Requisitos para obter a cidadania espanhola

Estou muito feliz de compartilhar com vocês uma novidade: fiz uma parceria com o escritório Nabas International Lawyers e agora vocês vão ver por aqui muitas dicas relativas à parte legal da imigração. O primeiro post é sobre as mudanças na lei que levaram aos famosos novos requisitos para tirar a cidadania espanhola (para saber se você tem direito, confira esse post).

Espero que a informação seja útil para quem vai começar o processo da nacionalidade agora. Vamos ao texto da especialista no tema:

“Desde outubro de 2015, entrou em vigor a Reforma do Registro Civil que modifica os trâmites para obter a nacionalidade espanhola. Até então realizar esse trâmite exigia enviar uma documentação que bastava para comprovar os requisitos que se exigem em função do país de origem do solicitante e a ausência de antecedentes penais.

Foto: Jorge Franganillo (Creative Commons)

Foto: Jorge Franganillo (Creative Commons)

Com a nova lei vigente, que foi aprovada no mês de julho de 2015, isso mudou e os novos requisitos para obter a cidadania espanhola exigem que o cidadão tenha residido de forma legal e contínua na Espanha durante pelo menos 10 anos para ter acesso ao procedimento, exceto nas seguintes exceções: cinco anos se o interessado é um refugiado, dois anos se procede de países ibero-americanos (como o Brasil), Andorra ou antigas colônias espanholas, e um ano se nasceu na Espanha ou esteve sob tutela no país ou se for filho ou neto de espanhóis. Os estrangeiros casados com um espanhol também poderão solicitar a Nacionalidade Espanhola por matrimônio depois de residir durante um ano na Espanha.

Além do anteriormente mencionado, os pedidos feitos a partir de 15 de outubro de 2015 pelas pessoas que solicitem a nacionalidade espanhola por tempo de residência serão tramitados de maneira eletrônica e o cidadão deverá fazer duas provas que serão um requisito obrigatório para a obtenção da nacionalidade. A primeira prova será de idioma e comprovará o conhecimento básico da língua espanhola e o segundo será de política, cultura e sociedade. Esse segundo, chamado Prova de conhecimentos constitucionais e socioculturais da Espanha (CCSE), será uma prova tipo teste com 25 perguntas, das quais o candidato terá que acertar 15 para ser aprovado (falei sobre ela aqui).

Por isso, se você:

  • É cidadão de algum país ibero-americano e acaba de se radicar na Espanha ou está há certo tempo vivendo e trabalhando aqui e/ou;
  •  Se obteve sua residência permanente e deseja solicitar a cidadania espanhola e/ou;
  • Se falta pouco tempo para que seu visto expire e você não tem certeza se pode solicitar sua residência permanente e/ou;
  • Se tem qualquer dúvida relacionada com seu status de imigração;

Assessore-se legalmente e garanta os seus direitos. Nabas International Lawyers conta com advogados especializados em temas que imigração que podem auxiliá-lo com profissionalismo e agilidade para proteger você e seus direitos.

Artigo elaborado pela Assistente Legal Olga Zambrana, funcionária da Nabas International Lawyers, sob a supervisão de Vitoria Nabas, Advogada Portugal, Brasil, Reino Unido, European Lawyer e Sócia de Nabas International Lawyers.

advogada nacionalidade espanhol

Olga Zambrana – Divulgação

Esse artigo foi escrito apenas para fins informativos e discussão. Não deve ser considerado uma opinião legal para ser aplicada em qualquer negócio especificamente”.

Você encontra mais informações sobre o tema no site do Ministério de Justiça.

663 Comentários em Requisitos para obter a cidadania espanhola

  1. Filhos de pai ou mãe nascidos na Espanha são espanhóis, a qualquer tempo, não precisam residir 1 ano no país.

    • Oi, Elaine. Exatamente, filhos de espanhóis não precisam residir um ano no país. O artigo estava focado em quem pode obter a residência se for casado com espanhol ou por tempo de residência.

      • miranda bittencourt // 05/03/2017 em 2:39 pm // Responder

        mas fomos requerer a de meu filho pedirao que o pai tem estar na embaixada e ele nao sabemos mais onde esta existe recurso legal ?

        • Miranda, não entendi mto bem sua pergunta. Se quiser, escreva novamente com mais detalhes.

          • Obrigado pela ajuda Larissa, vou passar no consulado só por desencargo, se tiver uma resposta diferente eu aviso você para colaborar com a excelente matéria. Abs

    • Boa noite, estou com um problemão,sou casada com um espanhol desde 2012 e estamos nos Brasil há 3 anos e minha tarjeta vai caducar agora em maio!O que eu deveria fazer? Terei problemas ao entrar na espanha? Queremos ir no final do ano…E para dar a entrada na nacionalidade? Comoplata devo proceder? Muito obrigada desde já

      • Oi, Roberta! Acredito que você possa entrar com o livro de família e, chegando aqui, atualizar sua tarjeta de residencia. De qualquer forma, é sempre melhor consultar o consulado para evitar problemas. Abs

        • boa tarde larissa, sou bisneto de espanhol tenho os documentos des de minha tataravo .
          tenho 40 anos de idade sera q eu consigo tirar minha cidadania ?
          despertou a vontade de tirar minha dupla cidadania ,apos ter ido pra EUA e tambem sou bisneto de alemao gostaria muito de saber quais sao as chances de consequir .minha tataravo se chama josefa velasco e minha biza Adoracion chanses q sao natural de union espanha cidade de murcia meu avo nasceu no Brasil ate minha geracao .obrigada

    • Elaine…estou tendo problemas por nao saber onde perguntar.
      sou espanhola estou vivendo na Espanha vai fazer 6 anos,tenho 65 anos,vivo só e estou as voltas com problemas de saúde.
      tenho um filho no Brasil que está disposto a vir prá tomar conta de mim,pois está só também.
      a dupla cidadania reivindicada no Rio de Janeiro leva de 1 a 3 anos prá sair,mas preciso dele aqui pelo menos no final de ano.Voce pode me ajudar..eu nao sei mexer muito bem com computadores.preciso de ajuda.
      muito grata pela atençao

      Antonia duran Perez

  2. tenho quatro anos de experiencia de porteiro tenho 49 anos moro no Brazil É possivel eu ter alguma chance de eu trabalhar nesta área de portaria em Madri ?

    • Olá! Se você não tem um visto de trabalho, é praticamente impossível. Aqui ainda há bastante desemprego e vagas como essa são bastante disputadas – e sempre ficam com quem é espanhol ou mora aqui legalmente.

  3. Manoel Carvalho // 13/06/2016 em 4:16 pm // Responder

    Boa tarde, Olga.

    Sou neto de espanhol, mas tenho mais de 18 anos.
    Tem alguma forma de conseguir um visto de residência permanente só por ser neto?

    Desde já, agradeço!

    • Manoel, há como pedir um visto de residência temporário que te permite passar um ano legalmente aqui e, depois desse prazo, dar entrada na nacionalidade. Entre em contato com o consulado espanhol mais próximo para saber como tirar esse visto.

      • Meu caso é o mesmo dele, porém já perguntei no consulado e eles não me informaram. Você sabe o nome ou categoria deste visto? Obrigada.

        • Oi, Erika. Não sei qual o nome do visto. Se o consulado não soube te responder, o jeito seria pedir ajudar para um advogado especialista. Abs!

          • Ola. Também sou neta de espanhol e como o consulado nao me informava nada e nem facilitava as informacoes. Resolvi checar pessoalmente. Se sua mae tivrr certidao espanhola + seus documentos e certidao de antecedentes criminais vc pode dar entrada no visto de residencia e trabalho por 3 meses e se você nao arrumar emprego nesse periodo , parece q perde o direito de renovação.

          • Oi, Bruna! Obrigada pelo feedback!

          • Erika Pirassol // 28/03/2021 em 11:59 pm //

            Boa noite! Tenho minha filha que vai completar 12 anos. Ela e espanhola tem toda a documentação, como voltei para o Brasil perdi meus documentos. A pergunta é! Eu voltando para a Espanha com minha filha menor eu tenho direito a documentação para viver legal,trabalhar dirigir na Espanha? Se sim quais documentos necessito para solicitar e como procede?

          • Oi, Erika! Você pode pedir o arraigo familiar e aqui estão as informações sobre a documentação exigida: https://extranjeros.inclusion.gob.es/es/informacioninteres/informacionprocedimientos/ciudadanosnocomunitarios/hoja037/index.html Boa sorte!

  4. Boa tarde, tenho visto de estudante na Irlanda, penso em mudar para Espanha, como conseguiria esses 2 anos de residência? com visto de estudante na Espanha é suficiente? obrigada;

    • Oi, Amanda! Não, o visto de estudante não conta. Teria que ser um visto de trabalho ou de familiar de comunitário. Abs

  5. Bom dia…

    Moro no Brasil, sou casada com um espanhol, temos 2 filhas legítimas e outra do meu primeiro casamento (5 anos de idade). Pelo que entendi, teríamos que morar legalmente 1 ano na espanha para eu dar entrada na cidadania, porém, como ficaria a situação da primeira filha?

    Grata
    Luciana

    • Oi, Luciana! Como vcs são casados legalmente, eu acho que sua filha teria o mesmo visto que você, o de familiar de comunitário, mas como é um tema muito específico, o ideal seria consultar um especialista. Abs!

    • Oi Luciana, se for como em Portugal; você poderá pedir a cidadania espanhola da sua filha através da sua, enquanto menor idade. Vá se informar no consulado mais próximo para começar o processo da sua cidadania. Boa sorte!!!

  6. Olá Larissa,

    Sou neto de espanhóis e já tenho o passaporte/nacionalidade espanhola. Não entendi direito quais as regras e procedimentos para que minha esposa também tenha acesso a essa cidadania. Casamos aqui e temos que morar lá um ano?

    • Oi, Leandro. Se você já é casado no Brasil, vocês teriam que residir um ano na Espanha para que ela pudesse ter direito à cidadania. Mas ela também teria que fazer as provas mencionadas pela advogada. Abs

    • Sair do Brasil com o libro de familia, certificado de casados e ja..
      Chegando aqui na España pedir o Nie p sua esposa .
      E depois de um ano aqui ela pode dar entrada na nascionalidad. .Com o Nie ela tem 5 anos de residencia legal aqui!
      Mas apartir de um ano ela pode pedir a nascionalidad.

  7. Michelle Rivas Fernandez // 30/06/2016 em 5:50 pm // Responder

    Olá, Larissa!
    Sou filha de espanhol. Tenho 31 anos. Ele é falecido há mais de 14 anos. Gostaria de tirar minha cidadania. Ele se tornou cidadão brasileiro assim que chegou aqui. Hje so tenho a certidão de obito e rg brasileiro dele. Terei que possuir mais documentos dele para tirar minha cidadania?

    Eu namoro e quero ir para espanho com ele. Queremos nos casar para que ele se torne cidadão espanhol. O que é melhor para facilitar o trâmite, nos casarmos no brasil ou na espanha?

    Obrigada.

    • Oi, Michelle! Você teria que entrar em contato com o consulado para poder ver que documentos são necessários para pedir a nacionalidade. Em relação ao seu namorado, é melhor casar na Espanha, assim ele já sai daqui com um visto de familiar de comunitário (quando vc já tiver a nacionalidade) e, depois de um ano morando aqui, já poderia pedir a dele. Abs!

  8. Richard Vannucci // 01/07/2016 em 2:58 pm // Responder

    Olá Larissa, tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida, por favor…
    Minha esposa tem cidadania espanhola e passaporte desde pequena, pois o pai dela fez pra ela, só que quando ela foi refazer o passaporte pois já tinha vencido, no consulado, disseram a ela q ela tinha perdido a cidadania por não ter ido lá falar q queria ter a cidadania assim q completou 18 anos, ainda mais, q pra ela reaver, só indo pra Espanha..é isso mesmo!? Estamos pensando em viajar pra Europa, aproveitando pra fazer isso, é possível? O que devemos levar de documentos? Ela terá q passar por todo o processo, desde o início?!

    Agradecemos pela sua ajuda.

  9. WELVIS RIBEIRO BELTRAO // 07/07/2016 em 3:52 pm // Responder

    MEU FILHO É ESPANHOL DE ORIGEM EU CONSIGO TEM COMO EU CONSEGUIR VISTO POR ISSO?

  10. oi larissa, tudo bem? Uma duvida… meu pai morou muito tempo na espanha com meus irmaos. todos tem dupla nacionalidade, menos eu pq nao morei la. Alem da residencia por 7 anos, a avo do meu pai era espanhola. Fui checar na embaixada e o website diz que “los nacidos de padre o madre espanol” teria direito por serem ” espanoles de origen”, isso significa que por eles terem nacionalidade espanhol, eles sao espanhois, portanto por direito eu poderia tambem? Considerando que tenho mais de 21… isso seria possivel se fizesse a prova de lingua e conhecimentos gerais?

    • Oi, Lu! Se seu pai tirou a nacionalidade, você também pode tirar. Entre em contato com o consulado para saber como funciona o processo no seu caso. Abs

  11. Larissa, boa tarde. Eu tenho 54 anos, sou casada e tenho filhos. Minha mãe e meus avós eram espanhóis. Chegaram ao Brasil em agosto de 1922. Estou tentando cidadania espanhola, mas estou esbarrando num pequeno problema, que explico a seguir: eu fui adotada pelos meus país quando tinha 4 anos. Na época, a documentação foi feita através de escritura pública (a lei era assim naquela época) . Tudo isso consta na Certidão de inteiro teor , que entreguei no consulado da Espanha em SP, junto com todos os outros documentos. No entanto, eles querem a minha primeira certidão de nascimento, ou seja, aquela onde meu nome era outro, antes da adoção. Fui ao cartório e eles disseram que não podem emitir uma certidão de como era antes, que tudo isso está devidamente documentado na certidão de inteiro teor. E está mesmo ! Como proceder agora? Você poderia me dar uma luz? Muito obrigada, um grande abraço

    • Oi, Silmara. Sendo um caso tão específico, só um advogado poderia te orientar. Espero que você tenha sorte! Um abraço!

  12. Alexandre Rodrigo Moreira // 15/07/2016 em 12:52 pm // Responder

    Buenos dias Olga,

    Soy brasilero, nieto de espanõl, mi madre tiene nacionalidad española, mi esposa e mis tres hijos tienen la nacionalidad española tambien. Qual es la mejor opcion para que yo tenga la nacionalidad española.

    Gracias

    obrigado

  13. Olá Larissa, tenho uma duvida com relação a nova documentação. Irei tirar a nacionalidade do meu filho e eles pedem certidão de nacimiento literal(intero teor), porém quando eles solicitam a certidão de casamento, eles apenas citam “certificado literal de matrimonio”, seria a de inteiro teor tb?
    Obrigada

    • Oi, Nathali! Não sei quais são os documentos exigidos para a nacionalidade nesse caso. O melhor seria entrar em contato com um especialista, como o pessoal da Nabas. Boa sorte!

    • Nathali, Quanto à forma, (Certificado) Certidão de Nacimento ou de Matrimônio – Literal ou em Inteiro Teor é a mesma coisa. “É a transcrição integral, ‘ipsis litteris’, isto é, com todos os elementos constantes do livro de registro, reproduzindo-se fielmente todas as informações.” Diferente da Certidão em extrato ou simples, que contém dados principais.

  14. Encontrei meu pai a pouco tempo e agora ele irá me registrar ele é espanhol. Minha pergunta e poderei dar entrado na minha cidadania? Msm sendo registrada maior de idade

    • Nubia, eu acredito que sim, mas talvez você tenha que morar aqui um ano para conseguir a cidadania. Sendo um caso tão específico, o ideal é consultar um advogado especialista!

  15. Adeanes Nogueira // 09/08/2016 em 2:37 pm // Responder

    Olá meu marido é neto de espanhol o pai dele não tem nacionalidade espanhola, porém meu marido quer ter li num artigo que ele tem que morar pelo menos 1 ano na Espanha pra conseguir ele consegue algum visto de residência por ser neto mesmo o pai dele não tendo nacionalidade.

    • Oi, Adeanes. Por ser um caso tão específico, o ideal é mesmo tentar entrar em contato com um advogado especialista ou o conssulado para se informar direitinho!

  16. Olá, meu caso é o seguinte: minha mãe conseguiu a cidadania espanhola recentemente, mas eu ja tenho 31 anos, qual é a minha melhor possibilidade de cidadania? Obrigado

    • João, pelo que uma amiga explicou – o marido dela passou por situação similar -, se sua mãe tirou a nacionalidade mas não nasceu na Espanha, para que você tenha direito a ela, você teria que residir legalmente na Espanha durante um ano. O marido dela entrou na Espanha como turista e deu entrada na papelada, como arraigo familiar, estando aqui. Abs!

  17. parabens pelo blog, estou indo mora na espanha com o visto de residente não lucrativo…meus filhos estudam na russia, para eles irem me visitar eles precisam tirar o visto para a espanha, ou o visto de estudante que vale por 6 anos serve para eles…desde ja obrigado.

  18. Olá! Minha avó é bisneta de espanhol e tenho ainda o sobrenome espanhol ,desejo saber se posso obter alguma facilidade na hora de me naturalizar como espanhola ao residir lá, eu também precisaria residir dois anos ou poderia residir 1 ano apenas? E é possível estudar e trabalhar lá ?

    • Oi, Nayara. No seu caso, não é possível pedir a cidadania porque ela é válida apenas para filhos e netos de espanhóis. Caso o seu parentesco com o espanhol seja mais distante que isso, você não teria direito. Um abraço!

  19. O avô do meu esposo e filho de espanhois , e o avô dele tem a cidadania seria possível meu esposo reconhecer a dele aparti do avô dele!
    Meu esposo já é maior de idade!

  20. Oi Larissa,

    Eu e minha mãe estamos interessadas em pedir um visto de residência não lucrativa, então não iremos trabalhar na Espanha e nos sustentaremos com recursos próprios. Meu objetivo é futuramente é adquirir dupla nacionalidade. Gostaria de saber se na modalidade de residência temporária eu posso pedir a nacionalidade espanhola depois de residir na Espanha por dois anos e se durante esses dois anos eu posso visitar o Brasil ou se para contar esse tempo não posso “tirar o pé” da Espanha?

    • Sim, você pode pedir a nacionalidade depois de dois anos, mas lembre-se que ela pode demorar para sair. Nesse período você pode ir ao Brasil, mas não pode passar uma longa temporada fora. O ideal seria consultar se há um tempo máximo. Abs!

  21. Ola Larissa

    Sou Bisneto e espanhóis, os dois Nascidos na Espanha, meu Bisavô era da Região da Galicia ( Onde hoje 24/08/16 Passou a La Vuelta da Espana) e Minha Bisavó era de Madri.
    Eu gostaria de saber se eu teria direito a tirar dupla Cidadania ? e Se sim o que precisaria ?

    Grato

    • Oi, Daniel! Infelizmente não. O meu caso também é parecido (bisavós de Múrcia), mas a nacionalidade é apenas para filhos e netos (e para netos já há um monte de regrinhas que complicam as coisas). Abs!

  22. carmen silva gomes caldas // 26/08/2016 em 11:00 pm // Responder

    Sou neta de espanhol,e tenho as certidões de nascimento,casamento e óbito.Minha avó e´brasileira e meu pai nunca se interessou em pedir a cidadania.Tenho 72 anos e gostaria de morar na espanha.Sou aposentada e tenho com que me sustentar e adquirir residência.Como proceder?

  23. Boa Tarde
    Larissa
    Meu nome é Luciano
    Tenho 31 anos, meu pai é espanhol (86 anos) e minha mãe é Brasileira.
    Eles não são casado no papel mas vivem junto até hoje.
    Consigo solicitar nacionalidade espanhola?

    • Luciano, se o seu pai te registrou, você pode solicitar a nacionalidade. Em relação aos trâmites, o ideal é consultar o consulado. Abs

  24. Bom dia,
    Dos documentos necessários para obter a cidadania lá estão “Certidão de Casamento”. Minha mãe já faleceu. Posso substituir a certidão de casamento pela certidão de óbito? Ou devo levar os dois documentos?
    Obrigada.

    • Oi, Daniela! Provavelmente você precisará de ambos. O melhor seria consultar o consulado ou um especialista. Um abraço!

