Bolsas de Estudo na Espanha, Portugal e América Latina

Download PDF

Cada vez mais gente sonha em fazer intercâmbio no exterior, seja pelo desejo de conhecer outra cultura, fortalecer outro idioma ou porque esse tipo de experiência conta muito no currículo. Mas nem sempre é fácil, porque os custos para fazer um intercâmbio costumam ser altos.

Por isso, decidi compartilhar com vocês algumas bolsas de estudos que estão sendo oferecidas para brasileiros no exterior, especificamente aqui na Espanha, em Portugal e na América Latina. São dois programas diferentes, mas ambos voltados para estudantes de graduação que pretendem cursar um semestre em uma universidade no exterior. Vamos às informações para quem quer conseguir uma bolsa de estudos:

1- Bolsas Ibero-Americanas – Santander Universidades

Esse programa é voltado a estudantes de graduação de nove países da Ibero-América, inclusive o Brasil. Nesse ano, serão entregues MIL bolsas de estudo. Com essa bolsa, você pode ir para um dos oito países participantes do programa e a Espanha é um deles. Aqui em Madrid, há várias universidades participando, como a Autónoma, Carlos III, Politécnica, Complutense, entre outras.

bolsas-ibero

Prazo para inscrição: 17 de maio de 2015
O que inclui? A bolsa é de 3 mil euros, que podem ser gastos pelo estudante em passagens aéreas, acomodação e alimentação. Além disso, o aluno não pagará os estudos na universidade onde irá estudar devido a um convênio com a universidade de origem.
Para se inscrever é preciso: ser aluno de graduação de uma das universidades participantes – são cerca de 70 no Brasil, inclusive a Metodista, onde eu estudei. Os interessados devem se inscrever no site, imprimir a inscrição e levar até a área de Relações Internacionais da universidade. Antes disso, eu recomendo entrar em contato com essa área da sua faculdade para pedir o edital, porque cada uma pode estabelecer suas próprias condições para conceder a bolsa.
Onde se escrever? Aqui.

2- Bolsas Luso-Brasileiras 2015 – Santander Universidades

Esse programa visa o intercâmbio entre Brasil e Portugal e vai entregar 165 bolsas de estudo nesta edição 2015. Neste caso, são 24 as universidades brasileiras participantes, todas públicas.

bolsas-luso

Prazo para inscrição: 17 de maio de 2015
O que inclui? A bolsa é de 3.300 euros, que podem ser gastos pelo estudante em passagens aéreas, acomodação e alimentação. Além disso, o aluno não pagará os estudos na universidade onde irá estudar.
Para se inscrever é preciso: ser aluno de graduação de uma das 24 universidades públicas participantes. Assim como no caso anterior, recomendo entrar em contato com a área de Relações Internacionais da sua faculdade para pedir o edital, porque cada uma pode estabelecer suas próprias condições para conceder a bolsa.
Onde se escrever? Aqui. Primeiro você tem que preencher a ficha disponível no site e depois é preciso levá-la à Área de Relações Internacionais da sua universidade.

Se você sonha em vir estudar na Espanha e não sabe nem por onde começar, eu fiz uma série de posts sobre esse assunto: seja para quem pretende vir fazer um curso de espanhol, participar de um intercâmbio por meio da sua universidade aí no Brasil, para fazer MBA, participar do Ciência Sem Fronteiras ou até mesmo vir por conta própria, com a cara, a coragem e todos os gastos que isso implica.

Boa sorte!

Related Post

5 Comentários em Bolsas de Estudo na Espanha, Portugal e América Latina

  1. Olá, Larissa. Tudo bem?
    Estou lendo vários posts aqui e estou adorando 😀
    Estudo na PUC e estou no processo para a bolsa (íbero-americanas) do Santander para a Autonoma de Madrid. Caso você possa, haveria como fazer um post com as acomodações estudantis? Pesquisei umas 3 próximas a essa Universidade e achei uma média de 500-790 euros mensais.

    • Oi, Cynthia! Que legal! Espero que você tenha sorte e seja selecionada.
      Normalmente escrevo por aqui sobre coisas que conheço ou peço para que alguém que conheça escreva posts como convidados, mas, nesse caso, não posso te falar sobre como é porque não sei. A maioria do pessoal, quando vem morar aqui, prefere dividir apto e todos os meus amigos aqui dividem apê. Só tive uma amiga que morou aqui em residência estudantil, mas foi na Casa do Brasil, que está longe da Autonoma 🙁
      Vou ver se algum amigo tem amigos que moraram em residência e, caso encontre, eu faço um post, com certeza.

      Um abraço!

  2. sonia maria alves gonçalves // 13/07/2015 em 2:12 am // Responder

    amo a Espanha gostaria de conhecer nem que fosse a passeio….

  3. sou professora no Brasil do ensino basico, do ESP, gostaria de ganhar uma bolsa atualmente posso viajar, porém não tenho uma pós ,que pretendo fazer em neuropedagogia ,amo trabalhar com seres humanos, Estou com 62 anos completos e viuva mas amo meu trabalho..grata

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*