisão espanhola, foi emitida entre 2015 e 2018. Produzida pela televisão catalã TV3 e gravada integralmente em catalão (Netflix oferece a opção de dublagem em castelhano), Merlí conta a história de um grupo de amigos e o seu desenvolvimento durante a sua passagem pelo Ensino Médio, sendo o temário da disciplina de Filosofia o fio condutor das questões metafísicas abordadas cada capítulo. À primeira vista, parece se tratar de uma série juvenil, mas atrai públicos de todas as fachas etárias.

De momento, se está gravando o “spin off” da série, que se chamará “Merlí-Sapere Aude”, já de cariz universitário.

  • Si yo no te hubiese conocido – Si t’hagués conegut (Netflix)

Esta série catalã inspirada em uma obra de teatro homônima conta a história de um homem que perde a esposa e os filhos em um acidente. Desolado, ele pensa em tirar a própria vida, mas acaba conhecendo uma mulher misteriosa que lhe comenta que criou um experimento que permite viajar a universos paralelos e ele se oferece como cobaia. A partir daí, ele vai viajando a outros universos onde sua vida seria totalmente diferente. A série é em catalão, mas também oferece a opção de dublagem em espanhol.

  • Fariña (Netflix)

Série inspirada no livro homônimo sobre o tráfico de drogas na Espanha, especificamente na Galícia. Fariña é uma das formas como a cocaína é conhecida. O livro foi um grande best seller e sua venda foi proibida em 2018 – proibição que foi revogada pouco depois e, é claro, só provocou uma maior procura pela obra. É uma série interessante para saber mais sobre um tema que é um verdadeiro problema social no país. Você vai poder conhecer o sotaque galego e muita gíria relacionada a esse universo.

  • La Casa de las Flores (Netflix)

Vários seguidores comentaram no Instagram sobre esta série mexicana sobre uma família de classe alta. Ainda não vi nenhum episódio, mas está na lista.

  • Las Chicas del Cable (Netflix)

Conhecida no Brasil como “As Telefonistas”, essa série tem um estilo bem parecido aos das novelas brasileiras. Narra a história de algumas mulheres que trabalhavam como telefonistas na Telefônica na década de 1920, retratando os desafios daquela época.

  • Paquita Salas (Netflix)

Outra série recomendada pelos seguidores, que disseram que ela é bem divertida. A série é sobre uma representante de atores que teve bastante sucesso nos anos 1990, mas perde sua principal atriz e parte em busca de novos talentos.

  • El Caso Alcàsser (Netflix)

Documentário sobre a morte de três jovens em 1992 que nunca foi esclarecido, El Caso Alcàsser é produzido de uma maneira que te deixa curioso. Talvez para quem é de fora, como eu, é mais chamativo, já que tudo é novo, enquanto para os espanhóis esse caso foi explorado a exaustão na época. A série aborda a atuação inadequada da imprensa, as falhas na investigação e muito mais – que não quero revelar para não tirar as surpresas.

  • Matadero (Atres Player)

Com uma única temporada, esta série passou no canal Antena 3 e foi bem divertida. O roteiro é bastante surrealista: um veterinário que trabalha no matadouro do cunhado acaba se vendo no meio de um esquema de tráfico de drogas. A filha dele, que é policial, cuida das investigações e é claro que isso acaba dando muita confusão. Não espere uma obra-prima, mas eu achei ótima para rir!

  • Desenfrenadas (Netflix)

Minha amiga Gaby comentou que a namorada adora esta série, voltada ao público mais jovem. Mexicana, a série fala sobre amigas que decidem fazer uma viagem de carro e, é claro, muitas descobertas e aventuras acontecem.

Todas as séries que mencionei da Netflix estão no catálogo espanhol, por isso deem uma pesquisada aí 🙂

Você conhece mais alguma que curte? Deixe a dica nos comentários.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.