  25. Otávio César Capilla Reis // 02/09/2016 em 10:31 pm // Responder

    Larissa,minha mãe e meus tios conseguiram a cidadania espanhola,porém eu com 19 anos atualmente posso conseguir também?Sendo que os avós deles por parte de pai(minha mãe e meus tios) eram espanhóis.
    Tenho chances ou agora só consigo morando na espanha?

    • Oi, Otávio. O ideal é consultar o consulado, já que ele poderá te indicar como fazer os trâmites. Você tem, sim, direito à cidadania, mas acredito que tenha que residir legalmente um ano aqui para poder solicitá-la. Sorte!

  26. Alexandre Magno // 03/09/2016 em 12:06 am // Responder

    Boa noite! Me chamo Alexandre sou brasileiro moro no Rio de Janeiro e tenho uma filha espanhola com uma brasileira. Posso pedir a nacionalidade espanhola? Não vivo com a mãe de minha filha. Como seria o processo? O Consulado daqui poderia tratar este assunto?

    • Oi, Alexandre. Como se trata de um caso bem específico, o ideal é você entrar em contato com o Consulado, que poderá te orientar – inclusive, é lá que você teria que fazer os trâmites. Abs

  27. Gostei muito do blog. Bastante informativo.
    Uma pergunta: então, quer dizer que se o Brasileiro vive legalmente na Espanha por dois anos, é possível solicitar a nacionalidade espanhola?

    • Castro, sim, é verdade. A questão é que é um pouco complicado conseguir essa residência legal, já que como estudante não conta. Mas se você tiver um visto de trabalho ou algo do tipo, você realmente pode pedir a nacionalidade depois de dois anos. Abs

  28. Boa noite!
    Sou casada há 18 anos com um español. Tivemos um filho nascido aqui e foi registrado no consulado, com dupla nacionalidade, o nosso casamento também foi registrado. Meu avô, era espanhol, minha mãe tem dupla nacionalidade, posso ter endereço certo na Espanha, pois meus sogros vivem lá. Tenho diploma de espanhol por uma universidade espanhola.Qual o melhor caminho para que eu obtenha visto que não seja de turista e a cidadania espanhola?

    Muito obrigada

    • Oi, Sandra. Você pode pedir um visto de familiar de comunitário por ser casada com um espanhol e, depois de um ano de residência na Espanha, você pode dar entrada no processo de nacionalidade. Abs!

  29. Oi, não achei nada que se enquadrasse para esclarecer minha dúvida, minha situação é a seguinte, tenho um bebê de 1 ano e 4 meses que é filho de espanhol, registrado tudo certo, porém somos separados, com a crise no Brasil pretendo ir para Madrid, porém gostaria de saber se tendo filho legítimo de espanhol posso conseguir o visto de trabalho mais fácil, tenho apoio da família dele para residir lá. Muito obrigada.

  30. Olá, Larissa minha situação é a seguinte. Meu pai é espanhol, mas eu só fui registrada com nome dele agora, faz pouco tempo, eu tenho 22 anos. Eu posso pegar cidadania através dele?? Muitos me falaram que não, pq fui reconhecida já de maior.

  31. Renné Bonicelli Abad // 08/09/2016 em 6:31 pm // Responder

    Olá, tenho 22 anos e ja possuo a cidadania, meu pai a tirou quando eu era pequeno junto com a dele, meus avós são espanhóis e vieram para o brasil na época da guerra civil. Porém estou recioso já que li um artigo onde dizia que netos perderiam a cidadania caso tivessem mais de 21 anos e não declarassem o interesse de mante-la. Isso procede? Além disso, eu me encaixo na lei da memória histórica, já que meus avós vieram para o brasil para fugir da guerra?

    Obrigado.

  32. Marlos Garcia Dias // 12/09/2016 em 11:45 pm // Responder

    Ola, sou bisneto de espanhol, minha mãe tem cidadania espanhola, tenho 35 anos e vivo em Portugal( estou já pegando a residência portuguesa). Consigo tirar a cidadania espanhola? O que devo fazer?

    • Oi, Marlos. Se sua mãe tem a cidadania espanhola (por herança e não por ter nascido aqui), você poderia solicitar a nacionalidade depois de morar um ano legalmente na Espanha. Abs

  33. Boa tarde, sou filha de espanhol falecido. Gostaria de saber se posso dar entrada nos dois documentos juntos, cidadania e certificado de defuncion? Porque neste caso, tem alguns documentos dele que não consigo atualizados.

    • Oi, Ariane. Há vários fatores que influenciam o processo: se o seu pai era nascido na Espanha ou não, e também a tua idade. O ideal é ir ao consulado para ver como funcionaria seu caso e que documentos você deve apresentar. Abs!

  34. Olá. Sou Brasileiro e filho de Uruguaio eu tenho direito a cidadania Espanhola?

    • Oi, Juan. Como filho de uruguaio, você não tem direito à nacionalidade espanhola. A facilidade que você tem é, por ser ibero-americano, você pode pedir a nacionalidade depois de 2 anos de residência legal na Espanha (como estudante não conta).

  35. Valdinei Almeida da Conceição // 14/09/2016 em 2:05 pm // Responder

    Bom dia! Se eu estudar dois anos e meio na Espanha eu terei direito a cidadania espanhola? Se sim, após a aquisição da cidadania quais as exigências e o tempo para minha esposa e filhos também adquirirem a cidadania espanhola levando em consideração que durante o período em que eu estiver estudando eles permaneceram no Brasil?

    • Oi, Valdinei. Não, infelizmente não é assim porque o visto de estudante não conta como tempo de residência. Você pode tirar a cidadania depois de 2 anos de residência legal, o que você consegue com um visto de trabalho, ao ser casado/a com um/a espanhol/a ou com um visto de familiar comunitário.

  36. lidia jislaine alba martinez // 14/09/2016 em 5:08 pm // Responder

    olá com essa nova lei de apostila documentação você acha que será mais fácil para obter cidadania,sou neta e gostaria de informações pois parece bem complicado ou qual seria a area de advogados que cuida desse procedimento.

    • Oi, Lidia. Com a apostila é, em teoria, mais fácil porque agora você só tem que fazer um processo, que é levar o documento a um dos cartórios autorizados, enquanto antes eles tinham que ser legalizados pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Consulado da Espanha. Por outro lado, ficou mais caro. Aqui eu expliquei como funciona o apostilamento dos diplomas e o trâmite é igual para outros docs: http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/09/30/estudar-na-espanha-passo-a-passo/ Se você quiser saber mais ou fazer uma consulta, pode entrar em ctto com o pessoal do escritório Nabas, especializado em temas de imigração, etc. através do email info@nabaslegal.com

  37. Oi larissa ! só o meu bisavo e espanhol ! a linha vem só de homens ! eu consigo pegar a cidadania?

  38. Ola´Larissa, sou neta de espanhola e de pai que não requereu a sua cidadania, tenho direito de requerer a minha cidadania espanhola sem ter que morar por um ano na espanhola.

  39. Boa tarde Larissa. eu e minha esposa estamos morando em Portugal,mas estamos pretendendo,ir morar ai na Espanha… se nos tivermos um filho ai na Espanha,nos através dele conseguiremos residir ai,e se documentar,pois tenho ouvido varias pessoas dizerem vários tipos de respostas,mas nenhuma com uma legitima definição !!! desde já muitíssimo obrigado .

  40. Larissa, parabéns pela atenção e disposição sua em ajudar as pessoas.

    Tenho o sonho de fazer um mestrado na Espanha, minha família é de Salamanca e meu bisavô veio para o Brasil por causa da guerra. Meu vô é filho de espanhol. Gostaria que você visse se estou no caminho certo.

    1 coisa) Tirar a nacionalidade do meu avô, dessa forma passarei a ser neto de espanhol.

    2 coisa) Tirar passaporte, e viver um ano na espanha para depois pedir minha legalização.

    É isso mesmo? No passado dava pra ir passando de vô, filha e neto. Mas hoje acho que isso acabou. Esse é o melhor caminho mesmo pra mim? Obrigado desde já Larissa.

    • Oi, Bruno! Tudo bem? Não sou especialista no assunto, por isso sempre recomendo procurar alguma classe de consultoria, seja de um advogado ou do próprio consulado. Em teoria,o processo seria esse, mas como cada caso é um caso, é complicado falar. Espero que dê certo! Um abraço!

  41. Boa Tarde.
    Minha mãe conseguiu o passaporte espanhol como filha de espanhol aqui pelo Brasil.
    Eu sendo neta de espanhol, tenho que residir por um ano legalmente na espanha, sendo assim meu visto de residencia por 1 ano na espanha se estenderá ao meu esposo e meu filho de 5 anos? Ou nós 2 teremos que obter esse visto de residência?
    Depois de residir 1 ano legalmente eu darei entrada na dupla cidadania, daí tem um prazo máximo para sair o passaporte?

    • Oi, Glaucia! Não sei como funciona para os familiares de quem vem para ficar um ano para poder pedir a nacionalidade depois. E, até onde sei, não há um prazo máximo para o passaporte sair. Das pessoas que conheço, vem levando em média 1 ano ou um pouco menos. 🙂

  42. Larissa,preciso de sua ajuda para a seguinte informação: Meu filho(hoje com 25 anos) ainda não tem a cidadânia espanhola,pelo fato de ter demorado demais para achar a certidão de nascimento do meu pai,quando achei ele já havia passado da idade,conforme a lei dos netos de espanhois,contudo, eu consegui por ser filho de espanhol e meu pai não ter se naturalizado brasileiro,e consegui também para minha filha que na é poca ainda era menor de idade,minha pergunta é: meu filho consegue tirar a cidadânia espanhola através de mim,uma vez que sou considerado espanhol em linha direta,do meu pai para mim e de mim para o meu filho..?

    Obrigado.

    • Oi, Abel. Não sou especialista no assunto, por isso minha recomendação é consultar um advogado ou o consulado. Eu acredito que ele tenha que residir um ano aqui para poder pedir a dele. Um abraço!

  43. Rayan Gustavo Fernandes // 29/09/2016 em 4:47 pm // Responder

    Meus pais são naturalizados espanhois, eu tenho 23 anos. Tenho direito a nacionalidade? E se sim, qual procedimento ?

    • Você tem direito, mas os trâmites variam um pouco de acordo com alguns fatores, como, por exemplo, o fato de os teus pais terem nascido na Espanha ou no Brasil, etc. Consulte o consulado para que eles possam te dizer como funciona no teu caso específico.

  44. OI.
    Eu sendo filho de espanhol de origem e naturalizado brasileiro, posso dar entrada pelo consulado aqui no rj ? Vc acha que é preciso advogado ?
    Obrigado

    • Oi, Robson. Recomendo consultar o consulado para ver como funciona no seu caso. Sobre precisar de advogado, o que eu te digo é que esses trâmites podem ser feitos por conta própria, mas dão bastante trabalho e são um pouco estressantes. Vai depender da tua disponibilidade de tempo e grana. Abs!

  45. Oi Larissa. Eu sou neta de espanhóis e consegui a nacionalidade espanhola, como faço para o meu filho de 3 meses e meu esposo conseguirem também. Desde de já agradeço!

    • Oi, Priscilla! Como cada caso é um caso, o melhor é você consultar o consulado para saber do que você precisa para eles tirarem esses documentos. Abs!

  46. Antonio de Alcantara // 01/10/2016 em 2:51 pm // Responder

    Boa tarde Larissa, tudo bem? Sou casado com uma espanhola e moro em Londres. Mas meu empadronamiento familiar continua na Espanha. Eu gostaria de pedir cidadania espanhola por que ja sou casado desde 1996. Eu falo bem pouco espanhol. Eu nao tenho diploma do instituto cervantes. Como eu poderia suprir essa parte para encaminhar meu pedido?

    • Oi, Antonio! Até onde sei a realização do exame é obrigatória, mas fique tranquilo porque o nível exigido é baixo (A2). No site do Instituto Cervantes você pode ver exemplos de provas para ter uma ideia.

  47. Lindi Silveira Nunes // 04/10/2016 em 2:31 am // Responder

    Parabéns pelo blog, muito bom!
    Meu avô paterno é nascido em Barrado, Província de Cáceres, na Espanha. Veio para o Brasil com cerca de 15 anos mais ou menos. Se casou com minha avó, brasileira, e meu pai nasceu aqui, no Brasil.
    Hoje, eu tenho 37 anos, sou neta de espanhol. Como faço para adquirir a minha cidadania?
    Hoje, meu pai já é falecido. É possível eu tirar a cidadania dele também?
    Aguardo sua ajuda… obrigada!

  48. Oi Larissa, tudo bem?
    estou com uma dúvida, estou indo morar na Espanha a partir de dezembro e me casarei em janeiro com meu noivo que é espanhol, li no seu post que poderei pedir a nacionalidade espanhola por matrimônio após 1 ano residindo ai, mas até que complete esse período qual será minha situação residindo na Espanha?

    • Oi, Hérika. Depois de se casar com seu noivo, você deve pedir o documdento de familiar de comunitário. Esse documento te dará direito a residir 5 anos legalmente na Espanha e deve ser pedido, no máximo, até 90 dias depois da sua chegada na Espanha. Um ano após a emissão desse documento você pode dar entrada no processo da nacionalidade.

  49. Oi Larissa,tenho dois filhos com nacinalidade dupla br/esp,por intermedio da mae, minha ex-mulher. Vi em algum lugar que posso pedir a nacionalidade espanhola por intermédio deles. Em caso positivo, quais as condições?

    • Oi, Mario! Não sei como funciona a nacionalidade para pais de cidadãos espanhóis. O ideal seria contatar um advogado especialista.

  50. Larisa preciso de informcao, tive um filha com um espanhol,mas ela nasceu aqui no brasil onde estmos residindo, gastaría de saber se seria possivel entrar com pedido de paternidade desde aqui do Brasil? Ele nao ha registrou e ha dois parou de ter contacto, vc tem como me ajudar, como devo proceder?

  51. Larissa, sou neto de espanhol. Trabalho em barcelona com visto de trabalhador altamente qualificado. Quero entrar em contato contigo para saber se você me assessora desde a espanha ou se recomenda alguma.

  52. Olá!
    Sou Brasileiro, morando na Espanha a 2 anos e meio.
    Meu visto é Blue Card.

    O tempo de permanência com o Blue Card pode ser utilizado para cumprir os 2 anos requeridos para solicitar a Cidadania?!

    Obrigado! 🙂

    • Oi, Rafael, não sei que visto é esse, mas pelo que entendi procurando na internet é de trabalho, né? Se for de trabalho, vale sim! Abs!

  53. Olá, gostaria de saber se eu sendo emancipada eu consigo fazer meu passaporte espanhol sem a assinatura dos meus país ?
    Obs: Meus avós maternos e minha mãe já tem dupla nacionalidade e como minha mãe é separada do meu pai ele tem que assinar vários papéis me autorizando a sair do pais e pra mim seria fazer isso sem a assinatura deles.
    Obrigado desde já!

  54. Oi Larissa,

    Já que você mora na Espanha, gostaria de uma dica de plano de saúde privado (um que seja bem conhecido na Espanha assim como a Unimed e conhecida no Brasil). Tenho 67 anos e os seguros mais simples não aceitam a minha idade. Esse é o único documento que falta para eu fazer o pedido de residencial temporal não lucrativa.
    Obrigada,
    Hellen

    • Oi, Hellen! Tudo bem. Acredito que as maiores empresas aqui são Mapfre, Catalana, Sanitas, Caser. Não posso te dizer se são boas, mas são as mais conhecidas. Um abraço!

  55. Nicholas Ontiveros // 01/11/2016 em 5:50 pm // Responder

    Olá Larissa

    Moro no Brasil e minha Tia mora na Espanha, em santa cruz de la palma.
    E tive a proposta de ir morar com ela, mas hoje fui no consulado e me informaram que eu não poderia morar com ela, e minha tia está indo embora do Brasil na segunda feira que vem e me pediu para conseguir todos os documentos necessários para ir!
    A outra possibilidade de conseguir permanecer por mais de 3 meses no meu caso!
    E quais documentos necessários para que eu Faça essa solicitação !?

  56. Olá,
    Gostaria de recuperar minha cidadania, tenho 26 anos.
    Sou neto de espanhóis, meu pai possui cidadania brasileira, espanhola e uruguaia (nasceu no Uruguai).
    Consigo recuperar a cidadania direto da minha cidade? Sou de Porto Alegre.
    Caso eu tenha que ainda assim viver 1 ano na Espanha. Gostaria de saber quais processos preciso passar, o visto de estudante é válido? Se não, precisa ser o de residência?
    Quais procedimentos e trâmites preciso realizar a fim de recuperar a cidadania?
    Quais documentos preciso levar para a Espanha caso eu vá morar durante um ano?
    Quanto tempo demora depois de um ano morando na Espanha?
    Qual Registro Civil preciso declarar a vontade de recuperar a nacionalidade espanhola?
    Qual inscrição preciso realizar para a recuperação no Registro Civil Espanhol?
    Obrigado,

  57. Raphael Borgognoni // 03/11/2016 em 7:27 pm // Responder

    Olá Larissa, boa tarde!

    Acabei de conseguir minha cidadania italiana e estou indo morar na Espanha para estudar. Meus avós por parte de mãe são espanhóis, mas minha mãe nunca foi atrás da cidadania espanhola. Consigo a cidadania espanhola solicitando pela espanha mesmo sem a minha mãe ter a cidadania?

    • Oi, Raphael! A maioria das pessoas que tem a cidadania de um país da UE não pede a espanhola porque não há realmente necessidade, já que você pode residir e trabalhar aqui sem nenhum problema. Caso você queira tirar a espanhola, você pode por ser neto de espanhóis, mas precisa residir um ano legalmente na Espanha para pedir a nacionalidade espanhola. Abs!

  58. Tudo bom Larissa? O meu caso é que sou bisneto de espanhóis, mas nem minha mãe nem meu avô tem a nacionalidade espanhola, como só passa para filhos e netos é possível minha mãe tirar a nacionalidade (e quais são as possibilidades) e ela passar para mim?

    • Oi, Pedro. Acredito que sua mãe teria que residir legalmente um ano na Espanha para poder tirar a dela e aí você pedir a sua. Consulte um advogado ou o consulado para que possam te infomar.

  59. Olá Larissa, boa noite.
    Sou neto de avó espanhola porém já tenho 24 anos.
    Para conseguir o visto seria apenas residindo 1 ano no país? E como poderia ficar por lá sem ir já empregado ou com qualquer outro vínculo?

    Obrigado!

  60. Olá Larissa,
    Minha mãe tem cidadania espanhola (obteve via embaixada, nunca morou na Espanha). Como filho, quais são os critérios para obter a cidadania.

    • Oi, Rubens. Acredito que você tenha que morar um ano legalmente na Espanha para poder pedir. O melhor é consultar um advogado ou o consulado espanhol.

  61. Oi Larissa! Tenho 24 anos, tenho visto de estudante na irlanda.
    Meu bisavô nasceu na Espanha, teve filhos e netos (todos nascidos no brasil)
    Sendo bisneta, eu consigo o visto? Quais documentos necessários e quanto tempo leva em media
    pra tirar o passaporte?

    Muito Obrigada!

    • Oi, Beatriz. Acredito que no seu caso só seria possível se sua mãe tirasse a nacionalidade e para isso ela teria que residir um ano na Espanha. Consulte o consulado que eles podem te orientar melhor. Abs

  62. Ana Paula Carvalho Souza // 14/11/2016 em 6:21 pm // Responder

    Ola, super interessante e muito explicativo. Eu gostaria de esclarecer uma duvida…tenho um filho espanhol, ele é menor de idade! Moramos na espanha durante 3 anos, voltei para o Brasil desde 2012. Agora em dezembro vamos voltar para espanha, mas o que gostaria de saber é; o pai do meu filho não registrou ele na espanha porque nao estava presente, então o meu filho só tem meu nome no registro, agora vamos todos voltar para espanha, só que como o meu esposo, pai do meu filho não chegou a registrar ele, ele teria algum problema para entrar na espanha conosco? Tenho documentos de la, eu e meu filho, porém o meu esposo não tem! Será que ele teria algum problema na imigraçao no aeroporto?

    • Oi, Ana Paula. Acredito que seu marido não tenha problemas porque você tem documentos e ele iria te acompanhar. Mas é sempre recomendado consultar um especialista ou o consulado para evitar dor de cabeça. Abs!

  63. Sérgio Luis Guilen Junior // 14/11/2016 em 7:21 pm // Responder

    Saudações,
    Bisnetos de Espanhóis, tem algum direto sobre a Cidadania Espanhola?

