Se você procura turismo esportivo, a Espanha é o seu destino!

Não há dúvidas de que a Espanha é um dos países europeus mais ricos em história e cultura, afinal, a cultura ibérica sofreu influências dos mais diversos povos ao longo de milhares anos. Já há muito tempo, a imagem dos toureiros e dançarinas de flamenco se mantém pujante e encantando na região de Andaluzia, enquanto Barcelona, a famosa capital da Catalunha, segue sempre como referência nas artes, design, moda e gastronomia. Para badalar, Ibiza segue sendo imbatível, ao passo que Valência sempre recebe os visitantes com espetaculares paellas. Por fim, em Madri, os turistas têm a oportunidade de conhecer os melhores museus do país, casa das obras-primas de Pablo Picasso ou Diego Velásquez.

Nos últimos anos, no entanto, uma modalidade que tomou gigantesca proporção na capital e no país inteiro, ao passo em que a Espanha se tornava o grande “país do futebol” na Europa, foi o turismo esportivo. Em 2000, o Real Madrid foi considerado o clube do século pela FIFA, quando seleção espanhola já era (e segue sendo) considerada a maior do velho continente. O Real Madrid tornou-se um ícone para toda a Espanha e um dos clubes com maior nível de promoção internacional, o que fez de seu estádio, Santiago Bernabéu em Madrid, o atrativo turístico de maior faturamento na capital espanhola. Em 2016, mais de um milhão de pessoas visitaram o estádio, que faturou mais com visitação do que os principais museus do país, como o Museo Nacional del Prado e o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.

Foto: Wikimedia

Dono de um dos principais templos do futebol no mundo, o Real Madrid se tornou, em 2011, uma das maiores apostas do Ministério do Turismo e Comércio da Espanha para impulsionar o turismo local. Tanto o ministério quanto a prefeitura de Madrid selaram acordos com o clube para fazer campanhas de divulgação e fomento à escolha do estádio como destino turístico. O acordo envolveu a participação de jogadores do Real, muitos deles considerados os maiores do mundo.

Além da abundância de pontos para visitação, como o também famoso estádio do Barcelona, Camp Nou, ou o próprio Museo del Fútbol Club Barcelona, a Espanha também aposta na sedição de prestigiosos eventos esportivos. Um dos principais exemplos é a competição de clubes mais importante da Europa, a Champions League, que está sendo disputada, nesta temporada, em Barcelona, Madri e Sevilha, mas que também tem jogos da Europa League acontecendo em Bilbau, Donostia-San Sebastián e Vila-Real. A cidade de Marbella sediou o PokerStars Festival 2017, um dos torneios de poker de maior prestígio na Europa – e ainda temos o automobilismo com a Fórmula 1 em Barcelona e a Moto GP –  sediada em Jerez de la Frontera.

A diversidade de esportes presentes na Espanha a torna um ambiente propício para o desenvolvimento desta modalidade de turismo; contabilizando somente os campos de golf, por exemplo, são mais de 400 espalhados pelo país. No inverno, é possível esquiar na neve com sol, praticar equitação, windsurfe ou alpinismo. E, claro, são diversas as oportunidades para ver os melhores do mundo do futebol em ação.

Nas próximas férias, não dá para ter dúvida: se você procura turismo esportivo, a Espanha é o seu destino!

Foto: Pexels

Related Post

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*