10 motivos para participar do EEBB

O EEBB (Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros) é um evento que acontece todos os anos desde 2014 com o objetivo de fomentar a troca de informação, experiência e profissionalização entre blogueiros brasileiros que moram na Europa. A cada ano ele acontece em uma cidade diferente e é organizado por um blogueiro (ou grupo de blogueiros) diferente. Mas se você ainda não entendeu muito bem por que ele é tão legal, nesse post dou 10 motivos para participar do EEBB e aproveito para contar como foi a 5ª edição do encontro, que aconteceu aqui em Madrid entre os dias 16-18 de novembro e do qual fui uma das organizadoras junto com minhas amigas do BLPM.

Arte: Fernando Giménez

  • O coquetel de boas-vindas

Todo mundo vai ao EEBB para as palestras, mas ninguém nega que o coquetel de boas-vindas já se tornou uma tradição. Na sexta-feira, nos reunimos para colocar a conversa em dia, nos conhecermos e falar das expectativas para o encontro. Nesse ano, o aquecimento pré-EEBB aconteceu no Mercado de San Ildefonso, sobre o qual já falei nesse post.

Coquetel de boas-vindas no Mercado de San Ildefonso. Foto: allyouneedisphoto.com

  • As palestras

O ponto principal do evento são as palestras, nas quais sempre temos a oportunidade de aprender sobre temas que nos interessam. Claro que tudo vai depender um pouco dos teus objetivos como blogueiro, mas de cada palestra sempre consigo tirar uma dica bacana. No EEBBMadrid, tivemos palestras sobre “Como trabalhar com marcas e fazer dinheiro com as redes sociais”, “Como profissionalizar seu canal de YouTube”, “Maneiras efetivas de usar o FacebookAds” e “Estratégia de conteúdo”.

Foto: https://www.allyouneedisphoto.com/

  • Provar a gastronomia local (com quem já entende!)

No EEBB, o anfitrião sempre busca apresentar o melhor da gastronomia da sua cidade e em Madrid não foi diferente. No Mercado de San Ildefonso, o pessoal provou a tortilla española com algumas cañas ou vinhos espanhóis.

No sábado tivemos um almoço espanhol feito pela Delicias y Sueños com bocadillo de jamón, gazpacho e um toque brasileiro na sobremesa com mousse de maracujá e guaraná. Além disso, o pessoal da marca Oro de Cánava fez uma degustação de dois tipos de azeites que eles produzem em Jaén, a principal zona de produção da Espanha.

Foto: https://www.allyouneedisphoto.com/

E para fechar, no domingo, fomos a um dos bares da marca de cerveja artesanal La Virgen. O final perfeito para o encontro!

Fechamento na cervejaria La Virgen. Foto: Laura Setti

  • Conhecer (e viver) a cultura local

Muita gente associa a vida cultural espanhola ao flamenco e é claro que nós quisemos apresentar essa vertente aos nossos visitantes. O Tablao Casa Patas não só ofereceu uma apresentação exclusiva para o EEBB como também proporcionou duas oficinas: uma de cajón (instrumento típico do flamenco) e outra de dança flamenca. Foi uma experiência intensa e super especial. Terminei o evento olhando essa arte com outros olhos!

Foto: https://www.allyouneedisphoto.com/

Foto: https://www.allyouneedisphoto.com/

Quem teve sorte de ficar até segunda-feira pôde ir também ao Hammam, o banho árabe mais tradicional de Madrid. Dessa vez não pude ir, mas já tinha tido a sorte de conhecer anteriormente. Nesse post conto a minha experiência no Hammam.

  • Fazer tours em português

Em Barcelona, Porto, Berlim e Paris, os participantes fizeram tours com guias locais e em Madrid não foi diferente! Três integrantes do BLPM (Juliana, Juliane e Sandra) levaram o pessoal para conhecer dois museus ótimos de Madrid – Museu do Romantismo e Museu da História de Madrid – e também para conhecer diferentes parte da cidade, como o lado mais histórico, o Rastro e o Parque do Retiro. Você pode saber mais sobre esses tours aqui.

Tour no Parque do Retiro. Foto: https://www.allyouneedisphoto.com/

Além disso, os blogueiros que chegaram na quinta-feira também fizeram o tour dos fantasmas em Madrid com a Civitatis, empresa de turismo que patrocinou o evento e que é parceira aqui do blog. Caso você se interesse, pode reservar esse tour aqui

  • Networking

Além das palestras, o EEBB é uma oportunidade incrível para aprender com os colegas. A troca de informações durante o encontro é enorme e a gente sempre sai cheio de ideias, planos e energia!

Foto: https://www.allyouneedisphoto.com/

  • Conteúdo

O que uma viagem a outra cidade (ou país) representa para um blogueiro? Uma quantidade enorme de material para produzir posts para o blog e material para as redes sociais. Aqui em Madrid o pessoal viu, fez e provou várias coisas que você verá nos blogs de cada um deles!