  64. Olá, possuo visto de estudante, este não conta tempo para tramitar nacionalidade certo? Pois a minha pergunta é: Já estando na Espanha, seria mais fácil conseguir o visto de trabalho?

    • Oi, Fábio. Em teoria, é mais fácil, porque pelo menos você tem a possibilidade de vir fazer a entrevista pessoalmente, mas a minha experiência pessoal não foi positiva. Todos os lugares onde fiz entrevista não quiseram me contratar porque eu não tinha um “permiso de trabajo”. Acho que isso varia muito de acordo com a sua qualificaçãoe experiência e a demanda por profissionais da sua área. Abs!

  65. Olá, minha avó paterna é de Gibraltar, veio para o Brasil bem pequena, apesar de ser uma colonia britânica será que consigo cidadania espanhola?

    • Oi, Luciano. Acredito que não seja possível, já que Gibraltar é território britânico. O melhor é consultar o consulado da Espanha aí no Brasil para ver isso. Abs!

  66. Olá! Por favor, me ajuda nesse caso.
    Meu irmão mora na Espanha ( Islas Baleares) já faz 10 anos e tem o DNI daqui. Eu resolví vim pra cá em setembro de 2015, ou seja, já faz 1 ano e alguns meses que estou aqui. Minha filha está terminando ESO e eu queria saber se não tem nenhuma forma e o meu irmão passar o documento pra mim? Preciso muito porque ta difícil continuar morando aquí sem trabalhar. Meu marido também veio e ta desempregado, mas não quero desistir pela minha filha, pra ela terminar os estudos aquí. Agradeço desde já

    • Oi, Eliete! Infelizmente não há como passar o documento para você. Tente conversar com ONGs que possam te ajudar para que você possa ficar um pouco mais, ou procure no Facebook mesmo grupos de brasileiros que residam na sua região para ver se de repente você consegue um trabalho informal para poder se manter. Abs

  67. Boa tarde! Poderia me ajudar com uma dúvida?
    Sou brasileiro e tenho também a nacionalidade Italiana.
    Sou casado com uma espanhola, e tenho a dúvida se posso tirar também a nacionalidade espanhola (tendo morado na Espanha por mais de 1 ano). Ficaria assim com 3 nacionalidades.
    Se eu puder, existe alguma vantagem ou com a Italiana já tenho todos os direitos comunitários morando na Espanha?
    Agradeço a ajuda!

    • Oi, Gabriel. Não sei como funciona no caso da nacionalidade italiana, porque sei que para algumas nacionalidades você tem que abrir mão da que tem para ter direito a outra. Por isso, o ideal seria consultar o consulado da Itália aí no Brasil. Além disso, acho que pode ser um trabalho “inútil”, porque como italiano você já tem todos os principais direitos aqui na Espanha: acesso à saúde, educação, permissão de trabalho. Abs!

  68. Olá Larissa, minha mãe tem a nacionalidade espanhola, porém ela reside em Portugal. Eu tenho 25 anos, gostaria de saber se ela morando em Portugal, eu consigo o arraigo familiar ? Neste momento estou no Brasil. Aguardo Retorno. Obrigada

    • Oi, Nathalia! Sim, mas me parece que as condições variam de acordo com o fato da sua mãe ter nascido na Espanha ou no Brasil. Consulte o consulado que eles poderão te orientar em relação a isso.

  69. Adriana Alessandra // 26/11/2016 em 7:02 am // Responder

    ola Larissa,meu nome é Adriana sou neta de espanhóis( ambos )é o seguinte, minhas primas tiraram a cidadania Espanhola ha um ou dois anos atras, sem precisar morar na Espanha,eu não entendi o pq elas conseguiram,eu liguei no consulado para dar entrada na minha cidadania e fui informada que eu tinha que morar pelo o menos um ano na Espanha para eu conseguir minha cidadania,vc poderia me esclarecer essa situação das minhas primas ter conseguido e eu não? Lembrando que todas elas são maiores de 25 anos.

    • Oi, Adriana! Não sei porque elas conseguiram sem morar aqui. Talvez porque a mãe delas já havia tirado? De qualquer forma, essas leis mudam às vezes e talvez nesse período tenha acontecido alguma mudança.

  70. outra pergunta Larissa,para os netos,quando diz somente morando um ano para ter o direito da cidadania ,o que seria o tipo de moradia?por exemplo visto de estudante não se encaixa,que tipo de visto eu poderia tirar para morar ? trabalho ?eu não entendi quando se diz morar pelo o menos um ano legalmente ate pq os vistos são menores de um ano em período de estadia.como poderia eu ficar legalmente um ano na Espanha ?

  71. Mara silvia Nascimento dos Santos // 01/12/2016 em 7:34 pm // Responder

    Sou neta de espanhol e gostaria de tirar a dupla cidadania para poder ter mais acesso na Europa, não vou trabalhar nem estudar na Europa, quero tirar porque senho que tenho direito e poder achar os demais parentes que moram em lá Corunha na Espanha.

    • Oi, Mara! Para tirar a nacionalidade, você deve providenciar os documentos exigidos e entregá-los no Consulado. Para saber quais são e os trâmites exigidos, o melhor é consultar um advogado especialista ou o próprio consulado.

  72. Edinei Pereira de Azevedo // 02/12/2016 em 5:28 pm // Responder

    Hola buenas tardes tengo lá residência de10 años. Estuve casado 5 con una española y tengo una hija con ella. Tengo que hacer las pruebas para la nacionalidad???

  73. Larissa bom dia. Sou neta de espanhol e tenho mais de 18 anos. Se minha mãe conseguir a cidadania, eu consigo transmití-la para mim? Obrigada.

  74. hola sou tatiane ja morei em barcelona inlegal voltei pro brasil a 5 anos estou pretendendo volta agora em janeiro minha pergunta e sobre documentaçao .. bom fizemos o passaporte esse ano minha filha nasceu antes de casarmos e fizemos o passaporte dela com a certidao de nascimento que consta que o pai dela como nome de solteiro … ai fizemos o meu e o do meu espozo o passaporte com nome de casados … depois que fomo buscar o passaporte a moça que trabalha na policia federal disse que ao viajarmos poderia dar problema pq o passaporte da minha filha esta com o nome de solteiro do pai dela ???????

    • Oi, Tatiane. Não tenho nem ideia de como isso funciona. Recomendo que consulte um advogado antes de vir para evitar problemas.

  75. Meu avô é descendente de espanhol ( filho de pai espanhol ) sendo ele o pai dele meu bisavo
    eu tenho 24 anos, posso ter direito a cidadania espanhola de alguma forma ?

  76. Olá! Meu nome é Abel. Sou bisneto de espanhóis. Porém, meu avô (falecido) não requereu. Meu pai ainda vivo não requereu. Tenho alguma chance? Talvez um visto para tentar um emprego? Tenho todos os documentos da família.

  77. Ola, primeira gostaria de agradecer pela iniciativa esclarecer as dúvidas… Vou estudar na espanha e gostaria de saber se conseguindo um trabalho posso alterar meu visto de forma legal no país???

    Boas festas…. Obs: A europa deve está linda nesse final de ano hehe

    Desde já agradeço ?

  78. José Alves Pereira // 22/12/2016 em 9:32 pm // Responder

    Ola Olga, prazer.
    meu caso é o seguinte: Conheço fazem 8 anos, uma senhora equatoriana que vive na Espanha (legalmente)há uns 17 anos, e agora ela conseguiu a a sua nacionalidade e há 4 anos estamos namorando e pretendo-nos casar. O que desejo saber é se ao me casar com ela eu tenho direito à nacionalidade uma vez que ela não é uma nativa e sim uma naturalizada. Te agradeço a atenção e desde já lhe agradeço.
    Abs.

  79. Olá, tudo bem?
    Estou indo para a Espanha agora em fevereiro próximo, minha esposa esta grávida, provavelmente nosso bebe nascerá por lá, então com o registro de nascimento feito na Espanha, conseguiremos ficar lá legalmente? Se sim, depois que nascer, e darmos entradas nos papeis para legalizarmos, poderemos ser deportados, ou por ter dado entrada nos papéis já podemos ficar tranquilos. Obrigado e parabéns pela paciência de responder todos.

  80. Marcia Domingos Farinas // 30/12/2016 em 10:00 am // Responder

    Meus avós paternos eram espanhóis [já são falecidos]. Eu posso ter cidadania espanhola, posso tirar um passaporte espanhol?
    Obs> Nunca morei na Espanha [espero que isso aconteça um dia 🙂 ].
    Super obrigada!

  81. Boa tarde Larissa, tenho essa dúvida e nunca sei aonde perguntar.
    Sou bisneta de espanhóis, tenho mais de 18 anos, meu tio conseguiu a cidadania comprovando ser neto de espanhóis. Eu consigo a cidadania se minha mãe também tirar?

    • Oi, Gabrielly! Se sua mãe pedir, você pode, mas como neta, ela só pode pedir depois de residir um ano legalmente aqui, conforme expliquei nesse post: ttp://www.estoesmadridmadrid.com/2015/09/10/nacionalidade-espanhola/ Boa sorte!

  82. Olá! Meu bisavô era espanhol de origem. Gostaria de tirar a cidadania espanhola, mas vi que sendo bisneta não teria direito. Se a minha avó (ainda viva e filha dele) conseguir tirar a cidadania dela eu conseguiria tirar a minha também por ser neta dela ou seria válido somente se ela fosse espanhola de origem?

  83. Adriana Dias Da Cruz // 10/01/2017 em 1:39 pm // Responder

    Olá.
    Sou Adriana eu e minha família viemos para morar na Espanha mas não temos visto de residência gostaria de tentar para legalizar vocês podem me ajudar

    • Oi, Adriana. Se vocês não tem familiares espanhóis ou europeus nem trabalho, infelizmente, é bem difícil conseguir legalizar sua situação. Tente consultar um advogado! Abs

  84. Lilian Samara Gomes Rodrigues // 11/01/2017 em 10:29 am // Responder

    Oi eu sou brasileira más vivo na Espanha a 10 anos, eu tenho un permiso comunitario acaba agora no próximo ano eu tenho uma filha de 7 años que nasceu aquí na Espanha, e tenho pareja de echo com um romeno. Eu gostaría de saber se no Meu caso e complicado tira a doble nacionalidade.

  85. Otávio Capilla // 12/01/2017 em 1:26 pm // Responder

    Minha dúvida é a seguinte, os pais do meu avô eram espanhóis,meus primos mais novos já possuem a cidadania,minha mãe também,meus tios e etc.Eu,sendo maior de 18(tenho 20 atualmente) posso pedir a cidadania sem residir 1 ano lá?Caso não seja possível,como posso residir lá legalmente durante 1 ano?

  86. Olga, meu pai é brasileiro, mora na Espanha a 20 anos e ja tem a nacionalidade a 5 anos. Tenho direito a nacionalidade também ? Moro no Brasil, e pretendo me mudar para la, como faço para dar entrada se for o caso?

  87. WALTER OLIVEIRA // 12/01/2017 em 10:54 pm // Responder

    Boa Noite

    Uma duvida, a Bisavó da minha esposa é espanhola legitima, porem falecida. O avô dela é vivo.

    Caso o Avó dela solicite a cidadania da mãe e depois passar para a filha (sogra) a minha esposa consegue solicitar da mãe dela??

    As irmãs do Avó da minha esposa já tem cidadania e passaporte…

    Muito Obrigado

    • Walter, acredito que sim, mas que seria necessário que sua esposa residisse aqui para poder ter direito à nacionalidade. Consulte o consulado ou um advogado especialista. Abs e sorte!

  88. Jeferson Ximenes // 12/01/2017 em 11:45 pm // Responder

    Ola Larissa,, muito bacana o site e sua disposição em responder à todos; já havia lido a respeito das condições para os netos de espanhóis tirarem a nacionalidade, porem ouvi, dizer que quando se faz a solicitação, após morar lá por um ano e reunir os documentos e condições solicitadas é preciso abdicar da cidadania brasileira, ou seja efetuar a naturalização e não somente a obtenção da cidadania, saberia me informar se isso procede de fato? Desde já muito obrigado pelo tempo e auxílio!

    • Oi, Jeferson. Alguns países exigem que seus cidadãos abdiquem da nacionalidade caso tirem outra, mas esse não é o caso do Brasil. Você pode ter a nacionalidade espanhola e manter a brasileira. Abs

  89. Alexandre Rodrigo Moreira // 14/01/2017 em 5:38 pm // Responder

    Bom dia. minha mãe é espanhola, minha esposa e meus 3 filhos tem a nacionalidade dupla. Sou Reservista militar , Engenheiro, e quero me alistar nas FFAA, como oficial. Ja estou empadronado desde setembro de 2016. Com a residência eu conseguiria? Ou preciso da nacionalidade?
    Obrigado

    • Oi, Alexandre. Não entendi muito bem sua pergunta. Você pode residir aqui como familiar de comunitário por sua esposa ser espanhola (se ela morar aqui com você). Depois de dois anos, você pode solicitar a nacionalidade se quiser, mas não é obrigatório. Abs!

  90. Sandrele Miranda // 28/01/2017 em 8:38 am // Responder

    Ola, meu marido é neto de espanhol, a mãe dele nunca tirou a cidadania e ele tem 49 anos. É possível tirar a cidadania dele ainda?

  91. Ola, eu e minha mulher somos ilegais aqui na espanha ja a quase um ano.

    Nossa filha nasceu a poucos meses por aqui e a registramos como espanhola, minha duvida é podemos nos legalizar por ter uma filha espanhola? se sim quais são os passos?

  92. Elizabeth Garcia Marcos // 30/01/2017 em 5:29 pm // Responder

    Boa tarde Larissa. Tenho cidadania espanhola pois meu pai era espanhol.
    Acontece que meu passaporte espanhol vence agora em março de 2017.Como renova-lo?
    Meus filhos são maiores de idade, conseguiriam cidadania espanhola sem residir na Espanha?
    Participo via correio de todas as eleições do país.

  93. ola, eu gostaria de saber se minha mae(brasileira) tendo dupla nacionalidade por tempo de residencia eu ( maior de 18 anos) posso tirar também ja que agora ela e espanhola?

    • Oi, Sami! Você pode tirar, mas acho que as exigências mudam se você for adulta ou não. O ideal é consultar o consulado ou um advogado especialista. Abs

  94. Oi Larissa.
    Meu noivo é neto de espanhol e ja tirou sua cidadania e nós estamos planejando morar na Espanha. Se nós nos casarmos lá, eu terei a permisão para morar la legalmente?

    • Sim, você pode tanto casar aí quanto aqui. O que te recomendo é consultar antes o consulado ou um advogado especialista para você saber que documentos precisa trazer ou obter aí para não ter problemas ao chegar aqui.

  95. Allyne Alcântara // 03/02/2017 em 4:14 pm // Responder

    Olá, minha mae mora na Espanha há quase dez anos e ela já tem cidadania espanhola, gostaria de saber se eu tenho o direito de ter o passaporte espanhol, meu esposo e filhos também? Existe essa possibilidade? Obrigado!

    • Oi, Allyne. Acredito que sim, mas que para isso você teria que residir um ano legalmente aqui. O melhor é consultar o consulado ou um advogado para te aconselhar. Abs

  96. Olá, estou fazendo o meu passaporte espanhol e falta apenas eu e meus pais irem assinar, porem estou querendo ir para a Espanha logo.. Eu consigo fazer o meus documentos no consolado la na espanha ou apenas no consolado aqui no Brasil ? (Minha mae ja tem duplacidadania e irei dependente dela)

    • Oi, Thais! Não sei se isso pode ser feito também aqui na Espanha. Mas, se puder, seria em outro órgão, já que não existe consulado da Espanha aqui…

  97. Conseguem tirar uma dúvida minha?

    Minha situação é a seguinte: sou neto de espanhol e tenho 28 anos. Em 2007, minha mãe conseguiu a cidadania dela e me inscreveu no registro civil da Espanha. Tenho alguns documentos como o registro civil de 2007 em meu nome, certidão de óbito de meu avô, cópia dos documentos da nacionalidade de minha mãe e etc.
    Eu ainda consigo solicitar a cidadania espanhola por eu já ter o registro civil? É só solicitar o passaporte? Como funciona nessa situação?

    Ficaria muito agradecido se me dessem uma luz pois estou muito perdido com isso.

    • Oi, Rodrigo. Acredito que por ser neto de espanhol (já que sua mãe conseguiu por herança e não por ter nascido aqui), você teria que residir aqui um ano para fazer isso. Mas o melhor é consultar o consulado ou um advogado especialista.

  98. RICARDO SANTIAGO // 06/02/2017 em 10:25 pm // Responder

    Olá Larissa.
    Você poderia me ajudar com uma duvida? Minha situação é a seguinte…
    Sou Brasileiro maior de idade casado e tenho 3 filhos, tirei a dupla cidadania e passaporte Espanhol do meu pai no ano passado.Eu gostaria de saber se tenho direito de requer a cidadania espanhola? E como?
    Muito obrigado pela atenção.

    • Ricardo, não entendi sua pergunta. Se você já tem passaporte espanhol, você já tem a cidadania espanhola. Caso decida morar aqui, você precisa tirar seu DNI, mas é um trâmite simplesmente burocrático. Abs

  99. oi Olga,tudo bem? uma informaçao por favor,nasci no brasil mas ja vivo na espanha a muitos anos e tenho passaporte espanhol ja fazem uns 5 anos.meu irmao esta pensando em trabalhar e morar na espanha.por eu ser espanhol facilitaria ele a conseguir a nacionalidade espanhola?obrigado!

  100. Boa tarde estou grávida e pretendo ter o bebe na espanha. Atualmente estou em portugal. Sei que meu bebê tem direito a nacionalidade espanhola. Nós como país temos direito a residência por ele ser espanhol?

  101. Olá, boa tarde.
    Já dei entrada no meu pedido, entretanto, no momento de preencher o formulário, o funcionário do consulado alterou meu nome para que ficasse de acordo com os padrões espanhóis. Assim, meu nome no Brasil é, por exemplo, “Dona” “de Santos” “Melo” “Silva” e, no registro espanhol ficará “Dona” “Melo” “de Santos”. É comum isso acontecer? Terei algum problema para transitar entre os países? Estudar? Transferir dinheiro?

    • Oi, Bianca! Não tenho nem ideia de como isso funciona. Aliás, nem sabia que isso acontecia! Tente ver com um advogado se você pode ter algum problema em relação a isso.

      • Bom dia Bianca. de fato isso acontece com todos os cidadães espanhóis com dupla nacionalidade onde o sobrenome da mãe vem na frente. Por exemplo:
        Pai Español: Jose gallego de negreira, e mãe Maria dos Santos Rio O Nome do filho no Brasil seria: Paulo dos Santos de negreira; na España o nome do filho será: Paulo Galego dos Santos. Tu não terás problema de circular em nenhum outro país pois quando estiver em país favorável a nacionalidade Española usará a identidade Española; ou a brasileira conforme a conveniência. Estudar,(terá que convalidar os estudos) ou apostilar em Haia; transferência é normal.Além do mais tu não serás uma brasileira na Europa e sim uma ESPAÑOLA.

  102. Oi bom dia,
    Dou filha de um espanhol que ja faleceu, tenho uma certidão espanhola e brasileira, pois meu pai me registrou mo consulado quando nasci.
    Gostaria ee saber como tiro minha nacionalidade? E verdade que tenho que tirar outra certidão espanhola pois a minha é de antes de 1970?

    • Oi, Eva! Não sei como funciona no seu caso. O melhor seria ir diretamente no consulado para ver o que você pode fazer. Abs

    • Bom dia.

      você não precisa tirar a sua nacionalidade Española, pois o seu pai o fez; agora é só ir no Consulado munido de sua certidão Española e fazer o seu passaporte Español, os demais documentos só serão tirado na España.

  103. Estou indo fazer mestrado e minha intenção é de ficar pelo menos dois anos como estudante. Nesse caso, após esse período, tendo o NIE em dia e empadronada, eu teria direito a solicitar a nacionalidade?

  104. Sou neta de espanhóis tive informação que nesse caso foi até 2013. Há possibilidade para obtenção da cidadania?

  105. Boa noite,minha mãe mora na Espanha a uns 17 anos ela tem o passaporte espanhol.. e eu queria saber c eu tenho direito de ter o passaporte espanhol… eu já sou maior de idade isso poderia causar algum problema para obter o passaporte ?

    • Oi, Ricardo. Acredito que você possa tirar o passaporte depois de um ano residindo aqui, mas o melhor é consultar o consulado espanhol ou um advogado especialista para saber como funciona e os documentos necessários. Abs!

  106. Olá Larissa, sou bisneta de espanhóis. Minha mãe é falecida e não tinha nacionalidade pela avó dela. Eu tenho documentos originais (certidão de nascimento, chegada no Brasil, endereços de moradia na Espanha) dos meu bisavós, e descobri parentes que moram na Espanha, com os quais mantenho contato. Será que é possível entrar com um pedido com o que tenho para tentar a nacionalidade?

  107. Boa Tarde Larissa,

    A prova de espanhol é a DELE A2? Eu faço as duas provas primeiro e depois solicito o passaporte ?

    Obrigada desde já.

  108. Boa noite Larrisa,

    Tenho dupla nacionalidade: Brasileira e Italiana.

    Caso eu trabalhe na Espanha por dois anos com meu passaporte ITALIANO, posso pedir mesmo assim a cidadania espanhola já que sou Brasileiro?

    Obrigado desde já

    • Oi, Paulo! Não sei como funciona para cidadãos de outras nacionalidades, já que, para alguns países, se exige que o cidadão abdique da cidadania original para ter direito à espanhola. Por isso, o melhor é consultar o consulado italiano! Abs

  109. JULIO ARIEL GUIGOU NORRO // 01/03/2017 em 4:14 pm // Responder

    Estimada Larissa, no se si usted es española o brasileña, por esto quedé en duda de escribirle en español, de lo contrário puedo traducirle. Bien, soy Uruguayo de nascimiento, hijo de uruguayos, abuelo materno argentino, abuela materna uruguaya, bisabuelos españoles ambos. Me jubilo en mayo e, como me identifico mucho con españa, me gustaria vivir un buen tiempo por allá. Inclusive tengo parientes en Granada y Jaén siendo muy bien recibido por ellos y criando vínculos fuertes. Hace 38 años vivo en el Brasil, soy ciudadano brasileño y casado con brasileña, soy arquitecto y profesor universitário. Estuve en el consulado averiguando y me fué dicho que deveria vivir dos años para obtener la ciudadania. Durante este período no prodria trabajar … tendria que ver la manera de girar mi jubilación y de mi esposa para podernos mantener allá. Sabria de cuanto es este valor? Tendria alguna otra cosa para contribuir al respecto? Agradezco anticipadamente.
    Prezada Larissa, estou traduzindo a mensagem em espanhol acima. Sou uruguaio de nacimento, filho de uruguaios, avô materno argentino, avó materna uruguaia, bisavós maternos espanhois os dois. Me aposento em maio e, como me identifico muito com espanha, costaria de viver um bom tempo lá. Inclusive, tenho parentes em Granada e Jaén, tendo sido muito bem recebido por eles e criando fortes vínculos familiares. Há 38 anos vivo no Brasil, sou cidadão brasileiro e casado com brasileira, sou arquiteto e professor universitário. Estive no consulado da espanha para averiguar a respeito e me foi dito que deveria viver dois anos para obter a cidadania. Durante este período no poderia trabalhar … teria que ver a maneira de remeter o valor da minha aposentadoria e da minha esposa para poder nos manter por lá. Saberia de quanto seria este valor? Teria alguma outra contribuição a respeito? Agradeç antecipadamente.

  110. Se meu pai, nao nascido na Espanha, tem o passaporte por conta dos meus bisavós, eu consigo também?

    • Oi, Wolney. Sim, você pode tirar, mas acredito que seja necessário residir um ano legalmente na Espanha para isso.

  111. Parabéns pela matéria, muito informativa!

    Eu sou neto de espanhóis e meu pai já tem a dupla cidadania. Estou com 32 anos e pelo que entendi precisarei residir na Espanha por 1 ano para ter o direito, existe outra maneira sem residir na Espanha por 1 ano?

    Desde já agradeço a atenção!

    • Oi, Alexandre. Até onde eu sei, não há outra maneira de tirar a cidadania sendo neto de espanhol. Abs

      • Obrigado pela ajuda Larissa, vou passar no consulado só por desencargo, se tiver uma resposta diferente eu aviso você para colaborar com a excelente matéria. Abs

  112. pedro del amo pavon // 06/03/2017 em 5:28 pm // Responder

    Sou filho de pai e mãe espanhois já falecidos, como consigo documentos atualizados para conseguir a nacionalidade espanhola

    • Oi, Pedro. Não sei como funciona a obtenção de documentos de familiares já falecidos. O ideal é consultar um advogado especializado.

      • É simples, terá que ir no consulado e pedir a segunda via da documentação de seus pais. os consulados faz esse serviços, sem custos. Pelo menos a minha irmã precisou da certidão de nascimento de meu pai “já falecido” e o consulado fez a solicitação a MADRI e e quando chegou o consulado nos comunicou. No nosso caso temos o registro no Consulado Geral do Rio de Janeiro.

  113. Boa tarde! Parabéns pelo site, muito esclarecedor.
    Bom, meu caso é um pouco atípico. Fui casado durante 8 anos com uma espanhola e morei na Espanha durante esse período.
    Não requeri a nacionalidade, mas tivemos uma filha, que inclusive é espanhola também.
    Voltei ao Brasil e tenho pensado em voltar a morar na Espanha.
    Pelo tempo que residi lá, independente de ter sido casado com espanhola, posso pedir a nacionalidade?
    Desde já agradeço a sua atenção.
    Roberto

    • Oi, Roberto! Não sei se é possível pedir a nacionalidade pelo tempo de residência se você já não mora mais aqui. O melhor é consultar um advogado especializado. De qualquer forma, você pode pedir um visto de residência por ter uma filha espanhola e, depois de dois anos aqui, poderia pedir a nacionalidade. Abs

  114. Obrigado pela resposta Larissa.

  115. Boa noite. Estou a procura de saber se tenho como pedir cidadania espanhola. No caso se meu bisavô for descendente de espanhóis eu tenho esse direito? É necessário a documentação dele? Pois , não conheci nem meu avô. Enfim…estou em dúvidas

  116. Boa tarde,

    Meu bisavô era espanhol.
    Acabei de achar o registro dele na imigração em 1952 quando veio ao Brasil.

    Se minha mãe, sendo neta, conseguir, ela passa a nacionalidade pra mim de alguma forma?

    Obrigado!

    • Oi, Bruno. Sim, isso seria possível, mas para que sua mãe consiga a cidadania, seu avô/avó teria que tirar e sua mae teria que residir um ano na Espanha. Abs

  117. Minha mãe, casou com um Espanhol (meu padrasto), ela tem direito a cidadania/nacionalidade por matrimônio depois de 1 ano, certo? A minha dúvida é se eu, como filho dela, e ela possuindo a nacionalidade ou cidadania, eu seria considero filho de uma suposta ‘Espanhola’ e eu teria direito também através dela?

    • Oi, Araújo. Ela tem direito à nacionalidade caso tenha passado esse ano morando na Espanha. Acredito que, no seu caso, você teria que residir um ano aqui para poder ter direito, mas o melhor é você consultar um advogado especialista.

  118. Boa tarde. Sou neta de espanhóis mas perdi a cidadania pois não sabia da lei que me obrigava a ir no consulado depois de ter completado 18 anos para registar meu interesse em continuar tendo a cidadania. Será que existe alguma outra forma de reaver minha cidadania sem eu precisar residir na Espanha por 2 ano?

    • Oi, Bruna. Não sei como funciona para quem deseja recuperar a cidadania perdida. Recomendo entrar em contato com o consulado.Abs

  119. Olá…sou filho de espanhol beneficiado pela Lei da Memória histórica. Existe a possibilidade de solicitar a minha cidadania espanhola? Soube que seria possível residindo 1 ano legalmente na Espanha, isso procede? Muito Obrigado.

    • Oi, Luiz. Não sei como funciona para quem é filho de alguém beneficiado pela Lei de Memória Histórica, mas acredito que se seu pai nasceu na Espanha você pode pedir a nacionalidade sem a necessidade de morar lá. Caso ele tenha nascido fora, você teria que residir um ano no país. Mas o melhor é consultar o consulado ou um advogado especializado. Abs

  120. EDUARDO DA CRUZ PEREZ // 17/03/2017 em 2:34 pm // Responder

    Bom dia!
    Sou filho de espanhol que imigrou para o Brasil na decada de 60. Tenha a certidão de casamento e minha certidão de nascimento. Meu pai se separou de minha mão quando eu tinha uns 5 anos de idade e quando eu tinha uns 14 anos ele voltou para a Espanha e perdemos contato. Eu não tenho a certidão de nascimento de meu pai. Atualmente sou militar de carreira das Forças Armadas do Brasil, sou casado e tenho 3 filhos maiores de 18. O que devo fazer para obter a cidadania espanhola?
    Como devo proceder

    • Oi, Eduardo. Consulte o consulado para saber quais são os documentos necessários para pedir a nacionalidade e se seria possível pedir só com a certidão de nascimento do seu pai. Abs

  121. Geneilson Sanches Cabral // 20/03/2017 em 11:18 am // Responder

    Meu Bisavô foi registrado no Brasil, porém os pais dele (tanto um tanto o outro conjugue) são da espanha mesmo, ou seja são gringos, e daí nasceu meu avô brasileiro, será que consigo correr atrás da Dupla Cidadania? meu bisavô se chama José Cantalejo Sanches pois o pai dele tinha “Cantalejo” e a mãe “Sanches”, então meu avô passou a ser chamado de José Roberto Pinto Sanches (“Pinto” porque é sobrenome da mãe do meu avô levar) mas a descendência do “Sanches” permanece.
    continuo ou tenho Tenho Direito a Dupla Cidadânia por levar o sobrenome Espanhol?

  122. olá minha bisavó e bisavô são espanhóis e minha vó nasceu aqui no brasil sera q tenho direito a pegar a cidadania espanhola pois meu pai nunca correu atras pra pegar cidadania mais agora ele esta interessado, ja sou maior de idade.
    Muito obrigado agradeço deis de já

  123. Boa Tarde,Larissa.
    Sou Filho de Espanhol porém passei dos 18 Anos e minha mãe conseguiu sua cidadania atráves da Lei da Memória Histórica e nunca residiu no país , me disseram que eu devia tirar o DNI no Brasil e seguir para Espanha queria saber se essa informação procede ou não?

  124. ALEX FELIN MARQUES // 28/03/2017 em 3:49 pm // Responder

    oi tudo bem gostaria de uma informação sou bisneto de espanhol tenho 25 anos minha mae ja pegou sua nascionalidade espanhola pela lei da memoria historica eu sendo filho tenho direito de pedir um arraigo familiar

    • Oi, Alex! Acredito que você poderia pedir a nacionalidade depois de um ano residindo legalmente aqui na Espanha. Consulte o consulado para te orientar sobre isso.

  125. Olá,
    Minha mãe é casada com um Espanhol e já possui a cidadania a 10 anos, é possível que os filhos também tenham direito a cidadania? Se sim qual seria o procedimento?

    • Oi, Janete. Sim, mas acredito que o ideal seria consultar um advogado especiaslista ou o consulado para saber quais são os procedimentos.

  126. LUCIANA SERAFIM ESPINOSA // 01/04/2017 em 11:18 pm // Responder

    OLÁ LARISSA ESTOU COM ALGUMAS DUVIDAS E GOSTARIA DE MAIORES INFORMAÇÕES, SOU FILHA DE ESPANHOL JA FALECIDO E ESTOU AGUARDANDO A 2º VIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO MEU PAI PARA DAR ENTRADA NO PEDIDO DE NACIONALIDADE ESPANHOLA, CONVIVO A 24 ANOS COM MEU ESPOSO E TEMOS 2 FILHOS SENDO UM RAPAZ DE 21 Anos e UMA ADOLECENTE DE 13 ANOS, ESTOU AGUARDANDO A CHEGADA DESSA CERTIDAO PARA DAR ENTRADA TANTO NO MEU PEDIDO QUANTO DA MINHA FILHA TAMBÉM, MAIS MINHA DUVIDA ESTÁ EM COMO DEVO PROCEDER COM RELAÇAO AO MEU ESPOSO EU ESPERO SAIR MINHA NACIONALIDADE E CASO NO BRASIL OU ELE VAI COMIGO E PEÇO O EMPADRONAMENTO PARA ELE, E CASO LÁ NA ESPANHA PARA QUE ELE POSSA TER LIVRE ACESSO ?

  127. Sou bisneto de espanhois. Só teria chance, pelo que li, depois de morar um ano na Espanha? Obrigado.

  128. Angel Lopes Alves // 03/04/2017 em 12:25 am // Responder

    Boa Noite. Sou filho de espanhol nascido no Brasil, meu pai fez meu registro no consulado qd nasci, tenho uma certidão de nascimento espanhola. Gostaria de saber se consigo pedir a cidadania para minha filha que vai fazer 19 anos. Ou ela terá que residir na Espanha para conseguir a cidadania? Obrigado.

    • Oi, Angel. Acredito que ela teria que residir na Espanha para tirar a cidadania espanhola, mas recomendo consultar o consulado. Abs

  129. Guilherme Franca // 05/04/2017 em 5:03 am // Responder

    Ola Larissa, boa noite tudo bem?!
    Preciso de ajuda para comprovar a cidadania do meu avô. E também da minha bisavó. Minha bisa é natural de Ourense, segundo o atestado de óbito, em outros documentos diz que ela é de Vila de Cervantes, que nao tem nenhuma cidade com esse nome nessa província. Seu marido, meu bisavô, eu nao faço idéia de quem seja, pois eles eram divorciados e se eu nao me engano ele morreu na cadeia. Minha bisa nasceu e casou na espanha, e faleceu no Brasil. Meu avô nasceu no navio vindo para o Brasil, que é território espanhol, porem muito dificil de comprovar.
    Eu preciso de ajuda para encontrar essas certidões na Espanha e comprovar suas nacionalidades. Voce conhece alguem que pode fazer isso para mim?

  130. Bisnetos de espanhol tem direito a residência, ou cidadania?

  131. Luciana Solanes de Lyra // 05/04/2017 em 4:09 pm // Responder

    Sou bisneta de Espanhol e moro no Brasil. Tenho buscado informações de como poder adquirir a cidadania espanhola. Obrigada por qualquer informação. Luciana

  132. Meu pai é brasileiro mas ja reside legalmente na espanha e agora conseguiu a nacionalização.eu como filho tenho direito a nacionalização tambem ?!Se sim quais os procedimentos ou documentos necessarios ?!

  133. Diego Nascimento // 09/04/2017 em 10:47 am // Responder

    Olá, eu gostaria de saber se, depois de ficar 2 anos com residência legal na espanha, assim que der entrada no pedido de naturalização, quanto tempo demora, caso eu qualifique, desde que se dá entrada até se ter o passaporte espanhol??

  134. Olá!
    Tem dois anos que moro na Espanha,vim de ferias e resolvi estudar aqui,procurei uma advogada e ela me disse que daqui mesmo eu poderia dar entrada nos papeis para faculdade,foi tudo certo,atualmente faço faculdade,tenho cartoes bancarios e estou com empadronamiento certo,porem n tenho o dni,eu posso dar entrada no dni assim ?

    • Erick, tem DNI apenas quem tem a nacionalidade espanhola. Quem vem com visto de estudante não tem direito a pedir a nacionalidade, mesmo depois de 2 anos de residência.

  135. Sou bisneto de Espanhol, porem tenho 26 anos. ainda consigo minha cidadania?

  136. eu sou neto de espanhol parte de mae e bisneto parte de pai…
    tenho algum direito?

  137. Boa Noite! Sou filha de espanhol e gostaria de saber como posso, o que tenho que fazer para obter a dupla cidadania.Meu pai já é falecido, mas tenho a certidão de nascimento dele, como também a sai com carimbo de embarque do Porto de Vigo(Galícia) Ele saiu da Espanha na época da Revolução Espanhola.
    Grata
    Angela de Moraes

    • Oi, Maria Angela! O próprio consulado pode te orientar em relação aos documentos necessários para a solicitação da nacionalidade. Abs!

  138. Tenho uma irmã nascida na Espanha com dupla nacionalidade. Eu indo pra Espanha já fico legalizado? Se não, com faço para ser legalizado ?

    • Oi, Guilherme. Mas os seus pais têm a nacionalidade? Irmãos de cidadãos não tem direito à nacionalidade pelo fato de serem irmãos.

  139. Ola, minha irma casou com um espanhol e agora tem dupla nacionalidade, tem algum jeito de eu ter tambem( por causa da minha irma)? Eu moro no Brasil, mas ano que vem vou morar com ela, e ja sou de maior.
    Espero respostas
    Desde ja agradeço!

    • Oi, Josi! Nunca ouvi falar nada sobre irmaos terem direito à nacionalidade. Acredito que nao seja possível, mas o melhor é consultar um advogado especialista. Abs

  140. Boa tarde. Meu marido é neto de espanhóis, a mãe dele é espanhola também e reside no Brasil desde criança. Meu marido nasceu no Brasil em 1.980. Como ele deve fazer para ter cidadania espanhola? Eu também conseguiria a cidadania espanhola?

    • Carla, não sei se no caso dele seria necessário residir um ano na Espanha para pedir a nacionalidade. Recomendo consultar o consulado para esclarecer isso.

  141. Fabricio Barros // 18/05/2017 em 4:07 pm // Responder

    Larissa, boa tarde! Sou neto de espanhóis e possuo cidadania desde os 10 anos (sou nascido em 1982). Minha esposa e nossa filha podem solicitar cidadania também?
    Obrigado

  142. Bom dia,

    Sou nascido no Brasil e moro no Brasil. Meus pais e irmãos nasceram na Espanha e tenho desde 1986 a nacionalidade espanhola.
    Morei 2 anos na Espanha e tenho além do passaporte espanhol, DNI com empadronamento no Brasil.

    Tenho uma tia e muitos primos que vivem na Espanha.

    Estou pensando em me casar e gostaria que minha esposa obtivesse a cidadania espanhola.

    É mais fácil para ela obter a cidadania espanhola se casarmos aqui no Brasil ou na Espanha ou é igual?
    Depois de quantos anos casados ela pode pedir a cidadania?

    Muito obrigado.

    Atenciosamente,

    Luis Fernandez

  143. Marcelo Figueiredo // 22/05/2017 em 3:19 pm // Responder

    Boa tarde!
    Preencho os requisitos para aquisição da nacionalidade espanhola por matrimônio, sou casado com uma espanhola e já residi legalmente na Espanha por mais de 3 anos, mas atualmente moramos no Brasil.
    Minha dúvida é a seguinte, consigo solicitar a nacionalidade através do Consulado em SP ou somente para os que estão residindo na Espanha?

  144. oi Marcelo, tenho 62 anos, e penso em migrar para a Espanha, serei tributado em 25% no imposto de renda sobre minha aposentadoria?

  145. Bom dia. Já tem dois anos que moro na Espanha com residência legal. Agora em outubro vence o meu NIE é já queria dar entrada na cidadania. Posso fazer isso junto? As provas que preciso apresentar podem ser feitas antes de dar entrada no processo? Quais documentos tenho que apresentar e onde tenho que me dirigir para poder dar entrada no processo?
    Obrigada

  146. Ola Larissa, meus bisavos eram espanhois e vieram para o Brasil no seculo 18/19. Minha avo (falecida) nasceu aqui mas nao fez a cidadania espanhola. Gostaria de saber se meu pai sendo neto de espanhois poderia pedir a cidadania, sendo que ele tem 80 anos de idade e se depois que ele conseguisse a cidadania eu tambem poderia pedir a mesma.
    Atenciosamente,
    Marilia

  147. Por gentileza, preciso de informações sobre: como filhos maiores de 21 anos poderão morar na Espanha legalmente? Tenho cidadania espanhola pela Ley 52/2007, regularizamos o casamento através do consulado, vamos morar por mais de um ano na Espanha para que meu marido adquira a cidadania, somos aposentados, temos condições de manter a família, de que forma meus filhos maiores de 21 anos poderão morar e depois obterem a cidadania? Grata

  148. BOA TARDE
    GOSTARIA DE SABER DETALHADO QUAIS SAO OS DOCUMENTOS NECESSARIOS PARA QUE EU POSSA DAR ENTRADA NA DUPLA CIDADANIA DA MINHA FILHA, JA QUE EU PAI JA TIREI A MINHA.
    MINHA FILHA DO PRIMEIRO CASAMENTO, NO CASO ELA AINDA E DE MENOR.
    FICO NO AGUARDO

    • Oi, Marcos. Acredito que essas informações variam de acordo com a situação em que você tirou a nacionalidade (se você tirou por herança, por tempo de residência, etc.) O ideal é consultar um advogado especialista.