Para mim, essa parte é super legal porque cada um escreve sobre a experiência do seu ponto de vista, o que gera posts bem diferentes e interessantes.

Quando o conteúdo pro blog é uma delícia…. foto: https://www.allyouneedisphoto.com/

  • Troca de presentes

Já virou tradição e em todos os EEBBs o pessoal traz um presentinho da sua cidade para fazermos um sorteio. Quem não gosta de ganhar um chocolate suíço, um porta-copo e chaveiro de Barcelona (valeu, Môni!), uns docinhos holandeses ou o típico chocolate madrileño para comer com churros? Por isso esse momento já é bem esperado!

  • Parcerias

Só depois de participar da organização do EEBB é que tive a dimensão do trabalhão que esse evento dá. Para que os visitantes tenham uma boa experiência da cidade e do evento em si, nós nos esforçamos muito para conseguir parceiros que toparam participar do encontro como patrocinadores ou oferecendo seus serviços. Por isso, não poderíamos deixar de agradecer:

  • À Hotmart, pela palestra incrível e por patrocinar nosso coquetel de boas-vindas
  • À Civitatis, pelo tour dos fantasmas, por apresentar seu programa de afiliados para os blogueiros e por patrocinar nosso almoço
  • À Madrid Destino, que foi a responsável por nos oferecer o espaço para a realização do encontro, que não poderia ter sido mais lindo: o Palácio Cibeles!
  • Aos hostels Hostal PersalFar Home e 2060 Hostel & Market por hospedar alguns blogueiros participantes do encontro e à Guest to Guest.
  • À Casa Patas, pelo lindo espetáculo de flamenco e pelas oficinas de cajón e dança flamenca.
  • Ao  Hammam Al Ándalus por receber os bloggers para passar uma manhã relaxando!
  • À Wifi Away por manter os participantes conectados durante todo o encontro!
  • À Madrid City tour, que permitiu a todos conhecer a cidade passeando no ônibus turístico
  • À Ale Hop pela linda garrafinha!
  • À Aceite Oro de Cánava, pela degustação de azeite e pelo presente!
  • À Chocolatería San Ginés, que deliciou a galera com seu chocolate com churros!
  • Ao  Mercado de San Ildefonso, pelo espaço para o coquetel de boas-vindas!
  • À Cerveza La Virgen por nos emprestar seu bar da rua Ponzano e por nos oferecer suas cervejas e tapas!
  • Aos pacientes Fotógrafos – All you need is photo, que foram simplesmente incríveis e que estão disponíveis para sessões de fotos aqui em Madrid!
  • À Kellen Pohlmann, por nos apoiar nas redes sociais
  • Ao BLPM visitas pelos tours super elogiados!
  • Ao Fernando Gimenez – Design, que foi o responsável pelo banner do eventos e também pelos crachás de identificação que fizeram o maior sucesso!

Foto: https://www.allyouneedisphoto.com/

O 10º ponto desse post não poderia ser outro: a amizade. Morar fora é uma montanha-russa de emoções e ter uma rede de amigos em que você possa confiar, com quem possa rir e chorar, com quem possa compartilhar, aprender e dividir momentos é fundamental. O EEBB Madrid deixou ainda mais claro para mim quem são essas pessoas especiais e organizar o evento permitiu fazer novos amigos e fortalecer muito a amizade com as meninas do BLPM.

Foto: https://www.allyouneedisphoto.com/

Sabe o que é o melhor? Ver que o pessoal de outras cidades já começa a se animar para se reunir e sediar o evento em seus países. Você pode ver aqui a lista dos participantes da edição 2018:
claudiaswelt,viajotecaviajapediaanakruegerlondrespravocecontandodestinosviagemjovem7cantosdomundocontandodestinosmochiloueuandopelomundoholandesandoviagensdemaepassaportecompimentaligadoemviagemviajarpelaeuropa, soldebarcelonadecafeporbarcelonadestinoprovencedestinomuniquedegusteseudestinooportoencantaquartodeviagemestrangeiravivabarcelonamichelletaodistanteemromabrunapraviagembrazukathenerdylands,grazieatepragaboemiamelissanaholandaanadeamsterdamviagem0800viajecomvivibonsventosmelevamzanzemosBLPMAqui se fala portuguêsEntretapasycanasRumo MadridMel a mil pelo mundo,  ManaiaaraujoThe get awayThat good trip.

Se depois de tudo isso, você ficou com vontade de participar do encontro, recomendo que siga o blog oficial para ficar dentro das regras e prazos de inscrição!

Até o próximo!

Foto: Viaje com Vivi

Related Post

2 Comentários em 10 motivos para participar do EEBB

  1. Olá, me esclareça uma dúvida por favor. É possível também, brasileiros residentes no Brasil, também participarem deste encontro?

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.