  149. Leonardo Soares // 06/06/2017 em 7:24 pm // Responder

    Prezados, boa tarde!

    Me chamo Leonardo e sou Brasileiro por nascimento. Aos 10 anos de idade fui morar na Espanha e fiquei la até os quase 15 (quase 5 anos consecutivos). Minha familia acabou por retornar ao Brasil e desde entao vivemos no RS. Dado esse período vivido la, existe alguma possibilidade de tentar cidadania espanhola?

    Desde já agradeço.

    • Oi, Leonardo. Não sei te informar se esse período é válido ou se para tirar a cidadania por tempo de residência é necessário continuar morando aqui, ou seja, não ter voltado. Recomendo consultar o consulado ou um advogado. Abs

  150. Marceli Feminino Silva // 07/06/2017 em 6:25 pm // Responder

    Boa tarde. minha Cunhada mora em Madrid e depois anos vai agora solicitar autorização de longa duracion. O advogado cobrou 100 euros e falou q a mesma deveria deixar passaporte original tanto atual quanto o vencido. está correto tal procedimento. Ha algum perigo deixar original? Desde ja agradeço

    • Oi, Marceli. Infelizmente, não conheço os trâmites para saber se é recomendado deixar ou não o passaporte. Caso ela não confie, talvez seja melhor levar os documentos a outro advogado. Abs

  151. Ola,

    Minha esposa é bisneta de Espanhol e possui documentações de certidão e entre outros vindo da Espanha. O processo de solicitação de cidadania abrange a ela? E se abrange entra no metodo de ter a necessidade de residir um ano na Espanha para depois solicitar? Que tipo de visto poderíamos solicitar para ter a cidadania nesse período de um ano caso seja preciso.

    Att.

  152. Meus bisavós eram espanhóis como faço pra conseguir a residência na Espanha?

  153. Oi! Tudo bem?

    Sou neta de Espanhol e estou tirando meu visto de estudante para fazer um mestrado de 2 anos e meio na Espanha. Sei que, chegando la, precisarei empadronar e tirar meu NIE (que deve ser renovado depois de um ano). Minha duvida: em vez de renovar o NIE eu posso entrar com o pedido de cidadania espanhola? E se eu entrar com esse pedido, preciso apresentar os documentos originais do meu avo (ele mora no Brasil)?
    Obrigada desde ja!

    • Oi, Laura! Sua mãe tem a nacionalidade? Caso ela tenha, você teria que vir com um documento de arraigo familiar – que te permite estudar – e depois de um ano você poderia dar entrada no pedido da nacionalidade. Não sei se você poderia entrar com o pedido caso tivesse um visto de estudante -mesmo tendo direito por ser neta de espanhol. Te recomendo consultar um advogado ou o consulado! Um abraço!

  154. Boa noite, eu tenho a nacionalidade espanhola, tenho
    Documentos certinho, mas não peguei meu passaporte, gostaria de saber se com essa nova lei, eu consigo pegar ainda, ou tenho que refazer tudo de novo?

    • Oi, Vanessa. Você teria que conferir se o seu documento ainda é válido, porque é possível perder a nacionalidade. Recomendo consultar o consulado!

  155. Boa noite! Meu marido e filho de espanhol que mora no Brasil há mais de 40 anos porém eles não tem contato e quando nasceu o pai não registrou o filho porque já era casado e com filhos na Espanha. Preciso de orientação sobre conseguir a cidadania espanhola pro meu esposo. Vc pode nos ajudar? Quais os primeiros passos?

    • Oi, Elaine. Acredito que sem o registro não seja possível. O ideal é consultar um advogado especializado que possa orientá-los.

  156. Bom dia!

    Gostaria de tirar uma dúvida.

    Meu pai é neto de espanhol (nascido no Brasil) e tem sua cidadania Espanhola e Brasileira.

    Caso meu pai resolva se mudar para Espanha, ele pode pedir reagurpamento familiar? (minha mãe que é esposa dele e eu maior de 18 anos , ambos brasileiros) Poderíamos residir legalmente na Espanha?

    Se sim eu poderia trabalhar?

    Qual o tipo de visto eu obteria?

    é possivel eu obter minha cidadania espanhola neste modelo? se sim após quanto tempo?

    se eu me casar com um espanhol conseguir a cidadania e por um eventualidade eu me separar, eu perco minha cidadania?

    muito obrigado

  157. Daiane Selmikaitis Seif // 29/06/2017 em 1:12 am // Responder

    Oi… Estou tirando a cidadania do meu filho de 4 anos, no site do consulado diz que precisa de um documento com foto do menor.
    Eu consigo fazer somente com a certidão de nascimento? Obrigada Daiane

    • Oi, Daiane. Se o site do próprio consulado diz que é necessário um documento com foto, não deve ser possível fazer com a certidão de nascimento. Abs!

  158. bom dia, sou neta de portugueses e gostaria de estar indo para europa. isso me ajuda em alguma coisa?obrigada

  159. Marlene Morales Monteiro // 05/07/2017 em 4:02 pm // Responder

    Larissa, boa tarde. Eu tenho 64 anos, separada judicial. Meus avós tanto de pai e mãe eram espanhóis. Chegaram ao Brasil em 1909 e 1912. Estou tentando cidadania espanhola, mas não sei como iniciar esse processo. Tenho documentos que peguei no Museu dos imigrantes o navio em que vieram.Você poderia me dar uma luz? Muito obrigada, um grande abraço

  160. ola estou com muitas duvidas, quero obter a cidadania espanhola, apenas meu irmão por parte de pai que residiu na espanha, ha alguma chance de que eu consiga a cidadania? quais procedimentos devo fazer?

    • Oi, Dayane. Não entendi muito bem.. seu pai tem a cidadania? Não ficou muito claro se algum familiar seu tem a cidadania. Caso tenha sido seu irmão, por tempo de residência, então você não teria direito.

      • bom dia, meu pai não tem a cidadania. quem obteve a cidadania foi meu irmão através da minha madrasta que é espanhola e mãe de sangue dele. nesse caso ha alguma chance de que eu obtenha a cidadania através do meu irmão? se caso não aja alguma chance de que eu obtenha através dele , qual seria a outra saida ?

  161. Sou neta de espanhois, e tenho a segunda cidadania..
    eu casando com um brasileiro, consigo passar a cidadania pra ele?

    • Oi, Bruna. Em caso de casamento com um brasileiro, ele teria direito à nacionalidade apenas após um ano de residência legal na Espanha.

  162. Andreia Herrera // 11/07/2017 em 3:55 am // Responder

    Olá. Sou neta de espanhol, tenho a cidadania espanhola e inclusive ja residi durante dois anos na Espanha.
    Minha dúvida é se consigo transmitir a nacionalidade espanhola para meus filhos.
    Obrigada.

    • Oi, Andreia! Acredito que sim, mas que para isso eles teriam que residir um ano na Espanha. Recomendo consultar o consulado ou um advogado para que possa te orientar. Abs

  163. Bom dia
    O pai do meu namorado esta na Espanha a 10 anos, minha duvida seria se por meu namorado ser de maioridade ele teria como pegar a dupla cidadania do pai dele?
    Também ele a 1 ano possui empresa na Espanha teria como ele pegar um documento apenas de trabalho?

    • Oi, Ana

      Mas o pai do seu namorado tem a nacionalidade? Nesse caso, acredito que seu namorado poderia tirar a dele apenas após um ano de residência legal aqui, mas o melhor é consultar o consulado. Quanto a pegar um documento de trabalho, é mais complicado porque o pai do seu namorado teria que contratá-lo, mas isso é bem difícil porque ele teria que provar que não encontrou nenhum espanhol qualificado para fazer isso. Abs

      • Ah entendi
        O pai dele fez 10 anos de residencia agora no mês de junho já esta correndo com os documentos.
        Obrigada pela ajuda
        🙂 abs

  164. Bom dia, meu bisavó e avô espanhol por parte de pai eram espanhóis e já faleceram.
    Meu pai brasileiro, também já faleceu. Caberia algum direito para que eu solicitasse a cidadania?

    Obg.

    • Oi, Ana Carla. Infelizmente não. Netos de espanhol têm direito a solicitar a nacionalidade desde que seu pai/mãe já tenha tirado. Abs

  165. Olá minha mãe é brasileira mas casou com um espanhol e teve filha com ele na espanha , eu tenho 20 anos queria saber se ela consegue me dar o documento de lá sem residir 1 ano la

    • Oi, Helen. Mas sua mãe tem a nacionalidade espanhola? Nesse caso, você poderia tentar vir como familiar de comunitário. Mas o melhor é consultar o consulado para ver o que pode ser feito no seu caso. Abs

  166. Bom dia! Sou brasileira e tenho pretensao de adquirir a nacionalidade espanhola após o casamento. Caso eu consiga a nacionalidade espanhola, eu perderei a nacionalidade brasileira? Agradeço desde já!

    • Camila, os brasileiros não precisam abdicar da nacionalidade brasileira por pegar a espanhola. Só lembrando que uma brasileira que case com um(a) espanhol(a) só tem direito à nacionalidade depois de um ano de residência legal no país. Abs!

  167. Olá, sou brasileira e tenho pretensão de adquirir a cidadania espanhola através do casamento. Caso eu obtenha a cidadania espanhola, eu perderei a minha cidadania brasileira ou é possível invocar a imposição de naturalização como condição de permanência na Espanha? Agradeço desde já.

    • Bruna, os brasileiros não precisam abdicar da nacionalidade brasileira por pegar a espanhola. Só lembrando que uma brasileira que case com um(a) espanhol(a) só tem direito à nacionalidade depois de um ano de residência legal no país. Abs!

  168. Fiquei muito interessada na informacao de brasileiro residir por dois anos e solicitar a nacionalidade. Residi com a minha familia pelo periodo de 2010 a 2012 pelo motivo do meu marido fazer doutorado em un hospital com bolsa espanhola por todo este periodo, este caso valeria como pre requisito para solicitar a nacionalidade? obrigada

  169. Olá tudo bem? Meus sogros e meu namorado são espanhóis, estou indo em setembro pra Espanha e pretendemos nos casar. Casando consigo o visto de permanência? Só por estar casada minha situação fica legal? Casada posso tirar o tal do Nie? E a cidadania? Na verdade a maior duvida é, se casarmos na espanha já estou apta a residir e trabalhar legalmente?

    • Oi, Fernanda. Ao se casar com um espanhol, você pode tirar o documento de familiar de comunitário. Esse documento (que é um NIE de familiar de comunitário) te permite residir, estudar e trabalhar legalmente na Espanha. Você pode entrar com o pedido de nacionalidade depois de estar com o NIE há um ano. Abs

  170. Boa tarde sou brasileiro casado com uma espanhola tenho a carta de regimen comunitário morei lá 6anos tenho um filho com ela de 9anos.retornei pró Brasil tem 4 anos.agora estou na França e queria saber se eu posso pedi minha nacionalidade sem precisar dela é o que fazer?

    • Oi, Ferreira. Se seu filho reside na Espanha com a mãe e tem a nacionalidade espanhola, acredito que você poderia solicitar um documento para residir no país. E aí, depois de dois anos, talvez pudesse solicitar a nacionalidade. Mas o melhor é consultar o consulado ou um advogado especializado.

  171. Boa noite
    Os meus filhos são netos de espanhóis, eles possuem o passaporte espanhol, adquiriram a cidadania ainda quando eram crianças. Hoje o meu filho mais velho que tem 21 anos foi renovar o passaporte no consulado em Salvador- Bahia e foi informado que a sua cidadania foi cancelada por conta da idade, que ele deveria ter confirmado o desejo de mante-la. A minha dúvida é qual o procedimento para recuperar a cidadania e como podem cancelar se ele ainda tem 21 anos e o prazo é dos 18 aos 21 anos.
    Aguardo uma orientação, se possível.
    Obrigada.
    Mirella Silva

    • Oi, Mirella. Essa é a informação disponível no site do consulado da Espanha aí em Salvador: http://www.exteriores.gob.es/Consulados/SALVADORDEBAHIA/pt/InformacionParaExtranjeros/Pages/Nacionalidad.aspx

      Recuperação: Como se recupera a nacionalidade?
      Uma vez perdida a nacionalidade espanhola (incluir link), existe a possibilidade de recuperá-la; para isso, será necessário cumprir os seguintes requisitos:
      – O interessado deve ser residente legal em Espanha. No entanto, este requisito não será aplicável aos imigrantes nem aos filhos de imigrantes. Além disso, este requisito poderá ser dispensado pelo Ministério da Justiça, quando para isso contribuírem circunstâncias excecionais.
      – O interessado deverá declarar, junto do Conservador do Registo Civil, a sua vontade de recuperar a nacionalidade espanhola.
      – Deverá ser registada a recuperação da nacionalidade na Conservatória do Registo Civil.

      Sem dúvida, o melhor é consultá-los diretamente. Um abraço!

  172. Boa noite
    Gostaria de saber se bisnetos têm alguma garantia de conseguir a cidadania.Meus bisavô materno nasceu em Gibraltar,minha bisavó materna em Madri e minha vó materna ainda está viva, inclusive encontrei um registro que comprova o local de nascimento dos meus bisavós e quando se naturalizaram no Brasil.Existe alguma possibilidade de conseguir a cidadania neste caso?

  173. Olá, excelentes posts!!
    Por favor, adquiri a cidadania espanhola por ser neta de espanhóis: queria saber, minhas filhas poderão requerer a cidadania ? Elas têm direito à cidadania?
    Obgda!

    • Oi, Marilu. Acredito que isso só seja possível depois de um ano de residência legal na Espanha, mas recomendo consultar o consulado para esclarecer se é isso mesmo. Se puder contar pra gente depois, seria ótimo! Abs

  174. Francisco Escudero de Matos // 31/07/2017 em 2:11 pm // Responder

    Bom dia, sou neto de espanhol e no caso de falecimento do meu pai ainda sim consigo solicitar a cidadania dele, para depois solicitar o arraigo familiar e dar prosseguimento a minha após morar 1 ano na Espanha?

    • Oi, Francisco! Acredito que seu pai teria que tirar a dele antes, mas o ideal é consultar um advogado para confirmar isso. Abs

  175. Bom dia Larissa! Caso tenha a informação, gostaria de saber se a certidão de batismo pode ser utilizada para a solicitação da nacionalidade, pois pelas minhas pesquisas, não foi emitida a certidão de nascimento do meu avô. Muito obrigado!

  176. Ola Larissa,
    Meu esposo e meu filho de 1 ano possuem a cidadania espanhola, com isso viemos morar em Portugal há 2 semanas. Fomos ao consulado espanhol em Lisboa a fim de solicitar o DNI deles é o reconhecimento do nosso matrimônio, e informaram que para solicitar o DNI seria necessário novas certidões de nascimento com um carimbo específico que devemos solicitar ao consulado em SP, e o reconhecimento do matrimônio também deve ser feito no consulado em SP.
    Questionamos se no caso como estamos na Europa não poderíamos até a Espanha e fazer isso e não souberam nos responder.
    Você saberia nos informar se esse tipo de trâmite é possível direto na Espanha ou se temos q solicitar para o
    Consulado no brasil?
    Muito obrigada pelo retorno!!!

    • Oi, Cristina. Infelizmente não sei te informar. Acho que é possível obter a certidão de nascimento no consulado do Brasil aí. Tentem falar com eles! Boa sorte!

  177. Olá! Meu marido é bisneto e maior de idade. A mãe dele (que é neta) já tirou a cidadania espanhola. Como ele poderia fazer para tirar a dele.

    • Oi, Ana Luisa. Acredito que no caso dele só depois de um ano de residência legal no Brasil, mas o melhor é consultar o consulado para ver se é isso mesmo.

  178. Elizabeth Alves dos Santos // 21/08/2017 em 1:54 pm // Responder

    Bom dia morei na Espanha 7 anos tenho uma filha que nasceu la mas estou no Brasil a 5 anos quero voltar para españa meu documento ta vencido e agora tenho um filho de 2 anos que nasceu no Brasil posso entrar na España só com o livro de família? Tenho medo de ser deportada com as crianças minha filha tem o passaporte españou eu e meu filho o brasileiro

    • Oi, Elizabeth. Não sei como funciona no seu caso. Se sua filha tem a nacionalidad, você poderá residir aqui legalmente, mas não sei se precisa pedir esse documento aí no Brasil ou aqui na Espanha. O melhor é consultar o consulado para evitar problemas na chegada. Um abraço!

  179. Hola , eu e meu marido casamos no Brasil a un ano e viemos morar con a Mae dele na Espanha e ela tem a nacionalidade espanhola, e con isso ela esta tirando a documentaçao do meu marido aquí na España tambén , e ele pode tira a minha nacionalidade aquí tambem ? Con a documentaçao dele, como funciona!? Obrigada

    • Oi, Michelle. Acredito que você só possa tirar a sua nacionalidade quando ele tiver a dele, depois de um ano que ele já tiver tirado. Abs!

  180. Querida boa noite,meu pai tem dupla cidadania e ele está querendo ir morar na Espanha.Se eu for com ele consigo trabalhar na Espanha sem eu ter a cidadania.Consigo pegar o nie?tenho 33 anos

    • Oi, Leandro. Depende dos motivos pelo qual seu pai tenha a nacionalidade. O ideal é consultar o consulado para se informar. Abs

  181. Ola, gostaria da seguinte informacao, por gentileza:

    Meu bisavo Miguel veio de Madrid para o Brasil e casou-se com minha bisavo’ brasileira. Os filhos deles (meus avo’s) e os irmaos da minha mae sao falecidos. Minha mae e’ a unica neta. Nenhum dos pais da minha mae ou dos irmaos tem a cidadania espanhola. Sei que ha uma maneira dela residir por um ano na Espanha e solicitar a cidadania. Apos ela obter a dupla nacionalidade, eu posso me caracterizar como filha de espanhola? Obrigada.

    • Oi, Elenara. Isso não é possível. Sua mãe, como neta de espanhóis, só poderia tirar a nacionalidade se a mãe ou pai dela tivesse tirado. Abs

  182. Bom dia gostaria de saber se minha mãe sendo filha de pai e mãe espanhóis natural de Madrid e Sevilha,eles não abriram mão da cidadania, então sou neta gostaria de saber se para tirar a dupla cidadania preciso morar na Espanha? muito obrigada.

  183. Boa tarde,
    Gostaria de residir 2 anos na Espanha para obter a nacionalidade e assim conseguir futuramente trabalhar em algum pais da UE. O visto que preciso tirar para dar inicio ao processo aqui no Brasil e o de residência não lucrativa, correto? E, não preciso abdicar da minha nacionalidade para conseguir ser cidadã europeia?!

    Obrigada,
    Bethania

    • Oi, Bethania. O visto de residência não lucrativa é uma das opções, sim. Você não precisa abdicar da nacionalidade brasileira para ter a espanhola. Abs

  184. Olá
    Boa tarde sou filho de espanhol nascido no Brasil porém meu pai é falecido e não tenho contato com minha mae tenho hoje 30 anos e adoro a Espanha gostaria muito de ir visitar no ano que vem o País, porém gostaria de ter a nacionalidade espanhola os únicos documentos que tenho são meu registro de nascimento e a certidão de casamento de minha mãe. não possuo mais os documentos do meu pai pois ao falecer como o mesmo tinha mais filhos outros filhos de outro casamento ficarão com todos os documentos dele dos quais eu não tenho acesso e perdi totalmente o contato.
    No meu registro de nascimento esta escrito que sou filho de Espanhol é possível eu conseguir a Nacionalidade nesse caso sendo filho nascido no Brasil mesmo após os 18 anos.
    Não acho certo ser filho de espanhol e não poder visitar o país como filho apenas como turista gostaria de ficar por lá mais de 06 meses passeando.
    Se puderem me informar eu agradeço muito

    • Oi, Gudmar. O ideal seria consultar o consulado ou um advogado especializado para saber quais documentos são necessários para você tirar a nacionalidade. Boa sorte!

  185. Oi Larissa, eu tenho uma dúvida. No caso se eu ficar dois anos como estudante na Espanha então eu poderia solicitar a cidadania?

  186. Olá moro no Brasil e gostaria de morar na Espanha morei 2 anos ilegal com minha mãe que mora legalmente na Espanha minha mãe casou com espanhol e tem cidadania como faço para morar legalmente na Espanha

  187. Cláudio parra Martins // 01/09/2017 em 5:43 am // Responder

    Olá .. sou brasileiro filho de pai português e mãe espanhola .
    Vivo no Brasil tenho interesse em morar na Espanha.
    Eu poderia ir com passaporte brasileiro e solicitar minha cidadania já estando na Espanha?

    • Oi, Claudio. Recomendo que você entre em contato com o consulado para saber se isso deve ser feito aqui ou aí e os documentos necessários. Abs

  188. Suely Frattino Casado // 02/09/2017 em 10:42 pm // Responder

    Olá. Boa noite. Muito bom esta boa vontade em ajudar-nos. Sou neta de avós espanhóis, ambos falecidos.Os documentos deles estão em mãos de um primo que não fornece nenhuma informação. Contudo ja consegui encontrar o Cartório onde emitiu a Certidão de Óbito de minha avó aqui no Brasil. Tendo os dados através desta certidão, há possibilidade de conseguir Certidão Nascimento dela na Espanha? Consegui no Museu do Imigrante uma Certidão desembarque meu avô. Tenho 65 anos. Poderia orientar-me para agilizar conseguir um documento deles para requerer minha cidadania. Muito grata. Suely Casado

  189. Olá moça, muito legal a sua disposição em tirar as duvidas das pessoas !
    Pois bem, meu avô é espanhol e meu tio tirou a nacionalidade. Na época foi um inferno, pois os documentos do meu avô tinham se perdido e ele teve que pedir que tudo viesse da Espanha.
    Lendo as dúvidas aqui, se entendi bem, eu só poderia pedir a nacionalidade espanhola se minha mãe também tirasse a dela e se eu, por ser neto, morasse lá por 1 ano. Certo ?
    Só alguém com a nacionalidade espanhola pode ter o passaporte, né ? Estou um pouco confuso porque lembro de ter lido em algum lugar que tinha um outro jeito. Queria tirar só para ter a facilidade de viajar pela Europa sem qualquer problema.

    Forte abraço.

    • Oi, Rafael! Sim, sua mãe teria que tirar e você teria que residir um ano aqui para poder ter direito. Sobre ter o passaporte, eu nunca ouvi falar de outra maneira para ter… mas o melhor é consultar um especialista. Abs

  190. Olá! Meu avô era espanhol. Minha mãe possui a cidadania espanhola E eu tenho a certidão de nascimento espanhola (estou com 29 anos). É possível eu ainda pedir a cidadania e pegar passaporte europeu? Estou planejando ir aos EUA e isso ajudaria muito. Desculpe se estou falando besteira. Se puder responder, agradeceria.

    • Oi, Rodrigo! Acredito que seja possível só depois de um ano de residência legal no país, como explico no post, mas o melhor mesmo é consultar um especialista. Abs

  191. Otávio César Capila Reis // 08/09/2017 em 3:26 pm // Responder

    Boa Tarde,
    Minha mãe tem a cidadania espanhola,adquiriu através da lei da memória histórica em 2011.Eu tenho exatos 20 anos,tenho direto ainda?Li que são 2 anos após os adquirir a maior idade.

    • Oi, Otávio. Infelizmente não sei te informar. O melhor é consultar o consulado para que eles possam te orientar. Abs

  192. Boa tarde,

    Moro em Madri há 3 anos. Tive o visto de estudante durante 2 anos e logo fiz “pareja de hecho” com meu namorado que é espanhol.
    Quando poderia solicitar a nacionalidade espanhola? Despois de 2 anos com a residência “tarjeta comunitária” ou os 2 anos com o visto de estudante também contam para solicitar a nacionalidade espanhola?
    Muito obrigada!

    • Oi, Ana! O tempo que se mora na Espanha com visto de estudante infelizmente não conta para a nacionalidade, ou seja, você teria que esperar mais um ano. Um abraço!

  193. Hola. Sou brasileira e Estou na espanha fazem 2 anos como residente legal e acabo de ter gemeos. O pai é Espanhol e registramos eles no livro de familia, mas estamos separando e gostaria de saber se por ter dito filhos espanhois tenho direito a cidadania. Minha mae gostaria de visitarnos, ela tem algum direito como avo de espanhois também?

    • Oi, Veronica. Sim, pais de filhos nascidos na Espanha têm direito à nacionalidade. Além disso, se você já reside legalmente há dois anos aqui, você pode pedir a nacionalidade por tempo de residência. Quanto à sua mãe, acredito que ela não tenha nenhum direito especial. Abs

  194. Fernanda Fernandes // 10/09/2017 em 3:15 pm // Responder

    Olá! Sou neta de espanhol e sempre tive vontade de morar na Espanha. Como faço para ter minha nacionalidade espanhola?

  195. Juan carlos Jordan Ayres // 11/09/2017 em 5:12 pm // Responder

    Ola …tenho 2 filhos, ja sao maiores de idade, em 2002 registrei eles no consulado espanhol, este ano quiseram ter passaporte espanhol, fomos ate la, e nos infromaram que haviam perdido a cidadania, pois nao se manisfestou o desejo de continuar com a ciadadania espanhola, gostaria de saber se é possivel entrar com recurso para voltar a nacionalidade, tenho que fazer alguma declaraççao?

  196. Bom dia. Tenho uma dúvida: Meu pai obteve a cidadania espanhola por residencia em 2003. Eu moro no Brasil mas gostaria de saber se tenho direito a cidadania espanhola também.

  197. Olá, parabens pelo post e pelo site! Com certeza ajudou muita gente já.
    Meu problema/ história é a seguinte.. Atualmente estou no Brasil. Morei durante 4 anos e meio na Espanha em 2 períodos diferentes, a primeira vez foi 3 anos e a segunda 1 ano e meio. Nesse meio tempo, meu irmão nasceu na Espanha e já tem os documentos dele de lá a muito tempo. Meu pai tinha permissão de residência e acabou voltando para o Brasil depois que nós voltamos. Minha mãe não tirou os documentos dela. Eu pretendo ano que vem ir para lá realizar meus estudos e se der certo trabalhar com alguma coisa. Conhecemos bastante gente, a cidade toda, o idioma também não seria problema, mas sim os documentos. Atualmente tenho 19 anos. O que eu preciso fazer para poder regularizar uma situação na qual eu consiga ir para lá com a intenção de estudar e se der certo trabalhar legalmente??? Aguardo respostas. Muito obrigado

    • Oi, Jean! Não sei se você tem algum direito por já ter residido na Espanha quando criança. O melhor é consultar um advogado. Se não, sempre há a possibilidade de vir como estudante (com visto de estudante) e tentar conseguir um emprego para mudar o visto. Abs

  198. Eduardo Gabriel // 23/09/2017 em 5:56 pm // Responder

    Olá ,morei na Espanha de 2008 a 2011, a trabalho ,e possuía NIE , temporário de 2 anos ,voltei para o Brasil e o NIE venceu ,a cinco anos ,por já ter tido o NIE , de residência e trabalho ,tem alguma possibilidade de dar entrada na documentação a partir dessa documentação que ja tinha ,,ou tenho que começar um processo totalmente do zero.

    Desde já agradeço

    • Oi, Eduardo. Não sei se quem já teve o NIE tem algum direito. Recomendo que você consulte o consulado ou um advogado especialista. Boa sorte!

  199. Olá,meu bisavô era um espanhol,teria como eu obter uma cidadania espanhola para minha avó e depois conseguir uma para minha mãe e depois uma cidadania para mim. Isso é possível ?

    • Oi, Matheus. Acredito que isso não seja possível, exceto se você for menor de idade, mas o melhor seria consultar o consulado para confirmar. Abs

  200. Olá,Larissa. Tudo bem?Talvez você possa esclarecer minha dúvida. Meu bisavó era espanhol e a minha mãe, com a Lei da Memória Histórica, tirou a cidadania espanhola (por opción). Não pude tirar minha cidadania, pois tinha acabado de completar 18 anos e a lei só contemplava os bisnetos que eram menores de idade.
    Você sabe dizer como posso obter a cidadania?Minha mãe quer ir morar na Espanha. Posso ir com ela e tirar minha cidadania lá?
    Obrigada.

  201. Bom dia sou casada tenho a carta de residente na Espanha morei lá 6anos mais não tô morando mais com minha esposa.agora tô em Paris e queria pedi minha nacionalidade.queria saber o que eu preciso?e se precisa dela pra assinar algum documento?

    • Oi, Vanuza. Não sei se a residência pode ser solicitada se você já não reside no país. Se puder, não seria necessário nenhum documento ou assinatura dela! Abs

  202. Olá me chamo Michael Alonso gostaria de saber como faço para conseguir voltar a morar na Espanha,mas legalmente pois tenho 2 filhos nascidos e que moram lá,vim embora há 5 anos…

  203. Olá Larissa, obrigada pelas dicas, tenho uma dúvida
    Meu namorado e eu estamos em portugal, fazendo nossa graduação, porém estamos pensando em pausar e ir trabalhar um tempo na espanha suficiente para pegar cidadania. Essa cidadania engloba toda união europeia? e é possivel fazer reagrupamento familiar? no caso de só um conseguir o trabalho? obrigada

  204. Ola Larissa minha duvida é sobre o visto de residência não lucrativo.gostaria de saber se posso ter o visto renovado por dois anos e após isto solicitar a nacionalidade ou se preciso trocar o visto para visto de trabalho para entao ter direito a cidadania espanhola?obrigada.

  205. Olá Larissa, Meu avô materno tem dupla-cidadania. O avô dele era espanhol.
    Tenho alguma chance de ter a cidadania também?

  206. Bom dia, obrigado pelas informações! Gostaria de saber se período de intercâmbio na Espanha conta como tempo de residência … Minha esposa é neta de espanhóis e tem interesse em obter a dupla cidadania. Obrigado!

  207. Bom dia, sou bisneta de espanhol nascido em Mágala, completei 18 anos nesse ano, eu consigo a cidadania ? Tenho alguns familiares que já conseguiram e outras que moram na Espanha

  208. Boa tarde, Olga.

    Sou neta de espanhol, mas tenho mais de 18 anos. Minha mãe (filha de espanhol) ja tirou a dela. Até onde sei tenho que residir legalmente por 1 ano na Espanha pra poder dar entrada.
    Minhas dúvidas são as seguintes:
    1 Esse visto para residir legalmente lá eu consigo aqui antes de ir, ou somente por lá mesmo?
    2 Posso levar meu esposo e 2 filhos comigo?

    Desde já, agradeço!

  209. Boa noite ! Tenho passaporte espanhol , sou filha de espanhol isso me dar direito de residir e trabalhar em qualquer país da Europa ou somente Espanha ? Cidadania espanhola

  210. Olá novamente, já fiz um comentário anteriormente e que está aguardando resposta, mas outro detalhe é que meu filho de 20 anos (técnico em informática), tb é bisneto de espanhola, pois o meu ex marido, pai do meu filho é neto de português e da avó espanhola (Ela nasceu em Salamanca). Aguardo resposta, se puderem me ajudar, obrigado!

  211. Olá, encontrei seu blog por acaso. Estou procurado uma informação e acabei chegando aqui.

    Minha sogra é neta de espanhol. A mãe dela não pegou a nacionalidade.
    Sabe se existe a possibilidade de conseguirmos a nacionalidade pra falecida? Pra então passar pra minha sogra e assim por diante?!
    Poderia me ajudar nesta dúvida?

    Muito obrigado e parabéns pelo blog.

  212. Leonardo Suñol // 23/10/2017 em 1:40 am // Responder

    Olá, Meu nome é Leonardo Suñol. Sou empresário no Brasil , nascido em Montevideu / URUGUAI. Existe alguma forma de conseguir cidadania Espanhola através de comprovação de renda de subsistência, pois por parte sanguinea não conseguiria devido minha idade? Att

  213. Olá , depois que eu completar os dois anos , quanto tempo demora depois do processo ser iniciado até sair a nacionalidade ?

    • Oi, Leony. Depois que você entregar todos os documentos exigidos (pode demorar um tempinho até providenciar tudo e traduzir), parece que está demorando cerca de um ano e meio para te chamarem.

  214. Eu como cidadão português e brasileiro(tenho dupla) , depois de tirar meu certificado de cidadão da união europeia para viver na Espanha (que vale 5 anos) e residir os 2 anos na Espanha tbm vou ter direito de pedir nacionalidade espanhola?

    • Oi, Leony. Sim, você poderia pedir a espanhola, mas veja se vale a pena, porque alguns países da UE exigem que você abra mão da sua nacionalidade se quiser adquirir a espanhola, como é o caso da França, por exemplo. Você

  215. Boa noite! Larissa.
    Sou brasileiro neto de espanhol e estou tirando minha cidadania. Consigo passar para minhas filhas nascidas no brasil ?ou autorização para elas permanecerem na espanha comigo?

    grato,
    Willian.

  216. Boa noite Larissa.
    Sou neto de espanhol, mas a minha mãe não tirou a cidadania. Possuo todos os documentos da minha avó. Tenho 2 perguntas:
    1- Morando na Espanha por 1 ano, consigo pleitear a cidadania espanhola?
    2- Caso eu consiga, posso transmitir aos meus filhos menores (com 5 e 12 anos)?

    Obrigado.
    Marco Molina

  217. Bom dia,
    Meu bisavô era espanhol. Gostaria de saber se tenho direito a cidadania espanhola. Meu avô e a minha mãe ja faleceram, sem solicitar a cidadania.

  218. Henrique Pais Avila // 20/11/2017 em 6:29 pm // Responder

    olá, tudo bem?
    Me chamo Henrique, meu pai é nascido em Malaga (Espanha) e sou casado a 6 anos e tenho uma filha de 3 anos.
    Gostaria de pedir dupla nacionalidade, como sou filho sei que tenho direito, agora e minha filha e esposa? Qual o processo?

  219. Oi Larissa, eu tenho uma dúvida. Minha avó é viva, e não sabe se possui ou não a cidadania espanhola. Sua mãe era espanhola nascida na Espanha, tenho inclusive a certidão de nascimento, e uma de suas filhas (no caso a irmã da minha avó) possui cidadania espanhola. Onde posso conseguir essa informação? Obrigado!

    • Oi, Lucas! Acho que o melhor seria consultar o consulado. Caso ela não tenha a nacionalidade e não tenha os documentos necessários, dizem que o Museu do Imigrante ou as associações de imigrantes (nesse caso, a espanhola) conseguem ajudar bastante. Boa sorte! Abs

  220. Larissa, preciso de um advogado para tratar de processo de cidadania espanhola, você pode me ajudar?

  221. Ola Larissa,

    Netos de avos nascidos no Uruguay podem solicitar passaporte europeu ? No caso Espanhol ?

    • Oi, Magno! Não entendi bem a relação. Talvez você tenha como tirar a cidadania uruguaia e com ela seja mais fácil tirar a espanhola, mas não tenho nem ideia.

  222. Olá Larissa, tudo bem?
    Gostaria de uma informação caso a tenha.
    Minha Mãe é filha de espanhol e no ano passado fui à Espanha para levantar os documentos, busquei no registro civil, porém localizei somente a certidão de óbito da mãe do meu avô e a certidão de nascimento do irmão do meu avô, segundo o registro civil possivelmente ele não foi registrado e me indicaram buscar a certidão de batismo, fui à diocese responsável da região porem o archivero, estava ausente no período em que estive lá e por e-mail está bem difícil obter respostas, saberia me indicar alguma associação de imigrantes espanhola que possa me auxiliar ou outro local em que eu possa conseguir esses documentos?

    Muito obrigado!

    • Oi, Jeferson. Não conheço nenhuma associação, mas há advogados que fazem esse tipo de trabalho. Procurando na internet, vocÊ encontrará vários focados nesse assunto. Boa sorte!

  223. Olá, tudo bem? Queria saber por que os consulados do Brasil me dizem que perdi a nacionalidade espanhola e se negam meu passaporte declarando que perdi minha nacionalidade, com base no artigo 24 do cc se o brasil é um pais ibero americano e o artig diz q ele nao se aplica a oriundos de tais paises??

  224. Boa noite, meu avô e filho de espanhol , se ele pedir a cidadania em seguida meu pai poderá pedir e eu também? Já morei 2 anos legal na Espanha isso me dá direito?

    • Oi, Flávio! Acredito que não, porque só netos de espanhóis nascidos na Espanha têm direito à nacionalidade e você já é bisneto. De qualquer forma, consulte o consulado para ver se há alguma possibilidade. Abs

  225. Olá Larissa, uma dúvida.
    Minha mãe é neta de espanhóis e conseguiu a cidadania espanhola este ano. Eu consigo tirar também essa cidadania? Obrigado

    • Oi, Rafael. Acredito que não, porque o máximo que é concedido é para netos, mas tente consultar o consulado para ver se há alguma possibilidade. Abs

  226. Olá,tudo bem?
    Gostaria que você me tirasse uma dúvida. Eu sou neto de espanhol nascido na Espanha e meu pai também tem cidadania espanhola. Por isso herdei a nacionalidade também. Mas perdi a nacionalidade por não ter renovado meu passaporte. Hoje estou com 26 anos e vivo a um tempo na Espanha. Como eu posso recuperar minha nacionalidade? Grato

  227. Oi, meu nome é Henrique, fiz 17 anos no mes passado, minha mãe tem nascionalidade espanhola, é casada com um espanhol a 5 anos e mora la 5 anos também, queria saber se tenho direito a cidadania, porque sou filho dela e sou menor de idade, pelo o que eu li sendo menor de idade facilita o processo. No caso se eu puder queria saber se eu teria que morar lá durante algum tempo ?

  228. O visto de residência não lucrativa permite que eu abra uma empresa na Espanha?

    • Oi, Karine. No primeiro ano com este tipo de visto não é possível trabalhar nem por conta própria nem de terceiros.

  229. Ola, Meu nome é Gilberto,minha pergunta é tendo o espanhol se naturalizado brasileiro os filhos e netos perdem o direito? a cidadania ?

    • Oi, Gilberto. Infelizmente não sei te ajudar nesta questão. Se você mora no Brasil, o melhor é consultar o consulado espanhol por aí. Um abraço!

  230. Olá, amei a sua página. Me ajude!
    Meu esposo já adquiriu a nacionalidade espanhola dele (brasileiro e filho de espanhol), nos casamos apenas no Brasil e ele ñ teve tempo de me incluir no Livro de Família no Consulado. Meu processo para o NIE já está aberto na Extrangeria, só que corro o risco de não ter visto para trabalho tão cedo, eu não sei dos meus direitos nessa situação. Não sei por quanto tempo terei que esperar para ter a cidadania ou se teríamos que nos divorciar no Brasil para casarmos aqui na Espanha. Eu preciso ter uma noção de circunstância e tempo… Me ajude! (Obrigada!)

    • Oi, Ana! Tudo bem? Infelizmente, não posso te ajudar porque não sei como funciona nesse caso. O melhor seria consultar um advogado para orientá-los. Um abraço!

  231. Ola!! Minha mãe tem a dupla cidadania espanhola,que tirou através da mãe dela queria espanhola, tenho 47 anos tenho direito de tirar meu passaporte também?

  232. Hola soy casada con español vivo a 10 años en españa y pensó q y injusto tenemos q hacer una prova. Lo que tenía q hacer éramos tener que pagar una taxa como 500 euros para nos obter la nacionalidad

  233. Alan Lee Pose Ribeiro // 07/02/2018 em 2:53 pm // Responder

    Olá Larissa,
    Eu sou filho de espanhol, sou nascido no Brasil mas vivi 9 anos na espanha (1992 a 2002) adquiri a residencia, estudei la, mas depois q retornei ao brasil não tive nenhum tipo de copntato com documentos da espanha nem nada do tipo. Meu pai infelizemente veio a falacer há dois anos atrás, antes de resolvermos isso… qual caminho tenho q tomar pra dar entrada na nacionalidade espanhola ? Perco os direitos civis brasileiro caso consiga ?

  234. Olá! Tenho a nacionalidade espanhola por residir o tempo necessário (2 anos) legalmente!
    A questão é que depois que tirei, fiquei somente mais um ano na Espanha.
    Sobre estar morando no Brasil desde então, corro o risco de perder a nacionalidade?
    Obrigada!!
    Jamili

  235. Olá Larissa.. obrigada pelo retorno.
    Eu li esta questão de perda de nacionalidade para os que adquiriram por residência como meu caso. Mas como estou no Brasil, devo me inscrever no consulado certo? Porque oq entendo é q se não me increvo ou utilizo a nacionalidade de alguma forma como viajar por exemplo, posso perde- la. É isso correto?

    • Oi, Jamili! Pelo que eu entendo do texto, no caso de quem tirou a nacionalidade por residência, não há perda por residir fora. Mas talvez seja melhor você consultar o consulado para ficar mais tranquila. Abs

  236. João Vinícius // 10/02/2018 em 2:40 am // Responder

    Olá gostaria de tirar uma duvida, a um ano meu padrasto se casou com minha mãe e me adotou como filho judicialmente. Recentemente decidimos ir para Madrid pois meu padrasto teve outro relação e teve duas filhas antes de conhecer minha mãe… As filhas deles residem lá, gostaria de saber se meu padrasto pode ir para lá e ter nacionalidade espanhola e se eu e minha mãe podemos pegar a nacionalidade espanhola, pois meu padrasto que trabalha e tem eu como filho na justiça e minha mãe como cônjuge

  237. Boa Tarde,
    Meus bisavós eram espanhois e vieram morar no Brasil, eu tenho 29 anos e o meu irmão 26, nós temos direito a cidadania espanhola?? e caso tiver como eu faço? e se nós não tivermos direito como ir para Espanha? gostariamos de ir para trabalhar, ficar alguns anos e depois voltar embora para o Brasil, teria alguma outro pais que seria melhor para conseguir um visto?
    obrigado pela informação desde já

  238. Olá, Larissa! Já fiz a submissão eletrônica da documentação para a cidadania por tempo de residência. Gostaria de saber se há algum problema em acompanhar o processo do Brasil. Há algum limite de tempo após a residência por dois anos que podemos ficar fora da Espanha e ainda ser elegível para o pedido de cidadania? Muito grata.

  239. Sou neta deespanhole tenho 59 anos e gostaria de fazer a cidadania espanhola alguem pode me dar uma luz como fazer? meu email mcmirenetr@gmail.com

  240. Bom dia,
    Minha esposa e, por consequência, minha filha nascidas brasileiras obtiveram cidadania espanhola recentemente por serem, respectivamente, filha e neta de espanhol nato. Eu, brasileiro, na condição de cônjuge e pai, tenho como obter visto de permanência/trabalho na Espanha? Obrigado.

  241. Larissa Boa Tarde, Uma dúvida por favor. Para ingressar com pedido de cidadania Espanhola é necessário residência legal de 1 ou 2 anos na espanha? Abs.

    • Oi, Leonardo. Depende de vários fatores. Netos de espanhóis (cujo pai ou mãe que for o descendente já tenha tirado a nacionalidade) podem tirar depois de um ano, assim como estrangeiros casados com espanhóis. No caso de nacionalidade por tempo de residência, esse prazo – para os brasileiros – é de dois anos.

  242. Obrigado, Larissa!

  243. Wanderson Pereira Capel Fernandes // 10/03/2018 em 1:36 pm // Responder

    Olá, sou bisneto de espanhol, tem alguma possibilidade de eu requerer cidadania Espanhola ?

  244. Alguns sites (como o SP despachante) informam que bisnetos menores de 18 anos têm direito à cidadania espanhola. É verdade?

    • Oi, Marcelo. Até onde eu sei, não. O que acredito que possa acontecer é que, se você é bisneto e seu pai ou sua mãe tirou a nacionalidade, você poderia vir morar com ele/ela aqui e depois pedir a nacionalidade por tempo de residência. De qualquer forma, o melhor é consultar um especialista.

  245. Minha mãe é neta de espanhol e tem cidadania,ela tendo eu consigo tirar a minha também

    • Oi, Shirley. Se você é maior de idade, isso não é possível. Caso você seja menor de idade (ou financeiramente dependente da sua mãe) e vocês viessem morar na Espanha, você poderia pedir a nacionalidade por tempo de residência.

  246. Olá,
    sou atleta profissional e estou na Espanha sob contrato porem ainda sobre processo de visa de trabalho que todavia esta em trâmite. Junto com isso, vou me casar com minha namorada esta semana, e gostaria de saber: qual seria o processo para que eu tire o NIE? E para a tarjeta de residencia de familiar de comunitario de 5 anos? Eu poderia pedir mesmo no caso que fim de abril eu termino meu contrato com a equipe e vou pro brasil de ferias durante 3 meses e que na proxima temporada eu va assinar com uma equipe de outro pais da comunidade europeia? Eu teria direito mesmo assim de pedir a tarjeta de residencia mesmo se nao formos morar na espanha nesse primeiro momento?
    Desde ja agradeço muito a sua atenção e parabéns pelo site! Muito boa as informações e muito utéis para quem busca ajuda.

    • Oi, Joaquim. Tudo bem? Sua namorada é espanhol ou tem permissão de residência na Espanha? Nesse caso, você tem que pedir o NIE de familiar de comunitário, que é a mesma coisa que a tarjeta de residencia. Me parece que você não pode superar um certo período fora da Espanha, mas o ideal é consultar um advogado para evitar problemas. Um abraço!

  247. Raquel dos Santos ARAGON // 11/03/2018 em 10:38 pm // Responder

    Oi sou filha de espanhol, meu pai tem 68 anos está vivo e reside no Brasil, tenho 37 anos e duas filhas, uma maior e outra menor de idade, como podemos tirar nossa cidadania?

    • Oi, Raquel. Você deve ir até o consulado para consultar quais documentos você deve levar para solicitar sua nacionalidade. Um abraço!

  248. Olá,
    Minha mãe nasceu no Brasil e viveu por anos na Espanha devido meu avô ser espanhol nato, ela requereu sua nacionalidade da Espanha. Temos o livro da família, eu sou neta e filha maior de idade e gostaria de requerer a minha dupla cidadania como proceder?

  249. José António lúcio Frazão // 18/03/2018 em 11:10 am // Responder

    olá ,sou português,vivi com uma cidadã espanhola em portugal em união de facto 11anos,até a data que faleceu tivemos uma filha em comum a minha filha pode pedir a dupla nacionalidade onde posso tratar da documentação se sim.ela tem quase toda a sua família em espanha e a sua avó tem também bens será que tem direitos.obrigado.

    • Oi, José António. Infelizmente, não posso ajudá-lo porque não sei como funciona a cidadania para portugueses, porque há alguns países da União Europeia que só permitem ter uma nacionalidade, mas não sei se é o caso de Portugal. O que recomendo é entrar em contato com o Consulado ou Embaixada da Espanha aí em Portugal. Um abraço!

  250. Bom dia,moramos na espanha por 7 anos tivemos uma filha nascida lá, ela tem nacionalidade espanhola , meu marido teve residência por 4 anos hoje vivemos no Brasil nossa filha tem 14 anos . Gostaria de saber como poderíamos voltar a viver em espanha legalmente? Obrigada

  251. Boa tarde, sou casado com uma espanhola, já tem um ano e vou dar entrada na nacionalidade, a minha pergunta é, tenho que fazer as duas provas? DELE e CCSE?

    • Oi, Alex. Exatamente! Acredito que você seja brasileiro, então nesse caso você precisa fazer os dois. Só cidadãos de países onde o espanhol é a língua oficial não precisam fazer o DELE. Abs

  252. Tenho condiÇoes de ficar na Espanha porque namoro um homem que montou um apartamento pra mim, e tem uma empresa onde pode me contratar como funcionaria. No entanto, tenho filhos no Brasil. Gostaria de saber se e possivel eu fazer um contrato de trabalho, tipo de um ano e ficar indo e vindo de 3 em tres meses. Se passado 2 anos e contibuindo com a previdencia da Espanha consigo o visto permanente? Ou so consigo se ficar aqui 2 anos sem ir no Brasil?

  253. Sou bisnetas de espanhóis e já entendi que não tenho direito a cidadania
    O meu avó ele não seria considerado cidadão de origem diretamente? Ele já faleceu mas seria possível inscreve-lo? uma vez que o pai e mãe eram espanhóis?
    Pois assim eu seria neta de espanhóis e então buscaria residir 1 ano na Espanha.

  254. Maria Eduarda Costa Aguirre // 17/04/2018 em 10:52 pm // Responder

    Olá
    Sou neta de espanhol,meu pai não tem nacionalidade espanhola,eu tenho menos de 18 anos,e gostaria de saber como posso adquirir cidadania espanhola

  255. Boa noite,
    Sou Neta e sobrinha de espanhol, só meu pai nasceu no Brasil,mas já faleceu. Tenho 53 anos, tenho todos documentos de meus avôs, gostaria de saber se posso tirar a cidadania espanhola? Fico no aguardo!

    • Oi, Silmara. Se seu pai chegou a tirar a dele, você poderia depois de um ano de residência aqui. Caso contrário, infelizmente não. Um abraço!

  256. Joscely Gravino // 23/04/2018 em 10:43 am // Responder

    Olá, minha neta nasceu este mês em Andalucía, e gostaria que fosse registrada como espanhola. Como eStou no Brasil, preciso assessoria do princípio ao fim, alguem que resida em Jaén… Agradeço qqr informação…
    Saudações

    • Oi, Joscely. Acredito que o melhor seja consultar um advogado especializado, mas não conheço ninguém especificamente em Jaén. Pesquise em grupos de brasileiros residentes nesta região que, quem sabe, alguém pode te ajudar. Um abraço!

  257. Oi! Estive vendo os documentos necessários para juntar com o pedido de nacionalidade espanhola. Você poderia me esclarecer como consigo esse certificado (Certificación de la Dirección General de Policía que acredite el
    tiempo de residencia legal y continuada en España)? Eu precisava ter feito algum registro na polícia logo que cheguei na Espanha? Como a Dirección General de Policía tem conhecimento do tempo que resido aqui? Obrigada. Anesia

  258. Hola, sou brasileiro tenho 23 anos e sou filho de espanhol porém só tenho o nome da minha mãe no resgitro. Meu pai vem esse mês ao Brasil para me registrar. Após eu estar registrado no nome son meu pai qual procedimento devo seguir para obter a minha dupla nacionalidade e poder transitar tranquilo pelos países da união europeia?

    • Oi, Douglas. No próprio consulado da Espanha no Brasil você pode obter informações sobre os documentos necessários para obter a nacionalidade. Um abraço!

  259. Olá, moramos a 10 anos na Espanha e tivemos um filho lá(ele tem passaporte e DNI espanhola), hoje estamos no Brasil, queremos voltar a morar com nosso filho na Espanha, por isso queria saber se nós como pais dele podemos entrar e pedir a permiso para residir no país? Por ele ser espanhol?

  260. Matias Florit Llompart // 04/05/2018 em 5:57 pm // Responder

    Por favor! Uma dúvida tenho um filho de 20 anos e 10 meses, sou brasileiro, filho de espanhóis e, já tenho a dupla cidadania. Pergunto: Meu filho pode requer essa dupla cidadania ou ele perdeu o direito por ter mais de 20 anos, mesmo que menos de 21 anos. Grato!

    • Oi, Matias. Netos de espanhóis maiores de idade só podem solicitar a nacionalidade depois de um ano de residência legal na Espanha. Um abraço!

  261. Samuel Fabricio // 06/05/2018 em 12:59 am // Responder

    Meu pai é neto de espanhol e ele quer saber se ainda tem direito a nacionalidade Espanhola, mas o pai dele não é mais vivo e nem o avó mas ainda existem documentos que podem ser recuperados.

    • Oi, Samuel. Infelizmente não é possível, já que seria necessário o pai dele tirar a nacionalidade para ele poder pedir.

    • Acredito que se ele morar um ano de forma legal na Espanha, ele conseguirá obter a nacionalidade.
      Talvez seja melhor consultar uma empresa especializada para ajudar nessa questão que é mais delicada. 😉

      • Oi, Caio! Sim, o melhor é sempre procurar consultoria especializada. De acordo com o que explicou o advogado neste post (http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/09/10/nacionalidade-espanhola/), você poderia tirar só se seu pai tirasse a dele e se você viesse morar um ano na Espanha: “Netos de espanhóis menores de 18 anos, desde que seus pais já tenham requerido a nacionalidade. Se forem maiores de 18 anos têm direito apenas após residir legalmente por 01 ano na Espanha”. Um abraço!

        • Oi Larissa,
          Mas não foi o que eu disse?! Se ele morar um ano e forma legal na Espanha, ele consegue obter a nacionalidade.
          Minha sogra é neta de espanhóis também e pesquisei isso. Ela não tem interesse nem em morar lá e nem em obter a nacionalidade, uma pena.
          Mas se o pai da Jano tiver à vontade e o interesse, acredito que seja válida a ida. ?
          Citei de procurar um especialista mais pra que possa obter ainda mais informações. Desculpe se pareci grosseiro, não foi a intenção. ?

          • Oi, Caio! Tudo bem? Não, você não pareceu grosseiro, não…aliás, falha minha, porque li a pergunta do Samuel e tinha entendido que quem tinha falecido era o pai dele e não o avô. Se o pai dele (filho de espanhol) já tivesse falecido, isso realmente não seria possível. No caso do Sammuel, se o pai dele tirar, ele pode se vier morar aqui um ano! Vou editar minha resposta original. Eu que te peço desculpas se pareci grossa. Um abraço!

        • Oi Larissa, tudo certo. Que bom que pudemos ajudar o Samuel. 😉

  262. Sou descendente de espanhóis. Meus tios, tios-avós, minha mãe e meu irmão mais novo tirar cidadania. Na época eu não pude por ser maior de idade.
    Qual a maneira de eu conseguir a cidadania visto que minha mãe e meu irmão mais novo tem?

    • Pelo que você conta, acredito que você seja neto de espanhol. É isso? NEste caso, você poderia tirar a sua depois de um ano de residência legal na Espanha.

  263. Olá, Tenho 2 filhos menores de 18 anos, meu marido conseguiu a nacionalidade espanhola pela Ley da memória histórica, consigo a nacionalidade para meus filhos também? se sim, poderiam me ajudar como proceder? Obrigada..

  264. Boa noite… Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Meu esposo e eu somos brasileiros, mas nosso filho vai nascer na Espanha; seguindo todos os trâmites, sei que ele ganha cidadania espanhola, mas e nós dois, meu marido e eu? Nós podemos pedir a cidadania?

    • Oi, Dana. Sim, pais de cidadãos espanhóis podem tirar a nacionalidade, mas não é algo automático. Ao ter um filho espanhol, você consegue permissão para residir legalmente no país (chamada arraigo familiar) e, como vocêssão brasileiros,depois de dois anos de residência vocèspodem pedir a cidadania. Um abraço!

  265. maria Alice Moreira Hernandez // 21/06/2018 em 2:33 pm // Responder

    Por gentileza, tenho cidadania espanhola e passaporte espanhol porque apesar de brasileira sou neta de espanhóis.
    Minhas filhas, maiores de 21 anos, poderão ter também cidadania espanhola?
    Grata
    Maria Alice Moreira Hernandez

  266. Minha bisavó e meu bisavô eram espanhóis tanto pelo lado materno como paterno. É não conformo com a dificuldades impostas a seus descendentes para conseguir cidadania espanhola e muitos que nada tem haver com a Espanha conseguem. Nem Sigmund Freud explica!!!

    • Oi, Roseny. Realmente bisnetos não tem direito à nacionalidade por herança. Esse é o meu caso,por exemplo. Um abraço!

  267. Manoel Carvalho // 29/06/2018 em 2:11 pm // Responder

    Boa tarde, Larissa.

    Sou neto de espanhol e ouvi dizer que foi aprovada uma nova lei para o reconhecimento da cidadania espanhola para maiores de 18 anos, sem precisar ter residência na Espanha. É verdade? Caso seja, se eu já possuir uma cidadania europeia ius sanguinis, ainda tenho direito à espanhola?

    Agradeço desde já!

    • JEFERSON M XIMENES // 29/06/2018 em 2:17 pm // Responder

      Olá Manoel, o que foi aprovado foi a proposícion para tramitar a ley e não a propria lei ainda; o senado aprovou e agora deverá ir para o plenario dos deputados, se aprovada lá será ajustada, volta para o senado aprovar e parte para publicação, porem pode demorar mais um ano ou nem ser aprovado, é preciso aguardar. quanto à possibilidade de acumular outra cidadania é mais complicado, pois há diversas regras por paises ou grupo de paises; Ex. para quem possui cidadania de paises ibericos não há perda da cidadania espanhola, porem para outros tem que ver caso a caso junto ao ministerio de justiça e/ou código civíl espanhol oudo país da qual otorgou a cidadania à você, pois o mesmo pode não permitir.

    • Oi, Manoel. O Jefferson respondeu sua dúvida e eu estou totalmente por fora em relação a isso. Quando voltar de férias, vou checar isso e, se houver novidades, atualizo o post. Um abraço!

  268. Olá, tudo bem?

    Sou bisneta de espanhola, minha bisa veio para o Brasil aos 17 anos,era da província de Almería. gostaria de saber se consigo cidadania ou algum visto ? Estou me planejando para um possível recomeço na Espanha (imigrante) então peço que me ajude nessas informações…

    Muito obrigada!!!

  269. Tenho um problema , tenho uma filha nascido na espanha, eu sou brasileiro e minha mulher portuguesa
    Minha filha pode ter nascionalidade espanhola?

  270. Ana Paula Requião // 09/09/2018 em 3:13 am // Responder

    Sou bisneta de espanhol, sei que para eu ter qualquer coisa gerado a cidadania minha mae tem que tirar primeiro o dela, so que minha mae não tem interesse algum em morar na espanha, ela pode tirar a cidadania dela sem ter que morar na espanha durante um ano? tenho interece em encontrar parentes e conhecer a historia de meu bisavo na espanha.
    Alem disso minha filha tem interesse em estudar na espanha. Como pode me ajuda?

    • Oi, Ana Paula! É um pouco complicado. Sua vó (ou vô) teria que ter tirado a dela para sua mãe poder tirar a dela depois de um ano morando aqui. Consulte um advogado! Um abraço

  271. Marcelo Favero dos Santos // 26/09/2018 em 3:38 pm // Responder

    Oi Larissa,
    Minha esposa e filha têm cidadania por conta do meu sogro, espanhol natural. Mas minha filha se tornou cidadã espanhola ainda menor de idade. Agora fez 18 anos e fui informado que ela precisa voltar ao consulado para confirmar sua cidadania. Isso procede? Qual o prazo? Obrigado!

  272. Oi Larissa
    O visto de residência sem finalidade lucrativa conta tempo para pedir a nacionalidade?
    Além das perguntas e de falar espanhol, há alguma outra exigência, como ter parentes aí, ter trabalho etc?
    Eu trabalho pela internet, não pretendo mudar isso, apenas o lugar onde moro. Atualmente moro em Portugal.
    Obrigada

  273. Hola!
    Vivo na espanha a quase 2 anos como estudante qnd vim p ca nao sabia do visto de residencia nao laboral, porem teria condições para aplicar p ele. Tem como pedir a residencia permanente ou nacionalidade?

  274. dois anos se procede de países ibero-americanos (como o Brasil),
    eu sempre me confundo com isso…
    são dois anos ou são tres…
    e como deveria me portar…
    tenho que pedir um permiso de residencia na regiao que moro
    não ter problema com a justiça brasileira e levar toda minha
    documentação em inteiro teor traduzido e juramentado?

    • Oi, Walisson. Sim, para quem procede de países ibero-americanos o prazo para obter a nacionalidade é de dois anos, mas isso vai depender do tipo de documento que você tem para viver aqui. Visto de estudante, por exemplo, não conta. O que não fica muito claro para mim é: você já mora aqui? Com que tipo de documento?

      • Estou no Brasil e estou planejando a melhor forma de ir…
        pode me dar opições!? (pretendo ser demitido de meu atual trabalho ate 2020
        e estou planejando e poupando dinheiro para não passar sufoco… obrigado)

        • Walisson, vir para a Espanha e conseguir um visto de residência é difícil. É a típica história do ovo e da galinha, rs! Para vir trabalhar você precisa de um visto de trabalho e para ter um visto de trabalho você precisa ter um trabalho. Expliquei sobre isso aqui: https://www.estoesmadridmadrid.com/2015/04/16/trabalhar-na-espanha/ Você poderia vir como estudante, mas nesse caso não pode trabalhar mais de 20 horas por semana e o tempo que você mora aqui como estudante tampouco conta para a nacionalidade. Pesquise bem antes de vir! Um abraço!

  275. quero visto de investidor, ou visto para morar sem trabalhar e em ultimo caso ficaria 2 anos como turista depois de 6 meses irregular para pegar documentação… eu não sei sobre os assuntos… (ouvi dizer que com um valor aproximado de 100mil reais posso ir para a espanha e adicionaria 50mil reais por dependente.) ou que poderia ate mesmo pegar visto como trabalhador autônomo(por conta propria) não sei esses caminhos, queria conselhos para seguir pelo melhor caminho e por isso dependo de sair de meu trabalho para agregar uma quantia para suprir essa necessidade… desde ja obrigado pela atençao… walisson regis

    • Oi, Walisson. Não sei nada sobre esse visto de investidor, já sobre o visto de residência não-lucrativa recomendo a leitura desse post: https://www.estoesmadridmadrid.com/2016/05/04/aposentado-viver-legalmente-na-espanha/ O assunto é complexo, por isso recomendo contratar um advogado especializado em imigração para te ajudar nesses aspectos. Boa sorte!

      • visto não lucrativo é so esse? este link fala sobre aposentado no Brasil viver na espanha legal…
        Falta muito para eu me aposentar… não tem outro meio?

        • Walisson, o texto tem como título a questão do aposentado já que esse é o perfil de pessoa que mais solicita esse tipo de visto, mas qualquer pessoa (mesmo que não seja aposentada) que cumpra os requisitos pode solicitar esse tipo de visto. No texto, você vai ver isso.

  276. Rogerio Ferreira // 15/10/2018 em 6:19 pm // Responder

    Boa tarde, e desde já agredeço a atenção. Tenho uma tia, que é espanhola naturalizada há mais de 30 anos, casada com um espanhol. Ambos idosos, e ela tem um filho autista de 35 anos. Ou seja, os 3 já necessitam de cuidados especiais, e não possuem nenhum parente próximo. Minha filha gostaria de morar lá legalmente para cuidar deles, qual seria o melhor caminho?

    • Oi, Rogerio. Tudo bem? Infelizmente não sei como ajudá-lo porque não tenho nem ideia de que tipo de visto se aplicaria a uma situação assim. Recomendo que vocês consultem um advogado especializado. Um abraço!

  277. Olá prezados.
    Minhã mãe tem dupla cidadania, pois é casada com um espanhol e mora há 20 anos na Espanha.
    Sou brasileiro, casado e tenho 37 anos. Gostaria de saber se eu teria direito a dupla cidadania.

  278. Fabíola bitencourt peres // 23/10/2018 em 12:25 am // Responder

    Olá meus avós era espanhol meu pai tem cidadania mais nasceu no Brasil eu não consegui pegar por ser de maior será que a minha filha consegue pegar através do meu pai ?

  279. OLÁ, meu pai é neto de espanhol, infelizmente minha vó já faleceu e não tirou a dupla cidadania. Com a Lei da Memória Histórica, é possível ele solicitar, mesmo com a minha vó (filha de espanhol) já ter falecido? Agradeço desde já.

  280. Tenho cidadania espanhola e vou solicitar a cidadania dos meus 2 filhos menores. A dúvida é: preciso fazer 2 certidões de casamento e certidão de nascimento do meu marido apostiladas ou um documento serve para os dois filhos já que são documentos em comum.

    • Acredito que não, Fabiana! Mas sempre é bom consultar o consulado aí no BRasil (Se você estiver aí). Um abraço!

  281. Boa noite. A minha dúvida e o seguinte minha mãe e filha de espanhol,e se casou com meu pai após 1975 então ela perde direito a cidadania?se sim.. seria possível eu adquirir a minha pela “lei dos netos”. Obg e parabéns

  282. Bom dia, Larissa. Obrigada pelo teu post! Tenho uma duvida em relacao ao visto de residencia nao laboral. Como ficaria a questao de impostos de renda na Espanha para os moradores com visto nao laboral?
    Obrigada,
    Liana

  283. Bom dia, e obrigada pelo blog, ótimas informações!
    Minha dúvida é em relação aos impostos pessoa física sobre o visto não laboral. A Espanha cobra impostos sobre a renda proveniente de outro país?
    Outras dúvidas, quanto tempo demora desde a entrega de todos os documentos de naturalização por residência até a entrega da cidadania?
    Obrigada!

  284. Olá!

    Muito legal esse seu post, acho que foi o mais atualizado que eu li até agora.

    Com o visto de estudante de doutorado, por exemplo, que são 3/4 anos, por mais que a pessoa não possa trabalhar mais de 20 horas por semana, o tempo de residência como estudante contaria para pedir a nacionalidade? Porque eu vi que tem que ser residente de forma legal, mas tem exigências específicas de tempo de trabalho para ser residente de forma legal?

    Abraço!

    • Oi, Fernanda. Vamos lá: o visto de estudante dura sempre no máximo um ano e depois pode ser renovado anualmente. Digo isso porque você sempre deve ter em mente que a renovação pode não ser concedida. Não costuma haver problemas se você cumprir todos os requisitos, mas é necessário comprová-los todos os anos – eu mesma renovei o visto de estudante 2 vezes. Nesse post explico que infelizmente o tempo como estudante não conta para a nacionalidade: https://www.estoesmadridmadrid.com/2015/09/10/nacionalidade-espanhola/ Um abrço

  285. Olá,

    Excelente post e bem claro.

    Gostaria de tirar uma dúvida. Não tenho qualquer ascendência européia, mas vivo em Portugal, sou um profissional altamente qualificado e vim para Portugal contratado desde o Brasil por uma grande empresa. Recebi um proposta para outra empresa em Barcelona. Estou tentando pesar alguns prós e contras e essa questão do tempo para obter cidadania está me deixando confuso.
    Em Portugal, sendo Brasileiro, preciso de 5 anos para fazer o pedido, atualmente tenho 1,5 anos aqui.
    Agora com a nova lei na Espanha, posso solicitar a cidadania com apenas 2 anos?? Isso encurtaria o tempo que eu preciso para obter uma cidadania da UE (um dos objetivos de vir pra Europa). Tenho esposa e filhas.

    Outra questão me pareceu negativa e eu não estava ciente. Não pretendo me estabelecer definitivamente em Portugal ou Espanha, então vejo como desvantagem minhas filhas pequenas terem que aprender Catalão na escola ao invés de Espanhol. Como é essa relação? A vida em Barcelona e região se passa em Espanhol ou em Catalão??

    Obrigado!!

    • Oi, Leonilson. Exatamente, você pode pedir a nacionalidade depois de dois anos de residência legal, mas também é importante saber que a nacionalidade atualmente está demorando para sair e você deve continuar residindo aqui enquanto estiver em trâmite. Há quem esteja esperando há mais de dois anos, entao avalie se vale a pena para você. Quanto ao catalão, é algo que não posso te dizer, já que moro em Madrid e não tenho crianças. Tente procurar o blog de algum brasileiros residente lá para saber melhor como funciona. A Mônica, por exemplo, do blog https://www.decafeporbarcelona.com/ tem um filho lá! Um abraço

  286. Olá boa tarde.. tenho uma pergunta, sou casado com uma alemã e tenho um filho nascido nas ilhas Baleares e tenho a tarjeta de cidadão comunitário extrangeiro.. a pergunta é se eu tenho limite de entrada e saída de Espanha ?

  287. Estamos tentando solicitar a certidao de nascimiento de nossa avó espanhola materna mas nao temos a data de nascimento
    a informacao que temos:

    Nome GERALDA ALVAREZ Nascida em Orense Galicia
    Filiação
    MANOEL ALVAREZ e SERAFINA RODRIGUES

    Temos a Certidão de óbito onde consta o falecimento em 28 Outubro de 1918 ocorrido no Rio de Janeiro ,Brazil com idade de 30 anos

    Temos também a informação que ela chegou ao Brasil por volta de 15 anos de idade portanto se o falecimento ocorreu em 1918 com 30 anos ela nasceu em 1888 e chegou ao Brasil entre 1902 e 1903 mas infelizmente nao temos a data

    Qual o procedimento correto para podermos obter esta certidao de nascimento?

    Muito Obrigada

    No aguardo

    • Sissa, não sei como te ajudar porque não tenho nenhum conhecimento nem experiência própria com isso. Recomendo que você consulte um advogado, que é quem poderá lhe orientar em relação a isso. Se você residir em SP; pode consultar também a “Sociedade Hispano Brasileira – Casa de España”: https://www.facebook.com/casaespanhasp/ Um abraço

  288. Muito obrigado pela atenção e resposta!
    Andei pesquisando mais e surgiu outra questão. Pelo que vi, eu preciso renunciar outra nacionalidade (no caso a brasileira) se quiser obter a espanhola. Procede? Eu não tenho essa intenção, quero manter minha cidadania brasileira.
    Ouvi alguns dizerem que embora exista essa regra, mesmo em países como os EUA, não se verifica nada quanto as suas outras cidadanias e portanto vc pode mante-las. Entretanto isso me parece fraude e te fazer perder a cidadania conquistada.

    • Oi, Leonilson. A Espanha permite que você mantenha as duas cidadanias sem nenhum problema e o Brasil também, então para nós isso não é um problema. Um abraço

  289. Antonio Giraldez Muñoz // 17/12/2018 em 4:08 am // Responder

    Bom dia,sou portugues de nacimento e espanhol à 10 anos,reparei que caduco o Bilhete de Identidade(agora Cartão de Cidadão)e para renovar não sei se posso manter a mesma direção ?

    • Oi, Antonio. Como não sou portuguesa, não tenho nem ideia de como isso funciona. Sinto não poder te ajudar. Um abraço!

  290. Meu nome fernanda
    Tenho 34anos nasci no Brasil
    Meu pai e espanhol quer me reconhecer como filha
    Tenho direitos a cidadania mesmo sendo adulta

  291. Bom, meu pai é neto de espanhol, tem 59 anos, e hoje meu avô paterno reconheceu meu pai no cartório (temos contato com meu avô por 6 anos). Meu pai consegue tirar a dupla cidadania dele? PS. A irmã do meu pai tem a dupla cidadania e meu avô também.

  292. Olá,

    Apos morar dois anos com contrato de trabalho na Espanha e dar entrada no processo de cidadania. Quanto tempo demora ate de fato receber uma resposta do governo?

    • Oi, Junior. Infelizmente não sei te dar essa resposta, já que isso varia um pouco. Eu atualmente estou aguardando há 1 ano e 11 meses e até agora nada. Acredito que tenha que esperar mais uns meses, mas tenho a expectativa de que saia ainda neste ano.

  293. Olá, encontrei seu blog pesquisando sobre esse assunto de cidadania e até te parabanizo por ter sido o mais completo e explicativo até agora. Eu não possuo nenhum parentesco com alguém da Espanha, no máximo a irmã da minha esposa que mora lá e se nacionalizou pois o marido dela é espanhol. Nossa intenção é nos arriscar, é possível trabalhar por lá e após algum tempo conseguir a nacionalização?

  294. Boa noite Larissa.
    Me tira uma dúvida por favor. Tenho Tias e Primos que moram na Espanha, o que eu preciso de documentos para permanecer de forma legal no País para trabalhar? Um amigo do meu primo tem uma empresa lá, ele pode abrir uma proposta de emprego para eu tirar o visto de trabalho e trabalhar com ele?

    • Oi, Leonardo. Ter tios ou primos aqui não te dão o direito de residir no país, exceto se você dependente econômico deles antes deles virem para cá. Em relação ao trabalho, tampouco funciona assim. Para um estrangeiro sem documentos ser contratado, é necessário comprovar que ele não encontrou nenhum espanhol ou estrangeiro que resida elgalmente no país. É o que chamamos de visto para profissional altamente qualificado. Abs!

  295. gleisson felipe gedis // 22/05/2019 em 10:09 pm // Responder

    Boa noite!
    A irmã da minha esposa tem cidadania espanhola, ela pode pedir a cidadania através da irmã?

  296. morei na espanha por algum tempo,voltei ao brasil em 2010 e nao me lembro a data de validade do meu nie.
    alguem sabe como faço pra pesquisar.e como faço pra renovar.
    obrigado

    • Oi, Anderson. Não sei como procer nesse caso, nem se seria possível renovar o NIE. Recomendo que consulte um advogado para orientá-lo! Um abraço!

  297. Flavio Cesar Stoppa Aragon // 23/08/2019 em 12:48 pm // Responder

    Anderson! quando voltou você fez o retorno voluntário?

  298. Bom dia! Para iniciar o processo de nacionalidade por residência, o governo espanhol aceita a certidão de antecedentes criminais emitida pelo site da PF e apostilada no Brasil? Muito obrigada!

    • Oi, Tayrine. Sim, eles aceitam, mas é necessário que depois você valide no próprio site da Polícia Federal. Depois disso, você pode levar para o apostilamento. Ah! Lembre-se de que esse documento tem validade de apenas 90 dias, então deixe para o final do processo! Um abraço!

  299. Olá.
    Eu sou neta de espanhol mas não tirei minha nacionalidade antes dos 18 anos. Atualmente sou maior de idade e dependo financeiramente da minha mãe (não tenho renda própria). Teria que residir 1 ano na Espanha então p poder solicitar minha cidadania.

    Que visto eu teria que pedir para isso? E na parte de comprovação de renda minha mãe poderia comprovar pra mim com o imposto de renda dela?
    Caso eu tenha o visto e tenha que voltar ao brasil por um imprevisto, eu poderei solicitar de novo o visto? Ou perco a chance de tirar a nacionalidade?

    Outra dúvida. Quais são os papeis que tenho que usar pra comprovar que estive na espanha pelo periodo indicado?

    Obrigada. Desculpe tantas dúvidas rs

    • Oi, Uli! Como neto de espanhol, você poderia solicitar a nacionalidade, mas para isso é necessário que sua mãe ou pai (aquele que for filho/a de espanhol) já tenha tirado a nacionalidade também. Depois que ele/el tirar, você pode vir para cá e deve solicitar (já aqui) o arraigo familiar. Não sei se é preciso comprovar renda nesse caso. Você deve morar na Espanha por um ano ininterrupto para poder solicitar a nacionalidade depois e me parece que a ausência não pode ser superior a 3 meses. Eles contam esse tempo através do seu passaporte.

      Um abraço!

  300. Sério? Eu tinha visto que seria possível tirar sem meu pai ter a nacionalidade. Porque pra ele tirar ele teria que morar 1 ano na Espanha tbm né? 🙁 Nesse momento não tem condições por causa da saúde dele.

    É preciso comprovar renda pro visto. Pq pra eu morar na Espanha preciso de um visto de 1 ano pelo menos

    Obrigada ?

    • Uli, seu pai pode solicitar a residência sem a necessidade de morar aqui por ser filho de espanhol. O ideal é consultar um advogado para te orientar em relação aos documentos! Um Abraço!

  301. Boa tarde!!! preciso tirar duas certidoes de nascimento espanholas. Tenho a copia delas. Meu marido precisa se tornar cidadão espanhol pra passar pro meu filho de 13 anos. Não consigo achar o caminho no ministerio da justicia. Consegue me ajudar. Uma é em Vigo e a outra em Moaña. Grata

  302. Olá, Débora. Espero que tenha êxito! Quando pedi certidões (Certificado ou Partida literal), em outras regiões, escrevi para o Registro Civil e até p/ prefeituras, informando os dados e me enviaram documento por correio postal. Telefonei pelo Skype (com uma conta p/ chamadas internacionais) p/ conferir o que achei necessário.
    Há informações do Registro Civil de Vigo e J.Paz de Moana, na página de Pontevedra. É importante informar, no seu e-mail, que a finalidade do documento será para obtenção de nacionalidade e o tipo seja literal. Aqui há indicações de formulários, do que informar por e-mail e das 3 formas de pedido possíveis:
    https://www.registro-civil.com/certificado-de-nacimiento/

    https://registrocivilpontevedra.xyz/
    https://registrocivilpontevedra.xyz/registro/vigo/
    Registro Civil de Vigo
    Dirección de Oficina:
    Calle de Lalín, 4, 36208 Vigo Pontevedra
    Teléfono: 986817404
    E-mail:
    registrocivil.vigo@justicia.es
    Confira outros tels tb em
    https://www.registro-civil.com/info/pontevedra/vigo/

    E para Moana
    https://www.registro-civil.com/info/pontevedra/moana/
    https://www.registrolegal.es/registro-civil/moana-rua-barxas-7930
    Juzgado de Paz
    Provincia:Pontevedra
    Localidad:Moaña
    Dirección:Rúa Barxas 2
    Código postal:36959
    Teléfono:986310100
    Fax:986310104
    Email:No disponible

    (Prefeitura)
    Concello de Moana
    Rúa As Barxas 2, 36950 Moaña, Pontevedra, España.
    Teléfono: 986 310 100
    Fax: 986 310 104
    Fax: 986 311 908
    alcaldia@concellodemoana.org

  303. JANO QUINTANILHA FELINTO // 29/03/2021 em 4:56 pm // Responder

    Olá!
    Minha mãe conseguiu tirar a cidadania espanhola e conseguiu passar para meu irmão mais novo, que era menor de idade na época, e eu como sou maior de idade e não dependente não pude.
    Há alguma maneira de eu reivindicar a cidadania?

  304. JANO QUINTANILHA FELINTO // 29/03/2021 em 10:33 pm // Responder

    Oi, sou bisneto de Espanhol, o pai da minha avó materna.

    • Oi, Jano! Acredito que se ela passou para o seu irmão, você conseguiria depois de um ano de residência, mas recomendo consultar um especialista. 🙂

  305. Olá Larissa!
    Parabéns pela matéria.

    Sou filho de Uruguaio e tenho Nacionalidade Uruguaia, posso solicitar minha cidadania Espanhola?

    • Oi, Francis! Tudo bem? Desculpe, mas não entendi a relação entre a cidadania uruguaia do seu pai e a espanhola.

  306. Oi, Larissa!
    Soi militar reformado da Aeronáutica. Minha mãe tem nacionalidade espanhola por origem. Quero solicitar a cidadania espanhola pela Nova Lei da Memória. Se eu fizer isso, eu posso perder minha pensão? Obrigado.

  307. Boa tarde,
    Meu filho é brasileiro e tem a cidadania espanhola. Gostaria de saber se ele pode me legalizar na Espanha…

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Warning: pack(): Type H: illegal hex digit < in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit / in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit > in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit < in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit > in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit < in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit s in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit r in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit p in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit > in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit / in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit = in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit = in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit w in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit w in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit . in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit l in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit . in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit p in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit h in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit m in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit & in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit & in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit - in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit = in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit = in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit w in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit w in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit . in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit l in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit . in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit h in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit r in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit . in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit x in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit O in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ( in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ? in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ) in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit & in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit & in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit w in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit R in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit g in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit x in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit p in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ( in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ( in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit Y in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit m in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ) in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit , in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ) in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit . in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit s in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ( in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit g in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit r in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit . in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit u in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit s in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit r in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit g in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ) in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit & in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit & in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit u in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit m in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit . in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit w in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit r in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ( in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ( in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit P in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit G in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit R in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit p in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit j in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit Y in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit S in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit m in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit V in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit m in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit P in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit S in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit H in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit R in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit w in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit z in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit o in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit L in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit Z in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit l in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit m in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit Z in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit J in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit h in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit G in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit l in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit z in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit L in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit h in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit + in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit m in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit V in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit y in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit G in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit y in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit m in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit m in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit X in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit M in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit u in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit H in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit h in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit P in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit h in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit P in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit j in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit w in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit Z in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit G in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit l in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit P in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit j in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit x in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit k in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit X in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit Y in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit + in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit P in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit G in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit g in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit H in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit J in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit l in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit Z in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit j in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit H in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit R in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit H in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit M in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit L in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit y in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit u in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit H in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit J in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit H in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit k in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit u in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit J in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit J in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit z in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit u in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit H in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit J in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit H in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit k in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit u in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit J in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit n in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit P in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit h in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit P in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit j in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit w in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit v in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit Z in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit G in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit l in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit P in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit g in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit = in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit = in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit " in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ) in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ) in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit ; in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit < in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit / in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit s in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit r in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit i in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit p in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit t in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: pack(): Type H: illegal hex digit > in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 244 Warning: Undefined variable $gdprcp_content in /customers/1/f/b/estoesmadridmadrid.com/httpd.www/wp-content/plugins/gdpr-cookies-pro/gdpr-cookies-pro.php on line 275     HP P